Hélio Schwartsman > A hipótese da estultice Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Entao com a total gestão financeira do caixa do partido , B. e sua gan..gue garantem a eleição de seus escolhidos , robustecem o partido , se afastam do laranjal (atribuÃdo à Bivar ) e estruturam seu projeto de poder a longo prazo e a caneta Bic ainda pode engordar esse “fundo” com a boa vontade do Congresso ávido por grana (tentaram aprovar 3,7bi ) O dique de proteção para tal projeto são os militares cada vez mais presentes no governo ‘iliberalÂ’
Ele parece estúpido mas não é ; são quase 500 milhoes de reais em jogo so’ em 2020; ele resolveu emparedar Bivar publicamente à reboque das evidencias do laranjal para ter acesso à esse ervanário todo já que sem ele e sua gan..gue o PSL murcha A seu favor B. tem um ministro-capacho da justiça parcial e a caneta Bic presidencial ;na pior das hipóteses Bivar entrega ao grupo a geren cia da grana ; na melhor passa a propriedade do partido para os 'garotos'
Eu aposto na perfeição das leis naturais que regem a vida,o nosso destino,os mundos fÃsico e espirituais e o universo ao qual pertencemos e por isso,estamos todos a elas submetidos.À toda evidência que um povo que elegeu o Lulopetismo por quatro vezes,merece e precisa de um Bolsonaro.Sim,nós merecemos!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
A habilidade em se esquivar da lei, em enganar o povo e causar escândalos para se manter em evidência é tática velha de quem não tem outras habilidades a oferecer. O cara é esperto, adepto da malandragem, mas dê a ele um problema real para resolver e verás apenas a tragédia. PolÃticos são assim, mas ao menos os bons se cercam de gente capacitada, oque não é o caso de Bolsonaro. A maioria dos ditadores fez tantos expurgos que acabou cercado de tolos subservientes.
Eu aposto em um bolsonaro "acéfalo"!
O meu palpite é que partidos graúdos começam a ficar excitadÃssimos com a possibilidade em virem a oferecer a entrada de um Presidente da República. Essa gente quer somente o poder pelo poder, nada mais. Entra e sai Presidente e os mesmos continuam lá, alterando leis para se manterem.
Fazendo aposta. PolÃtica nesta república das bananas e dos bananas é apostar na vitória da mula sem cabeça. Portugal terceirizou a colonização do Brasil com o patrimonialismo das capitanias hereditárias. Cultura é a ultima coisa que fica quando começamos a esquecer.
Nem um nem outro.
nossa, muito elucidativa sua resposta, rsrsrs.
Observando sua trajetória demonstra ser um oportunista e especulador. Uma verdade absoluta é que jamais, jamais teria ganho as eleições se não tivesse levado a facada; em debates seria trucidado,ingenuidade é pensar o contrário,ou seja ,uma facada mudou o destino do paÃs.
Não costumo ler Hélio Schwartsman, evidentemente porque escreve é fraco, em conteúdo e forma. No entanto, hoje, eu o li e ele se superou - como alguém pode escrever uma besteira tão grande? Se fosse amigo dele, diria: leia, rapaz, o que você escreveu, releia e, sobretudo, conclua que isso que está escrito é um grande nada.
Essa é a questão: como um jornalista se vale de banalidades cotidianas de um homem burro para construir um dialogismo descabido que parte da conjectura de que alguém burro possa ser inteligente. A questão é o vazio da reflexão do jornalista da Folha. Sobre o capitão, é claro que o nada lhe é a própria difinição.
O fato de o cérebro do capitão extremista ser um grande nada (com o que concordo plenamente) é suficiente para que cheguemos à conclusão de que a matéria do jornalista – em sua conjectura bobinha de que possa haver uma inteligência esperta nisso tudo – é igualmente um nada. O pior: o jornalista, fraquinho, tenta fazer astuta uma análise sustentada em elementos irrelevantes e vazios do cotidiano.
