Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Antônio

    Lula livre já! Vi o FMI pisando no Brasil para sanar bancarrotas financeiras e nos dizendo o que fazer na Ditadura, com Sarney, Collor e FHC. Com Lula e Dilma nunca vi o FMI aqui. Hoje, ele está lá na Turquia, Argentina, Grécia e em outros quebrados.

    Responda
  2. celso bittencourt

    LullaLá, que Acredita que Viverá mais de 120 anos, será o Candidato desta Folh@ em 2050! Rarararaaaaaaaaaaááááá!

    Responda
  3. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

    O articulista mantém seu discurso ao mesmo tempo insinuante e estéril, como sempre. Tenta simular imparcialidade, mas atinge a insignificância. Como nos seus livros. Como alguém q assiste a história e ñ se responsabiliza por nem um milímetro dela.

    Responda
    1. Joseberto R Cruz

      Eu diria mais Carlos: eu vi nessas muito mal traçadaz linhas do Gaspari, uma tentativa meio que grotesca de copiar o perturbado "articulista" (se é que podemos falar assim) Reinaldo Azevedo. O sabor azêdo e a confusão do texto aproximou os dois. Elio Gaspari tenta, mas não consegue disfarçar a sua paixão recolhida pelo Lulismo. Que viva e assim ó pá!!

  4. Isabele Haruna Ono Zamaro

    Pode até se ganhar uma eleição com mamadeiras de pirhóca, kit gai ou notícias falsas. Porém governar como um estadista, jamais. Bolsolini, o que nunca trabalhou e enriqueceu no serviço público, não passa de um inex-pressivo que ganhou a eleição mas não levou, pregador da di-scórdia e do ó-dio, seguidos por uma parcela da população iludida e facilmente sujestionada que tem idade men-tal pueril. Parabéns aos eleitores que com uma mão apertou o nariz e com outra digitou 17.

    Responda
    1. Joseberto R Cruz

      Ô dodia... Vc faz parte do Dce de qual faculdade? Que grêmio estudantil te pariu?? Volta pra Terra criança. Teu Pt acabou com a economia. Esse governo, aos trancos e barrancos, tenta consertar e tudo indica que vai conseguir... Se orienta pra não comer capim pensando que é couve na salada...kkmmm

    2. Joseberto R Cruz

      Ô dodia... Vc faz parte do Dce de qual faculdade? Que grêmio estudantil te pariu?? Volta pra Terra criança. Teu Pt acabou com a economia. Esse governo, aos trancos e barrancos, tenta consertar e tudo indica que vai conseguir... Se orienta pra não comer capim pensando que é couve na salada...kkmmm

    3. Joseberto R Cruz

      Ô doída... Vc faz parte do Dce de qual faculdade? Que grêmio estudantil te pariu?? Volta pra Terra criança. Teu Pt acabou com a economia. Esse governo, aos trancos e barrancos, tenta consertar e tudo indica que vai conseguir... Se orienta pra não comer capim pensando que é couve na salada...kkmmm

  5. Paulo Emmerich

    O artigo mantém a expectativa de a política girar em torno dos mesmos políticos. Os do passado e atuais. Ambos foram mal, vendo sem fé cega. Educação básica decadente, SUS sendo atacado por multinacionais farmacêuticas e a segurança na base da truculência, afastando-nos de um presente e futuro que contemple os jovens brasileiros desempregados. Vai piorar mais, concluo.

    Responda
  6. DOUGLAS FERREIRA

    Lula não quer sair da prisão pela progressão da pena porque contaram pra ele que ele passa a noite na prisão e de dia vai ter de trabalhar....

    Responda
  7. Sergio Belinky

    Precisa ver quanto dos 47 milhões de votos são Lula raiz e quantos são anti Bolsonaro; esse é o número base para o próximo 1o turno.

    Responda
  8. roberto oliveira melo filho

    "... senador Major Olimpio chamando os filhos do presidente de príncipes" (em verdade, de moleque também). "Nem todo mundo que votou no capitão queria um governo como o que se instalou" (difícil acreditar nisso. Há comprovação?). "Isso porque Bolsonaro conseguiu criar uma agenda de antagonismos incendiária e cosmopolita" (Creio que não tenha essa competência). "Moro explodiu sua nomeação para a chefia da Casa Civil liberando impropriamente a gravação de um telefonema de Dilma" (E nada aconteceu)

    Responda
  9. José M Leal

    Para o ex-Presidente, combate à corrupcao é golpismo. Enriquecer na politica faz parte da cultura do brasileiro e nao pode ser combatido, pelo bem da democracia e da governabilidade. Esses sao os valores da banda podre da politica nacional.

