Mario Sergio Conti > A 'Quinta' inconformada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. celso vieira pinto junior

    Parabéns pela analise e comentários mais que inspirados sobre a grande obra de Mahler! Minha predileta.

    Responda
  2. celso vieira pinto junior

    Parabéns pela crítica e comentários mais que inspirados sobre a grande obra de Mahler! Minha predileta.

    Responda
  3. Marcos Valério Rocha

    A grande inspiração de Mahler foram as sinfonias de Schubert, principalmente a 8a (Inacabada) e a 9a (A grande). Elas foram base para o seu desenvolvimento melódico e dramático. As apreensões do mundo estão aí presentes, fez também uma fantasia sobre o quarteto "A morte e a donzela", uma das obras mais emblemáticas e ainda atual do gênio boêmio e solitário de Viena. Minha grande referência na música clássica, que nunca me canso de escutar.

    Responda
    1. Marcos Valério Rocha

      Para quem queira se inteirar mais sobre Schubert. Tem as populares Serenata e Ave Maria, as variações do Quinteto Truta, algo já um pouco ecológico, cuja melodia se ouve em celulares. A canção lírica Gretchen e a roda de Fiar, em que o piano imita o ritmo da roda das fiandeiras e a letra um pouco roda viva de Buarque, o quarteto Rosamund etc.

    2. Marcos Valério Rocha

      Antes Schubert já tinha feito a Sinfonia Trágica, nº 3, com apenas 19 anos, mas já demonstrando uma maturidade enorme para o seu tempo, que já tem todo esse clima. Morreu com 31 anos, muito novo, e deixou mais de mil obras, tantas de tanta qualidade que foi um espanto. Só foi reconhecido anos depois, quando Shumann descobriu o seu acervo. É o típico herói romantico, que luta contra toda adversidade e mantém sua individualidade.

  4. osmar Carneiro

    Pôxa, Mário. Eu nunca tinha percebido isso. Só conseguia ouvir várias melodias lindas realmente como um quebra-cabeça.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.