Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dalton Matzenbacher Chicon

    Absolutamente falacioso o argumento da Unip. O exame da OAB não é um concurso. Não há limite de aprovações, mas sim aproveitamento mínimo para ser aprovado. Ou seja, o sucesso independe de quantidade e qualidade de inscritos. O sucesso depende unicamente de capacitação e conhecimento individuais.

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    A FSP faz uma abordagem obsoleta do tema. Foi-se o tempo em que as pessoas trabalhavam na área em que se formaram. Nos EUA apenas 27% dos formandos trabalham nas respectivas áreas de estudo. Diplomas já não têm a mesma importância no mercado de trabalho, pois nem sempre vêm acompanhados das competências que o mercado precisa. O fato da pessoa não passar no teste da OAB não significa que os seus estudos tenham sido um desperdício, pois estão mais qualificados do que quem nunca fez faculdade.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não necessariamente. Deveria ser, mas não é. A graduação superior no Brasil certifica capacitações flagrantemente aquém do necessário ao exercício da formação à qual se propõe. Formações técnicas de nível médio podem oferecer qualificações mais compatíveis com as necessidades e inserção no mercado de trabalho do que a maioria das formações superiores.

  3. Carlos Eduardo Salles

    E ainda tem gente que é contra o exame da Ordem. Bacharéis que não escrevem nem um "o" com um copo se acham injustiçados pelo exame.

    Responda
  4. Carlos Eduardo Salles

    E ainda tem gente que é contra o exame da Ordem. Bacharéis que não escrevem nem um "o" com um copo se acham injustiçados pelo exame.

    Responda
  5. Ilka Reis

    Alguém mostre essa lista para o "ministro" da educação. Ajude a pessoa a falar menos bobagem quando se referir ao sistema de ensino que ele deveria defender e não atacar!

    Responda
  6. José Geraldo

    E os que passam cobram 30% pra dar um ctrl-C, um ctrl-V e um ctrl-P.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Aprovação no exame não denota competência nem ética. Escolha um profissional sério e qualificado que provavelmente vc pagará menos e obterá muitíssimo mais. Aquilo ao qual vc se refere de fato ocorre. No entanto, não abriga generalizações.

  7. ANTONIO FERREIRA DE CARVALHO

    É lamentável que um curso tão importante para a sociedade, cujo profissional aí formado defende interesses do cidadão do nascimento à morte, bem como de empresas desde a sua constituição até episódios de sua existência como a recuperação judicial e a falência seja ministrado como qualquer produto comercial de consumo. Somos o país do mundo onde há mais profissionais do Direito e o baixo nível da maioria dos cursos se refletem em todas as instituições jurídicas e mais acentuadamente na advocacia.

    Responda
    1. Renato Vieira

      É o grande capital, das grandes corporações e das faculdades privadas, quem manda no MEC. Por isso há tantos cursos de direito "pra inglês ver", de péssima qualidade. Não obstante, mesmo com o exame da OAB, há advogados que cometem erros crassos de ortografia. Imagine se não tivesse o exame... Mesmo caminho está ocorrendo na medicina, com cursos particulares em toda esquina, sem qualidade, e com alunos sem seleção nenhuma. Nenhum país no mundo abre tantos cursos de medicina quanto o Brasil.

    2. Renato Vieira

      É o grande capital, das grandes corporações e das faculdades privadas, quem manda no MEC. Por isso há tantos cursos de direito pra inglês ver", de péssima qualidade. Não obstante, mesmo com o exame da OAB, há advogados que cometem erros crassos de ortografia. Imagine se não tivesse o exame... Mesmo caminho está ocorrendo na medicina, com cursos particulares em toda esquina, sem qualidade, e com alunos sem seleção nenhuma. Nenhum país no mundo abre tantos cursos de medicina quanto o Brasil.

  8. Joao Vianey Nogueira Martins

    E o gado que votou no Bolsonero diz que mas universidades públicas só se fuma maconha.

    Responda
    1. Gildázio Garcia

      Sr. João, nas particulares também fuma, mas nas públicas os professores têm autonomia para reprovar aqueles que não apresentam um desempenho mínimo, o que não acontece na maioria das particulares, onde o lucro fala mais alto.

    2. lilian block

      essa análise de qualidade dos cursos superiores se estende a muitas áreas. na maioria, disparado, estão as universidades públicas no topo !.

    3. ANTONIO FERREIRA DE CARVALHO

      Há gado no rebanho que produz mais leite em face do consumo de hormônios. Eu pensei que o Bolsonoraro procurasse auxiliares para arregimentar a sua (dele)cultura que é sofrível.

  9. neli faria

    O aluno estuda apenas para passar. Sempre orientei meus estagiários para estudarem todos os dias.As provas são essenciais, mas, estudar todos os dias. E ler, ler muito. E não se apegar à televisão. Sucessos para os jovens!

    Responda
  10. ian reis

    Os resultados estão completanebte distorcido. Como disse em resposta a faculdade aí, no se distingue entre um estudante do último ano e um formando que tenta pela 4,5vez. Ao fim das contas a grande maioria dos estudantes passam no exame até a 3 tentativa, o que pode ser feito antes de sair da facul uma vez que são 3 exames por ano. Mas o índice de aprovação não quer dizer nada pq o nível da ciência jurídica no Brasil é muito baixo.

    Responda
  11. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Em meio a esta tragédia , fico contente em continuar vendo meu curso - ADM-UFPR - sempre entre os melhores do país .

    Responda
  12. Paulo Garcia

    Essas faculdades precisam estudar o grafeno e o nióbio. Talkei?

    Responda
  13. Jerffeson Nunes

    Ranking de universidades públicas não agrada muito aos que querem acabar com ensino público. CC

    Responda
  14. Plinio Góes Filho

    Levantamento não aponta qualidade curricular acadêmica nem qualidade da docência universitária. Mas ambos podem ser sentidos pela qualidade do debate nacional e pelos insignes debatedores. País assiste diariamente jornalistas e advogados chicaneiros se contorcendo para livrar a delinquência de gravata das prisões, e autoridades judiciais condescendem com a prática. Esse é o nivelamento nacional. A cada dia um rábula canta e um ministro assobia. Aprovação na OAB é o de menos.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Um dos erros frequentes é pensar que advogado precisa fazer papel de juíz. Todos são inocentes até que se prove sua culpa. Há um advogado de defesa, um acusador que representa o Estado, e um juíz. O papel do advogado é defender seus clientes. Pense em você sendo acusado de algo. Quer um advogado que o defenda, ou nao ?

  15. Dante Carlos Júnior

    Um absurdo...

    Responda