Ilustríssima > Caio Prado Jr. é quase terraplanismo, diz Jorge Caldeira Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Roberto Franco Reis

    Embuste intelectual, plágio monumental, canhestro plagiador e outras afirmações depreciativas são tristemente ditas sobre o importante intelectual brasileiro, Caio Prado Júnior. Sem considerar o imenso desrespeito e o fato grave de não levar em conta o tempo de uma obra (o sentido da colonização é discutido na Formação do Brasil Contemporâneo de 1942!), parece que um certo tipo de intelectual menor no Brasil, como esse Jorge Caldeira, pretende ganhar notoriedade agredindo os outros!

    Responda
  2. Maria Cecília de Arruda Navarro

    Não acho que ele esteja advogando um centro político que acomode as contradições da luta de classes. Entendo o texto como reiteração da velharia, ruindade e ignorância que se abateram sobre os dois polos. Defendê-los como?

    Responda
  3. Gilvan Oliveira

    É interessante perceber como Jorge Caldeira tenta se colocar numa posição que não existe na realidade brasileira: a posição do centro político, que acredita numa suposta comunhão de interesses das classes sociais brasileiras; como se esses mesmos grupos não tivessem demandas radicalmente antípodas. É mais fácil confundir uma análise teórica e prática, como a de Caio Prado Júnior, com um projeto de destruição de pessoas e instituições, como é o do atual governo. O que propõe, então, o autor?

    Responda
  4. NELSON PRADO ROCCHI

    Caio Prado Jr., de família quatrocentona desprezava o pensamento burguês. Afinal, a família dele era da aristocracia rural que juntamente com a Igreja Católica mandava no Brasil. A subida da burguesia e dos valores burgueses sempre foram vistos com total desprezo pela aristocracia rural e Igreja Católica e tinham e têm simpatias com o socialismo. Erram na escolha. Deveriam propor algo inspirado na República de Platão atualmente colocado a teste na China atual.

    Responda
  5. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Não custa nada repensar o que se pensou. Gostei muito pois o autor conhece os dois lados da moeda Brasil. Alguém muito conhecido já disse isso: esqueça tudo que já escrevi,

    Responda
  6. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Não custa nada repensar o que se pensou. Gostei muito pois o autor conhece os dois lados da moeda Brasil. Alguém muito conhecido já disse isso: esqueça tudo que já escrevi,

    Responda
  7. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Não custa nada repensar o que se pensou. Gostei muito pois o autor conhece os dois lados da moeda Brasil. Alguém muito conhecido já disse isso,

    Responda
  8. Rodrigo Queiroz

    Texto longo mas vale a leitura. Não conheço o autor mas confesso que ficou o interesse de saber mais sobre seu ponto de vista sobre a história do Brasil. Caio Prado Jr. foi bibliografia durante minha faculdade. Por fim, realmebte "a polarização política" em nada tem ajudado a pensar a resolução dos novos desafios da sociedade para o futuro.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.