Opinião > O método Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Erasmo Moraes

    Eu acho justamente o Contrario , a Imprensa ao Atacar o Presidente 30 horas por dia Prejudica o Governo e o País .

    Responda
    1. WILLIAM SANTOS

      Eu acho justamente o Contrario (sic), o Presidente ao atacar a Imprensa 30 horas por dia Prejudica o País e o Governo.

  2. Vitoria Machado

    Era assinante do Valor Econômico e voltarei a assinar, assim como continuarei a assinar a Folha de São Paulo. Depois que a capital do Brasil se tornou Brasilia e não mais Rio de Janeiro, os politicos que residem no Palácio da Alvorada não sofrem mais a pressão das massas e estão protegidos pelo BGP, batalhão de guarda presidencial. Só nos resta as informações noticiadas pela FSP e Globo de como e quando será as novas mumunhas do governo

    Responda
  3. Itana Gimenes

    Parabens a FSP pelo seu excelente trabalho e pelos excelentes profissionais e colunistas. Concondo plenamente com o editorial. Dependemos deste jornalismos para conhecer a verdade.

    Responda
  4. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Parece que a Folha nunca atacou injustamente o governo e sempre prima pela imparcialidade e verdade nas suas matérias. Isso, sim, é querer tapar o sol com a peneira... O leitor sabe muito bem identificar radicalismos e exageros com o objetivo de enganá-lo. Ainda bem! Pau que bate em Chico, bate também em Francisco. Ou a Folha quer o monopólio da manipulação das informações e ter a pretensão de que só sua versão dos fatos é aceitável?

    Responda
    1. algaci pimenta de miranda

      Sempre fui leitor da Folha e confesso que é por opção. Sempre fui de esquerda mas, leio Veja, Folha, Estadão e etc. Até porque ainda acredito numa impressa combativa e independente e a Folha por sua vez, desempenha assim como muitos veículos de comunicação esse papel com muito brio.

    2. algaci pimenta de miranda

      Sempre fui leitor da Folha e confesso que é por opção. Sempre fui de esquerda mas, leio Veja, Folha, Estadão e etc. Até porque ainda acredito numa impressa combativa e independente e a Folha por sua vez, desempenha assim como muitos veículos de comunicação esse papel com muito brio.

  5. Plinio Góes Filho

    Quer metodologia maior que a das esquerdas? Folha integra ala esquerdista do espectro político e faz, por isso mesmo, ataques sistemáticos ao governo de turno, que não lhe agrada nem quando acerta. Editorial é apenas a defesa corporativista da grande imprensa, engajada até o talo com aqueloutro método, que é o jeito petista de exercer o poder, para quem faz campanha. Vejo desde sempre um Bolsonaro reativo a toda sorte de distorções e vilanias. Caso Globo foi apenas o último dos mais graves.

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Permita alguma discordância. Este jornal foi duramente atacado pelo petismo e não entendo que haja diferenças na linha editorial em relação a Bolsonaro. Este, por ser um amante declarado da ditadura e de seus métodos, recebe o que merece.

    2. Alisson Sellaro

      Claro. Porque o PT estava no governo de 1500 até 2016, quando o "povo de bem" (sic) foi salvo do "comunismo" (sic). Esta linha de argumentação é rala. Da profundidade de uma moeda de 2 centavos. Que tal focarmos nossa atenção em um debate sobre o que precisa ser feito é para corrigir distorções na sociedade ao invés de reduzir tudo a um Fla-Flu infantil?

    3. Alisson Sellaro

      Claro. Porque o PT estava no governo de 1500 até 2016, quando o "povo de bem" (sic) foi salvo do "comunismo" (sic). Esta linha de argumentação é rala. Dá profundidade de uma moeda de 2 centavos. Que tal focarmos nossa atenção em um debate sobre o que precisa ser feito é para corrigir distorções na sociedade ao invés de reduzir tudo a um Fla-Flu infantil?

  6. Fernando Sergio Magalhães de Aguiar

    A culpa é de São Paulo, a locomotiva do atraso do Brazyl!!!