    Responda
    1. José M Leal

      Cruz, li e reli a sua resposta e tive dificuldade de entender o seu argumento. Segundo você, parece que "Nabucodonosor desvirginou a filha da Mesopotâmia". É isso?

    2. Joseberto R Cruz

      Seus comentários são precisos. Parece até que vc conviveu e privou da intimidade desses caras de pau que se entitulam de "estadistas" que andam por ai. Lula e sua diatribe são psico alguma coisa. Tem 47 milhões de pessoas por ai acreditando no "rouba mas faz".

    3. Joseberto R Cruz

      Seus comentários são precisos. Parece até que vc conviveu e privou da intimidade desses caras de pau que se entitulam de "estadistas" que andam por ai. Lula e sua diatribe são psico alguma coisa. Tem 47 milhões de pessoas por ai acreditando no "rouba mas faz".

  10. DILSON BATISTA FERREIRA

    Hoje a solução para o Brasil passa por 03 figuras importantes: Lula pela liderança e respeito de todos, Haddad pelo capital de 47 milhões de votos e de Ciro pela sua visão estratégica e espetacular para as soluções das atuais mazelas. Se estes 03 se juntarem sairemos desse atual abismo.

    Responda
  11. DILSON BATISTA FERREIRA

    Os bolsonaristas acham que se eternizarão, vocês são a displicência do eleitor depois de anos de lucidez, desde o impeachment de Collor o povo votava razoavelmente bem, teve experiências neoliberais e sociais. Em 2022 será a vez do campo de Centro-esquerda ter seu presidente. Aguardem ! Ciro2022 e digo mais com apoio de diversos partidos de diversos espectros. Espero que seja ele e Haddad.

    Responda
  12. Samuel Gueiros Jr

    Elio Gaspar confirma o que já havia sido dito por Romero Jucá junto com o andar de cima: é preciso estancar a sangria (da roubalheira, da corrupção, da propina, do loteamento, do aparelhamento). E Lula é o único capaz de comandar essa "resistência", o homem que chamou todos os ministros do Judiciário de covardes, provavelmente porque tem motivos para emparedá-los.

    Responda
  13. neli faria

    Quem colocou o bolsonaro lá foi o Lula.Ele pensou em seu projeto pessoal de poder, insistiu com a candidatura e a do haddad.E justiça lhe seja feita.Lula sempre pensou em si! Em 1985 ,deu a vitória para o Jânio.Eleições indiretas para Presidente: expulsou quem votou. Plano Real,Reforma da Previdência(Aí criou o Psol).Lula pensando em si,desprezou fundadores do P T(Tarso, Olívio, Viana,Marta) e ungiu Dilma.Demérito do lula:elegeu os 2 piores presidentes da História.O atual indiretamente.

    Responda
    1. neli faria

      Como detesto um, e o outro, ainda acho que: o bozo foi eleito pelo lula, indiretamente. Anulei meu voto, mas, sei de gente que votou para ele(cruzes!), por não concordar com o PT. Se tivesse o Satanás, no 2ºturno, teria votado para ele. E assumo: votei para o Collor, apesar de achar isso e aquilo, por causa do vice Itamar. E ainda disse para a defunta mãe, então viva: pode votar para ele,o vice é bom.E ela:vou morrer sem anular voto? Vai, uai! E morreu em 91.Não viu que Itamar foi ótimo.

    2. Marcelo Silva

      Tá bom, Neli! Mas eu fico com Lula! Tem postura de Estadista, ao contrario do Bozo, era super respeitado lá fora, ao contrario do Bozo, se preocupava com os mais pobres, cuidava melhor do meio ambiente, ao contrario do Bozo, enfim, tudo era infinitamente melhor, ao contrario de...... cansei!

