Opinião > A doutora da pele preta Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cloves Oliveira

    O racismo se alimenta da mola mestra que move os nossos sistemas políticos e financeiros, a desigualdade. E não se trata apenas do capitalismo das chamadas democracias liberais, mas também do comunismo, pois Cuba é um dos países mais racistas das Américas. Muitos acreditavam que a miscigenação seria o antídoto contra o racismo, mas depois de mais de cinco séculos o Brasil continua racista. A crença na inferioridade intrínseca continuará alimentando o racismo porque a ignorância sempre prevalece.

    Responda
  2. Brízido Galeano

    Texto elucidativo. Entretanto, não ficou claro se a doutora da pele preta tem o título de doutora, mesmo que do MercoSul. Advogados e outros bacharéis se sentem no direito de serem chamados de doutor. Não são doutores. E o TJ-RJ decidiu a questão dizendo que doutor é só para quem tem doutorado. Precisava disso? É para impressionar que usam o título de doutor perante os clientes. A escritora Eliane Brum tem o seguinte texto na nuvem: Doutor advogado, até quando?

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      De fato. Médicos, advogados, engenheiros, etc não são doutores se não tiverem pós- graduação no nível de doutorado.

  3. Joás Santiago Silva

    Excelente, concisa e profunda análise. Lateralmente, gostaria de falar de um assunto recorrente que é apontado por pensadoras e pensadores do movimento negro: a tal da responsabilidade social das empresas. Por esses dias, o maior conglomerado cervejeiro do Brasil está chamando voluntários para seu programa "social". O que ocorre é que nessa situação eles fazem questão de colocar o negro em evidência, apresentando ele na rua, desassistido. Se quisesse fazer o certo colocaria o negro (continua)

    Responda
    1. Joás Santiago Silva

      nas propagandas em lugar de destaque, protagonizando e em número maior do que é apresentado. O "normal" hoje é colocar uma pessoa negra no fundo e está tudo certo. Não é representação da realidade, mas, ao contrário, esse tipo de conduta hipócrita é mais um instrumento de indicação dos lugares "naturais" em que brancos e pessoas pretas devem ocupar. Essa questão revela ainda a falta de diversidade étnica do corpo profissional responsável pela criação da propaganda. É óbvio que é um desserviço.

  4. Antonio Catigero Oliveira

    Expôs com simplicidade uma patologia complexa, como são todas as patologias. Entendo bem, quando a articulista pede para os leitores passarem a ter um "olhar crítico", pois a maioria age da mesma maneira, mas são desculpados pelo fato de ser um ato "inconsciente"...

    Responda
  5. Lujs Paulino

    Ainda bem que não desanimamos e acreditamos (e agimos!) que amanhã pode (todo cuidado é pouco...) ser melhor.

    Responda
  6. neli faria

    Basta vestir humildemente para ser tratada com menoscabo. Tenho a tez brasileira, em 2008, na Vara da Fazenda Estadual, fui ver um processo:careca(estava tomando quimioterapia), roupa simples. As cartorárias atenderam a todos os outros advogados(terno,tailleur) e eu escanteada.Uns 20 minutos depois, falei alto:senhores, estou há mais tempo aqui, e ninguém me atende?Espero que um dia, alguém tomar quimioterapia tenha os mesmos sintomas que eu... Nenhum!

    Responda
    1. neli faria

      Tudo porque careca(pela quimioterapia), roupas humildes e tenho cara de tudo na vida,menos advogada! Devo ser a única pessoa que fez tratamento contra o câncer e não faltou nenhum dia ao trabalho. "Uma mulher careca" roupas simples(não estava com a Camisa do Santos!), querendo ver processo?Mas, nem por isso justifica o menoscabo. No 2º Cartório da Fazenda Pública , era tratada bem. A mãe de uma cartorária estava com ca. Autoexame é essencial.

  7. Helano Timbó

    Artigo verdadeiro. Nossa hipocrisia racial é patente.

    Responda
    1. neli faria

      não é só racial!

  8. Jove Bernardes

    Texto redondo tem duas vantagens. Primeiro, porque flui feito água entre as pedras, dá gosto. Segundo, porque entrega a mensagem como se ela fosse a coisa mais óbvia do mundo, e não é: o convite à crítica individual, tal como foi feito, me tocou. Obrigado.

    Responda
  9. Dirceu Ribas Veiga Junior

    Excelente texto. Lamentável situação.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.