Ilustrada > Livro sobre Raul Seixas cita suspeita de que ele entregou Paulo Coelho à ditadura Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. FABIO DANTAS

    "Comparei as datas e vi..." Isso não é jornalismo de verdade. O que os homens nao fazem para vender livros. Toma vergonha na cara! Ou ta escrevendo isso a mando do famoso escritor de sub literatura?

    Responda
  2. Rodrigo Negrão

    Em tempos de homenagens a torturadores tem gente procurando culpado entre as vítimas...

    Responda
  3. Julio Cesar de Siqueira Barros

    Não vi na reportagem o menor indício de que tenha havido a tal delação. Afirmação sem sentido...

    Responda
    1. Marcos Roberto Banhara

      Correto...entendo que o citado documento diz que por Raul ser amigo de Paulo, bastaria vigiá-lo, que chegariam a este...apenas isto!

  4. Isabela Resende

    Alguém conhece as circunstâncias sob as quais Raul teria delatado? É grave chamar de cagueta alguém sob o poder policial ao qual ambos estiveram submetidos. Raul certamente ñ foi a dops pra tomar um chá, 2 vezes. Por que o interesse em prender e torturar Paulo Coelho, ou Raul, e todos os outros, pouco entendo, mas sei que poucas pessoas resistem a delações sob tortura, até mesmo psicológicas, apesar de quase todos acharem que seriam mais fortes do que os que julgam.

    Responda
  5. Sidnei Anttogneto

    Ele já está junto ao Mug no céu e a um tal de "Boi" que está em cana lá em Curitiba e o Paulo que é ninguém sem o Raul escreve os mesmos livros desde o primeiro, vende a mesma mensagem em todos eles e ficou tão pobre, mas tão pobre que só tem dinheiro.

    Responda
  6. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Filmes panfletários, livrinhos panfletários, musiquinhas panfletárias... Caracas ! Ir prá cuba, venê, nica, méxi, bolí, etc., ninguém quer. Então, vão se Qatar !

    Responda
    1. Rafael Mendes

      Eu fui pra Cuba e México, assim como tambem fui mais de uma vez aos EUA...e o que eu mais gostei dos dois primeiros, particularmente do primeiro, é que lá não havia pessoas apodrecidas e vazias por dentro como o senhor

    2. E L Santos

      Fravinho é vc ???

  7. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    P... que los parió ! só dá mimimi ! Vão se Qatar ! São brancos que se entendam !

    Responda
  8. FERNANDO LUIZ CORREA

    Que horror que é uma ditadura! Que tempos sóbrios! Para quê torturar um artista por suas canções? Triste tempo que espero não volte nunca mais. Meus pesares a Paulo Coelho. Raul caiu muito no meu conceito.

    Responda
  9. Leonardo Dib

    A "metamorfose ambulante" já foi cagueta também?! Se isto for um fato sorte igual ao raulzito Wilson Simonal não teve.

    Responda
  10. Marco Aurélio Mello

    "Procuro os amigos, procuro o cantor, e ninguém responde aos meus telefonemas. Estou só". Essa passagem de artigo no qual o escritor relata sua triste experiência no período de Ditadura fala por si.

    Responda
  11. André Ramos

    A Folha nessa matéria, realmente, desceu ao fundo do esgoto. Citar uma suspeita sobre Raulzito, com objetivos puramente comerciais, é de uma extrema leviandade. Quanto as cicatrizes de Paulo Coelho, deve se referir a própria consciência.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      André, pelo visto, o seu conhecimento a respeito da deontologia do jornalismo também não é lá grande coisa.

    2. André Ramos

      Não seria amigo de um cara tão limitado. Quem sabe se desenhassem, vc entenderia como funciona o mercado editorial e os veículos de comunicação.

    3. luis telles

      Amigão, não sabe interpretar texto não? O autor do livro que afirma isso, o jornal apenas noticia!!! Parece um certo líder conhecido por culpar a imprensa pelas mher das que faz todos os dias

  12. Sérgio Novaes

    Não faz o menor sentido as insinuações que o autor faz para vender seu livro. É público e notório a relação artística que Raul tinha com Paulo e a possibilidade de Raul ter citado o nome do parceiro em depoimento para ditadores não o incrimina de nada.

    Responda
  13. Celito Medeiros

    Desde que Paulo encontrou Raul, um vendedor, em Copacabana, as drogas e a música os uniram em uma Parceria de grande sucesso, imortais. De fato houve um desentendimento, a filha do Raul é muito clara sobre isto. No entanto, não teria qualquer repercussão se fosse real que Raul teria entregado o Paulo para o Governo Militar, tinham muito mais o que fazer, Paulo não representava problemas nem na música.

