Luiz Felipe Pondé > A guru mimada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Said Ahmed

    Não sei se o Pondé toca pandeiro ou algum outro instrumento, mas acho que ele se encaixaria bem naquele grupo de pagode "Só Pra Contrariar". É um filósofo que abusa da ironia, um indício de má vontade em discutir seriamente.Contra as perversidades do crescimento econômico o filósofo crava que a única solução seria exterminar dois terços da humanidade. Só Hitler, se estivesse vivo, concordaria. Pondé não sabe o que é humildade.

    Responda
    1. Jarbas Vasconcelos

      Na falta de argumento melhor, o Beto, papagaio de pirata da direita, apela ao Ad. Hominem para desqualificar o seu oponente. Quanta baixesa!

    2. Beto Rezende Rezende

      Ai da Humanidade, Said, sem a ironia. Receita-se usá-la com moderação. Pondé apenas constata o tempo que se perde com uma pirralha que nasceu em berço esplêndido. Só isso.

  2. Beto Rezende Rezende

    Greta é uma Tabata mais nova, Pondé. Continue provocando os reacionários de esquerda (da que rouba e da que não rouba). Abraço.

    Responda
    1. Jarbas Vasconcelos

      Reacionários de esquerda? Quem? Quais? Você sabe o que é reacionarismo? Olavo e Bolsonaro mitificam um passado ideal e glorificam a ditadura militar e você acusa a esquerda de reacionária? Ou você é desonesto intelectualmente ou é só um tosco mesmo.

  3. Gabriel Loureiro DE OLIVEIRA

    Pondé talvez devesse saber que a Suécia é uma social democracia, que 85% dos imóveis de lá pertencem ao Estado. Os eletrodomésticos das pessoas pertencem ao Estado. Lá há subsídios para itens de necessidade e sobretaxa para itens supérfluos. É um socialismo que as pessoas de direita não querem admitir, talvez por encabeçar a lista dos maiores IDHs do mundo.

    Responda
    1. Gabriel Loureiro DE OLIVEIRA

      Então, mano. O brasileiro tem que começar a olhar para o que existe aqui dentro, e se orgulhar, ao invés de se envergonhar. Cara, no teu comentário, vc pôs homogeneidade como uma qualidade dos povo sueco. A ideia de nação no Brasil só faz sentido quando começarmos a admirar nossa heterogeneidade, pq é o que somos.

    2. Anderson Souza

      Se você pesquisar vai perceber que o país primeiro ficou rico e importante, depois converteu-se nesse seu chamado "socialista" e dos anos 1990 vem reforçando sua capacidade de competição. É um país de exportação, de pequena população, população extremamente homogênea, vastíssimo território, em relação ao continente europeu e sua população, um exemplo único que não pode ser reproduzido alhures. Isso vale para as armas, mesmo quando os suecos eram brutos e ignorantes possuíam armas ...

    3. Gabriel Loureiro DE OLIVEIRA

      Lindo esse negócio de vender armas. Mas tenho certeza de que lá as pessoas também sabem embarcar num metrô civilizadamente - ao contrário do Brasil. Querer entregar armas para uma população com a baixa consciência cidadã, como é realidade do Brasil, é suicídio. E antes de dizer que é culpa de 13 anos de PT, é bom revisar os livros de história para ver os 500 anos que o PT recebeu como legado.

    4. Manola Dias

      A Suécia é um dos países que mais vendem armas , para qualquer cliente, no mundo.

    5. Gabriel Loureiro DE OLIVEIRA

      que que tem a ver?

    6. Alexandre Matone

      Gabriel, na Suécia existe prisão após a condenação em segunda instância? Algum governante já foi pego enviando o equivalente a 500 bilhões de reais para seus "companheiros" de outros paises, para fazer caixa 2? Existe na Suécia alguma campanha forte de marketing para que se liberte macrocriminosos? Será que algum filho de governante que limpava titica de girafas no zoológico tornou-se megaempresário?

    7. Beto Rezende Rezende

      Puxa, Gabriel, você me ensinou muito hoje.

  4. THALIA FERREIRA SILVA

    É uma visão lúcida e cheia de realidade. Sempre se esquecem das nossas limitações geográficas.

    Responda
  5. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

    Pondé eterno adolescente reclamão! Depois de tantas colunas semelhantes já não esperamos nada construtivo, somente recalque e ressentimento. Ainda assim não deixa de ser interessante que faça questão de atacar uma adolescente porque (veja só!) ela que se parece com uma criança mimada! Risos.

