Ambiente > Óleo que atinge o Nordeste pode ser da Venezuela, apontam análises da Petrobras Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Fernando de Brito Garcia

    Em um governo obscurantista, que trata órgãos de pesquisa, faculdades e cientistas como inimigos, como confiar em qualquer informação oficial? Se descobrirem que o óleo pode ser da Venezuela ou da Exxon, vão divulgar que "pode ser da Venezuela". Se descobrirem que é do Brasil ou da Exxon, vão dizer que "ainda não foi apurada a origem". Se descobrirem que é de alguma empresa americana e a informação vazar, vão trocar a diretoria do órgão que divulgou...

    Responda
  2. edilson borges

    petróleo não é uma coisa só, tem grandes classes, e diferenças marcantes entre bacias, ou mesmo entre poços da mesma bacia. dá prá determinar a origem do óleo crú analisando as proporções entre os seus constituintes, mesmo depois de um certo tempo vagando no mar. dito isso, se tem algum relatório com a análise da composição, deve ser divulgado, prá não ficar parecendo que é apenas bozeira. claro que os bozos são incapazes de entender estas coisas...

    Responda
  3. Maria Fernanda Monzo Luporini

    Cheio de estrangeiro explorando o pré-sal e mandando petróleo bruto para Europa e para os EUA refinarem no Golfo do México e a culpa é da Venezuela???

    Responda
  4. MARCOS FERNANDO DAUNER

    antes de colocar a culpa na falida Venezuela , inicialmente é preciso averiguar as praias que estão no caminho - PA, AP , Guiana Francesa, Suriname e Guiana . em segundo lugar, é bom lembrar que há empresas holandesa e americanas no Caribe . Quem garante que não é uma empresa da turma do Donald ? lembram- se do Exxon Valdez ?

    Responda
  5. Alexandre Miquelino Levanteze

    Será, e no Pará, e no Amapá e nas Guianas no Suriname, tem notícias de manchas de petróleo?? que eu saiba não, então veio um navio da Venezuela para fazer isso??, acho muita leviandade, como é a característica do bozo já ir definindo um inimigo para a guerra, li num comentário aqui embaixo de vazamento em plataformas, acho mais plausível.

    Responda
  6. João Batista da Fonseca

    Deve ser alguma ONG que comprou esse navio cheio de petróleo velho e saiu derramando no litoral Nordestino, em breve Jair Messias Bolsonaro deve declarar isso

    Responda
  7. eduardo mello

    Aos que escreveram aqui que a Venezuela fica do lado oposto do continente, uma correção, a Venezuela tem todo o seu litoral no Oceano Atlântico , do mesmo lado do brasileiro! Alguns leitores da FSP não sabem geografia, rs

    Responda
    1. Guilherme Arnaud

      Mas seria impossível que o vazamento viesse diretamente de solo venezuelano. Seguindo a corrente marítima, seria mais fácil um vazamento no nordeste brasileiro atingir a Venezuela, já que a corrente vem do Atlântico Sul e "sobe" o continente pelo litoral. Além disso, outro indício que o produto veio do mar é o óleo ter chegado primeiramente em Pernambuco, sem ter aparecido em nenhum outro país próximo à Venezuela. O óleo pode ser venezuelano, mas não veio diretamente de lá.

  8. eli moura

    as vendas na venezuela são feitas na modalidade fob, ainda que fosse lavagem de casco de um navio, seria da responsabilidade do transportador e não do vendedor. Além disto é esperado material denso no fundo do casco quando lavado.Mas o que distinguiria a origem seria a composição química e não a densidade. O que foi carregado e chegou na forma de borra é de alta densidade, por isto deveria estar bem perto da costa para alcançar as praias.

    Responda
    1. Rodrigo Costa

      O presidente é uma pessoa tão desqualificada que faz acusações somente de interesse político sem um menor embasamento técnico É mais uma de várias acusações sem provas como no caso de ONGs que seriam responsáveis por queimadas na Amazônia, sendo que investigações demonstraram a posterior que era grileiros, maus fazendeiros e garimpeiros ilegais. Até quando teremos isso a?