    Responda
  7. Said Ahmed

    A "imprensa profissional" acusa Bozo de fazer com ela o que ela fez com os governos PT durante anos. Agora experimenta o efeito Orloff. O pior é saber que Bozo não é o único monstro a sair deste pântano fétido em que se transformou a internet e suas redes sociais, blogs e jornalismo alternativo. Outros, talvez até pior, o seguirão. Quanto mais vive o pântano, mais morre a imprensa profissional. A opinião pública prefere o pântano, lá a verdade é "conveniente" e personalisada ao gosto de cada um.

    Responda
  8. Fabio Silva Neves Santos

    Afora o modus operandi muitas vezes grosseiro do presidente eleito (novidade?), quem gostava de pagar obrigatoriamente a contribuição sindical "em defesa do trabalhador"? Não pode ser bom o dinheiro publico servido a grupos - quaisquer que sejam. O funcionário que quiser ler, se informar, que vá a banca e compre seu jornal com seu salário! Não é o que acontece com a imensa maioria?

    Responda
    1. marcos teixeira de souza

      Quanto à ameaça aos anunciantes?

  9. Ayer Campos

    Concordo com a imputação de que o governo Guedes usa a hostilidade contra a imprensa como manobra diversionista. Só gostaria de sugerir que a imprensa corporativa é mestra em diversionismo: prefere tratar das condutas doidivanas de Dudu Bolsa, em sua ânsia infantil pelo favoritismo paterno, e deixa praticamente intocado o papel predatório de Paulo Guedes e suas políticas de empobrecer pobres e remediados, em favor de elites parasitárias ignóbeis. A vaidade não deixa JB ver tais convergências.

    Responda
  10. Laerte Martins

    Ele quer minar o jornalismo porco que, às vezes, infelizmente, vcs fazem. Sou jornalista tbm e vejo a má fé de vcs quando possuem interesses ocultos.

    Responda
    1. Alisson Sellaro

      Argemiro, é preciso olhar as coisas como elas são, e não como querem que olhemos. Há vários editoriais recentes desta Folha que falam bem de progressos do governo Bolsonaro (veja 'Abrir e Competir' de 27/10 e 'Em busca do equilíbrio', de 30/10, por exemplo). A questão deste governo é seu viés extremista-autoritário, que tira o foco da gestão que precisa ser feita para tratar de uma agenda de costumes delirante e anacrônica. A pergunta é: o que o gov. tem a esconder atrás dessa cortina de fumaça?

    2. Miro Costa

      Na verdade não são interesses ocultos, mas bem evidentes. A FSP tem lado, e isso não é errado. O imoral é usar seu poder para tentar, dia sim e outro também, minar um governo que por si só já é errático, mas tem méritos que só não vê quem não quer. Para a FSP, por exemplo, tudo o que não presta é obra do Bolsonaro. Mas as boas notícias, que existem, essas são obra do acaso, ou de Deus.

  11. Rubens Coutinho

    Hora de voltar com campanhas memoráveis como: Folha de São Paulo, de rabo preso com o leitor e Folha de São Paulo, o jornal que mais se compra e que nunca se vende.

    Responda
  12. Antônio Carlos de Paula

    Isso já era previsto! Esse traste ficou quase trinta anos como parlamentar e nunca produziu nada que prestasse! Sempre foi um defensor da ditadura e de torturadores, a imprensa é a primeira que ele deseja eliminar.

    Responda
  13. Orasil coelho pina

    É no minimo lastimável o comportamento do Bolsonaro, mas sempre lembro que ele deve sua eleição ao completo descalabro com a coisa pública, noperíodo lulopetista. Assino e gosto da Folha, mas acho que deviam fazer uma autocrítica, em relação a importância dada às mensagens roubadas e por dar a impressão que o Juiz Moro era o criminoso e não Lula, Dirceu, Palocci e a companheirada de empresários corruptos.

    Responda
    1. Alisson Sellaro

      É bom não misturar as coisas. É perfeitamente possível que Lula e outros tenham cometido crimes **e** que o Moro tenha agido de forma não isenta (o que também configura irregularidade em relação à lei do Brasil). Nós precisamos sair dessa dicotomia rasteira que quer fazer crer que uma coisa anula a outra sempre. Se se é contra desmando de Bolsonaro não implica ser necessáriamente pró PT. No mais, como diria o Millôr Fernandes, "jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

  14. Paulo Roberto Schlichting

    Já tarda que o Senado, intancias do judiciário e o próprio STF se pronunciem contra as investidadas presidenciais a órgãos de imprensa. É criminosa até a forma ostensiva como o faz, com apoio em mentiras disseminadas em redes sociais. Mau-caratismo militante! Persista Folha!

