Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana da Costa Conde

    Edson Rossete esqueceu de incluir em sua lista do mal os comunistas , os marxistas, os globalistas , os petralhas ,os LGBTs, ....

    Responda
  2. edson sete

    Graças a folha uol e a você tb Maria este país continuará um li xo cheio de ladroes e corruptos

    Responda
  3. Gilberto Camilo

    Cada comentario estranho, os bosistas vivem em outro mundo, como os trumpistas, vao ter o mesmo fim, a onda ja esta passando. Nessa altura todos ja sabem dos desmandos do marreco e sua turma, o supremo deve tomar as redeas e processar todos que participaram dessa farsa chamada de lava jato.

    Responda
  4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Só sei q se não houvesse a vazajato hj nao saberiamos quem são os verdadeiros culpados pela derrocada da nossa economia. Outra... ainda existe o Eu Moro com Moro ? Então é pq a5te a conje tem vergonha !

    Responda
    1. JORGE ANTONIO MERCANTI

      Quando não se tem argumento para negar a corrupção apurada pela Lava-Jato apela-se para conje, Eu Moro com Moro e outras sandices diversionistas. A economia está um frangalho em função, principalmente, da gestão desastrosa da ex-presidente Dilma Roussef.

  5. osvaldo tavares

    E que eu saiba Operações Lava Jato em outras capitais, fora Curitiba, estão indo de vento em popa e Lula será muitas vezes condenado, principalmente em Brasília. E pode tirar o cavalinho da chuva, pois apesar de toda pressão a força tarefa continua e vai fazer muito estrago. E graças aos Ministros do STF terá um atraso nas condenações, mas ninguem escapará da espada da JUstiça. Me impressiona como uma cientista da USP pode ser tão desinformada. Não é uma cientista e sim torcedora de Lula/FHC

    Responda
  6. osvaldo tavares

    Complementando: Ministros vaidosos que morrem de ciúme de Moro. Como pode um Juiz de primeira instância galgar o cargo de Ministro da Justiça? Principais: Gilmar Mendes, Tofolli, Lewan e Alexandre Moraes. 3-Este o mais importante e mais chato deles: políticos de esquerda pertencentes ao PT e sua franquia, que não se conformar em ver Lula preso. Destruiram o Brasil e agora vêem novos políticos dominarem a cena. Aí incluem jornalistas, principalmente da Folha. A comunista Hermínia neste grupo

    Responda
  7. osvaldo tavares

    Evidente que existe muita gente contra a Operação Lava Jato, que corre em Curitiba, Rio de Janeiro, SP, Brasília e outras cidades. Mas destacam-se três grandes grupos: 1-Os maiores prejudicados que são os condenados ou réus nas operação, entre eles muitos políticos, empreiteiros, executivos, banqueiros, funcionário da Petrobrás e outros. Dentre estes os advogados de de defesa que recebem honorários frutos da corrupção. 2- Ministros das mais altas cortes, principalmente do STF.

    Responda
  8. PAULO TAUFI MALUF JR

    Pessoas que passaram a vida acreditando e cultuando líderes, que se afiguravam profetas de uma nova era (Lula, ZD, Genoino), e de repente veem-nos reduzidos ao que realmente são, velhacos inescrupulosos desprezíveis condenados, sentem-se como a criança que descobre que Papai Noel não existe. Acham que a tentativa de dizimar Moro e os procuradores, que desvendaram a dura realidade, é um meio de poder voltar a sonhar com seus heróis de fancaria.

    Responda
  9. JORGE ANTONIO MERCANTI

    A articulista comete alguns equívocos na esfera constitucional. Mas, de qualquer modo são temas polêmicos e eu respeito a sua opinião, embora discorde. Mas achar que a Lava Jato está fazendo água, é um sonho alimentado por motivos meramente ideológicos. Prezada Dr.a Maria Herminia, deixe a paixão de lado e procure se inteirar da realidade.

