Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. eli moura

    precisa de um golpe na forma de governar, as 7 horas chama o ipiranga e pergunta e ai? As 8 h chama o ricardinho e dá ordem não saia do nordeste até todo o oleo não aparecer mais na praia, as 9 h chama o comandante da marinha e pergunta quando vou saber de onde vem o óleo? as 10 h chama os lider na camara e discute as pautas do governo......As 11 h chama o lider no senado e discute a pauta. As 14 horas traz o secretário do tesouro e o presidente do banco central vamos rever a situação faz.

    Responda
    1. EDSON CARDIA

      E a que horas do dia sim dia não faz o número 2?

    2. EDSON CARDIA

      E a que horas corta o cabelo?

  2. Galdino Formiga

    Delírios do colunista.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ricardo, nem assim é fácil, é preciso inteligência e competência! A própria milicada demonstrou isso deixando-nos um legado de crise econômica, inflação explosiva, recessão, brutal desigualdade social, miséria e desemprego!

    2. neli faria

      Nada! O preço da Liberdade(ou democracia) é a eterna vigilância, disse, há mais de duzentos anos, Thomas Jefferson!

    3. Ricardo Ferreira

      Negativo. Que não fique nenhuma dúvida que estas pessoas que ocupam o Planalto atualmente tem seus rompantes ditatoriais. Já deram diversas provas disso. Mas é o tal negócio, esse povo gosta só do fácil, governar com a ameaça das FAs contra uma população desarmada, uma imprensa censurada, e um judiciário aparelhado. Aí até eu governo bem.

  3. Waldo Assahi

    Torço para que bozo tente dar um golpe. Seria um fracasso épico. Finalmente, poderíamos encarcerar esta corja de cúmplices e viúvas da ditadura militar e, ao mesmo tempo, a alta cúpula da milícia.

    Responda
    1. francisco aragão

      Waldo essa sua observação é totalmente fora da caixinha... se eles quiserem fecham o Congresso e ponto final.. o final seria feliz para o governo e não para a oposição... de qualquer forma não torço por nada do gênero

  4. ranilson saraiva

    Sabe que até que é uma boa idéia..! aproveita e faz uma limpa no congresso fechado, cadeia a rodo, e roda esse STF que não tá servindo pra nada.

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Profundamente lamentável este seu comentário! Ou você não sabe nada sobre o que ocorreu no período da ditadura militar brasileira ou você teve alguma participação nela para defender de forma tão entusiástica um golpe ditatorial. Ambas as alternativas depõe contra você além do seu comentário totalmente infeliz.

    2. ranilson saraiva

      Franciskus....não esquenta. Você estará entre os presos.

    3. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      E coloca os filhos delinquentes, os laranjas, os funcionários fantasmas, o Queiroz, as milicias e seus traficantes associados, os torturadores no comando oficial do país.

  5. Luiz Philippe da Costa e Silva

    Esse é o sonho do presidente e de seus seguidores. Não há necessidade de golpe enquanto as reformas exigidas pelo capital financeiro continuarem a passar com extrema facilidade. Por enquanto ensaiasse o discurso do golpe como folclore de um presidente lunático. Mas o Chile está aí e a regra é clara: são os trabalhadores que devem pagar pela crise. Golpe, só se houver resistência e, ainda assim, pode ser uma aventura de consequências adversas para os seus defensores.

    Responda
  6. José Fernando Marques

    Não há dúvida de que as hipóteses fazem sentido. Mas é preciso considerar as condições em contrário. Será que, nas Forças Armadas, o "presidente" é unanimidade? Se desfechado o golpe, que possibilidade teria de se sustentar? Uma população já tão maltratada - trabalhadores, desempregados, estudantes, funcionalismo - apoiaria uma aventura dessas? Acho que a leitura mais plausível é: Bolsonaro vem perdendo apoio, teve a campanha ligada à corrupção e tenta reagir causando medo. Porque tem medo.

