Marcus Melo > Democracia e populismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não me refiro à saúde da democracia, mas á sua definição.
Democracia é o sistema em que o povo dispõe de condições de participar de maneira significativa na condução de seus negócios pessoais e na qual os canais de informação são acessÃveis e livres Se as eleições são apenas autorizações para o exercÃcio do poder e não têm conteúdo substantivo, seu povo participa de uma democracia de expectadores e o poder se encontra mesmo em outras esferas, não com o povo
Onde o povo está impedido de conduzir seus assuntos pessoais e os canais de informação devem ser estreita e rigidamente controlados seria uma plutocracia , governo exercido pela classe abastada, pelos ricos, pelas corporações, o que há- segundo alguns - nos USA
E quando a maioria do povo não dispõe das condições básicas para condução dos seus negócios pessoais e os canais de informação mesmo sendo acessÃveis estão atrelados a fortes interesses econômico/financeiros, como fica? Democracia pela metade, ou o que? "Democracia de expectadores"? Ou é democracia ou não! Qualificar democracia é escapismo tÃpico de regimes autocráticos. Democracia, na verdade, aparente ser uma utopia para o estágio mental e de desenvolvimento nosso e de boa parte do planeta.
Até onde meu conhecimento alcança, DEMOCRACIA é um regime polÃtico em que todos os cidadãos elegÃveis participam igualmente- diretamente ou através de representantes eleitos - na proposta , no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder de governação através do sufrágio universal. "A democracia representativa não é um mecanismo para revelar a voz do povo", afirma o Senhor. Se assim é, de que adianta votar?
"A saúde da democracia mede-se por sua capacidade de garantir a elusiva tarefa de punição/premiação de governantes. Apenas isso. Mas não é pouco."
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcus Melo > Democracia e populismo Voltar
Comente este texto