    Responda
  10. ricardo fernandes

    a articulista é contra a lava jato. motivo: é lulista. sintese do seu texto e consequencia do seu raciocinio enviesado.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      acredito que no seu olhar viesado vc. Ricardo não entendeu e ideologicamente tem dificuldade em entender o texto. A profa. não é contra a lava jato mas a política que o Moro, Daltan e outros procuradores conduziram politicamente os processos. Moro se portando como o principal cabo eleitoral do Bozo e Daltan visando o senado, agiram com parcialidade e desrespeitaram a Constituição. Temos que apurar a Vaza Jato

  11. Paulo Roberto Schlichting

    O texto não tem lado. Não argumenta contra ou a favor disto ou daquilo. Trata de simples constatação : procuradores agiram como justiceiros, juiz agiu politicamente, ex-PGR (aspas)….todos dispostos a colocar suas paixões e interesses acima do devido processo legal (fecha aspas). O legado positivo da LJ, que existe, pode ser perdido pelo mesmo ralo por onde se foram os processos citados. A referência às conclusões do trabalho de Matthew Taylor são clamorosamente realísticas. Só!

    Responda
  12. Antonio Catigero Oliveira

    Usar o tema anticorrupção para perseguir adversários políticos não é, nem nunca será, a fórmula ideal. Primeiramente é necessário respeitar a Constituição e as Leis.O tal "cinismo" é descabido, chegando ao cúmulo de encontrar um avião cheio de cocaína cujo dono é um senador que votou a favor do impeachment em 2016, amigo do candidato derrotado em 2014, e continua com milicianos que parecem influenciar em atos governamentais. Para essa gente, "justiça boa" acontece quando o oponente é perseguido.

    Responda
  13. JOSE CLAUDIO DAVIES DA SILVA

    Eu já digitei isto vai acabar por falta de cliente e de água.

    Responda
  14. Wilson de Oliveira

    Texto a favor de firulas jurídicas. Pessoas e organizações que se associam para cometer ilícitos são classificados como integrantes do crime organizado. Políticos associados à empreiteiras para saquear o país e que inventam obras desnecessárias ou compram eventos externos para gerar contratos e comissões podem assim ser classificados. No Brasil o crime pode ser organizado mas o seu combate não. Força tarefa pressupõe a colaboração entre o MPF, PF, PGR e a RF em defesa do erário e do bem público.

    Responda
  15. Beto Rezende Rezende

    Comparou sim, Matheus. Os que não sabem argumentar fogem da raia. Volte ao forum de debates quando tiver argumentos razoáveis.

    Responda
  16. Sérgio de Almendra Cavalcanti

    Dona Tavares de Almeida , seria de bom alvitre separar o que vc deseja a realidade atual como bem lembrou um assinante . Lamento, ler escritas de uma professora da USP indiretamente, torcer pelo fracasso da lava jato . Vc chegou a este ponto pela histeria e impaciencia na soltura do seu setenciado preso em Curitiba ? Tavares, vc é seguidora da Marilena Chaui ?

    Responda
  17. Sérgio de Almendra Cavalcanti

    Beto Rezende , neste espaço somos minoria . Os defensores do sentenciado por corrupçao , prevalecem .Sindicalistas aposentados e professores de escola publica que nao pagam a mensalidade como todos nós mortais . No fanatismo , eles acham que nao apoiar a soltura do meliante somos fascistas e Olavistas . Nao votei no Bolsonaro( Amoedo) e muito menos de extrema direita , sou apenas uma pessoas que abobina corrupçao . Valeu

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Temos que lutar agora Sergio contra a corrupção dos laranjas, do açaí, da raspadinha dos Bozos e por aí vai !

    2. Beto Rezende Rezende

      Valeu, Sérgio. Sei que somos minoria. Estou acostumado. Mas vamos em frente. Triste é ver professores universitários e jornalistas - salvo exceções - fazerem apologia à corrupção. Um abraço.

  18. neli faria

    E os dois bilhões recuperados pela famigerada lava jato, serão devolvidos para os inocentes?

    Responda
  19. Dario Thomaz

    Agora, livre de morocutaias, talvez a Lava Jato encontre se verdadeiro objetivo.