  9. Wagner Nobuo Hanaoka

    A origem do vazamento não é de um navio e o petróleo não é venezuelano. O governo federal demorou para agir porque o vazamento veio de uma das plataformas da própria petrobrás do campo potiguar que fica a 55 km da costa do Rio Grande do Norte. É a explicação mais plausível para a demora da reação do governo e ausência de comunicação de vazamento por parte de algum navio. Só vazamentos em plataformas de petróleo podem explicar o volume gigantesco de petroleo derramado.

    Responda
    1. Dulce Warwick

      Parece ser o mais plausível, mas essas manchas não seriam vistas do ar? deveria existir uma área de petróleo gigantesca ao redor da plataforma, lembro que nessa região o mar é incrivelmente azul. Nenhum navio passou por ela??? a plataforma estaria seriamente danificada....ninguém iria registrar com um celular? Todos os acidentes são amplamente registrados e sua origem esclarecida, afinal o petróleo movimenta o mundo moderno.

  10. Maria Fernanda Monzo Luporini

    A costa da Venezuela é do lado oposto. Con.ve.rsa fi.a.da. Isso é óleo de petroleiro a.me.ric.a no ou e.ur.o.peu. Crime ambiental.

    Responda
    1. Marcos CAMARGO SANTOS

      É claro que a costa da Venezuela não fica em lado oposto. A costa deles está localizada no oceano atlântico, acima do nordeste brasileiro. Basta consultar um mapa. Sem contar que os navios se deslocam por várias regiões. Assim como um vazamento de óleo russo pode correr no mar do Caribe (saindo de um navio operando ali), vazamento de óleo venezuelano pode ocorrer em qualquer lugar de trajeto de um navio que o carregue. E obviamente o navio não precisa ter a mesma bandeira do fabricante do óleo.

  11. Maria Fernanda Monzo Luporini

    Venezuela???? Kkk. Geograficamente a costa deles é do outro lado da América do Sul.

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      Maria Fernanda, vai estudar Geografia... Ou então pegue o Google Earth e dá uma olhada onde fica a "Bolivarizuela"...

  12. Paulo R Torres

    Seria uma solução tremenda para o governo, suas milícias digitais e a imprensa governista. Um "inimigo" externo, "comunista" - como todos com os quais discorda -, numa questão ambiental, que o governo não valoriza, mas a população se preocupa. A 'lamentar' ao bolsonarismo apenas o fato de não ser petróleo da França. Agora é aguardar a reação "indignada" desta turma, mais de um mês depois do primeiro achado, em 6 de setembro.

    Responda
  13. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Eu penso que deva ter vazado de algum iate da mulher do presidente da França , aquela amiga do mito .

    Responda
  14. eli moura

    Há 30 anos atrás era comum encontrar estas borras de óleo nas prais de salvador. Na época o problema era a limpeza dos porões dos navios feitas ao alcançarem o mar aberto. A culpa é da Venezuela, novamente, ontem um secretário da saúde afirmou que o sarampo foi trazidoa SP pelos imigrantes da venezuela, embora não haja fatalidades que indique isto em Roraima. Está fácil é só apontar para o norte, niguem se pergunta como no caso do sarampo, a Venezuela entrega petróleo ao Brasil?

    Responda
  15. Magali Barbosa de Abreu

    Deus do ceu vamos ter de passar quatro anos com esse pte laranja fazendo de conta que governa só criando factoide.A duvida é: temos um pte laranja psicótico com delírios que tudo é culpa da esquerda de países que sonha guerrear , ou quer ser artista global e vive no mundo da fantasia?sem contar claro que embora esse assunto já estava em evidencia como de costume ele aparece para falar quando a corda esta apertando seu pescoço vide PF x seu ministro cx 2

    Responda
    1. Dulce Warwick

      Reze bastante pelo andar da carruagem Bolsonaro emplaca mais quatro anos e continuaremos neste caminho, PT nunca mais!

