Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maurício Serra

    Não falta coragem nem capacidade para investir. Falta é consumidor, falta é renda no bolso do trabalhador. As empresas desviam seus lucros para remunerar acionistas, enquanto fazem reestruturações para reduzir os salários dos funcionários. A conta não fecha, uma vez que o 1% mais rico não consegue tocar sozinho a economia do país inteiro. A destruição da previdência vai agravar mais ainda, pois vai tirar mais 800bi do bolso dos trabalhadores.

    Responda
    1. Adonay Evans

      Henry Ford percebeu o repto de Engels: o aumento da margem de lucro pelo aumento de preços e redução dos salários, aumento da mais valia, levaria a crises cíclicas até a crise final do Capitalismo. Ford reduziu o preço do Modelo T a 800 dólares e elevou o salário a 5 dólares a hora. Com 160 horas seu operário comprava um carro.

    2. Adonay Evans

      Quando Roosevelt foi eleito com a promessa de solução da Depressão, chamou grandes empresários, pedindo sugestões. Todos falaram em ajuda às empresas. Só um falou o contrário, Ford. Segundo ele, sem poder de compra dos trabalhadores não haveria recuperação. Roosevelt seguiu seu conselho, e a América saiu do atoleiro. Ford, ainda que de Direita, foi o precursor da Renda Mínima.

  2. eli moura

    a iniciativa privada é movida por movimentos livres de mercado, a iniciativa publica é movida por movimentos dirigidos sociais e econômicos. Este negócio de fé cega no liberalismo e no minimalismo do estado não está funcionando nos países em desenvolvimento. porque será? Olhe os nossos vizinhos, Chile todos os dias há algum protesto, Equador, Argentina e o sonso Brasil. Não deu certo, + 10 milhões de reformas, a ultima será um bonus para velhos se matarem e reduzirem os custos da previdencia!

    Responda
  3. SIDNEY DIAS

    Vinícius , será por quê estejamos condenados a ser um país fornecedor de commoditie para os países desenvolvidos? O enredo desenvolvido nos últimos anos ,com grande narrativa ,parece indicar esse destino. O Estado, indutor,vai ter que agir, e agora?

    Responda
  4. Ricardo Knudsen

    Gente como o colunista ajudou a destruir a economia do país, insistindo mentirosamente por 3 anos q nada era possível sem a reforma da Previdência. Agora q a fraude da reforma do RGPS foi exposta na nota técnica da Unicamp - A falsificação nas contas oficiais da Reforma da Previdência: o caso do Regime Geral de Previdência Social - nem ele nem outros colunistas do jornal mencionam o fato. Está havendo um grande acobertamento das fraudes pela imprensa, q deveria ser guardiã da democracia.

    Responda