Ilustrada > Brasil é o país mais isolado musicalmente no mundo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. adriano correa

    Achei um tanto estranho essas listas. Não condiz com o que passa nas rádios e nem o que a imprensa fala sobre sucesso. Tiago york tem 4 musicas no top 30. E nem sabia que existiam essas músicas. Lista americana, não conheço nenhum dos sucessos. E kd os taos famosos americanos??? Anitta nem existe na kista brasileira, eu imagino afora. Será que esses premios que ela ganha sao comprados? E Pabblo? Uma musica la em baixo, a menos conhecida.

    Responda
  2. Cristiano Ferraz

    Onde estão os países africanos? Se colocarmos Moçambique, Angola, Cabo Verde e outros países lusófonos, poderíamos enxergar que estamos menos isolados do que a Folha pensa.

    Responda
  3. luis w Oliveira

    E a sra. Anita ainda acha que pode fazer sucesso no exterior??

    Responda
  4. Marcelo Almeida

    A leitura que a reportagem faz dos dados parece desconsiderar que a maioria dos países deve estar "integrada" porque ouve o pop mundial, ou seja, a música produzida em dois ou três países. Eles não têm produção própria suficiente ou forte o bastante para fazer frente à música norte-americana. É verdade, como disseram outros leitores, que a língua e a qualidade da nossa música nos isolam. Mas isso não explica tudo.

    Responda
  5. Catarina França

    Sou entusiasta da música brasileira. Há boas canções sendo produzidas nos diversos rincões do país. Música é como qualquer outro produto. Exige investimento para ser exportado. E kd?

    Responda
  6. Joao Pinheiro

    Com músicas tão ruins como o sertanojo e o funk não há como querer emplacar fora da bananalândia. O pior é que temos que aguentar essas tralhas por aqui o tempo todo, retrato de um país cuja cultura vai ladeira abaixo em alta velocidade. Terá freio que nos salve?

    Responda
  7. Joao Pinheiro

    Com músicas tão ruins como o sertanojo e o funk não há como querer emplacar fora da bananalândia. O pior é que temos que aguentar essas tralhas por aqui o tempo todo, retrato de um país cuja cultura vai ladeira abaixo em alta velocidade. Terá freio que nos salve?

    Responda
  8. Samuel Gueiros Jr

    Como achamos que o problema é a língua, veja por exemplo um filme americano em que um ator sai de uma espécie de coma e quando acorda fica mais genial. Um dos fenômenos é que ele tinha aprendido... português!!.... Agente pode até entender o espanhol, mas os latinos não nos entendem direito, embora nos pareça tão similar. E nós mesmos pouco entendemos o português de ....Portugal!.

    Responda
  9. Samuel Gueiros Jr

    Acho que o problema é a língua. À exceção do funk, as letras brasileiras são elaboradas, requerem raciocínio, reflexão, e para outras línguas soa de forma confusa e agressiva. Mentalizem musicar uma texto em latim, é a mesma coisa como soam as nossas letras. Por exemplo, Cassia Eller repetindo a palavra explicação na música O Segundo Sol. Imagine-se uma pessoa de outro país ouvindo isso, parece loucura. E no sertanejo ainda é pior, porque as frases são mais rápidas.

    Responda
  10. José Cardoso

    E...?

    Responda
  11. Isabella Goldman

    Muito interessante e completa a reportagem, Parabéns... A qualidade da música popular caiu demais no mundo inteiro e aqui no Brasil, é uma verdadeira tragédia...

    Responda
  12. Cristiano Jesus

    Análise muito boa. Se considerarmos que cultura é a interpretação coletiva que um povo tem da realidade, podemos concluir que a capacidade interpretativa do brasileiro médio anda bem limitada porque falta diversidade e contato com diferentes interpretações. O brasileiro se enclausura no seu mundinho particular e interage apenas com quem pensa igual. Apenas faria uma correção no título. Incluiria uma vírgula e "segundo o Spotify". Eu consumo muito música e não uso esse app.

    Responda
  13. Nelson Oliveira

    Estatísticas competentes. A questão é saber: tanto no Brasil quanto no mundo estamos ouvindo boa música ou porcaria? A resposta é óbvia.

    Responda
  14. Ricardo Andrade

    Embora a Bossa Nova e a MPB sejam escutadas internacionalmente o sertanejo, funk e axé não são. A barreira da audiência musical está intrinsecamente relacionada ao investimento educacional. A música feita com e para a inteligência atravessa fronteiras, mas no Brasil a falta de investimento em Educação é um projeto que funciona de verdade.

    Responda
    1. Luciano Mendonça Sanches

      A pesquisa demonstra que o mau gosto é mundial, nao só no Brasil.

    2. Luciano Mendonça Sanches

      A pesquisa demonstra que o mau gosto é mundial, nao só no Brasil.

    3. Luciano Mendonça Sanches

      A pesquisa demonstra que o mau gosto é mundial, nao só no Brasil.

  15. GUSTAVO MARTINELI MASSOLA

    Conclusões bobas. Realmente, não precisamos tanto da produção musical estrangeira porque temos a nossa e somos um país continental, semelhante à Ãndia. Sinal de nossa potência criativa. Que os outros não nos ouçam se explica pela língua. Folha erra novamente nas análises.

    Responda
  16. Arthur Rodrigo Ferreira

    Até na música estamos isolados... Infelizmente a nossa cultura, para os gringos, são eventos que constam do calendário de agências de turismo.

    Responda
    1. Rodrigo Pinto

      Isso talvez seja pela língua, como ocorrer com o francês. Mas, no momento, é difícil mesmo esperar que o governo entenda cultura como produto-exportação, embora a MPB seja amada mundo afora

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.