    Responda
  20. Beto Rezende Rezende

    Argumento fraquinho, Matheus. Estude mais. Argumentar é tarefa difícil. Fatos são fatos. Se há alguma coisa a se orgulhar nesse país decadente, é a Lava Jato. Você tem direito ao juris esperneandis, claro.

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Bem, é uma quimera esperar argumentação de quem fundamenta ações em popularidade, não em instituições. Provavelmente votou no inominável - nesse caso, tentar argumentar para quê, diante de apoio mesmo com tanto descalabro dito? Encerro por aqui. Bom dia.

  21. Beto Rezende Rezende

    Argumento fraquinho, Matheus. Estude mais. Argumentar é tarefa difícil. Fatos são fatos. Se há alguma coisa a se orgulhar nesse país decadente, é a Lava Jato. Você tem direito ao juris esperneandis, claro.

    Responda
  22. Rogério de Mendonça Lima

    Professora, não podemos acreditar, que a Sra. escreveu uma opinião, que reproduz o que a Sra. gostaria, gostaria, que fosse. Não a verdadeira realidade, da Operação Lava-jato. Senão vejamos, a operação continua a todo vapor, e mesmo se houver erros adm., nada fechará a porta aberta. É só ver as últimas phrisões em vários estados. Novos juízes e um MP atuante. Melancólico e thriste, é o esforço, que fazem, certas pessoas, prá negarem isto. Anthipatriótico. Lamenthável.

    Responda
  23. Cloves Oliveira

    Indivíduos corruptos não são alienígenas que baixam na Terra para atormentar a vida das pessoas. Nascem e crescem no seio de uma família, frequentam escolas e universidades e muitos recebem reconhecimento e apreço da sociedade. A maioria dos corruptos no entanto passam despercebidos. São pais e professores que não cumprem suas obrigações, médicos que forjam tratamentos desnecessários, líderes religiosos que abusam da ignorância dos seguidores e jornalistas que cobram valores que não possuem.

    Responda
  24. Beto Rezende Rezende

    Comparar Lvaa Jato e Moro com o nazismo machuca meu cérebro. Raciocine e leia mais sobre História, Luiz. Pena de você

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Ele não comparou Lava Jato com nazismo, mas tratou da legitimidade dada pela popularidade - legitimidade essa que pode levar a eventos atrozes.

  25. Samuel Gueiros Jr

    A lava-jato naufraga sob o peso de uma aliança dos corruptos condenados mas articulados com o STF, de jornalistas de esquerda revoltados com a derrota de seus partidos e de um Congresso desarticulado da vontade popular.

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      Matheus, lambança na produção de provas não bate com a repatriação dos valores roubados. A maior prova da roubalheira reside justamente na colaboração de órgãos financeiros internacionais que devolveram ao país bilhões que estavam malocados em contas dos condenados. Contra esses fatos e provas não pode haver argumentos.

    2. Matheus de Oliveira Melo

      Claro, porque lambança na produção de provas, juiz mancomunado com MP, e compromisso de afetar só um lado do espectro político não é responsabilidade dos envolvidos, né? Só da imprensa malvada.

  26. Beto Rezende Rezende

    Matheus, Os petistas ladram e a caravana da LJ passa. Aqui é espaço para debates. Panfletagem chula fica para a mesa de bar. Você tem cérebro, suponho. Me responda: que ministro no mundo tem a popularidade de Sérgio Moro? Que operação tem a popularidade da LJ? Não são nominhos bobos (Farsa Jato ) que irão desmoralizá -la. Moro tem atualmente mais de 50 por cento de aprovação. São dados científicos. Trabalho com informações. Sou materialista. Aguardo suas contra-argumentações.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      O S.Moro inicialmente conseguiu popularidade mas com as revelações do "The Intercept Brasil " sobre como as investigações foram feitas, a popularidade dele foi por água abaixo. Você pode citar os dados científicos que determinaram que a aprovação dele está acima de 50 por cento? Quando foi feita essa sondagem de opinião e o nome da empresa ? Aguardo.