    3. neli faria

      O Brasileiro precisa ser estudado no futuro: fanático pelo lula(que sempre pensou em si e em seu projeto de Poder), e desde os 27 anos de idade não teve a espada do desemprego na cabeça, e fanático pelo bolsonaro( que sempre pensou em si e em sua família) e jamais teve a espada do desemprego na cabeça. O único fanatismo aceitável(porque não prejudica o País!), é por futebol e mesmo assim apenas pelo Santos.

  14. Marcelo Silva

    Não se acanhe Élio Gaspari! Deixe de firulas e grite a plenos pulmões o que está aí reprimido: Lula Livreeee!

    Responda
  15. niemeyer franco

    LULA Livre, urgente.

    Responda
  16. Francisco Azevedo Neto

    Muito boa análise, parabéns! Pra mim só faltou destacar o maior fiador/garantidor de um eventual retorno triunfal do Lula, como candidato ou apoiador: O Sr. Jair Bolsonaro!!!

    Responda
  17. Alexandre Miquelino Levanteze

    Correto Elio, #Lula Livre Já!

    Responda
  18. João Leite Leite

    O Brasil ainda está dominado pelos corruptos. Eles comandam o STF, o senado, o congresso nacional e a maioria dos intelectuais. Estão louquinhos para anular todos os processos do Lula para ele voltar a presidência em 2023. Que futuro pode ter um país em que as maiores cabeças pensantes querem anular os processos de um presidente que no governo formou milicias para saquear os cofres públicos?

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Vamos clarear isso aí! É Lula Livre e essa turminha aí do Bozo, intelectual ou não, manda tudo pro Pinel!

    2. José Ricardo Braga

      E o Queiroz?

    3. Borges DJ

      Seguindo seu raciocínio, é melhor vc não ligar para as cabeças pensantes e ouvir mais as delirantes!

    4. Weimar Donini

      Lembrando: As milícias do Lula quitaram a impagável dívida externa brasileira e de lambuja deixaram 350 bilhões de dólares (sim, bilhões de dólares), no fundo soberano. Saudade daquelas milícias!

  19. BRUNO JOSE FORTES

    Lula livre!

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Ódio contra o Lula? Meu caro, eu fiz campanha e fui eleitor dele em 2002, minha defesa sincera e entusiástica da sua candidatura "quebrou" muita gente. Mas nunca perdi minha capacidade de avaliação crítica: a mediocridade, oportunismo e mau-caratismo venceram a esperança. Quanto às arbitrariedades que ele teria sofrido, seja sincero: se alguém como o Temer estivesse na mesma situação, você estaria igualmente indignado com a injustiça ou estaria feliz da vida, querendo ver seu sangue?

    2. BRUNO JOSE FORTES

      Caro Luiz Cândido, destilar ódio contra o Lula é muito mais fácil que se atentar e reconhecer as arbitrariedades cometidas pela LJ. Saia dessa sua bolha.

    3. Luiz Candido Borges

      Marcelo, eles estão falando na prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica e demais restrições, que passou a ser um direito deste após determinada parte da pena. Nada tem a ver com o "Lula Livre" dos que esperam o retorno deste D. Sebastião que os redimirá.

    4. Marcelo Silva

      Mas Luiz, até o Dalagnol, seguido de 17 procuradores já defendem: Lula Livre! Atualize-se meu caro!

    5. Luiz Candido Borges

      É isso aí. Repetir um bordão é muito mais fácil do que fazer avaliações embasadas da realidade. Também pode dizer "Muuu!" que todo mundo entende.

  20. Dimas Floriani

    As profecias no Brasil são sempre carregadas de emoções e de ilusões, movidas pelas religiões/carnaval e pelo futebol; a política não é diferente e completa o tripé das subjetividades pujantes deste país. No cálculo das possibilidades imediatas, o STF tratará o caso de Lula como singular, retroagindo o processo a zero, mas caindo nas mãos do grupo lavajatista; farão andar rapidamente o processo para condená-lo novamente e impedi-lo para 2022. Para a arraia miúda, a necropolítica e as milícias.

    Responda
    1. Borges DJ

      Levando em conta a idade de Lula, mais de setenta, se isso ocorrer, todos os crimes estarão prescritos, pois contada a prescrição pela metade.