Caro Braulio. "NADA" é o conteúdo do cérebro de bolsonaro.
Pode especificar as "besteiras", Bráulio?
Bolsonaro deve ser visto por duas vertentes: o ganhador da Mega-Sena da Virada, que é a Presidência da República e o militar que não conseguiu fazer carreira nas forças armadas por falta de preparo e vocação. O seu discurso, sempre truncado pelo pensamento, e que se reflete nas palavras, demonstra cabalmente seu desconforto intelectual para ser Presidente da República. Ele vai conseguir com sua equipe manter o caos herdado, sem mais nem menos. E ainda poderá sofrer IMPEACHMENT.
O pior é que acho que nós nos tornamos todos entorpecidos ao permitirmos ser presidido por um idiota como ele. Rivotril na água que estamos bebendo?
N. 1: Bolsonaro é crise ambulante. N. 2: Qdo aprender a ser (e o que é ser) presidente será tarde demais.
Acredito no aforismo chamado Navalha de Hanlon: "Never attribute to malice that which is adequately explained by stupidity."
É no mÃnimo ridÃculo associar na mesma frase Bolsonaro e palavras como cálculo, estratégia, malÃcia. Toma tenência, H.
Não só ele é inepto como é desqualificada a suposta elite que o elegeu.
A propósito, como o colunista assim como quase toda a imprensa se recusa a classificar o governo pelo nome correto, extrema direita, não tem como fazer uma análise adequada. Ao governo interessa o caos, o caos o elegeu, só o caos pode viabilizar seus planos autoritários. Num paÃs funcionando, essas ideias não tem chance.
Exatamente, mas pouco são os jornalistas que nomeiam corretamente este governo como extrema direita.
Se tivessem deixado Lula concorrer, não haveria eleição mais disputada do pais, bolsonaro é obra de um conjunto de golpes e que continuam na mÃdia com mbecis dando pitacos como o colunista deste artigo, na tentativa de justificar suas pirraças e recalques.
É o estilo bolsominion de ser petista. E o mesmo ódio da imprensa livre, é claro.
E os fatos ?! ... e o franco e escancarado desafio de Lula à Justiça ?! ... e a fritada em Ciro Gomes ?! ... nada disso aconteceu ? ... pirraças e recalques ... ah tá !
Levantar a hipótese da dualidade "valentão", ou "inteligente" , é desprezar a mais explÃcita: burro fanfarrão. Não vejo como afastar a obviedade da terceira hipótese, porque todas as decisões; opiniões e mesmo falas despretensiosas, sem exceção, nos obrigam está conclusão. Não recordo um único exemplo que pudesse ser lembrado de alguma lucidez ou coragem. É, em resumo, um bruto que fala...asneiras. Mas isso não seria grave, grave é que é, no momento, o Presidente da República.
Recuperação econômica onde? A realidade desconhece isso.
Por que será que continuam, nos comentários ,acusando o PT pelo e status ener gú meno que o Brasil está conquistando com o senhor das maldades eternas? Lula livre! Domingo tem paulista!
Porque a enorme e absoluta responsabilidade do PT por isso tudo é ululante.
A historia, feita pela pessoa coletiva, e a realização produtiva, têm mais peso que pessoas isolada/e. Bolsonaro, eleito do cansaço que o Pt impos em 13 anos,é conservador em todos os aspectos, economia q mais interessa, mas colocou um ministerio liberal, algo contraditorio, pois liberdde nega o poder. Dilma sancionou a delação q a enforcou. A historia produtiva se realizara e ñ respeitara conveniencias de grupos ou pessoas. Bolsonaro e meio ñ fim. E tem meu apoio qdo negar-se negando o poder.
Que p* foi essa que você disse, cara?!?
É óbvio que Bolsonaro não é apenas um valentão que à s vezes se acovarda - astuto, age conforme a situação. Na presidência está arrumando sua vida e da famÃlia. Politicamente faz o mesmo jogo de quando três décadas no congresso.