    Responda
  7. Arnaldo Nogueira Ferreira

    Vamos ver o que acontecerá quando o povo for para as ruas em massa, aquelas manifestações que surgem da insatisfação generalizada de boa parte da sociedade. Quando eu não sei, mas acontecerá. Quero ver qual será a postura do governo. Tirando alguns radicais da cúpula militar, como os generais Villasboas e o histriônico Augusto Heleno, os demais parecem mais comedidos, muitíssimo bem preparados e não creio que embarquem em uma aventura de uma nova ditadura.

    Responda
  8. Borges DJ

    Sim, sem dúvida. A tática dele é relativamente simples: criar inimigos e se isolar para, junto com seus seguidores, militares e, quiçá, um improvável apoio norte-americano, dar um golpe de Estado, fechando o Congresso Nacional, o STF e então governar de maneira absoluta. Parece que essa janela está se fechando!

    Responda
  9. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Parabéns aos 57 milhões de brasileiros que escolheram isso . Enquanto isto, nossas ruas estão abarrotadas de desempregados . Não se consegue mais andar na rua sem ser abordado por alguém, se dizendo desempregado, filhos passando fome, luz cortada etc , pedido dinheiro . é o país do Mito !

    Responda
    1. Marisa Coan

      Marcos, antes de Bolsonaro assumir a presidência, havia 13 milhões de desempregados. Eles não surgiram após 10 meses do governo ou caso vc queira desgoverno de Bolsonaro. Não estou defendendo Bolso, apenas defendo a verdade dos fatos.

  10. Gilberto Matheus Barros

    Que ele pretende um golpe, isso é incontestável. Vai conseguir? Cabe às instituições decidir!

    Responda
  11. Jorge Couto

    Desde de que assumiu a presidência Bolsonaro insiste na ideia fixa da reeleição. Pela via democrática não vence mais, então resta o golpe de Estado. Não é à toa que vive distribuindo favores aos militares. Para completar o Brasil tem em sua cultura política um triste histórico de golpes de Estado que começa na monarquia. Infelizmente caímos em uma armadilha perigosa!

    Responda
    1. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

      A minha esperança é a falta de apoio internacional a uma aventura como essa. Acho que nos tornaremos párias e não se sustentaria por muito tempo. Os militares, apesar de estarem no poder, já amarraram as ruas e sabem que se desgastaram muito nos 20 anos que submeteram esse país às trevas. Precisamos, sem ideologias, reconhecer os avanços do período democrático que vivemos, com ou sem Bolsonaro.

    2. Tiago Vieira Gomes

      Pela via democrática não vence mais? Acho precipitado afirmar isso. O Bolsonarismo é mais forte do que aparente.

  12. Roberto Santiago Felipe

    Eles os corruptos agradecem ,o Palocci fala de 500 bilhões de desvios e roubos e vcs estão falando de dinheiro dividido de empregados de gabinetes continuem se eu aceito uma proposta ela é de minha responsabilidade coisa normal, em todos os gabinetes eu disse em TODOS pois quem não é nomeado não fica de fora e quem é aceita dividir pois todos ajudaram na eleição ,agora se vcs acham normal desviar dinheiro de todos os setores do estado e ficam calados são cúmplices .

    Responda
    1. Rafael Francisco Luz de Assis

      Não entendi bulhufas...

    2. CARLOS LUIZ NETO

      Fica difícil acreditar em combate à corrupção quando se defende esse tipo de conduta. É preciso dizer mais? As vezes, quando me deparo com esse tipo de comentário, perco a esperança de ver nossa sociedade evoluir!!!

  13. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Seria a solução perfeita estes alucinados tentarem um golpe. Seriam varridos do mapa e possivelmente presos terminando de vez com este pesadelo. Vamos lá! Tentem!

    Responda
  14. germano ottmann

    Não existe mais espaço para golpe militar em nossa democracia....mas isso não significa que o exército fuja de suas responsabilidades junto a sociedade...caso um ou mais representantes de alguma instituição ajam de forma insana pondo em risco a paz social...intervenções pontuais seriam oportunas.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Intervenção onde? As forças armadas não devem mexer nos poderes civis... Judiciário, Legislativo e Executivo devem ser respeitados! Se Bolsonaro e seu grupo querem tentarem algum golpe, haverá ampla reação da sociedade civil e da mídia, além dos países estrangeiros! Não mais estamos nos anos 1970!