  21. Borges DJ

    Depois da abertura do processo de impeachment de Trum nos EUA, das revelações do Intercept que enfraqueceram os "heróis" de Curitiba e das trapalhadas repetidas de Bolsonaro seus filhos, parece que o STF tomou coragem para libertar o maior preso político do Brasil.

    Responda
  22. Flávio Rezende de Carvalho

    Falar livremente ele já fala, dá entrevistas... Querem soltá-lo, mas há um problema. Quase duzentos mil condenados serão soltos pelo mesmo princípio. Então o STF se reunirá para "dar um jeito", isto é, para soltar apenas os certos, os que têm caríssimos advogados, os muito ricos e os muito poderosos.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Flávio, até que enfim alguém que pensa fora da caixinha do "Lula Livre" ou que pelo menos tem consciência das consequências de uma atualização na legislação que possa beneficiá-lo. O fim da prisão após a condenação na segunda instância implicará no sonhado "Lula Livre", mas também no "Todo Mundo Condenado pela Lava a Jato Livre e muitos outros mais". Mas o pessoal da caixinha, que pensa que o Lula vai redimi-los não está preocupado com isso. Lula! Lula! Lulaaaa! Pobres diabos...

    2. Joaquim Salomão

      Flávio, você está divulgando números e informações falsas. Se recebeu essa informação pelo Zap Zap da sua matilha furiosa está perdoado. Se não, é um tremendo mentiroso.

    3. Flávio Rezende de Carvalho

      Senhor Joaquim, o senhor conhece alguém cuja esposa comprou um apartamento em uma arapuca chamada Bancoop e depois teve seu apartamento reformado pessoalmente pelo dono de uma das maiores empreiteiras do país? Senhor Sidney, o senhor está por fora...

    4. Joaquim Branco

      Duvido que haja alguém preso pela suposição de que recebeu algo que não estava em seu nome ou de laranjas seus e cujo bem não teve posse. Além disso, o próprio Moro afirmou que para condená-lo, não precisaria demostrar por quais contratos o Lula foi beneficiado. Você já viu PowerPoint contra algum suspeito? Só isso basta para anular a sua condenação.

    5. SIDNEY DIAS

      Flavio, você precisa se informar melhor, isso de soltar a torto e direito não procede. E não e por causa de ter dinheiro e advogado não. Isso é informação falsa.

  23. SIDNEY DIAS

    Gaspari, admitiu. O preconceito social começa a perder. Não pensei que que chegaria a ler isso.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Sidney, é a primeira vez que você lê o Gaspari? Há muitos anos que o sua tendência pró-PT é claríssima, não há nada de surpreendente neste artigo.

  24. Joaquim Branco

    O que era impensável há alguns meses atrás ocorreu, o Lula, mesmo preso, assumiu o protagonismo político. Nos últimos 10 dias foi entrevistados pelas TVs portuguesa, francesa e russa. Sua plano de combate à miséria foi citado e copiado pelo futuro presidente argentino e o presidente da maior organização sindical dos EUA o visitou na prisão e defendeu a sua inocência. Enquanto isso, aqui, aparece um comentário sugerindo que lhe aconteça o que aconteceu com o saudoso Ulisses Guimarães.

    Responda
  25. Elizabete Oliveira

    Lula Livre representa o reequilíbrio do poder democrático. Sempre um dos personagem centrais da política nacional e internacional. Lula Livre Já.

    Responda
    1. Weimar Donini

      De fato Leite Leite, a volta, o retorno porquê até agora ninguém estava cleptoroubando do fundo partidário, por exemplo!

    2. João Leite Leite

      Lula livre representa a volta da "Cleptocracía.

  26. Ayer Campos

    Não importa se o "Lula livre!" virá da versão impenitente do PT, da versão "maculada" de Magnoli ou desta última, mais amena e otimista, de Gaspari: "Lula livre!" se tornou um imperativo nacional em prol da política genuína, do Estado de Direito e do desarmamento dos espíritos (e quiçá do 'ajuste de contas' de 2022).

    Responda
  27. joao schneider

    Quem é Lula ? O sindicalista ou o empreiteiro? Eu não tenho dúvida sobre isto......

