Joel Pinheiro da Fonseca > O Coringa é a extrema direita Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eu diria que o Coringa é de esquerda, mas ele pode ser todos. Ele é o retrato das pessoas que sofrem de distúrbios psiquiátricos e não têm o devido acompanhamento. Uma hora, ao cair uma arma no colo, por exemplo, ele que se sentia reprimido e impotente diante do mundo, inapto para lidar com outros seres humanos muitas vezes brutos, encontra ali sua "solução". E a rebelião pega fogo porque muitos se sentem representados pela morte do "opressor". Ser de direita é defender a elite, não o Coringa.
Belo texto, Joel!
Gustavo, Você deve ser parente do padre, este, sim, um reacionário.
A chamada "revolta latente" tornou-se patente...
Galera, deixem de ser tapados e procurem interpretar bem o texto antes de comentar besteiras. Essa é uma polêmica que já existia (não foi o joel que inventou essa história pra polemizar), o colunista é reconhecidamente uma pessoa de direita (sendo, inclusive, representante desse espectro em alguns debates) e o texto em momento nenhum sugere que a sociopatia é monopólio da direita. O volume de comentários de gente que definitivamente nao entendeu nada é grande demais!
A verdade é que as pessoas estão com raiva, mas não sabem de quê. A classe média perde renda e culpa a ajuda dos governos aos mais pobres. Não enxergam o aumento da desigualdade causado pela cooptação da polÃtica pelo poder econômico. Se unem aos ricos, seus algozes, no desprezo ao próprio povo.
Irretocável. Fiquei até "sem comentários"...rsrsrs...
Falou tudo camarada!
Eu Ãa comentar... mas já falaram tudo... a Folha está péssima como há muito já se sabe. E, os articulistas piores ainda!
O antagonista está a um click de distância. Mimimi.
O mundo tá tão louco que agora até o articulista é comunista! Logo ele...kkkk
Né? Galera nao entendeu nada de nada e já sai apontando o dedo..
Essa história de direita e esquerda já tá enchendo o saco. O pior é que mal começou. Já já começam a revisitar o Pato Donald, o Tom e Jerry, o Chaves para rotular um ou outro como de direita ou esquerda. E vão citar grandes nomes da Filosofia, Psicologia e Sociologia para "embasarem cientificamente" suas descobertas. Que preguiça! E vai ter um monte de pai e mãe dizendo que a Disney é comunista ou fascista. Certeza que vão dizer que Star Wars é marxista. Muita preguiça!!!
basta olhar para a cara do joel para perceber o porque desse texto...
Nossa, bozominion, que profundo! Seu comentário começa dizendo nada e termina como começou...
Quem vê cara não vê coração. Kkkkkk
Jean- Jacques Rousseau deve estar dando cambalhotas em seu tumulo , pois a partir do texto que acabo de ler , autoria Joelzinho da Fonseca , o grande Rousseau sera relegado ao segundo plano. Para este genio formado pela USP , o Coringa é da extrema direita .Ok Joelzinho , quem entao esta na extrema esquerda ? Stalin , Mao , Pol Pot do Camboja . Estes tres grandes camaradas e comunistas assassinaram milhoes , milhoes de pessoas .Joel , seja mais imparcial e vergonha nesta cara
Que que é isso que voce tá falando cara? Com essa escrita esquizofrênica não dá nem pra entender o seu argumento.. Voce acha que o colunista é de esquerda, e está defendendo que a violência extremista é monopólio da direita, é isso?
Marco Antonio apoio seu texto .O que esperar desta esquerda festiva formados em Filosofia pela USP . Legal é ser de esquerda , ficar filosofando em Congressos do PSOL ,PCO . PCB e outros nanicos . Duvido que o tal Joel Fonseca trabalhe em alguma empresa , deve ainda ser bancado pela mamae tal e qual o Boulos .rs rs
Muito pior é ser neofascista, neo nazista, conservador arcaico e neoliberal, reacionário a todo tipo de progresso e evolução das idéias, dos costumes , defensor da escravidão e de todo tipo de preconceito como este governo, não é mesmo Sérgio!??