    Responda
  14. Lucas Porto

    A reportagem é rasa. Não questiona o principal: qual crime de Paulo Coelho, que era amplamente conhecido, Raul teria delatado? Raul só deu o endereço de Coelho? Isso não é delatar ninguém. No “Verdade Tropical” Caetano Veloso conta que fez o mesmo com Gil quando os policiais do DOPS invadiram sua casa em São Paulo e não há traição nisso.

    Responda
    1. luis telles

      Lucas e Edson, a ditadura perseguia todos que praticavam atividades de quaisquer natureza com viés político contrário aos seus interesses. Portanto essa delação, se realmente houve, foi no sentido de Raul ter sido induzido, (ou seria torturado?)a prestar esclarecimentos sobre eventuais parceiros em sua atividade musical

    2. EDILSON FORLIN

      Concordo com o colega acima, a reportagem é fraquíssima e não adentra nos pontos relevantes que realmente são muitíssimo interessantes.

  15. João Faria

    Conversa fiada para fazer propaganda de lançamento de livro. Provavelmente paga.

    Responda
  16. Manoel Bolonha

    30 anos depois a gente tem que ler porcarias como essa que não levam a nada. Por que? Qual a intenção? Vender livro?

    Responda
  17. Manoel Bolonha

    30 anos depois a gente tem que ler porcarias como essa que não levam a nada. Por que? Qual a intenção? Vender livro?

    Responda
  18. neli faria

    Quantas pessoas não voltavam ao DOPS na mesma semana? Todas eram informantes? Quanto a parceria: quantos parceiros não se separam na música? Se até em casamento existe divórcio. Viva Raul! Viva Paulo Coelho .Tornando-me ao Simonal: a esquerda o mandou para o ostracismo e o Brasil perdeu sua genialidade precocemente.

    Responda
    1. neli faria

      José Fernando: se ele foi arrogante(não sei, pq não o conheci), isso não justifica o que a então esquerda teria feito com ele: dar um ostracismo abissal.Como sou velhinha, lembro. Simonal era o maior apresentador de uma hora para outra sumiu completamente.Uma pena.

    2. José Fernando de Assis Moura

      Simonal foi vítima de sua própria arrogância e prepotência. Não compreendeu o momento vivido no Brasil. Houve exageros? Certamente. Porém tudo teve início com seus atos...

    3. José Fernando de Assis Moura

      Simonal foi vítima da própria arrogância e prepotência. Sua popularidade subiu à cabeça e deu no que deu. Houve exageros? Certamente, porém tudo teve início com sua atitude "malandra".

  19. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

    O jornal jamais deveria publicar uma reportagem que diz que uma biografia "sugere" issso ou aquilo.Puro sensacionalismo,aliás a folha está cada vez mais apelativa.Que tal uma autocrítica senhores responsáveis pelo jornal?

    Responda
  20. neli faria

    Com todo respeito, mas a reportagem não traz nenhum elemento pra afirmar que Raul entregou Paulo. Tudo que foi mostrado pode ser usado em qualquer sentido, como o horóscopo do dia que cabe em qualquer signo.As chagas cicatrizadas podem ser as da própria tortura e não de alguém que tenha dedurado.Quer criar um novo Simonal? Que era acusado de ser informante, caiu em desgraça e depois ,parece ,era tudo invenção? Com a genialidade do Raul, o cara perde tempo para criar uma história sem lastro!

    Responda
    1. Geraldo da Silva

      Eu tenho uma opinião muito clara sobre tudo isso, e vou esclarecer agora: Au, au, au.

    2. neli faria

      Quantas pessoas não voltavam ao DOPS na mesma semana? Todas eram informantes? Quanto a parceria: quantos parceiros não se separam na música? Se até em casamento existe divórcio. Viva Raul! Viva Paulo Coelho .Tornando-me ao Simonal: a esquerda o mandou para o ostracismo e o Brasil perdeu sua genialidade precocemente.

  21. Luiz Siqueira

    Acusar alguém de delator, sem provas, não passa de irresponsabilidade e sensacionalismo.

    Responda
  22. Luiz Philippe da Costa e Silva

    Raul delator! Onde é que estão as provas? Sei, trata-se de mera suposição. Mas aventar uma situação gravíssima como essa como suposição é no mínimo desonestidade. E o Paulo Coelho? O que quer dizer com feridas cicatrizadas? Numa hora dessas, ele deveria vir a público e dizer o que realmente aconteceu. Raul é um artista amado por milhões de pessoas, é a imagem dele que está em jogo. Acho que o escritor foi muito irresponsável e o Paulo Coelho, omisso.

    Responda
    1. Luiz Philippe da Costa e Silva

      Tem mais: tenho quase que certeza de que a Kika Seixas não vai deixar isso barato!

  23. Helano Timbó

    Do texto, extrai-se somente esse fragmento “Paulo e Raul produziram algumas das canções mais poderosas, do ponto de vista da ressonância cultural, do nosso tempo”.