    Responda
    1. joao schneider

      E como vc foge ao argumento proposto , quero dizer também que TENHO que pagar muitos impostos e tudo que conquistei foi fruto de trabalho honesto ..... por fim nunca votei no pt e nem no JB .....graças a Deus

    2. joao schneider

      Tua resposta também não deixa dúvidas quanta a tua capacidade de interpretação de texto Weimar , generalizando o que está escrito !

    3. Weimar Donini

      Que bom que você não tenha dúvidas que só tenha "certezas" Gosto muito de pessoas que só tenham. Diz muito de como elas são!

  28. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    A bola de cristal de Elio Gaspari ou está com defeito ou se transformou em mero "wishful thinking". Como vaticinou o leitor Cloves Oliveira logo abaixo, o fim de Lils será semelhante ao de Ulisses Guimarães. Quem viver verá!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Já quanto ao destino de Jair Bolsonaro na história, mal alguém conseguirá ver. E se chegar a divisar do que se trata, vai virar o rosto para o outro lado.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Já quanto ao destino de Jair Bolsonaro na história, mal alguém conseguirá ver. E se chegar a divisar do que se trata, vai virar o rosto para o outro lado.

  29. Sergio Santos

    Em 2002, quando Lula assumiu a presidência, havia no seio da nação brasileira o anseio de que poderíamos ser uma nação próspera, como há muito tempo se falava. Foi uma espécie de abalo sísmico "no andar de cima", mas o que vimos foi um político preocupado com os costumes de Ricardo Almeida, alianças com políticos de reputação duvidosa e o poder econômico "muito bem, obrigado". Só nós resta saber o final da novela Lula Livre, porque o enredo nós já sabemos: o futuro de uma ilusão.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Por mais que estejamos acostumados a ver o sucesso que fazem essas narrativas, que insistem em julgar o mundo como se esse fosse um tipo de de conto de fadas, é sempre desconcertante. Talvez seja essa incapacidade de amadurecermos um dos principais motivos que nos impedem de sair do ciclo vicioso do atraso.

  30. Alberto Melis Bianconi

    Bolsonaro pode ser culpado de muitas coisas e me parece difícil pensar em alguém mais inadequado para exercer a presidência. Mas não foi ele que envenenou o ambiente, não foi ele que criou a oposição raivosa contra os governos do PT e Lula em particular. Como disse o ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo, Lula acabou não sendo aceito na Casa Grande, e nossa mentalidadezinha de colunismo social foi que armou o barraco. Né não, Sr. Gaspari?

    Responda
  31. Cloves Oliveira

    A força do Lils depende da fraqueza e da mediocridade do partido. Por décadas a maior preocupação dele foi a de podar eventuais novas lideranças que pudessem desafiar o seu reinado autocrático. Não é algo novo na política Brasileira a incapacidade de promover a própria sucessão. U. Guimarães foi talvez um dos melhores exemplos. Depois de ganhar a presidência do MDB, acumulou a presidência do Congresso e da Constituinte e de quebra funcionou como papagaio de pirata do Sarney. Seu legado? Nenhum!

    Responda
    1. antonio lopes

      Na verdade a Dilma não foi um desastre como muitos falam é tanto que foi reeleita, o que o PT subestimou foi a falta de caráter de figuras como Aécio, Temer e Cunha, não contavam que existia na justiça um Juiz capaz de se despir da magistratura para se submeter ao jogo rasteiro da politica golpista.

    2. Luiz Candido Borges

      Alberto Melis Bianconi, eu não sabia que o FHC tinha sido um líder populista... Devo reconhecer que o Lula poderia ter tentado cavar mais um mandato, mas preferiu fabricar um poste que guardaria o lugar para ele até a eleição seguinte. Só que este saiu bem pior do que a encomenda e a jogada não deu certo.

    3. Weimar Donini

      Quanta força para tentar "empurrar" a sua versão distorcida, Cloves. Uma vez mais, não conseguiu! E tenho sérias dúvidas se algum dia conseguirá. É um olhar caolho, com defeitos na origem, na base. Relembrando: Ulysses passou à História por ter sido o garante, a voz da razão da melhor Constituição que o país jamais teve e que muitos, com ideias semelhantes às suas tentam desvirtuar diariamente.

