João Pereira Coutinho > Trabalhos de campo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cloves Oliveira

    O maior efeito do Brexit será na UE porque o objetivo da formação do grupo de unir os principais países da Europa sofre um grande abalo. Para os EUA o Brexit significa o enfraquecimento do principal concorrente comercial que conta com uma moeda forte capaz de encarar o dólar. Para o resto do mundo, será "business as usual". Para o Mercosul fica a lição de que existe limites para a busca da integração política e econômica em detrimento da soberania nacional.

    Responda
  2. jose carlos toledo junior

    A análise explica o fenômeno da eleição de um outsider (na verdade insider), populista, insano, covarde, irresponsável, intolerante, ignor ante, arrogante, pedante, autoritário, vingativo e estúpido aqui. A mesma desilusão do povo com os partidos políticos e sua corrupção generalizada, o mesmo abandono dos interesses da maioria do povo pelos políticos e partidos políticos, a mesma campanha difamatória e de falsidades via rede sociais, e a mesma mídia irresponsável e incompetente.

    Responda
  3. Eline Murad

    Texto a ser lido, relido e guardado, para mostrar a um amigo. Ou simplesmente reler.

    Responda
  4. FRANCISCO PUCCI

    Espetacular artigo. Vou levar ao meu professor de Ciência Política para traduzir. A Folha está cada dia mais pós-graduada.

    Responda
  5. Luiz Candido Borges

    OK, você venceu! Batata frita (mais exatamente, fish and chips)! Mas o fato é que a proposta de "take the control back" não conseguiu ser executada ao longo dos três anos subsequentes, só fez criar uma crise interminável. Talvez este desejo não passe de uma ilusão do tipo "de volta aos bons tempos", possivelmente não seja mais possível conduzir o Reino Unido de forma totalmente autônoma. Mesmo os EUA de Trump não está conseguindo este feito.

    Responda
  6. AIMAR MATOS

    Será que algum cineasta (ou acadêmico) brasileiro se disporá a fazer o mesmo (uma pesquisa de campo) para explicar o fenômeno da eleição do Bolsonaro? Ou vão continuar recolhidos em sua bolha ideológica, tal como um "Jessé de Souza da vida"?

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Muito bem observado! Mas a recente manifestação do Lula não parece trazer muita esperança neste sentido: ele nada aprendeu, não há chance de fazer uma autocrítica e reavaliar a estratégia - vai ser mais do mesmo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.