    2. Matheus de Oliveira Melo

      Beto, não é uma questão de popularidade, mas de direito - que era a última preocupação do Mora e procuradores, conforme vimos com a divulgação das conversas pouco republicanas. Dê se o nome que for (Vaza Jato, etc), a divulgação delas comprometeu a credibilidade da operação. E, caso nos atentemos a essa questão (popularidade), certamente ela agora está mais combalida com a Vaza Jato.

    3. Luis Carlos C Matos

      Se formos medir o sucesso de um grupo (lava-jato) ou pessoa (Marreco) pela popularidade, deveríamos querer governantes na.z.istas (Bozo), pois H. itler era quase unanimidade na Alemanha n. azista.

    4. Luis Carlos C Matos

      Se formos medir as coisas pela popularidade, temos de trazer o nazismo pro Brasil, Hitler era quase unanimidade na Alemanha nazista.

  27. Hercilio Silva

    Interessante os comentários lava jato contra a elite, a lava jato é pela elite. Preservou suas fortunas, desempregou milhões, só isso já mostra por quem ela optou. É tão pro elite que trabalhou para colocar a extrema direita e o neoliberalismo no poder, contribuindo ainda mais para piorar a vida dos mais pobres.

    Responda
  28. Beto Rezende Rezende

    A articulista vive no mundinho dela. Bom é Gilmar Mendes, né? A LJ devolveu bilhões ao país; colocou no xadrez bandidos notórios; nos livrou de falsos profetas; e virou exemplo para outros países. Gente como a senhora articulista acha que tudo no mundo é perfeito. Não é, querida. Num país cheio de vícios e com uma elite cruel, a LJ tem ajudado - com falhas e enormes acertos- a mudar comportamentos. E isso já é muito.

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Onde você estava nos últimos meses que não acompanhou o desenrolar da Farsa a Jato, "querido"? Em Marte?

  29. Alberto Melis Bianconi

    Um sinal claro de que o colunista está sem o que dizer é esse recurso de citar um acadêmico para ajudar a convencer sobre uma tese. O problema da Lava-Jato, como os demais escândalos citados, é que não fazemos o dever de casa, apurar os fatos e incriminar culpados. Se a corrupção está sempre presente, o corporativismo e a vaidade de posar de justiceiro contra os poderosos do dia, também estão. Tudo vira escândalo. Em nenhum outro caso isso foi mais gritante.

    Responda
  30. José Alves

    A vaidade é um dos comportamentos que podem comprometer boas ações, é o que indicam os fatos descritos sobre a lava jato.

    Responda
    1. Beto Rezende Rezende

      É mesmo, José?

  31. Adonay Evans

    Há 40 anos atrás, perguntado em entrevista na TV Cultura, se na Inglaterra não havia corrupção, um deputado britânico respondeu. Tem muita, é igualzinho no Brasil. O que la não tem é impunidade, isso não tem. Mas não foi sempre assim, anos depois li como esse processo ocorreu. No reinado da Rainha Vitória, a corrupção corria solta, tanto em Metrópole como em colônias. O parlamento inglês legislando, e a Justiça aplicando as leis, levaram 20 anos para corrigir o problema.O longo prazo de Taylor

    Responda
    1. Adonay Evans

      Prezada Marina, não sei o grau de ineditismo que essa informação representa, mas infelizmente não existe um universo perfeito. A afirmação do deputado inglês, claro, não é absoluta. Somente a um alemão, dadas às limitações de seu idioma gutural, que perdeu duas guerras para a perfídia inglesa, é permitida uma interpretação literal da frase. Por outro lado, fala de corrupção por apropriação financeira, diferente de Tony Blair, que escorregou na cova do colonialismo do desdentado império.

    2. Marina Gutierrez

      Adonay: se voce acredita que nao existe corrupção e impunidade na Inglaterra vá assistir o recente filme "Official Secrets" Segredos Oficiais, história veridica envolvendo o Toni Blair, o ex primeiro ministro. Essa corrupção nao envolveu desvio de dinheiro mas coisa muito pior, a morte de milhares de pessoas inocentes.