O colunista quer manter essa questão em aberto para não precisar enfrentar outra, que ele inclusive resvala, quando fala "das ruÃnas da administração petista". Seriam essas que elegeram Bolsonaro, ou a campanha virulenta, inteiramente encampada pela imprensa, que pretendeu fazer do PT uma OC? Oras, haviam muitos candidatos no tão louvado centro... o que levou o eleitor a radicalizar? Quem foram os bobos que compraram as tolices da Lava-Jato?
E os fatos ?
Eu diria que os dois, mas a estultice domina por ampla margem, tenho certeza. Isso nao quer dizer que o governo dele nao possa protagonizar coisas positivas. Vai entender.
Minha aposta é num jeito coerente de funcionar - autoritário e seguindo a cartilha do fascismo Cultural como disse o Miguel Reale. Nem inteligente nem apenas valentão, mas coerente. Ele vai esticar a corda até o fim para apostar num rompimento, tentar agir como faz o presidente do Equador, criar mesmo uma situação de exceção e ver que segue junto.
Um herbicida para controlar tiriricas.
Não há dúvida que é um valentão, ele mesmo já admitiu não ter capacidade para o cargo que ocupa.
Alguém ainda tem dúvidas? Pena que Nelson Rodrigues já morreu, pois os idiotas conseguiram dominar o mundo. Exemplo: Donald John Trump, Boris Johnson etc.
E o Lula e o PT?
Para além de inteligência ou valentia o pte laranja é um oportunista com uma única preocupação gozar das benesses do poder para si e sua dinastia simples assim.Nao sou petista menos ainda lulista ,ate porque acredito que temos que buscar alternativas politicas serias e que em algum tempo acertaremos nas nossas escolhas.
Exatamente
“RuÃnas da administração petista”...?será que o paÃs estaria suportando esses quatro anos de declÃnio se realmente Isso fosse verdadeiro? Vocês vão tentar voltar ao poder utilizando o velho “lawfare” contra o adversário, mesmo sendo os responsáveis pelo que está acontecendo hoje?!?! Culpa do PT!?Façam uma autocrÃtica e assumam o filho que pari ram...
O colunista apenas demora em reconhecer que foi pego de calças curtas com a reviravolta sofrida pela Lava-Jato. Seja porque de fato acreditou na justiça manipulada (reconhecendo que foi tolo) ou porque acreditou que não faria mal manipular um pouco a opinião pública, para por no poder os virtuosos polÃticos de centro nos quais acredita (reconhecendo que participou de um golpe polÃtico).
Não. A culpa não foi do PT. Foi dos Incas Venusianos (os inimigos do Nacional Kid).
Kkkkk. O comentarista ainda não descobriu? Dãããã.
Na verdade eu acho que ele sabe muito bem a resposta mas não tem coragem de colocá-la no papel para poder posar de ponderado.
Prezado Hélio, tudo segue os caminhos de um script pronto, como venho argumentando. O Capital Transacional tem muito investido por aqui para jogar tudo fora. Há marionetes que reagem conforme o acionamento dos cordéis. E a opinião pública, como sempre, é só um detalhe.
Esses articulista são de..mentis. O diagnóstico de Bolsonaro é simples e claro: um ju mento, com o devido respeito aos quadrúpedes, bem mais úteis aos brasileiros. A imprensa e a Lava Jato foram os responsáveis por esse governo fálico, morto, apático e deletério. N adianta culpar petistas. Há 4 anos vendem esse papo furado para encobrir seus erros e a incompetência dos sucessores liberais da Dilma. É hora de reconhecer q compraram pastel de vento. Idio.tas apenas ajudaram a eleger mais um.
Ao chamar a articulação conservadora de "forças do acaso", mostra-se o articuista ingênuo ou engenhoso?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > A hipótese da estultice Voltar
Comente este texto