Rodrigo Zeidan > O salário mínimo deve aumentar? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não ... só o seu, Rodrigo. O dos miseráveis tem até que abaixar
Então vamos lá. Vc conttata um funcionario p sua empresa ganhando o minimo. Tem sentido. Afinal o empregado vai entrar e não sabe como tudo funciona. Mas com o tempo ele vai conseguindo evoluir. E da-lha SM.. Faz um curso p poder se aprimorar . E SM..... Aà aposenta. Com quanto ? SM.
De longa data falta equilÃbrio. Melhor meio de combate a desigualdade teriam sido programas de participação nos lucros. Os homens deveriam ter buscado bom entendimento entre si, sejam empresários, governantes, sindicalistas ou trabalhadores. Isso faltou em muitos paÃses, inclusive no Brasil. A grande ironia da história, as grandes corporações buscando menor custo da mão de obra transferiram as fábricas para a China, onde a regulamentação do trabalho é severa sem assegurar muitos benefÃcios.
Desonera a folha, Flexibiliza as normas trabalhistas, dobra o mÃnimo e tributa o consumo !
Sim, dobrar o sal'ario m'inimo, nesse caminho de seu coment'ario, parece poss'ivel.
A maior barreira para uma eventual eliminação do salário mÃnimo são os polÃticos que usam o tema como falsa promessa de campanha. O que determina o valor do salário é o grau de interesse do consumidor em adquirir os produtos ou serviços que o trabalhador produz. Isso não se pode ser legislado. Por isso o valor do trabalho só pode ser aumentado através de treinamento para melhorar as competências e habilidades do trabalhador. Aumentos artificiais de salário prejudicam os mais vulneráveis.
Ol'a, sim, contudo nosso governo produz diversos saques nos sal'arios, nas contribui'c~oes abstratamente ditas de patronais etc. os benef'icios atrelados ao sal'ario m'inimo, coisa sem l'ogida, afundam-no ainda mais. Parece coerente considerar que os sal'arios s~ao achatados por essas for'cas exteriores ao mercado, pelo peso de nosso estado voraz..
Acrreditamos que devemos liberar o salário mÃnimo da sua relação com benefÃcios sociais, aqueles pagamentos que não foram financiados pelo recebedor mantendo relação entre 0,2 e 0,6 com eles, e retirar sobre os salários, de modo geral, desonerações e contribuições difusas. Ainda simplificar a legislação, acabar com a justiça trabalhista, etc. Abandonar nossas polÃticas de salários de fome e rapidamente elevar os salários, o salário mÃnimo em espacial, a um patamar compatÃvel como nossa soci
Desafio para o autor do texto: Passar 36 meses vivendo com um salário mÃnimo. Topas?!
Topa nada Hugo... proponho rebaixar o salario do legislativo e judiciário em 50%. Alguem comigo ?
Por mais que o debate seja levado para o lado técnico, de impacto nas contas do governo, a principal questão que fica é: como alguém pode trabalhar o mês inteiro, honestamente, batendo ponto, de carteira assinada, e no fim do mês não ter dinheiro para comprar comida para a famÃlia? Remédios, então... Algo está muito errado. A escravidão deveria ter terminado com a Lei Ãurea.
Muito lúcida a opinião do autor. Só fico torcendo para que ele passe a viver com 1 (um) salário mÃnimo, e verificar se ele continuaria com a mesma "lucidez".
O que conquista salários mais altos é mobilização, o resto é discurso. Empresas não chama mais se não forem pressionadas coletivamente. Não fossem mobilizações e sindicatos, sim, aqueles que virou moda apedrejar, estarÃamos no século XIX, jornada sem limite, condições de trabalho subhumanas e salários baixÃssimos. Detalhe: quem está no poder declara gostar do modelo idade média.
Com certeza! Todas as conquistas trabalhistas que eu alcancei foram com mobilização, luta! Desde mudança de regime clt-estatutario( concursado) até plano de carreira, aumentos, reajustes... todas através de mobilização e enfrentamento. Trabalho não é VAGA, trabalho é um ato politico!
Perfeita a sua colocação! O mÃnimo o nome ja diz, deve ser o mÃnimo para garantir uma mÃnima condição de vida, mais do que isso o trabalhador deve conquistar, organizando-se e mobilizando-se para arrancar algo mais do patrão e exigir que o estado proporcione o necessário para garantir igualdade de oportunidades, como educação e saúde de qualidade para todos.
Enquanto isso, o pobre cada vez mais pobre.
Artigo muito lúcido Rodrigo Zeidan. Parabéns por expor os dois pontos de vista, porém acho que aumentar o salário sempre vai ser uma ilusão, pois tudo aumenta na mesma proporção, se for para aumentar que seja usado somente o Ãndice de inflacão, e não ganho real! O melhor e ideal é o brasileiro se conscientizar que deve estudar para ganhar mais salários minimos, e não apenas um único que irá resolver tudo, em paÃses subdesenvolvidos este pensamento do salário calculado pelo Dieese é utopia!
"O brasileiro se conscientizar que deve estudar"... A elite se conscientizar que precisa pagar impostos para que exista educação pública de qualidade para todos, inclusive em áreas rurais, você quis dizer?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Rodrigo Zeidan > O salário mínimo deve aumentar? Voltar
Comente este texto