    Responda
  15. Jose Roberto X de Oliveira

    Primeiro passo é cassar o sujeito que não respeita a Constituição que o colocou no cargo por meio de eleições e para instituir uma ditadura. Já serviria como uma sinalização aos outros que não respeitam um Estado Democrático e querem um Estado Ditatorial do papai.

    Responda
  16. Guilherme Augustus Oliveira

    Quem pariu Matheus que o balance, todos sabiam o que Bolsonaro representava, antes de ser eleito e a Folha foi no mínimo omissa em relação ao risco que a eleição dele representava. Espero que vocês agora façam uma autocrítica dos erros que cometeram em 2018.

    Responda
  17. Adailton Alves Barbosa

    Folha siga em frente, e aos profissionais muita força.

    Responda
  18. Carlos Reis

    Folha, continue a nos informar. Siga em frente!

    Responda
  19. Márcia Meireles

    Editorial contundente e pertinente. Agora, trata-se de uma tragédia anunciada, Bolsonaro sempre deixou claro seu apreço ao autoritarismo, não viu quem não quis.

    Responda
  20. Adriana Maccacchero

    As intenções de Bolsonaro sempre foram cristalinas em relação à democracia. É impossível se sentir surpreso. Achar que um sujeito que enaletece um torturador notório em rede nacional vai respeitar principios democráticos é inocência, alienação ou tem a mesma convicção.

    Responda
  21. LUIZ CARLOS FERREIRA

    Bateu saudade da ditadura bolivariana do PT? Pois é: se este traste tomou de assalto o poder, o Grupo Folha, foi responsável direto, ao aderir ao golpismo da organização criminosa da Lava Jato, que culminou em um impeachment sem crime de responsabilidade, e na prisão, sem provas, de Lula. Agora, embalem o bebê de Rosemary que ajudaram a parir.

    Responda
  22. Cloves Oliveira

    De tanto ser atacado, justa e injustamente, pela imprensa, certa vez o Lils declarou que não lia jornal porque lhe dava dor de cabeça, daí o desejo de impor "controles". Com o JMB não é diferente. A imprensa faz seu papel, mas nem sempre é imparcial e objetiva. A crítica é negativa quando ataca a personalidade ou o caráter, em vez do comportamento; quando apenas culpa; quando não foca na melhoria; quando defende a crença de que existe apenas uma maneira de fazer as coisas; e quando menospreza.

    Responda
  23. Marta Pavese Porto

    Espero que a Folha se arrependa da postura editorial de minimizar os riscos claros à democracia que esse senhor sempre representou. Foi alertada pelos leitores, por colunistas e pela própria ombudsman a época que a atitude de inércia editorial durante a campanha do segundo turno seria altamente deletéria para o jornal e para o país. Preferiu acreditar em fadas contra todas as evidências. Aí está o resultado, vítima das atitudes que jurou em vários editoriais que não ocorreria.

    Responda
  24. Marta Pavese Porto

    Espero que a Folha se arrependa da postura editorial de minimizar os riscos claros à democracia que esse senhor sempre representou. Foi alertada pelos leitores, por colunistas e pela própria ombustman a época que a atitude de inércia editorial durante a campanha do segundo turno seria altamente deletéria para o jornal e para o país. Preferiu acreditar em fadas contra todas as evidências. Aí está o resultado, vítima das atitudes que jurou em vários editoriais que não ocorreria.

    Responda
  25. Maria Bethania Malato

    Esse cidadão reúne não apenas o aspecto físico de um dos maiores psicopatas da História - Hitler - mas também os seus desequilíbrios emocionais, dentre os quais se encontrava o narcisismo que o levava a exaltar as próprias fezes (Erich From) . O mesmo distúrbio mental leva Bolsonaro a vedar o acesso de milhares de servidores públicos à leitura da Folha nas repartições públicas, como se estes fossem descerebrados , sua imagem e semelhança.