    Responda
  24. JOSE CLAUDIO DAVIES DA SILVA

    Será que alguém vai comprar o livro por causa desta baboseira , este assunto de ditadura, , DOI-CODI , aparelhamento e tortura está enchendo o saco e antes que um destes malas vem falar sobre o assunto, vivi esta triste fase da nossa história no cerne da minha família e ficam estes escritores de mai tigela enchendo tripa com isto,chega!!!

    Responda
  25. Daniel Dutra Coelho Braga

    A matéria é em certa medida tendenciosa, e parece ignorar um fato importantíssimo: Raul era canceriano, ao passo que Paulo é virginiano. Ambos tiveram, portanto, reações diferentes ao DOPS, em função de suas disposições astrológicas.

    Responda
    1. PAULO DE OLIVEIRA

      Pura verdade! E se levarmos em conta que o praneta Terra é prano (e quem há de duvidar?), uma levíssima oscilação deste a bombordo no momento mesmo em que Raul mirou fundo nos olhos de Paulo Coelho segundos antes de conduzi-lo ao cadafalso montado pela ditadura, ambos deslizaram pela superfície nessa direção e se desentenderam para todo o sempre. É isso aí, mermão! Com os astros não se brinca. Nem com a Terra prana.

    2. PAULO DE OLIVEIRA

      Pura verdade! E se levarmos em conta que o praneta Terra é prano (e quem há de duvidar?), uma levíssima oscilação deste a bombordo no momento mesmo em que Raul mirou fundo nos olhos de Paulo Coelho segundos antes de conduzi-lo ao cadafalso montado pela ditadura, ambos deslizaram pela superfície nessa direção e se desentenderam para todo o sempre. É isso aí, mermão! Com os astros não se brinca. Nem com a Terra prana.

    3. PAULO DE OLIVEIRA

      Pura verdade! E se levarmos em conta que o praneta Terra é prano (e quem há de duvidar?), uma levíssima oscilação deste a bombordo no momento mesmo em que Raul mirou fundo nos olhos de Paulo Coelho segundos antes de conduzi-lo ao cadafalso montado pela ditadura, ambos deslizaram pela superfície nessa direção e se desentenderam para todo o sempre. É isso aí, mermão! Com os astros não se brinca. Nem com a Terra prana.

    4. Jove Bernardes

      Mais essa.

  26. Pablo Pinillos Marambaia

    A folha embarca numa fantasia criada pelo autor. Em nenhum momento fica claro ou evidente essa possível delação por parte de Raul. O fato de Raul ter ido ao Dops dias antes do Paulo não confirma nada. Sinceramente, acho que o autor criou essa teoria para repercutir o seu livro em meio a tantos lançamentos sobre o Raul. Pelo tom da matéria, a Folha embarcou nessa.

    Responda
    1. Pablo Pinillos Marambaia

      A "suspeita" é feita de forma claramente tendenciosa lançando uma suspeita em alguém que não pode se defender e que a própria estória tem ações de combate à ditadura e enfrentamento do sistema. Lamentável como se enxovalha a imagem do artista sem nenhuma responsabilidade. Em troca de holofotes, é claro.

    2. Pablo Pinillos Marambaia

      A "suspeita" é feita de forma claramente tendenciosa lançando uma suspeita em alguém que não pode se defender e que a própria estória tem ações de combate à ditadura e enfrentamento do sistema. Lamentável como se enxovalha a imagem do artista sem nenhuma responsabilidade. Em troca de holofotes, é claro.

    3. Helton Lopes

      "Em nenhum momento fica claro ou evidente"... por isso se chama "suspeita", né?

  27. José Cardoso

    É vergonhoso acusar os mortos que não podem se defender para vender livros.

    Responda
  28. ANSELMO TADEU FERREIRA

    O maior absurdo é: Raul pode ter delatado... alguém delatou..., etc Delatou o quê? Qual o crime ? Todos foram vítimas dessa ditadura nojenta que se dava o direito de censurar letras de músicas... Alguns mais, pois foram torturados, outros menos. Raul, por exemplo, morreu alcoólatra. Por que ele virou alcoólatra? Acho digna a postura atual do Paulo Coelho e merece louvor também o trabalho investigativo. Não sei se é mkt mas tentarei ler o livro.

    Responda
  29. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Acho que a frase "por intermédio do referido cantor”, hoários de depoimentos não são suficientes para especulações sobre delação. O que Raul ganhou, quais benefícios teve? O Paulo vivia escondido? Participava de grupo armado? Não. Então, estas especulações sobre quem não esta mais aqui para se defender, é deselegante.

    Responda
  30. Ricardo Achilles

    Não vi o nexo causal. Delatou porque? Qual foi o benefício? Tá parecendo mais mkt para vender livro. Devemos ter cuidado em acusar quem não está mais aqui para se defender.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.