Luiz Felipe Pondé > A guru mimada Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Quero consertar meu post de ontem. Greta e Malala são negligenciadas, ambas são produtos para satisfazer nosso fetiche de que somos pessoas com doçura e astutas a ponto de conseguir preparar tão bem o filhos, a ponto de serem eloquentes e espertos como Malala e Greta.E uma ilusão.
Esse texto me fez lembrar da entrevista que David Letterman fez à Malala, disponÃvel na Netflix. Naquela ocasião ficou claro para mim como a cultura da Malala direciona o ódio contra as mulheres. E também que Malala na sua adolescência, naquele momento, não entendia a responsabilidade do pai dela com o que aconteceu à ela.E nem o pai dela,pois o mesmo não sentia responsável pela segurança da filha. Como diz a Greta em uma de suas palestras é 8 ou 80.Greta Mimada. Malala negligenciada.
Eu gostei tanto do texto que estou ruminando o texto até agora. Me pergunto se ao referir à Greta como "Guru mimada ", não seja uma forma do autor se inserir nesta sociedade infantil, da qual ele pertence. Ainda, na minha reflexão, não descobri se foi espontâneo ou intencional.
Totalmente vazio ! Soluções podem ser de comportamento e tecnologia, não somente redução da população: matriz energética, conservação dos biomas, reflorestamento etc etc. Mas tudo isso dá trabalho e exige competência. O que certamente não faz parte do escopo do cidadão da coluna, desesperado para agradar sua audiência conservadora. Agride quem tem notoriedade. Só me faz lembrar o princÃpio socrático que nos impele para nos assumirmos como ignorantes. Do contrário, fazemos parte dos idiotas.
O fato de uma adolescente ganhar notoriedade por uma militância ambiental e um perÃodo em que os adultos, por vezes velhos e em posições de poder, negam postulados cientÃficos e evidências, incomoda e muito. Ela não é Guru, é apenas uma espécie voz dissonante no discurso dos poderosos de turno. É passional sim, e apesar disso mais cientÃfico que os crÃticos dela, que.na era trumpinista ganharam alguma dignidade para dizer tolices. No mais, esse texto poderia melhor, pois, escrito por um adulto.
Rasa "filosofia" a desse senhor, evocando razões secundárias, afinal irrelevantes para tratar de questão tão séria. Infelizmente, parece apenas mais um inteligentinho posando de inteligente...
O autor conseguiu realmente expressar a sua imensa estupidez. Perdeu uma grande oportunidade de ficar calado.
Simplesmente amei o texto! Muito provocador e instigante! Um verdadeiro convite à reflexão! Texto com essência filosófica tão profunda que nos abstrair do mundo ao mesmo tempo que finca os pés na realidade nua e crua. Para muitos que não sabem mergulhar em textos filosóficos não passou de um ataque à "Guru mimada".Para mim, foi um ataque merecido ao comportamento dos pais.Considerando,o comportamento infantil dos universitários como consequência do excesso de proteção dos pais.
Que porcaria de texto! Dá impressão de que escolheu o tema que está mais em pauta e resolveu falar qualquer porcaria sobre o mesmo. Texto preguiçoso, chinfrim. Eca!
Ô inteligentinho! Sim, porque você é o maior representante dessa escória, a menina é autista, não tem culpa de ser rica, e poderia estar na Internet fazendo arminha com os seguidores do seu presidente. Mas escolheu outro lado.
texto nojento, só podia ser do ómi cis branco véio mais arrogante desse jornal, até quando, Folha de São Paulo, vcs vão dar voz à esse ser misógino, machista, histérico e ultra recalcado?
Excelente Pondé ! Nunca tinha lido uma análise tão bem feita sobre a "guru".
Depois que veio com essa do "inteligentinho" sempre procura um novo alvo pra desqualificar as lutas com as quais não concorda.
