Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Claudio L Rocha

    Quando voces vão acordar, quando verem o Pais vivenciar um caos social, com ruptura da ordem. Credo voces não conseguem pensar em ser humano, so em lucro e aumentar seus ganhos. Desde que temer entrou, com o congelamento de gastos, milhares de pessoas estão morrendo em corredor de hospital, nem o samu funciona mais direito, destruiram a lei trabalhista, revogarão lei aurea com terceirização, agora exterminaram com a previdencia. Pais para menos de 1/3 que isso gente?

    Responda
  2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O setor publico é um atraso, mas faz saude e educação para todos. O neoliberalismo é uma dádiva mas precisa aumentar o bolsa familia! A iniciativa privada é espetacular mas precisamos de politicas publicas contra a pobreza. Como dizia o comunista Delfim Neto, o mercado é a forma mais eficiente de produzir mas de distribuição não entende nada. Deixa vir mais uma crise do capitalismo e vamos ver quem é que vai socorrer os bancos e as empresas, o mercado?. 2008 está chegando!

    Responda
  3. Nelson Vidal Gomes

    É isso que faz um jornal ser e se manter grande.O equilíbrio entre críticas e reconhecimento do que vai bem.Continue assim Folha,a serviço do Brasil!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  4. Thiago Costa

    Tá aí um m.inion ainda iludido.

    Responda
  5. José Ricardo Braga

    Lembro de ler a mesma análise, com as mesmas projeções, há 20 anos: "Vai crescer 2%, podendo chegar a 4%" e no final do ano não chega nem a 1%. Nos 20 anos anteriores a mesma promessa e o mesmo resultado. Nos últimos 3 anos voltou a mesma ladainha e os resultados foram os de sempre. Tá difícil, mesmo se quisesse, acreditar no Canzian. É a conversinha de sempre dos economistas. Acredita quem quer... ;)

    Responda
  6. Hernandez Piras Batista

    Você lê o belo artigo final da Profa. Laura Carvalho e lá vai a torrente de ofensas e xingamentos dos fanáticos de plantão. Você lê o artigo do Canzian e é a mesma coisa. Um conselho: só leiam a página do seu partido. Assim, ficam menos aborrecidos. Achei este artigo uma sucessão de argumentos batidos que não merecem um balbucio. Alguns dados são interessantes, mas o otimismo é tão exagerado que cheira mais expectativa do que prognóstico.

    Responda
  7. Benedicto Ismael Dutra

    O Estado brasileiro arrecada muito. mas o setor público passou a gastar menos a partir de 2017. Se arrecada muito e pouco retorno oferece a população. deveria cortar os impostos, mas vivemos no país da fantasia política que não se dispôs a fazer a conta certa e priorizar a melhora das condições gerais de vida apesar da dívida gorda que travou tudo. O setor privado tem de agir, precisa de adequadas condições para enfrentar a agressiva concorrência global com estoques encalhados e ociosidades.

    Responda
  8. Cloves Oliveira

    Dizem que a memória é seletiva, a história parcial e a juventude a idade de ouro. Por esses motivos, a comparação intuitiva entre o passado e o presente não é confiável ainda que esse passado seja recente. Nos anos mais obscuros do governo da DVR, o Brasil parecia que estava em queda livre em direção ao desastre. Quando se está num buraco, o mais aconselhável é parar de cavar, mas aquele governo insistia em fazer o contrário. Finalmente paramos de piorar, e apesar da torcida contrária.

    Responda
  9. José Cardoso

    É isso aí. O caminho da salvação é estreito. "The narrow way leads home". Já de boas intenções estatais o inferno está cheio.

    Responda
  10. DANIEL PLECH

    De acordo, Canzian. Este é o caminho!

    Responda
  11. Marcelo Silva

    Esse Canzian parece um menino inocente ou nem tanto! Ele não deve depender de aposentadoria, então está animado com a aprovação dessa reforma Malévola que vai judiar prá valer do povo e não vai gerar crescimento pois tolhe fortemente o consumo! Ou será que ele está animado com o liberou geral no meio ambiente, onde vale tudo para fazer lucro? Nao acredito que ele chegue a tanto! Melhor acreditar só na sua ingenuidade mesmo!

    Responda
    1. HUMBERTO M ALMEIDA

      Inocente é o bebê que nasceu hoje!

  12. Sandro Carvalho

    Crescer como na Argentina, Canzian? Ou seria como no Chile? Vocês, liberais, não aprendem, mesmo.

    Responda
  13. Ricardo Knudsen

    Canzian insiste na mentira do crescimento continuado da carga tributária. A carga tributária cresceu no governo FHC, a partir daí manteve-se oscilante em torno de 34% do PIB. Isto não é uma opinião, são dados oficiais q podem ser verificados por qquer um. A Folha e seus colunistas se tornaram uma central de mentiras em favor de sua ideologia ultraliberal.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      O q não muda o fato de q Canzian mente.

