Hélio Schwartsman > Vale 'secar' a economia? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Este governo não precisa de torcida contra, é autossuficiente em sabotar o desenvolvimento de longo prazo.
Lula, Dilma e Temer, q o colunista deve reverenciar, roubaram tanto e produziram tanta corrupção q afetaram profundamente os gastos com saúde, educação, cultura, ciências, dentre outros. Esses problemas perduram até hoje. Além disso, o colunista joga no ar o tema dos direitos humanos, mas não aponta um caso concreto q este governo teria infringido. Lula foi o campeão em manter aqui inúmeros terroristas internacionais, os quais, eles sim, produziram enormes atentados contra os direitos humanos.
Sr., seu comentário é equivocado. O assalto aos cofres públicos houve, mas representa Ãnfima parte do que temos de déficit, dÃvida e mais qualquer indicador. Bolsonaro é declaradamente anti-iluminista, uma aberração polÃtica, uma ameaça à s conquistas civilizatório. É fato. Informe-se.
Porque será que algumas pessoas consideram que basta a economia crescer para tudo ficar bem??? A economia Soviética dos tempos de Stálin cresceu absurdamente. Mas como fica o mais importante, a justiça social, a distribuição da riqueza, a redução da desigualdade?? A economia crescendo em benefÃcio de banqueiros e ruralistas(latifundiários exportadores), não serve. Fora Bozo Já!
nem precisa torcer. bolsonaro é um militar. toda vez que os militares assumiram a presidencia no pais, quando, enfim, largaram o osso, o pais apresentava retrocessos em todas as áreas, inclusive, e, principalmente, a economica. é visivel que paulo guedes não tem projeto algum para a situação economica do paÃs.
Roosevelt dizia que a democracia só pode prosperar se aqueles que demonstram suas escolhas o fizerem sabiamente. A democracia não é um ideal que sabe se defender, mas tem que ser defendida. Como tudo na natureza sofre com o envelhecimento, e se não for renovada, pode caducar. A sociedade Brasileira, e principalmente elite, negligencia suas responsabilidades com a democracia ao falhar em cooptar os jovens para dividir seus valores. Sem renovação de ideias ou diversidade, arriscamos perde-la.
Concordo que o desempenho da economia é o "abre alas" na disputa eleitoral, mas acredito que o eleitorado também leva em conta questões que são caras a sociedade e a democracia. Os posicionamentos sobre aborto, indÃgenas, meio ambiente direitos humanos, porte de armas, maioridade penal, censura, ditadura etc também entram forte no radar do eleitorado na hora do voto.
Não votei no atual governante mor, mas torço para que sua equipe ao menos tente colocar a maria Fumaça (economia) nos trilhos. Mas atentem-se para o cenário mundial. Se a China espirrar crise, o virus chega aqui mais rápido que a notÃcia ruim.
A economia nem precisa ser secada. O BC está desabando a Selic para ver se a economia pega no tranco, e nem isso resolve. As reformas já foram precificadas pelo mercado e nem um mÃsero emprego foi gerado. A verdade é que a economia não depende do mercado, e sim da renda do povo. Se o povo não tem renda a economia não gira. Se as reformas retiram do povo 1tri em 10 anos, aà que a economia quebra mesmo.
Caro. Sobre universidade (Un), sou d uma d melhores do Brasil. Ñ fui o 1o da minha turma, mas um deles. Se todas as Un publicas fossem fechadas economizarÃamos muito. PerderÃamos nada pq o currÃculo é extenso e desvinculado da pratica. Elas foram criadas por papa na idade media para receber os 2º filhos da nobreza. Ela infantiliza jovens ate 25 anos. Seus diplomas são reserva de mercado pois sabe-se pouco a sair. A seleção e feita na entrada, n na saÃda. Argumente contra ñ diga q falo bobagens
Helio, desta vez discordo de você em todos os itens. Torço para a economia decolar e tenho certeza que esta An.ta não se reelegerá, a menos que o paÃs subitamente se descubra masoquista e bem mais tosco do que conseguÃamos imaginar.
Torço para a economia ir bem pois precisamos gerar empregos. E apesar da influência da economia nas eleições, penso que bastaria ao futuro candidato assumir que manterá a equipe econômica ou as reformas em curso em caso de vitória. E ainda poderá ter mais votos se passar a ideia de maior inclusão e melhor distribuição com o crescimento, adotando uma postura equilibrada, longe do modo grotesco e tosco atual ou do radicalismo de parte da esquerda.