    2. HUMBERTO M ALMEIDA

      Os milicos querem é dinheiro, e não, correr atrás de pseudo-comunistas.

  15. Paulo da Silva batista

    tenho este pensamento desde que Bolsonaro foi eleito,as instituição estão de quatro,qualquer outro presidente ja estaria sofrendo consequência com estas postagem atacando o suplemo.parabens pela matéria.

    Responda
  16. Brízido Galeano

    Joel Pinheiro da Fonseca: amanheceu delirando? De fogo? Com sua crônica, você está ofendendo os comandantes militares, que jamais participariam de uma quartelada da maneira como imagina.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Por que há oficiais-generais da ativa no governo? Inclusive o porta-voz oficial é um!

    2. Thiago Costa

      "Jamais"? Então, por que os militares a todo instante ameaçam o Supremo quando julgam um caso do Lula? O Joel está apenas relatando esses fatos. Que ofende a instituição são os próprios generais que fazem tais afirmações no Twitter. Estão todos eles agindo como a família Bolsonaro. Onde querem chegar? Talvez num golpe.

  17. Roberto Xavier de Castro

    O STF e o Congresso deveriam agir com responsabilidade e cassar este bad boy.

    Responda
  18. Roberto Xavier de Castro

    Acho que ainda não tem cacife pra golpe, mas trabalha nesta direção. Desde já está determinado a bater muito nos potenciais manifestantes que em breve irão as ruas contra o clã. Vai ser bem complicado, porém urgente!

    Responda
  19. Erica Luciana de Souza Silva

    Antenor, vergonha é o q ele e a família vêm fazendo. O q ele quer é se tornar uma espécie de reizinho e, para isso, o primeiro passo é destruir as instituições q agem como freio. O mesmo STF q ele está chamando de hiena, é o mesmo q paralisou as investigações contra o filho dele e qto a isso ele não fala nem uma palavra. Geralmente são os comunistas q eliminam os adversários. Se houver o golpe militar, em uma semana o mercado internacional dá um jeito de acabar com a farra.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      A China é uma potência com o maior exército do mundo e armas nucleares, a tolerância com eles é infinitamente mais elástica...

    2. Paulo da Silva batista

      Acho que não!a China convive muito bem com uma ditadura e uma economia de mercado.

    3. FLAVIO CASTRO

      Quer falar de vergonha? Olhe para os primeiros 16 anos deste século. E aí falaremos de criminalidade.

  20. Antenor Silva Neto

    Golpe de estado não, ele só quer colocar fim nesta farra vergonhosa.

    Responda
    1. MÃ RCIA EMÃ LIA RODRIGUES NEVES

      E aí, cadê o Queiroz?

    2. Orlando SALES

      "Colocar fim nesta farra vergonhosa" , vc se refere a milícia que ele é ligado e as quase três décadas de vida pública sem produzir nada com nada?

    3. FLAVIO CASTRO

      Vocês não se acham ridículos com esse samba de uma nota só chamado Queiroz? Se tudo que vocês tem contra o Presidente é esse caso, estão passando um atestado de idoneidade do Bolsonaro. Que chatice. Olhem para o próprio rabo, vermelhinhos

    4. CAROLINE DE AZEVEDO MARTINS

      Certo.. cadê o Queiroz?

    5. carlos lensoni

      Quen sabe fazendo churrasco na Casa Branca!

    6. Rafael Mendes

      A unica "farra vergonhosa" que o país vê é patrocinada pelo proprio presidente, seus filhos vaga.bundos e os demais malucos a quem ele ouve

    7. CAROLINE DE AZEVEDO MARTINS

      Certo.. cadê o Queiroz?

    8. Vitoria Machado

      Como diria o poeta: o caminho do inferno está cheio de boa vontade.