    2. Caio F

      Melhor se tivesse crescido, já que durante os anos Dilma o crescimento do Estado foi financiado não com impostos mas com dívida e levou a crise que até hoje não conseguimos escapar.

  14. Ricardo Knudsen

    O artigo é a confissão de q o desemprego e o empobrecimento q devastam a vida de milhões de pessoas é função da política econômica imposta a partir de 2017, o q ele, pateticamente, comemora. Já a desconfiança provém do catastrofismo de q nada era possível sem reformas, e de q o Estado ia quebrar, q gente como ele ajudou a criar, mentira q se tornou óbvia após 3 anos com poucas reformas. Cegueira ideológica é uma forma de estupidez bizarra.

    Responda
    1. Roberto Freire

      Cara, você é patetico. E dá sono.

  15. Jose Alberto Fernandes

    Chega ser hilário afirmar que o governo precisa adotar políticas específicas contra a pobreza e que a reforma da previdência vai contribuir. Contribuir para que cara pálida

    Responda
  16. Ricardo Knudsen

    Quem quiser ver a denúncia de fraudes sobre a reforma do RGPS, q a Folha e seus colunistas abafaram, digite no Google CCJ PEC paralela 16/10, vai para o vídeo no Google da audiência no Senado, veja as denúncias dos pesquisadores da Unicamp, Henrique Sá Earp e André Passos Santos. Digite no Google Cecon Falsificações, e vc achará os estudos q embasaram as denúncias, coordenados por Pedro Paulo Zahluth Bastos. Veja também seus artigos na Carta Capital.

    Responda
  17. Ricardo Knudsen

    A reforma do RGPS foi baseadas em fraudes nas informações, enganaram a opinião pública e o parlamento. As fraudes foram denunciadas na CCJ em audiência na quarta da semana passada, a Folha não deu uma linha. A equipe do Cecon da Unicamp, coordenada pelo Prof. Pedro Paulo Bastos, publicou 3 notas técnicas mostrando as fraudes. A Folha não deu uma palavra. Resta ao leitor buscar no Google, pois a Folha abafou as fraudes, tornando-se cúmplice delas.

    Responda
  18. Gustavo Soares

    Não existe fórmula simples para resolução dos problemas econômicos do país. Mas já foi demonstrado que o endividamento público descontrolado está longe de ser uma solução.

    Responda
  19. Luis Zucatto

    Artigo raso, tendencioso e nada consistente do ponto de vista de dados que comprovem, ou reforcem, o argumento do autor. Sabe-se, há milênios, que quanto mais alargada a base de consumo, mais forte uma economia. Por outro lado, solicito ao autor que fale sobre se está ficando para trás a "Estado-dependência" dos ruralistas, por exemplo: juros subsidiados para aquisição de máquinas, construção de estruturas de armazenamento e processamento de grãos. Só um exemplo. Não sou contra isso!!!

    Responda
  20. Luis Zucatto

    Artigo raso, tendencioso e nada consistente do ponto de vista de dados que comprovem, ou reforcem, o argumento do autor. Sabe-se, há milênios, que quanto mais alargada a base de consumo, mais forte uma economia. Por outro lado, solicito ao autor que fale sobre se está ficando para trás a "Estado-dependência" dos ruralistas, por exemplo: juros subsidiados para aquisição de máquinas, construção de estruturas de armazenamento e processamento de grãos. Só um exemplo. Não sou contra isso!!!

    Responda
  21. Miro Costa

    Existe esperança enquanto existir lucidez. É o caso do articulista.

    Responda
  22. David Emanuel de Souza Coelho

    Pura apologia sem base. O país está no fundo do poço e milhões de pessoas afundam na miséria. Bancos continuam dependentes do Estado, faturando bilhões.

    Responda
  23. Ulysses Narciso Leal Costa

    O que será que o articulista andou tomando?

    Responda
  24. Luís Costa

    O artigo é a defesa ingênua e rasteira, com um jargão jornalístico de bela aparência, do neo-liberalismo violento que se expande pela América do Sul...e a Folha mobiliza esses seus papagaios pra ficarem repetindo o mantra dito 'moderno'...

    Responda
  25. Frederico Firmo

    O articulista se supera no falseamento dos dados e ou na total falta de consistência na análise. Se até os seus companheiros dizem que o empresariado só vai investir quando tiver confiança, Canzian afirma que o empresariado brasileiro esta investindo. Com a economia em frangalhos causado pela PEC do Orçamento, se sabe que sem investimento publico o empresariado não investe. Canzian vem nos contar sempre com tabelas e dados uma estória da Carochinha. Dados não sao necessariamente fatos.

