Celso Rocha de Barros > Bolsonaro, seu partido, suas razões Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parece-me haver algum problema no que de fato está em curso. Mesmo os crÃticos mais atentos, observadores, tomam o personagem como protagonista da história. Ainda não entendemos (as ciências da análise) como se deu essa reviravolta no eleitorado. Não foi apenas ódio, ignorância e ressentimentos de toda ordem que proporcionaram sua chegada ao poder. Ainda não li nada que pudesse esclarecer o porquê desse "fenômeno". Nem tudo pode ser puro fascismo... Ou será?
Obrigado, vou procurá-lo, pois não me recordo de ter lido.
O enigma dessa eleição certamente continuará sendo objeto de estudo por anos e décadas; uma coisa, porém, é certa: esperança não foi seu mote. Pode ajudar a compreensão do que aconteceu a leitura de um artigo de Contardo Calligaris publicado nesta Folha em 14.06.18 e intitulado, salvo engano, "Depressão brasileira"...
Bolsonaro tem seus truques, faz bem Celso nos relembrar. Não chegou onde está à toa. Mas o cenário não lhe parece favorável. Um partido forte? DifÃcil! Tudo se desmancha hoje em dia... O Encontro me pareceu só confete, talvez até 'Baile da Ilha Fiscal', rs. O C D E, o mico. Brasil, atolado (Este crescimento que não chega!) Terá Bolsonaro 'cartas na manga' ? À vista, nada. ;)
Não se conhece caso de autoritários que criaram seu partido depois de chegar ao governo, até Hitler fez limpeza no partido nazista, mandando matar quem não concordava com as piores ideias que implantou depois. Mas ele manteve a maioria do partido e depois fechou o parlamento, não há clima para conseguirem calar o PSL nessa batalha, fogo amigo pode abater qualquer lado, talvez os dois.
Antes de mais nada, o capitão tem que combinar com as lideranças que lhe deram sustentação para chegar ao Planalto: os empresários financiadore$ do caixa-2 de zap-zap, o intelectual Olavo de Carvalho, e o chefe dos milicianos, Queiroz.
Bolsonaro nunca conseguirá formar um partido estável se este tiver que ser constituÃdo como patrimônio familiar para usufruto da seus filhos. A incapacidade do Presidente em separar famÃlia e negócios está cobrando um alto preço do seu governo.
Um projeto fascista sem base social permanente e definida, com apoio seguro apenas nos altos escalões das Forças Armadas (o q lembra o Estado Novo, com a racionalidade e bom caratismo do Gegê como diferencial maior). Não há a rigor como optar pelo caminho da direita, numa economia com o grau de desnacionalização da economia brasileira, sem abraçar-se incondicionalmente com os Estados Unidos. Direita no Brasil é inevitavelmente Entrega. (Ou delivery, se preferem.) Azar nosso, q ñ queremos Stalin.
O PSL e Bolsonaro: seja qual for o resultado do embate polÃtico, é perda para a sociedade brasileira como um todo.
Quem nunca comeu melado quando come se lambuza. O PSL precisa tomar lições com os velhacos do Centrão.
Arrisco que o impasse sugerido no desfecho do texto não constitui obstáculo para a "razão bolsonariana". Seja qual for o resultado do rebu, a polÃtica miúda de afronta à s instituições deve persistir. Isto já define os campos para a resistência democrática. Inteligente? O sujeito é um desastre.
Impermeável ao conhecimento... rs. TaÃ, gostei rs
Não se sai de uma gestão corroÃda pela corrupção de uma hora para outra. O PT e PMDB roubaram mais que todos os anteriores governantes. A Lava Jato surgiu. Alguns corr uptos foram presos, entre polÃticos,empresários e agentes públicos. Bolsonaro ganhou a eleição ancorado na Lava Jato. Era um ilustre( nem tanto ) desconhecido. Prometeu continuar o combate a corrupcao Foi com esse discurso que Lula se elegeu. Collor também. Os filhos do presidente vieram no pacote. O resto, o futuro dirá.
A agressão não reforça em nada o raciocÃnio do artigo. Isso mostra que CV não serve muito.
Quê tal a criação do Pateticho. Partido Terraplanista Evangélico Tirano Criacionista Homofó-bico ? Vai cair como uma luva. risos.
Quê tal a criação do PATETICHO... Partido Terraplanista Evangélico Tirano Criacionista Homofóbico ? Vai cair como uma luva. risos risos.
A febre escarlate passou. O escrevinho, caiu na real, faz análise e não ataques chilli quentos, de adolescente magoado porque seu time perdeu. Boa análise, e, tirando duas ou três recaÃdas, o que é normal para filosofias hegemônicas, o escrevinho voltou a pensar, e usar da boa capacidade intelectual que possui.
O interesse do clã seria por um partido-movimento ou por um partido-quadrilha que possa chamar de sua?
O Bolsonaro, a Damares, a Ãndia youtuber, o Olavo de Carvalho e adjacências deveriam criar o PEB (Partido Escatológico Brasileiro). Obs.: não deixe de ouvir trecho da fala da Damares no encontro da extrema direita em S.Paulo.
O que está intrigando e até confundindo a todos é a natureza do jogo do Bolsonaro.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Bolsonaro, seu partido, suas razões Voltar
Comente este texto