Pondé demonstra ser o filho mimado do crescimento da irracionalidade, incapaz de ser humilde o suficiente para ouvir o óbvio e se mostra como a essência do resultado da submissão apática ao rito do consumo individual. Como velho cruzou a fronteira que separa o sábio do incapaz de perceber a diferença entre a sabedoria do antigo e a velhice dos conceitos equivocados. Lamentável uso para a oportunidade que a vida lhe concedeu de ser amigo da sabedoria para se reduzir em mero repetidor de mitos.
Pondé mostra, infelizmente, falta de conhecimento sobre o tema. Existem outras soluções além de "reduzir a população a um terço do que é hoje (sic)" para termos um planeta sustentável. Justamente deveria usar seu espaço na Folha de S. Paulo para propor um debate sério e transformador, dada a gravidade da questão. Ele presta um deserviço ao planeta e à humanidade com o seu sarcasmo machista e antiquado.
Pondé, mais uma vez uma ilha de racionalidade na gaiola dos histéricos
Essa Greta estará esquecida em muito pouco tempo. Não tem substância. Nos comentários, os fãs da mocinha não argumentam, só xingam o articulista.
Quer argumento ? Ele não usou nenhum tipo de dialética (método de debate onde ele parte das antÃteses para uma sÃntese da maravilhosa opinião dele), ele simplesmente reduziu os esforços dela e de todos os protestos que aconteceram no mundo "à uma geração mimimi". Sinceramente, ele me parece inocente por considerar esse protesto um evento de instagram de jovens mimados, a ONU por acaso iria apoiar esses jovens mimados, caso isso fosse algo tão irrelevante ? Não tenho mais espaço de comentar
Quem vai topar a empreitada de reduzir a humanidade em dois terços, não sei. O idioma o colunista já reduziu a defunto nesse texto absurdamente mal escrito.
Como pode uma ação tão nobre de uma garota de 16 anos receber crÃticas tão baixas e sem nenhuma argumentação lógica! Esperava mais de alguém que se acha professor...
Ele não critica a garota. Ele ataca o comportamento dos pais. O comportamento de autopiedade da Greta é consequência do excesso de proteção dos pais dela.Sinceramente é muita autopiedade para uma adolescente que nem levou tiro na cabeça por querer ir a escola. Malala que o diga no meu lugar.Eu nunca vi Malala com autopiedade.
Daqui 10 anos darei uma busca no Google por Greta e Pondé, verei quem teve mais impacto na história do mundo...kkk. A vaidade é de longe o maior dos pecados.
Se Greta fosse do paÃs mais miserável do mundo, aposto que Pondé também iria desqualificá-la. Iria talvez dizer que pessoas miseráveis não têm tempo de militar e de "posar" como defensor das nobres causas. Aliás, francamente: qual é o grande mal dela em usar sua juventude, seus recursos e seu tempo disponÃvel para dar maior visibilidade à causa ambiental? Quanto mais ele ridiculariza a figura da Greta, quem fica de fato ridÃculo nessa história toda é o Pondé.
Discordo totalmente! Estamos em uma emergência climáticas. Precisaremos de muito crescimento econômico só para resolver as questões de elevação do nÃvel do mar e a "Guru mimada" vem me dizer que crescimento econômico é conto de fadas?Onde ela quer chegar?Transformar o mundo em um mundo comunista em pleno estado de emergência climática?Porque sem crescimento econômico, eu não sei como enfrentaremos a atual crise ambiental.
Essa Greta não pensa nada no futuro, uma pessoa de 16 anos dizer que seus sonhos foram roubados, que futuro tem??
Se a pequena sueca cresceu onde sobra dinheiro, e por isso defende o meio ambiente e não precisa se preocupar com grana, não seria simplesmente o caso de ver o que deu certo na Escandinávia para que ela possa fazer isso e, dessa forma, mobilizar o mundo inteiro para algo que realmente afeta o planeta? Coisa que, diga-se, o senhor jamais fará nem com todas as suas aulas, crônicas e livros reunidos. A inveja é realmente uma m, não é, “filósofo”?
