Demétrio Magnoli > Esses liberais que adoram o brexit Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Na minha opinião a União Europeia deveria ter sido limitada a liberdade comercial e de pessoas, mas com o tempo foi se expandindo, com seu Parlamento, diversas regras e até a tentativa de uma constituição. Eu não vejo como diversos paÃses tão dispares possam conviver como uma nação só, é um pouco disso que vem levantando questões nacionalistas.
A menção, citada, de Farage a Putin talvez explique muito do que acontece hoje no "tabuleiro de xadrez" do cenário mundial, no qual muitos que se consideram reis talvez não passem de meros peões...
Ademais, há hj mais trabalhistas no Remain do q no Brexit pelo simples motivo q os direitos trabalhistas e o estado de bem-estar social permanecerão muito mais fortes na União Europeia do q num Reino Unido fora da UE.
A ideia e o espÃrito geral do texto está correto, Demétrio. Mas, há uma falha grosseira na sua análise: os conservadores britânicos nunca foram os champions do liberalismo na ilha. O nacionalismo e o conservadorismo (!) nos costumes fazem parte do percurso histórico do partido. O clássico liberalismo britânico sempre teve nos whigs e depois, nos liberal-democratas como seus grandes defensores.
AS coisas precisam ser analisadas com o contexto delas. O partido trabalhista vinha se opondo ao Brexit para evitar as transferências de empregos das industriais como Manchester e Liverpool. Londres capital financeira sempre a favor. Agora a confusão do Brexit abriu a oportunidade pros trabalhistas voltarem ao poder, agora eles têm pra onde apontarem.
Corrigindo: os trabalhistas se opunham à EU pra evitar as transferências de empregos das industriais e Londres a favor da EU e contra o Brexit por ser a capital financeira das instituições privadas da EU. O resto está certo.
Magnoli se esquerdizou completamente. Já chama de seita quem defende o Brexit. CrÃtica quem defende controle de fronteiras, como se fosse boa coisa aceitar todo tipo de gente, inclusive terroristas.
Chineses e indianos sem visto.
Pelas pesquisas de opinião na época do brexit, é exatamente a elite que é contra ele, se chamarmos de elite os mais escolarizados, mais ricos, moradores de Londres, e mais jovens. Daà a dificuldade dos trabalhistas em defenderem o mercado comum, o que estaria mais em linha com o internacionalismo de sua tradição socialista.
Eu não entendo, o Reino Unido tem um partido liberal que é a terceira força do parlamento. Que é e sempre foi a favor da integração com a união Europeia, porque que o Brasil insiste em chamar os conservadores, britânicos ou brasileiros, de liberais?
Eu, liberal, votei no Haddad. Constrangido é verdade mas (possivelmente) melhor do que o bando de malucos que temos no poder.
Por que os liberais brasileiros sempre ficam ao lado dos conservadores quando precisam escolher entre a democracia e o autoritarismo? Por que os liberais brasileiros não apoiaram o Haddad, já que ele era um candidato muito mais identificado com os ideais da democracia liberal? Existem mesmo liberais no Brasil que não estejam aliados aos setores mais retrógrados e conservadores?
A esquerda caviar tem dificuldade de aceitar o resultado das urnas. O povo decidiu pelo Brexit. Respeitem a decisão da maioria.
Você não consegue ver que a esquerda sempre esteve em contra da União Europeia? Essa é a grande ironia desta história. E como no futebol, os alemães serão os grandes ganhadores do Brexit!!!
Todo mundo sabe que um paÃs com a população da Inglaterra não tem como sobreviver como paraÃso fiscal, que pressupõe uma proporção enorme de empresas nele sediada por habitante. O objetivo é apenas enriquecer mais os mais ricos. Liberais estão dispostos a qualquer coisa para isso, desde criar escassez de remédios até assassinar idosos pobres, como quer Guedes. Isso não é novidade alguma.
Os liberais, conservadores ou direitistas de hoje sonham com um mundo em conflito onde possam matar opositores. Esqueceram as lições da história, quando patrocinaram o nazi fascismo pra fazer isso, massacraram muita gente, ao final foram massacrados. É a ilusão de achar bom massacrar, esquecem que estar do lado massacrado é ruim. É como aqui no Brasil em que acham a proximidade com forças de segurança garantia, elas também mudam de lado.
Os liberais, conservadores, direitistas ou nome que se dê, conduziram o mundo a 2 guerras mundiais, uma por mercados outra contra o comunismo. A UE é uma proposta social democrata desde o inÃcio do século XX, comunistas como Lenin defenderam a federação socialista europeia. Os social democratas de hoje se iludem com ideias da extrema direita. A UE não pode é ser um corpo burocrático determinando redução do estado de bem estar social que trouxe paz a um continente que nunca a teve.
O lado obscuro do Brexit é que ele se transformou numa plataforma para o aumento do racismo no paÃs. De acordo com o Departamento do Interior (Home Office), no perÃodo de 2017-2018, houve um aumento de 17% nos chamados "hate crimes", em comparação ao ano anterior. Isso se traduz em mais de 94.000 casos reportados no perÃodo. Muitos casos sequer são reportados. O Brexit expos a ignorância de parte da sociedade o que é irônico, pois a pretensa ignorância dos imigrantes é o que mais os incomoda.
Em uma reviravolta sensacional desde 1975 os trabalhistas liderados por Corbyn percebem, agora, mais riscos a restrição das liberdades em um estado puro sangue britânico do que os liberais, agora convertidos a nacionalistas xenófobos, liderados por Boris e Farage! Quem estará certo, o lobo solitário ou a alcateia?
Os ingleses se comportam como ex imperialistas que não aceitam o papel secundário no jogo polÃtico. Bem tÃpico. Coisa mais anacrônica do que manter uma famÃlia real?
"A democracia só se salvou porque houve uma aliança bizarra entre o liberalismo e o comunismo"...(p.17). "Enquanto o tempo bate vazio e apressado nos pulsos, e a esperança de olhos furtivos e punhos cerrados naufraga na lama. Ó Jesus, fazei com que isso acabe." (Siegried Sassoon) (p.29). Era dos Extremos, Eric Hobsbawn. Companhia das Lestras. São Paulo.1999
Em tudo lembra o pré-guerras. Hobsbawn, na Era dos Extremos (o tÃtulo ficou atualÃssimo), diz sobre esse clima tenso, onde se esperava explodir a qualquer momento em algum lugar...
Em tudo lembra o pré-guerras. Hobsbawn, n Era dos Extremos (o tÃtulo ficou atualÃssimo), diz sobre esse clima tenso, onde se esperava explodir a qualquer momento em algum lugar...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Esses liberais que adoram o brexit Voltar
Comente este texto