    Responda
  26. Marcos Oliveira

    Trump num dos seus primeiros discursos disse que os EUA deveriam voltar a construir refinarias no país, pois, ficaram 30 anos sem construir uma refinaria. Aqui os liberais da direita deram incentivo de 1 trilhão às multinacionais do petróleo importarem produtos e peças lá de fora (já era a industrial nacional). Em novembro vão entregar de mão beijada 5 trilhões em Petróleo por apenas 100 bilhões, a Chevron e outras virão aqui buscar o nosso Petróleo p refinar nos EUA gerando empregos lá.

    Responda
    1. Marcos Oliveira

      Agora acabaram de retirar 1 trilhão dos pobres com a reforma da previdência, menos poder de compra e consumo logo a frente, os sinais que eu vejo são outros, juros baixo que era p estar turbinando o consumo não faz qualquer diferença e o dólar acima de 4 reias por um bom tempo tb não faz qualquer diferença, a inflação com esses dois indicativos (juros baixo e dólar alto) era p estar na casa do 7% ao ano, mas está cada vez mais baixa, sinal que ninguém está consumindo e não vai consumir tão cedo.

  27. tereso torres

    Trabalho próximo ao porto de Santos com vista para o pátio do porto : está praticamente vazio, bem diferente da foto mostrada na reportagem. Atividade econômica , só na Bolsa....com reflexo no bolso do contribuinte e consumidor...

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Vamos despachar a Marcia Freitas para a CPI das fake news! Esse robô fascistoide já cansou!

    2. Ricardo Knudsen

      Marcia Freitas! Ou seria Marcos Ramos? Ou nenhum dos dois, só um perfil fictício de um covarde de extrema-direita q não revela a identidade? Segundo a Ombudsman e o diretor de mídias da Folha, vc troca de nome de vez em qdo, e o jornal te bloqueia. Hoje é Marcia Freitas, mas já foi Marcos Ramos! Vergonhoso, o jornal deveria te bloquear definitivamente...

    3. Roberto Freire

      E a petezada espuma pela boca...

  28. Everton Almeida

    O cara é responsável por uma série sobre desigualdade para depois escrever uma estupidez dessas... Querido, vá ver quanto desse crescimento no setor privado é derivado de consumo; Depois veja as taxas de desemprego; O nível de investimento; a produtividade da indústria. A conclusão inevitável é que esse voo de galinha, possibilitado por renda originada em trabalhos informais, não resiste ao primeiro baque - que todos estão esperando.

    Responda
  29. Maurício Serra

    Só para informação, o Trump aumentou os gastos com defesa para 900bi. Isso é dinheiro público que vai para projetos militares com as universidades e com a indústria, além da compra de novos equipamentos que movimentam toda a indústria armamentista - um dos maiores setores privados dos EUA. Mas aqui a gente chama isso de "estado-dependência".

    Responda
    1. ANTONIO FREITAS

      Os liberais brasileiros fingem acreditar que os países desenvolvidos tem Estado mínimo, esse papo de "Estado-dependência" é pura ideologia de colonizado. Se o Brasil entrasse na OCDE, por exemplo, seria um dos países com menor número de trabalhadores no setor público, que Estado grande é esse?

  30. Dalton Matzenbacher Chicon

    Irresponsabilidade e covardia é fazer o povão crer que deixou de ser pobre e fomentar endividamento sem correspondência em ganho de produtividade, como visto há poucos anos. A situação atual já deveria ser coisa ultrapassada, não fosse a sedução da lambança. O preço aí está, e se não for pago, nada vai adiante. Não há mérito do governo atual nisso. Trata-se de necessidade de estado, incontornável e urgente desde há muito.

    Responda
  31. Maria Fernanda Monzo Luporini

    Chile está aí para mostrar o quão maravilhoso isso é!!!

    Responda
  32. Claudio L Rocha

    Irresponsabilidade e covardia com povao esse apoio de alguns politicos ao sr. guedes, estão transformando o Pais em um lugar de miseraveis, saude ja esta um caos com gente morrendo aos montes em corredor de hospital, educação nem se fala, moradia ja era, destruição da previdencia, ou alguem acha que pobre se aposentara com 40 anos de contribuição com o desemprego que destroe o povo. Isso mostra responsabilidade de nossos politicos em relação a paz na sociedade

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      É Pàulo voces so vão acordar quando verem o Pais vivenciar um caos social, com ruptura da ordem. Credo cara, voces não conseguem pensar em ser humano como voces, so em ganhar e aumentar seus lucros. Desde que temer entrou, com o comngelamento de gastos milhares de pessoas estão morrendo em corredor de hospital, nem o samu funciona mais direito, destruiram a lei trabalhista, revogarão lei aurea com terceirização, agora exterminaram com a previdencia. Pais para menos de 1/3 que isso cara. .

    2. PAULO ROGERIO BORGES DA COSTA

      É claro que esta falando dos 16 anos do pt.

    3. Fábio Nogueira

      É incrível como a Educação, Saúde e Infraestrutura piorou em 10 meses... No últimos 13 anos era tudo uma maravilha... Bons tempos...