    Responda
  6. Fernando Carvalho

    Até quando a Folha dará voz a esse "filósofo" reacionário enrustido?

    Responda
  7. Fernando Carvalho

    Até quando a Folha dará voz a esse "filósofo" reacionário enrustido?

    Responda
  8. Danitsa Rodrigues

    Sempre lúcido! Ótimo texto!

    Responda
  9. Paulo Watrin

    Ponde, um inteligentinho que de tudo entende um pouco, em vez de se preocupar com a jovem Greta, devia se perguntar sobre o destino do discurso raivoso de Bolsonaro contra o comunismo, que em relação aos cubanos é digno de um tigrão, enquanto em relação a China é digno de uma donzela. Como ideologo do Messias, Ponde poderia por certo explicar tal esquizofrenia.

    Responda
    1. JORGE ANTONIO MERCANTI

      O que tem a ver o discurso raivoso do Bolsonaro com o discurso equivocado da Greta? Pondé apenas demonstrou que a Greta não é proprietária única dos sonhos juvenis. Outras adolescentes dispersas ao redor do mundo também tem direito a sonhar.

  10. João Garcia

    A solução menos dolorosa para todos seria parar de ter filhos. Sei que o Pondé é crítico a casais sem filhos, mas acho mais sensato do que exigir que países pobres deixem de tentar enriquecer ou que todos virem veganos

    Responda
    1. Lilian Ramez Safar

      Pondé é crítico a casais sem filhos? Ó! Não sabia...

  11. JORGE ANTONIO MERCANTI

    Pondé está correto: para que o sonho da Greta se realize, muitas chinesas da idade dela terão os seus sonhos destruídos. Quando Pondé aponta a hipocrisia da maioria das pessoas que são manipuladas por não terem conhecimento sistêmico, a ideologia suplanta os fatos.

    Responda
  12. JORGE ANTONIO MERCANTI

    O Pondé conseguiu ser sucinto no entendimento das mudanças climáticas. Fatos: os estudos do IPCC são sérios e é o que temos de melhor para prever as consequências das mudanças climáticas no planeta. O problema é que para reduzir as emissões de gases estufas no tempo requerido para evitar possíveis catástrofes em algumas regiões da Terra, serão necessárias mudanças na matriz energética que provocará, inevitavelmente, morte por fome e até mesmo frio de milhões de terráqueos.

    Responda
  13. Emanuel Mello

    Dois terços é a encomenda da crise climática.

    Responda
  14. Rodrigo Ribeiro

    Escrito pela filósofa mimada.

    Responda
  15. Nelson de Paula

    A guru mimada e o guru mau humorado.

    Responda
  16. PAULO CESAR FABRICIO DE PROENÃ A

    A menina está incomodando muita gente

    Responda
  17. MARCELO DAWALIBI

    Concordo com as ideias de que uma adolescente de 16 anos é incapaz de conhecer a complexidade do mundo e de que Greta só pensa como pensa por viver em um país em que não há miséria. Isso à parte, acho que o problema está menos nela e mais em quem a leva muito a sério (seja para idolatra-la, seja para ridiculariza-la). É só uma menina, que não merece o bullying que estão fazendo com ela.

    Responda
  18. José Oliveira

    Eu poderia dizer que você e mais um montão de gente, são gretafóbicos. Mas não! Essa mocinha tem o direito de dizer o que bem entende para quem quiser ler e ouvir. Minha cota foi consumida nas primeiras falas em seu primeiro parágrafo. Ela deveria frequentar, não as escolas de sua pátria, mas as nossas, aí sim, ela mudaria seu foco sobre o que deve ser realmente salvo. Ou pelo menos o que deveria ser ressuscitado.

    Responda
  19. Emanuel Mello

    Dois terços é aceitável.

    Responda
  20. osmar Carneiro

    Engano seu...A menina é a face da outra moeda do anticientífico. Como diria Ariano Suassuna: -“Você radicaliza de lá e eu radicalizo de cá”.

    Responda
    1. osmar Carneiro

      Corrigindo: É a outra face da mesma moeda. Que mal há no hiperbolismo do bem? Ah, como seria bom se os chatos brasileiros fossem como Ariano...

    2. Beto Rezende Rezende

      Meu Deus! Lá vem o cara com Ariano Suassuna, um chato hiperbólico.

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.