Pondé. Como vc é chato, mal humorado e demolidor de boas ideias. Nesse caso da Greta está sendo tudo isso além de preconceituoso. A jovem vem se afirmando como porta-voz da causa ambiental . Tem carisma,ideias e tempo. Ela tem os pés no presente e o olhar no futuro. Não está indo na escola formal mas está ensinando sobre o mais importante dos atuais problemas:- a perpetuação do planeta Terra! Preste atenção invés de demolir!!
Pondezinho ao invés de se preocupar com os neofascistinhas do Brasilzinho continua apontando seu fuzilzinho para os inteligentinhos. Pondézinho, vai tomar um chazinho!
Quando a população estiver se matando (mais) nas ruas por questões ideológicas, ele foge pra Suécia. Vai ser jardineiro da famÃlia Thunberg.
Esses ecosocialistas combatem a liberdade e executariam ou manteriam na miséria grandes massas populacionais, unicamente para manter seus privilégios. Sendo dessa forma integralmente semelhantes aos socialistas tradicionais.
O mais engraçado é ver Pondé chamar alguém de mimado.
Brilhante Pondé, como sempre.
Que despeite é esse Pondé? a menina tem 16 anos e já fez muito mais por este planeta do que eu e vc juntos ,e só por isso vc vai ficar despeitado, e partir para a ignorância com a menina sem dar chance da contra argumentação? coisa feia!! vai pra cima de quem pode revidar aos seus insultos, queira ou não a mobilização mundial que ela ocasionou vc só vai ver pela televisão, vc não chega nem perto de manifestações assim não é verdade, então recolha-se a sua torre de cristal e amargue o despeite.
Pondé é um ser amargo, aliás como muitos da direita. Greta não é uma "criança mimada". É uma jovem de 16 anos, com um tipo leve de autismo, e que já fez mais pelo planeta e pela sua geração do que o próprio Pondé. Ela é um exemplo de superação, uma prova de que o ser humano é - e pode ser - muito mais do que essa embalagem de carne. No caso do colunista, essa embalagem parece vazia.
Na verdade, é cheia de empáfia por achar que tem um olho em terra de cego. O problema é que ele é vesgo e este olho é mÃope.
Pondé, parabéns finalmente você começa a entender que com a CHINA ninguém pode e nem poderá ! E se for para eliminar um terço da população provavelmente vai você e o resto do conservadorismo religioso global.
O Jovem tem Todos os Defeitos do Adulto e mais um: o da Inexperiência. - Nelson Rodrigues
+
Brilhante! Um orgasmo intelectual.
Brilhnte! Um orgasmo intelectual.
Beto, sua tolerância polÃtica é duvidosa e o seu modus operandis de argumentar mais ainda. Embora pareça de mente aberta, você, pude perceber pelos seus argumentos, julga por esteriótipos e reduz toda sua retórica a maniqueÃsmos (direita e esquerda). Ademais, usa referências sem citá-las e ataca as pessoas abusando de um implÃcito argumento de autoridade intelectual. Podemos melhorar. Pense nisso.
Completando, Jarbas. Reacionário é aquele tipo que não quer avanços, que defende valores que, dependendo do ponto de vista, podem ser considerados retrógrados. Mas, em polÃtica, conservadores e reacionários podem, sim, defender propostas que sejam avançadas em determinado tema. A história está repleta de exemplos desse tipo. Um conselho: observe sempre a história e as práticas cotidianas. É um laboratório riquÃssimo.
Jarbas Vasconcelos, Você é o deputado daqui de Pernambuco? Bom, vamos às respostas. Não só li como tenho "Cadernos do Cárcere " e "Conceito de Hegemonia em Gramsci", de Gruppi, onde este trata da Questão Meridional. Não sou de direita. E se o fosse? Aqui é área de debate. De desmascarar os que se dizem de esquerda e que praticam o roubo. Conheço alguns deles. E há, na direita, gente correta com quem se pode dialogar. Direita e esquerda podem ser joinhas e pilantras. Pense nisso.
