Hélio Schwartsman > Progressão na marra Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"O que me parece problemático é que o principal partido de oposição, em vez de discutir alternativas às propostas do governo e dar projeção a novos quadros, dedique a maior parte de suas energias a cultuar um dirigente cujo tempo já passou". Concordo; Jararaca já era! Ponto para Hélio Schwartsman.
Na verdade esse cidadão está é amarelando. Tem medo de sair para as ruas, pois ele tem muito mais inimigos do que imagina
Quem passou foram os Camisas Amarelas de outrora que usavam tornozeleiras FMI para governar o Brasil como na Ditadura, com Sarney, Collor e FHC. Lula nunca usou uma tornozeleira FMI para governar o Brasil mesmo em pleno o maior terremoto financeiro global desde 1929.
O último parágrafo foi genial. Parabéns!
Como sempre Helio, otimo texto.
Quando o colunista critica Bolsonaro (e razões não faltam) os cadáveres ideológicos da esquerda brasileira comemoram. Quando o colunista critica o corrupto que está preso ou o seu partido, esses mesmos cadáveres não conseguem encontrar na lÃngua portuguesa adjetivos para traduzir a sua ira. O cara corrompeu e ponto final. A ideologia extremada é capaz de cegar as pessoas para o óbvio. Depois chamam os doentes espirituais de Bolsolini de extremados. Como faz falta um espelhinho.
Talvez o colunista, muito apegado a aspectos materiais e passageiros, tenha esquecido que dignidade não tem preço e quem conquistou dificilmente abre mão dela. Mas esse é assunto para os que ainda zelam por determinados valores humanos que como o colunista, outros também deixam de lado e, até, chegam a desprezar, por desconhecer. Certamente não é o caso do Lula que não só tem como bem zela por ela.
Talvez o colunista, muito apegado a aspectos materiais e passageiros, tenha esquecido que dignidade não tem preço e, q
se ele quer ficar na cadeia, qual o problema? assim como al capone só foi condenado por evasão fiscal, lula cometeu outros crimes: liberação de agrotoxicos, transposição, estádios da copa, que merecem uma estadia mais prolongada.
Perfeito!
Não há problema algum em o Lula fazer polÃtica. Quem jamais deveria ter feito polÃtica era o MP, a PF, a Justiça e o Exército.
26/01/2018 - Folha de São Paulo - Veja as provas que foram consideradas na condenação de Lula
Ter um presidente preso é lamentável, mas as instituições precisam funcionar. Vejam o Peru onde 04 presidentes envolvidos com as nossas empreiteiras foram alvo da Justiça: Alan GarcÃa (suicÃdio), Alejandro Toledo (considerado um fugitivo da Justiça desde 2017), Ollanta Humala e Pedro Pablo Kuczynski (presos). O que fragiliza a democracia é a impunidade e a corrupção que exportamos para nossos vizinhos com suporte do garoto propaganda de empreiteiras que se diz injustiçado.
Aliás, a Odebrecht virou esse monstro justamente na construção ponte Rio-Niterói pela ditadura.
A verdadeira impunidade e corrupção que exportamos para os nossos vizinhos foi quando o Brasil se deixou levar por um golpe militar de extrema direita em 1964 e ajudou a espalhar ditaduras pela América Latina.
Lula fará 77 anos em 2022, se concorrer e vencer, termina o mandato em 2026 com 81 anos. Francamente, não quero Lula como candidato a cargos do executivo. O PT precisar dar voz às novas lideranças, trazer à tona sua juventude, sob pena de morrer orfão e senil. Lula foi o motor do partido durante anos, e o PT dependeu dele, mas esta dependência não pode ser para sempre. Se for candidato a deputado federal, voto nele sem pestanejar.
Se candidato a senador ou deputado passara de 1 milhão de votos. .e se tornará o mais bem votado nominalmente da história.
Honestidade intelectual é requisito primário e imperativo à relação respeitosa entre o leitor e quem escreve.O PT apresentou para o paÃs um programa alternativo ao em curso que foi publicado na imprensa comercial.Goste ou não o articulista,Lula é uma liderança polÃtica que tem o respeito de lÃderes internacionais de projeção e influência ,sem falar nas personalidades atuantes em campos que vão do mundo jurÃdico ao cientÃfico,passando universo artÃstico e cultural. O PT só lhe faz jus.
Prezado Hélio, penso que o PT estreitou sua função polÃtica ao centralizar seu discurso na figura do Grande LÃder; contudo, entendo que Lula não é uma "liderança do passado", mas sim, uma sÃntese do que vêm ocorrendo nos últimos anos até o presente momento. Quer exemplo mais bem acabado da arbitrariedade e voluntarismo dos agentes públicos nos tempos que correm? E a recusa da progressão carcerária o põe numa rara posição de "homem de princÃpios", ainda que saibamos que não é tudo isso.
Lula deveria escrever outra carta deixando bem claro que não participará das eleições presidenciais de 2022. Assim esvaziará o discurso do Bolsonaro, que não tem argumento contra outros candidatos. Ele só sabe polemizar com escolhidos. Foi assim Jean Willis e Lula em 2018. Destruir tais pretensões revelaria amor pelo Brasil.
O Brasil da Lava Jato é um caso sui generis: É permitido a JuÃzes e Procuradores atuar politicamente, mas não é permitido a PolÃticos profissionais atuar...politicamente!!!
O texto não tem nada de tendencioso. O comentário sim. E mais, tendenciosa foi a ação dos procuradores, o Partido da PolÃcia, em conluios diversos conforme divulgado pelo Intercept Brasil.
Ele gostou d mamata d cadeia. Deveria ser obrigação o regime aberto pois e mais barato pra nos q pagamos a conta. E, afinal, mudar de regime ñ invalida ações de anulação de processo: ter as duas e possiblidade. Que Lula e culpado, ñ tenho duvidas, mas provar isso parece ñ ser tão facil, diante de tantos artificios e incompetencia dos procuradores. Prova e que precisaram da delação por tortura, mal chamada pemiada. De resto a culpa e mais nossa que dos politicos porque lhes damos tanto poder
Texto dúbio. Procuradores são agentes polÃticos do Estado, sabia Hélio?! (segundo definição dos grandes doutrinadores de Direito Constitucional nacionais). Não são agentes polÃtico partidários, e sim institucionais, mas com força para impactarem a ordem polÃtico jurÃdica da Nação. Assim sendo, não cabe estranhar suas decisões, sobretudo quando se manifestam em defesa da liberdade, ainda que mitigada de condenados em instância criminal. Muito tendnciosa sua participação. Reveja.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Progressão na marra Voltar
Comente este texto