Ilustríssima > FGTS como o conhecemos tem que acabar, afirma Persio Arida Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Faltou mencionar que o FGTS não tem correção por Ãndices de inflação e tem perdas anuais do seu valor real. Ganham a CEF e o governo, perdem os trabalhadores.
Uma raposa dentro da galinheiro. O FGTS é uma das mais justas e producentes criações econômicas brasileiras. Mal remunerada, por certo. É aà que deve ser mexido. Mas a sua contribuição ao desenvolvimento econômico e social do Brasil é inegável. Especialmente num paÃs desacostumado a fazer poupança. A quem interessaria a mudança proposta? Além do mais, estranhei o artigo no caderno IlustrÃssima da Folha. Melhor caberia no caderno Mercado.
Persio Arida me lembra Mossack e Fonseca do filme "A Lavanderia" . Quando der tudo errado para trabalhador, ele vai dizer que são as regras do mercado. E en passant recomendo o filme, e recordo que a força tarefa, prendeu e soltou numa rapidez incrÃvel, um grupo de funcionarios da Mossack e Fonseca. Será que não encontraram nada de errado? Viva o Panamá Papers.
Mais uma análise macro de um micro economista dedicado a seus fundos de ações e mercado. Sempre faz a análise sem mostrar todos as peças e meandros do tabuleiro. . No momento faz parte de uma força tarefa querendo destruir e ou minimizar a ação dos bancos estatais. Fazendo coro com Guedes vai lutar arduamente pela capitalização da previdência. Onde como no caso aqui em pauta vai defender que o trabalhador fique por sua própria conta na mão de fundos privados do mercado. Quem vai sair perdendo?
Deixa eu contar uma historinha: antes do FGTS as pessoas chegavam à terceira idade sem dinheiro algum. Sem poder trabalhar, o estado era obrigado a sustentar esses idosos, senão passariam fome. O FGTS é uma poupança forçada. Querem agora que o trabalhador sempre possa sacar o FGTS. Ótimo, mas vamos voltar à situação anterior. Estão dispostos a criar um programa social de uns 100bi para sustentar os idosos que sacaram e gastaram?
Perfeito. Só acrescento que numa eventual PEC para acabar com a multa de 40%, a alÃquota do FGTS passe de 8% para 11.2%. Ela seria por assim dizer incorporada ao fundo, o que eliminaria as resistências à sua aprovação. Com isso o trabalhador que quer sair pede logo demissão em vez de ficar insatisfeito e pedindo para ser demitido.
Um dos pais do Plano Real, Persio Arida vem trazer um novo alento ao debate econômico desta folha, com sua prosa muito clara e sua conceituação audaciosa mas simples. Apenas achei confuso o parágrafo em que, justamente, explica as razões pelas quais foi criado o Fundo de Garantia. Será um prazer reencontrá-lo semanalmente por aqui.
Havia na lei um dispositivo que instituÃa a estabilidade compulsória ao trabalhador que completasse 10 anos de trabalho na empresa. Ao retirar este dispositivo da lei, o Governo criou o FGTS que, além das funções já conhecidas como fazer poupança e financiar a construção de habitações populares, permitia que trabalhadores tivessem acesso ao valor que foi poupado após o desligamento, além de receber uma indenização no caso de demissão sem justa causa.
A folha de Sp de dia é democrática,à noite é Foice censuradora maldosa .Para meus alunos da Faculdade de Medicina de Londrina, alerta total.Watts vamos para gazeta do povo.o centro econômico do Brasil tem ser Santa Catariana e Paraná. Nós derrotamos a corrupção e falsas verdades.Vou continuar assinando este jornal pois temos força para derrubar mentiras noturnas .Lamento a morte de Clovis Rossi.
Eu que à tarde elogiei a FOLHA ,só falar bem vem a censura que no Ãntimo quer ter o status de sensor e a liberdade de com 87 anos depois de 22 anos de corpo mole pegar a bolada da empresa parceira.Isto estimula que os dois lados mesmo que sejam honestos e sérios tenham a tentação de não ser corretos.Deixem para o chefe do editorial da 2°página censurar.
A PROPOSTA DOS 10% é valida ,é factÃvel e rápida.Temos nas boas empresas que envelhecem e se tornam más.Porque a pública aposentou se acabou .A privada quanto melhor for para seus colaboradores ,todo mundo aposentado treinado e cansado,mas tem fazer corpo mole para ser demitido e a empresa pagar abola de neve dos anos do FGTS até a morte pois mesmo que vislumbre progresso ou só descanso.Aposentou e só a morte ou a improbidade desfaz a união ,Então vamos rodar,pagar cursos para que?
Concordo com todo o exposto, exceto a redução da multa rescisória de 40%. Se o Brasil tivesse empresários com qualidade, até entenderia, mas primeiro tem que elevar a qualidade dos empresários brasileiros.
Ao contrário. O problema está, justamente, em pessoas como vc. Pessoas que "querem carona e ainda decidir o horário da mesma". E viva os 30 milhões de desempregados.
Esse senhor Arida é um homem de mente Ãrida.
Todos esses sabichões têm uma fórmula mágica de prejudicar os trabalhadores. Agora vem mais esse ex.tudo e banqueiro com sua ideia de j..mento. E quer tirar da CEF a gestão do FGTS e passar para a mão dos ban (trambi) queiros. E diz que em nome da liberdade do trabalhador. Pergunto a esse senhor qual é o banco (Itaú, Bradesco, Santander, etc) que aceita depósitos de quem ganha salário mÃnimo. Vamos, diz aÃ, D. P.Arida X, o sábio.