    2. Dulce Warwick

      Reze bastante pelo andar da carruagem Bolsonaro emplaca mais quatro anos e continuaremos neste caminho, PT nunca mais!

    3. Marcos Serra

      Magali, bom dia. Seu fanatismo contra o presidente é tão grande que te cega e faz perder um mínimo de racionalidade. Ponto um: nossas prais foram contaminadas; ponto dois: a origem não é brasileira; ponto três: há uma investigação em curso; ponto quatro: pessoas, sem a menos qualificação técnica ou conhecimento para emitir parecer sobre o assunto vale-sem do mesmo para destilar seu ódio, negativismo e incoerência sem admitirem que houve prejuízos ambientais e sociais. Como chamar isso?

  16. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    Lamentável.

    Responda
  17. José Benedito de Moraes

    Eu ja tinha falado logo no primeiro dia que esse oleo tinha o cheirinho podre desses Venezuelanos aloprados.

    Responda
    1. Edson Saito

      Os aloprados de lá encontraram os aloprados do bostanaro daqui....kkkkk

  18. Edson Saito

    Foram os esquerdistas que carregaram dois baldes de óleo, pegaram uma jangada e derramaram em alto mar, tudo para prejudicar o Bozo. Talkey.

    Responda
    1. José Benedito de Moraes

      O Bozo eh um tal de Edson Saito que acredita nessas fantasias escatologicas, Talkey.

    2. José Geraldo

      Pessoal desculpe foi o óleo do meu chevete

    3. José Benedito de Moraes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  19. HUMBERTO M ALMEIDA

    Tem jabuti em árvore.

    Responda
  20. Valdeci Gomes

    Agora é só explicar como o petróleo chegou da Venezuela, do outro lado no Caribe até o Brasil. Que coisa fantasiosa.

    Responda
    1. José Benedito de Moraes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Sidnei Anttogneto

      Não tem como explicar essa sua teoria idiota ou a das correntes marinhas igualmente imbecil. O petróleo bruto vazou de um navio qualquer que costeou o Brasil e é possível determinar a origem pela simples análise do produto !!!!

    3. fernando garcia de souza

      correntes marinhas

    4. Marcos CAMARGO SANTOS

      Não sei se você sabe, mas petróleo e seus derivados refinados são em grande parte transportados por navios para ser entregue aos compradores. É perfeitamente possível que óleo venezuelano tenha vazado (mesmo que acidentalmente) de algum navio saído da Venezuela (de bandeira venezuelana ou não) e que estaria se dirigindo a outras regiões. Em nenhum momento foi atestado ou imaginado que o óleo vazou diretamente do território venezuelano.

    5. Marcos CAMARGO SANTOS

      Não sei se você sabe, mas petróleo e seus derivados refinados são em grande parte transportados por navios para ser entregue aos compradores. É perfeitamente possível que óleo venezuelano tenha vazado (mesmo que acidentalmente) de algum navio saído da Venezuela (de bandeira venezuelana ou não) e que estaria se dirigindo a outras regiões. Em nenhum momento foi atestado ou imaginado que o óleo vazou diretamente do território venezuelano.

    6. Antonio P

      Até onde eu pude entender não foi cogitada a possibilidade de vazado da Venezuela, mas sim, óleo produzido pela Venezuela e transportado por algum navio que possa ter descartado em alto mar.

    7. Caio F

      Não seria algo extraordinário, um navio da Venezuela em caminho a Europa, Africa e partes da Ãsia passaria perto da costa brasileira, se por algum motivo houve um vazamento no meio do atlântico esse óleo eventualmente chegaria ao Brasil.

    8. Valdeci Gomes

      E nem atingiu as praias das Guianas que ficam no caminho.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.