Filme, direita, extrema direita, polÃticos: é imaginação excessiva para ter um pouco de conteúdo e raciocÃnio.
Os ricos e os? poderosos das finanças e da mÃdia, não são tão maus assim? Quer dizer que o articulista acha pouco que 1 em cada 6 habitante do planeta (a maioria crianças) esteja condenado a morrer pela fome? O que é ser mau para ti?
Que saco, meu ! Agora, qualquer livro, filme, peça teatral, música, sei mais o que, que for lançado, um pe-theba já corre na frente e avisa a todos que aquilo que está sendo lançado é de direita ou de extrema-direita. Qualquer coisa que fale de violência. E o exército do Stédille? É de direita também ?
O... Luana Piovani... você também não está conseguindo mais postar foto de biquini???
Mais um caso de esquerdista que imagina e às vezes até vê direitistas em baixo da cama, no armário, no cinema no bar...
Se vc alguma vez ler o que escreve esse articulista e também se a sua capacidade cognitiva for suficiente, vai perceber que ele próprio é de direita, e está incomodado com os excessos da extrema direita.
Geraldo da Silva, Gente que se refere aos outros de minions são pequenos e, geralmente, fracos no debate. Lêem pouco. Minions e outros termos são para discussão de mesa de bar. Para debates rasteiros. Passe depois, rapaz, que hoje não tem troco.
Fale por voce; eu passo a maior parte do dia lendo e acho minion um termo bem acurado pros tipos mais bolsonaristas. Se a carapuça serve, desqualificar o termo não adiantará de nada. Melhor seria que mudassem a atitude subalterna e fanática pra que o termo, de fato, deixasse de fazer sentido.
Apesar de bem construÃdo, a substância do artigo não é original, pois revisões importantes do filme nos EUA já insinuaram um relacionamento com Trump e os seus seguidores. Portanto faze-lo em relação ao JMB era questão de tempo. Ocorre que a história na realidade remete para um Coringa de esquerda. Quando Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) fica ameaçado de perder seu acesso à terapia e medicação, o filme faz claramente uma defesa dos pobres e desamparados, bem ao estilo do Frank Capra ou do Chaplin.
O Joker é um dos elementos que permitem algum tipo de mudança em Gotham. As classes mais altas estão alienadas em termos de suas responsabilidades sociais vivendo as portas fechadas em seus palácios bizantinos. É ele que – com sua violência brutal niilista – cria o ponto de inflexão necessário para um impulso reformista. Em tese: ele cria a necessidade de renovação cÃvica da qual o Batman mais tarde também vai lutar por. Assim ambos são os dois lados da mesma moeda.
"O problema real não é tanto a exploração de classe quanto a negligência em prestar serviços sociais adequados. Gotham City precisa de reforma, não revolução." Genial Joel! Os últimos dois paragrafos do texto são irretocáveis! Parabéns!
Ótimo texto, como sempre. Parabéns.
Ué, Pinheiro, os palhaços são encontrados só na direita? Nem um na esquerda, prezado filósofo? E a polÃtica se dá na percepção da realidade, e não na realidade? É mesmo? Depois de ler João Pereira Coutinho e seu magnÃfico texto, encontramos no mesmo território os pinheiros e as cantuárias da vida.
Tem razão, a extrema direita se alimenta originalmente do ódio e do remorso; enquanto que a extrema esquerda se utiliza de um suposto monopólio da virtude para justificar seus crimes. Parabéns, Joel, os minions vão odiar. .
Eles - os minions - já começaram a chegar por aqui. Veja o post desse tal Beto não sei das quantas.
Trump Bolsonaro Luciano Hang e seus seguidores, e há muitos de meia idade, que não foram pisoteados pela sociedade, mas fazem fé na violência para manutenção da situação. A figura do coringa no filme é contra a situação e a revolta é para os próximos sentirem a dor que ele sente. Violencia não exclusiva da direita, diga Stalin. Violencia é a resposta a percepção de meios injustos que amplia o lado maluco que todos tem. Inequação: mais desigualdade mais violência.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > O Coringa é a extrema direita Voltar
Comente este texto