Pondé e o ressentimento. Se fizermos um apanhado dos seus discursos nesta Folha, faremos um livro. "Pondé e o discurso do ressentido", é uma sugestão.
Eis o Pondé em grande forma! Vamos tentar resumir o caso da Greta: trata-se de um caso extremo de uma geração que concluiu que o desastre ambiental não é para um futuro indefinido, mas para a atual, as crianças e jovens que crescerão num ambiente insuportavelmente hostil. Ela não tem direito a falar nada por ser mimadinha? Bem, as crianças que mais sofrem não dizem nada por ter que lutar por uma sobrevivência miserável. Algumas não podem, outras não devem: ninguém fala nada e la nave va. A pique
Entendi. Sua guru é a Damaris. Fascista.
Beto, você já leu os Cadernos do cárcere de Antonio Gramsci? Pois me aponte na obra do italiano a definição de fascismo. Feito isto podemos discutir. Só apontar referências, abusando de um pseudo intelectualismo, sem aprofundar o tema, não nos leva a lugar algum.
Os tolos continuam a repetir a palavra fascista sem saber do seu real significado. Porque ler dá trabalho. Prometo falar pela última vez: perca um pouquinho do seu tempo e vá ler Antônio Gramsci, Palmiro Togliati, Berlinguer e a história de Benito Mussolini. Sobre este último, existe um excelente livro de Richard Collier chamado "Duce! - Ascenção e Queda de Benito Mussolini". Pronto. Da próxima vez, vou cobrar cachê.
Segunda-feira e artigo realÃsticos.
Parece que a menina é uma com sÃndrome de Asperger que costumam desenvolver obsessões simples bastante repetitivas sem nenhum aprofundamento. O pessoal que lucra com a história do planeta verde encontraram uma garota útil um tanto robotizada. Para as populações pobres da Ãfrica, Ãsia e América Latina alcançarem o nÃvel de vida de um americano médio a produção de energia teria que ser multiplicada por 10. Não vai ser possÃvel. Mas, a natureza resolverá o problema.
Jarbas Vasconcelos deixe a Velha Orcrim e vá para um partido mais moderno como a Nova Orcrim. Não tenho nenhum preconceito contra autistas verdadeiros [ crianças com deficiências cerebrais múltiplas ] até os diversos tipos de Asperger que acredito não deveriam ser classificados com o mesmo rótulo de espectro de autismo, só porque tem um Ãtem comum que é empatia cognitiva muito baixa. Provavelmente Einstein foi um Asperger de alto desempenho. Ela não é um Einstein. É só uma robot sendo usada.
Que ataque baixo. Alguns autistas tem alto poder de concentração e sÃntese sobre determinados temas de seu interesse. Mais do que um decréscimo, é uma qualidade nesses indivÃduos. E no caso da Greta, lutar pela causa do meio ambiente, que deve ser uma preocupação global, é um bônus para todos nós. Nelson, deixe de preconceito.
Poxa, vi alguns vÃdeos que registram discursos de Greta Thunberg e não consegui enxergar raiva ou histeria nela, apenas uma jovem estudante de colegial bastante situada a respeito de sua própria história e da história climática do mundo, preocupada com as ações de lÃderes polÃticos a respeito da questão, deles cobrando o que considera justo para as gerações futuras e o planeta. Uma pombinha incomoda mesmo muita gente.
Paloma, Existem pessoas inteligentes e outras, não. Simples.
Esse artigo diz muito mais sobre seu autor, do que da Greta. Toda segunda feira encontro histeria nas páginas da folha, mas assim como você, não a encontrei no discurso de Greta.
Per-fei-to!
A cada artigo esse Pondé se supera em mediocridade! Lamentável!
Obrigado Pondé. Você é uma exceção à mediocridade, quase unânime, dos colunistas da folha.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > A guru mimada Voltar
Comente este texto