    4. antonio lopes

      Não existe escolas para formar grandes lideranças! As grandes lideranças se formão naturalmente, afinal quem formou o LULA? Ou quantas lideranças já tentaram inventar que desmoronou no maio do caminho! O exemplo mais recente é o da Tabata Amaral, que parecia ser algo natural, no primeiro teste se descobre que foi formada por uma elite que agi nos bastidores, que cria movimentos disfarçados para defender seus interesses no momento oportuno.

    5. Alberto Melis Bianconi

      Ao contrário de lideres populistas, como FHC por exemplo, Lula não fez aprovar no Congresso uma nova reeleição para si mesmo, fez a sucessora. Um grande erro ao meu ver, mas isso são outros 500. Ulisses Guimarães, Tancredo Neves e mesmo um General Geisel, fazem lembrar que já tivemos estadistas nesta terra, onde hoje pontificam políticos ressentidos de sua inescapável insignificância como pessoas.

  32. Weimar Donini

    Em "O leopardo" o príncipe de Salinas vaticinou algo pior. Disse que as coisas mudam "para nada mudar". É o que assistimos por aqui nos tempos atuais. As "mamatas" acabaram? Os toma-lá dá-cá, mudaram? A corrupção, mudou? Nada mudou. E se algo mudou, foi para pior. E não se vê muita gente indignada, vestindo loro José, aos domingos. Hipocrisia pouca é bobagem!

    Responda
  33. Roberto Antonio Marin Marin

    Perfeito. Análise lúcida, racional. Lula será a voz da oposição, que a tida oposição não teve. O renascimento da Fênix.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Roberto, você já pensou que a oposição está sem voz contra o (des)governo dos Bolsonaros porque o PT só cuida do "Lula Livre" e exige que os demais partidos de esquerda façam o mesmo?

  34. Roberto Antonio Marin Marin

    Perfeito. Análise lúcida, racional. Lula será a voz da oposição, que a tida oposição não teve. O renascimento da Fênix.

    Responda
  35. Victor Hatus Pataro Cária

    Queremos Lula Livre! Logo!

    Responda
    1. AYRTON CASTOR DIAS

      Isto mesmo . Ele é inocente. O Palocci, o José Dirceu, o Jenuíno e o Vacari também são Tem mais inocente.

  36. JAQUES BRAND

    O Lula é muito mas não é tudo isso. Desde o câncer de 2012, não acerta uma. O segundo mandato da Dilma, por ex. A campanha de 2018, quando era a hora de uma ampla frente do campo democrático. Uma pena, mas o Velho Torneiro não tem a chave da saída dessa encrenca. Ao mesmo tempo, Lulaliv!

    Responda
  37. JAQUES BRAND

    O Lula é muito mas não é tudo isso. Desde o câncer de 2012, não acerta uma. O segundo mandato da Dilma, por ex. A campanha de 2018, quando era a hora de uma ampla frente do campo democrático. Uma pena, mas o Velho Torneiro não tem a chave da saída dessa encrenca. Ao mesmo tempo, Lulaliv!

    Responda
  38. JAQUES BRAND

    O Lula é muito mas não é tudo isso. Desde o câncer de 2012, não acerta uma. O segundo mandato da Dilma, por ex. A campanha de 2018, quando era a hora de uma ampla frente do campo democrático. Uma pena, mas o Velho Torneiro não tem a chave da saída dessa encrenca. Ao mesmo tempo, Lulaliv!

    Responda
  39. José Ricardo Braga

    Reencontro depois de 5-6 anos (2013-2014). Quem era apenas uma face na multidão virou Presidente, quem era Presidente virou preso, mas agora sai como injustiçado. Reencontro também de um país que ficou de mau humor, mas não tem muita vocação para isto. O "centro" capitaneia o Centrão (De novo!). As peças meio que voltam a seu lugar de costume, mudaram os 'valores' delas, no entanto... ;)

    Responda
  40. Joao Nash

    Ah, aquela esperança de que o PT será o que nunca foi...

    Responda
    1. Weimar Donini

      Têm muita gente . . . Muuiiita gente que não comunga com o teu pensamento. Principalmente na classe diferente. Na classe dos não tão bem nascidos, digamos assim. Os deuses "do bem" não foram tão benevolentes com eles. O QI não lhes deve ter ajudado!

    2. joao schneider

      Exato