O Tesouro Direto aceita investimentos a partir de 30 reais.
Gostei da proposta.Concordo com tudo.
O que querem mesmo é que o trabalhador coloque seu dinheiro em fundos aplicam no cassino da bolsa de valores. Da noite para o dia fica sem nada. Esses fundos são administrados por gente como Paulo Guedes, ArmÃnio Fraga, esse senhor e outros ex ministros que só fazem defender banqueiros.
Comentário p/ JorgeO - Só para lembrar, ele defendia que retirar dinheiro de circulação (Plano Collor) acabaria com a inflação. É um gênio K K K
Pode não ter acabado...mas tirou o excesso de liquidez do mercado, é fez uma das bases do Plano Real, que há 25 anos está aÃ, belo e formoso, com Selic abaixo de 5% ao fim do ano!
O FGTS foi um grande presente que a Ditadura deu para os trabalhadores. Tem que acabar é com os economistas que focam em retirar direitos dos trabalhadores e silenciam com a inflação de polÃticos e de cargos em comissão que existem no Poder Público. O problema do Brasil é um só: 70.794 polÃticos- R$ 126 Bilhões/ano ,644.280 assessores. Pensão para viúvas de E X -presidentes da República. Focar a retirada de direitos dos trabalhadores e atirar pedradas nos funcionários públicos? Silencia, né?
Acho interessante dar uma dinâmica moderna ao FGTS. A remuneração pela Letra do Tesouro parece um caminho moderno a se atingir para que o trabalhador tenha uma remuneração mais condizente. Quanto a dar liberdade para o trabalhador aplicar livremente no mercado, acho que pelo nÃvel de escolaridade e pelas arapuca do mercado financeiro via Bancos ávidos em lucro sem escrúpulos é uma temeridade que pode levar uma multidão a ruÃna financeira. O debate está aberto. Temos que discutir bem este tema.
O único jeito de ter uma reserva no final, quando nos aposentamos, é assim. Se deixar sacar, a gente gasta com outras coisas, dependendo da prioridade do momento. Trabalhei na Caixa por muitos anos e me lembro da alegria da pessoa ao se aposentar e poder usufruir daquela reserva. Sou a favor de que seja mantido assim, mesmo porque não é correto o que o economista fala, que sai do nosso salário. É uma verba à parte, paga pela empresa. Se incorporar ao salário, rapidinho some.
Economistas como conhecemos tem que acabar. Só pensam no lucro do setor financeiro e não nas pessoas que realmente trabalham e produzem.
Como um tÃtulo infeliz direciona o comentário das pessoas. Não se pretende aqui acabar com o FGTS, mas dar ao trabalhador ingerência sobre um dinheiro que é seu e ampliar as hipóteses de saque que hoje são bem limitadas. Acho válida a proposta, mas impraticável, porque a união não vai querer financiar o SFH e as construtoras vão gritar.
Brasil. O único paÃs do mundo que usa dinheiro dos pobres para financiar habitação popular.
Vai pra casa P.A! Vc já arruinou o Brasil várias vezes com suas teorias econômicas neoliberais, e ainda se julga no direito de dar aulas de economia para os brasileiros?
Esse pessoal de extrema direita quer encontrar a solução sempre pela via mais fácil. Daqui a pouco , para eles, nem deve existir vÃnculo empregatÃcio entre empregador e empregado. Será que esse economista especulador PA não se cansou de dar receitas econômicas fracassadas para o Brasil?
Pérsio Arida é de extrema direita?!
Impressionante o comentário do Danilo, pede também para voltar o trabalho escravo ? O cara somente pode estar brincando !
O que ele quer é engordar mais o lucro dos bancos,chega de exploração do trabalhador,vão mexer nos altos salários do judiciário dos polÃticos o terceiro estado já está cansado.
Tem que acabar com essa excrescência que só existe no Brasil, encarece o custo do trabalho remunerado e pronto. Sem mais delongas. O Pérsio adora complicar as coisas. Por essas e outras, esse paÃs está sempre patinando.
É por causa de pessoas com a mentalidade da Ana, etc, que o paÃs está com 13 milhões de desempregados.
Baratear o custo do trabalho: diminuir a renda dos pais de famÃlia. Engraçado que eles não usam o termo correto. Mão-de-obra barata: salários miseráveis. O Brasil já teve isso na era FHC e antecessores e não viramos uma Coréia do Sul . O problema não é aÃ
Quando se fala em baratear o custo do Trabalho a gente sabe que alguém vai ter que pagar a conta né! E com certeza não vai ser o governo e nem o empregador!
Doutor Pérsio, o problema está na cegonha. Deixar ou não os trocados na Caixa ou outro Banco é indiferente. O problema no Brasil é a maledita cegonha que fez o sujeito nascer em classe(péssimo isso de classe) de trabalhador rsrs
Note-se a distância entre um dos pais do Real e os predadores que estão à frente do governo Guedes: anos-luz de distância... Mesmo sendo um "homem do mercado" é possÃvel trabalhar com respeito e probidade na esfera pública. Assim eram Malan, Lara, Arida, Fraga e seus colaboradores. Bons tempos...
Pois é, eu lembro bem do Malan e do Arida falando para as famÃlias se ajudarem quando o Plano Real tomou um baque e baixaram o Real 2 e seu tarifaço depois da eleição presidencial.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > FGTS como o conhecemos tem que acabar, afirma Persio Arida Voltar
Comente este texto