Pelos comentários já postados pode-se observar que a pergunta tÃtulo, nesta importante questão poderia ser “decifra-me ou te devoro”. Povo sábio os EgÃpcios. Colocou a questão para a humanidade. Indelével.
Fiquem tranquilos: quando os primeiros viúvos e viúvas começarem a receber pensões tosadas em 40%, quando os efeitos perversos das reformas se fizerem sentir no bolso do povão, aà vai cair a ficha. A economia pode crescer e ir bem, mas a nossa versão trickle down será muito pior que as versões americana e britânica, então, fiquem tranquilos, até 2022 o povo conhecerá a verdade em que se meteram.
Vc esta no avião e ñ gosta do piloto ñ vai secar o piloto pro avião cair. Eu, ao contrario do autor, acho que Bnaro fez boas coisa na educação, eu iria acabar com universidades publicas e diplomas, a palhacada da lei Roaunet, multas e obrigatoriedades, e liberalização na economia. Eleição e subproduto para limitar o poder, trocando. Democracia ñ e governança, mas limite ao poder. Ser sistematicamente contra e torcer pro avião cair na propria cabeça. Economia é tudo, o resto o resto.
Mauricio. Sobre universidade (Un), sou d uma d melhores do Brasil. Ñ fui o 1o d minha turma, mas um deles. Se todas as Un publicas fossem fechadas economizarÃamos muito. PerderÃamos nada pq o currÃculo é extenso e desvinculado da pratica. Elas foram criadas por papa na idade media p receber os 2º filhos da nobreza. Ela infantiliza jovens ate 25 anos. Seus diplomas são reserva de mercado pois sabe-se pouco a sair. A seleção e feita na entrada, n na saÃda. Nuca ouviu tais argumentos
Parei de ler quando disse que acabaria com as universidades. Não tem a menor ideia das consequências negativas para o paÃs, mas acredita que isso é bom. Assim como acredita na Terra-plana. De gente falando bobagens o mundo já está cheio...
"Economia é tudo". O economicismo dos nossos pretensos liberais lembra muito aquele dos marxistas de terceira categoria.
Pode ficar sem susto, Herculano, esse avião não vai cair porque não gostamos do piloto, mas porque o piloto, que só pilota para quem está do meio do avião para a frente, tem a estabilidade emocional de um babuÃno, a capacidade técnica de uma joaninha, habilidade de um rinoceronte e a capacidade de comunicação de um tamanduá.
Os efeitos agora observados e a expectativa de evolução positiva nos números da economia são obra da competente equipe econômica do governo Temer. A equipe de Guedes está “blindada” pelo “ente de razão” mercado, que espera a continuidade de um programa de reformas que está na pauta polÃtica há décadas. Tudo isto apesar do espalha-brasas ocupante da cadeira presidencial. Um pesadelo!, um estorvo!, um atraso!, uma ameaça!
Não quero que aqui seja como na Hungria, paÃs em que o premiê autoritário alcançou apoio com a melhora da economia. Além do mais, a turma daqui e seu entorno é bem mais radical e perigosa.
Para uma economia de um paÃs crescer com constância e estabilidade é necessário investir em educação, então é um contra senso a polÃtica econômica que se apregoa neste governo.
Guge, dentre as obras que vc citou como sendo do Bozo apenas o fim da "mamata escorchante da UNE contra os estudantes" foi obra do seu Ãdolo. O resto foi carona ou nem presente ele estava.
Não vejo futuro neste governo. O povo brasileiro mais uma vez votou errado. Tirou uma escória politica e elegeu outra. Pelo que temos visto, esperar o que deste desgoverno?
Sugiro que torça para a economia andar bem e que o Brasil vá para diante. Bolsonaro acertou e está acertand em: Reforma da previdência Refroma tributária Privatização, com diminuição do Estado Fim do imposto sindical obrigatório Fim da mamata da UNE escorchar os Estudantes, cobrando pela carteira. Resultado: bolsa em 107.000 pontos, e criação de novos empregos. O que Vc falou muito bem é que com crescimento, de alguma forma todos ganham.
Reforma tributária!?! Que reforma? O governo não conseguiu nem apresentar um projeto? E o fim do imposto sindical foi obra do governo anterior, da reforma trabalhista.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Vale 'secar' a economia? Voltar
Comente este texto