    Responda
  26. Eduardo Giuliani

    Dinastia da Bozolândia. Inepto irresponsável só fica jogando a culpa nos outros. A Folha tem bastante de direitos sem responsabilidades, populista sem meritocracia, mas é o papel dela de Vender jornal, como os padres vendem pobreza para arrecadar. Contudo o Bozo não pode querer calar quem está fazendo seu papel na sociedade, papel melhor do que o dele que com esta família inepta só nos faz passar vergonha como brasileiros na comunidade internacional.

    Responda
  27. valdir dequi

    Quem diria... O implacável combatente do Chavismo tentando dar um torniquete na imprensa. E, por consequência, uma mordaça na opinião pública. Em resumo, o Maduro sendo xeroqueado pelo Imaturo...

    Responda
  28. valdir dequi

    Quem diria... O implacável combatente do Chavismo tentando dar um torniquete na imprensa. E, por consequência, uma mordaça na opinião pública. Em resumo, o Maduro sendo xeroqueado pelo Imaturo...

    Responda
  29. Marcelo Guimarães Freitas

    Parabéns a Folha. Este governo já é o pior da história. O Brasil precisa reagir caso contrário seremos sim uma nova Turquia. A Democracia corre perigo.

    Responda
  30. Ana Claudia Santos

    Assino a folha a 36 anos,nunca vi tamanha perseguição ao jornal Parabéns folha pelo seu trabalho,continue assim.

    Responda
  31. Vera Lúcia Daloia Vieira

    Parcela da nossa sociedade está doente ao defender esse governo. Quando a era autoritária definitivamente se instalar e nos mergulhar em tempos ainda mais sombrios, irão se arrepender, apesar de tardiamente. Não gosto da Folha de SP. Identifico esse canal como um dos responsáveis pela lavagem cerebral doentia desse triste povo brasileiro. Mas manterei minha assinatura por enquanto, pois é um dos poucos canais pelos quais estamos podendo saber das verdadeiras e horrorosas desse desgoverno.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      O método do Bozo é igualzinho ao de Maduro, Erdogan, Orban e afins. Vou continuar apoiando a Folha, pois trata-se do melhor jornal do país.

  32. Eder Rizotto

    A união, os Estados e os municípios deveriam cancelar a assinatura de todos os jornais, e revistas também, nos, cidadãos, não devemos pagar jornal pra funcionário público. O funcionário público que quer ler jornal, pague a sua assinatura e vá ler em casa não no local de trabalho. Em breve, todos os jornais serão digitais, e as publicidades, não estarão necessariamente nos jornais.

    Responda
  33. José Alves

    Sou assinante da folha a muitos anos e não vou deixar de ser. Nosso presidente toma medidas corretas mas fala muito e isso atrapalha seu governo. De fato alguns meios de comunicação só dão destaques as notícias ruins. Deveriam dar o mesmo destaque as notícias boas. Na democracia precisamos aprender a conviver com a divergência, isso é difícil para certas pessoas e órgãos inclusive de imprensa.h

    Responda
  34. COLOMBO MELO

    Ao atacar a imprensa, ele está se defendendo dos que querem derruba-lo. É um grande estrategista.

    Responda
  35. Mary Marques Vianna

    Assassinato de reputação e construção de narrativas que pautam o debate público não são mais exclusividade da imprensa. Não adianta chorarem, é a nova era com uma participação popular sem precedentes, muito mais democrática!

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=14645

  36. Venceslau Morais

    Orgulho de ser assinante Folha.

    Responda
  37. Isabele Haruna Ono Zamaro

    Nestes recentes tempos de hiperpolarização política e radicalização, nunca precisamos tanto do caráter democrático e aberto como este canal de informações. A Folha, assim como cada cidadão, necessita combater o ódio e a desinformação com liberdade e respeito. Parabéns Folha.

    Responda
    1. PEDRO ELOI SOARES

      Tenho maior orgulho de ser assinante da Folha de São Paulo. Com o devido respeito aos demais órgão de informações, este jornal é um dos melhores do País. Não adiante as falas sombrias de governantes com sonhos totalitários que vão me fazer mudar de opinião. A imprensa tem que ser livre. O marco legal está na Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.