Opinião > Na direção correta Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Eustaquio Nunes de Morais

    As consequências da inteligência artificial, é que se produz mais com menos seres humanos, aí esta a razão do aumento da desigualdade, que alias é global, pois com menos postos de trabalho os salários privados tem enorme perda de poder aquisitivo, já os aquinhoados com serviços públicos podem até mesmo estender o teto salarial. E ainda ver a PGR defender férias de 60 dias, o que é um absurdo nos dias atuais com a maioria da população esta sim no misere.

    Responda
  2. Alex Viana de Brito

    Será burrice da folha ou só vontade de enfatizar sua linha de atuação que jazia seu marketing: “eu sou contra x, já a folha é y...” Lamentável. Vontade grande de cancelar minha assinatura.

    Responda
  3. João Castro

    É uma vergonha o maior jornal do país separar liberalismo político do econômico, como se um pudesse existir sem o outro(como no caso da Ditadura Pinochet) resultando em algo bom. É ultrajante que o mesmo jornal humilhado pelo presidente, por reportar os fatos com postura indepentende, apoie Guedes(que convém lembrar, após Chicago foi para o Chile de Pinochet) como se fosse possível separá-los. Além disso, a pauta ultraliberal defendida pelo jornal tem sido aplicada há 4 anos sem resultados!!!

    Responda
  4. Núbio Cicarini Hott

    O leitores estão criticando o editorial porque esse governo não demonstrou mérito nenhum em relação aos trabalhadores em geral. Até agora só notícia ruim. O jornal não está defendendo os interesses dos seu leitores e isso está sendo cobrado.

    Responda
  5. JOAO ROBERTO BRANDAO

    Se os novos assinantes vieram aqui pra ver um jornal bater no presidente de plantão 24 horas, podem sair. Bate quando necessário e reconhece os méritos quando necessário. Será que é tão difícil assim pras pessoas serem moderadas? Ou ama incondicionalmente ou odeia totalmente? Assim não funciona..

    Responda
  6. Núbio Cicarini Hott

    A tese central do artigo é obscurantista. O argumento de que as empresas ocuparão o lugar do Estado esconde a intenção de expandir a exploração. O capitalismo só tem compromisso com a propriedade. O saldo da redução da República sempre vai ser negativo e a consequência em geral será danosa para as pessoas. O lado positivo é que o capitalismo vai perdendo credibilidade no tecido social. Os leitores da Folha já demonstram isso. A esperança de que o capitalismo é próspero está acabando.

    Responda
  7. fabio cavalcante

    O plano não é tão atraente como a folha defende. Primeiro a chamada operação lava jato não puniu os corruptores puniu também as empresas deixando quase todas as grandes empresas de construção e infra estrutura de pires na mão. A economia não vai andar pelo simples fato que a iniciativa privada ja não contava com um grande número de grandes companhias para alavancar a economia e neste momento a situação é ainda mais grave. A ideia é Boa para a macro economia se houvesse companhias crescentes.

    Responda
  8. Carlos Demcrata

    Terça-feira chapa branca, folha! Aliás, a folha e a globo são neoliberais como guedes. Como na história do "cavalo manco", vou aguardar e dar a última chance pra folha. Seria, quarta feira chapa branca, terceira mancada da folha? Daí, sem folha.

    Responda
  9. Carlos Demcrata

    Terça-feira chapa branca, folha! Aliás, a folha e a globo são neoliberais como guedes. Como na história do "cavalo manco", vou aguardar e dar a última chance pra folha. Seria, quarta feira chapa branca, terceira mancada da folha? Daí, sem folha.

    Responda
  10. GLAUCO DE ARRUDA BARLEBEM

    Folha de São Paulo, quer que eu cancele novamente minha assinatura?

    Responda
  11. GLAUCO DE ARRUDA BARLEBEM

    Folha de São Paulo, quer que eu cancele novamente minha assinatura?

    Responda
  12. Carlos Nunhes

    Rumo ao Chile!

    Responda
  13. EDILSON DE SOUZA

    Lamentável que o Grupo Folha escreva um edital elogioso ao governo Bolsonaro, que ficará na história como o pior presidente do Brasil de todos os tempos. Não adianta de nada querer salvar a economia e aprofundar a exclusão social e a desigualdade; manter o mesmo atraso e subserviência históricos. Que decepção, Folha! Será chantagem?

    Responda
  14. Luís SA

    Sempre curioso observar a Folha e o Globo também, dentre outros, sofrendo um ataque brutal de um governo que tenta implementar um regime ditatorial e os dois mantém-se apoiando a pauta neoliberal das reformas do Guedes. Assim como em 1964/1985, talvez a população sofra os efeitos estúpidos de uma ditadura, mas para a Folha e para o Globo está tudo normal, desde que os empresários estejam felizes. Parabéns.

    Responda
  15. Mark Moré

    Na direção correta? Não posso estar lendo isso. Piada.

    Responda
  16. Brízido Galeano

    Parabéns, Folha, pelo editorial. Mesmo sendo pressionado pelo governo com o cancelamento de assinatura do jornal, a Folha se mantém viva e moderna. Quem escreveu o editorial, com certeza, não é um sebastianista! Os dados estão presentes: menor taxa Selic da História, bolsa em alta etc. E a Folha sempre alerta. Sem perder a honra. É um prazer ser assinante do destemido jornal!

    Responda
  17. Carlos Alberto Santoro

    Este editorial absurdo era o que estava faltando para eu me decidir por cancelar minha assinatura deste periódico que não se preocupa com o povo, mas só com o 'mercado'. Adeus.

    Responda
  18. Wagner Castro

    "Ninguém sabe quanto foi pago para essa reforma da Previdência passar. Muita coisa foi omitida. O tempo vai dizer quem fala a verdade." (Ex-líder do PSL, Delegado Waldir - O Globo) Pois é, o ex-líder do governo faz uma declaração dessa no Plenário da Câmara e os editoriais, inclusive da FSP, dando vivas a algo feito dessa forma e com qual intenção. Os bancos quebrando recordes competindo quem tem mais lucro com agiotagem, o Chile quebrado e Guedes falando de capitalização. Na direção correta ...

    Responda
  19. Rachel Matos

    Na direção correta....rumo ao precipício. Não salva ninguém sabe família Frias, Financistas, elite medíocre do Brasil? Está é a nova tese do economista Guedes: a ''destruição"" ... que destrói mesmo, não sobra nada!!!

    Responda
  20. PAULO ROBERTO HASSE

    Brasil com a agenda de governo correta e já saindo do caos , acelerando crescimento e criando mais empregos .

    Responda
  21. Sandro Carvalho

    Ciro Gomes, na recente entrevista que deu ao Pânico, desmontou Paulo Guedes. É só digitar, no Google, Ciro Gomes - Pânico - 04/11/19 - YouTube, para acessar a mesma.

    Responda
  22. Carlos Demcrata

    Terça-feira chapa branca da Folha! Óbvio que defendem o neoliberalismo brutoo do tchuchuca dos banqueiros. Segunda constatação... Na terceira, vamos fazer campanha a favor da Sociedade do bem-estar social, sem folha!

    Responda
  23. ricardo fernandes

    entre as muitas tolices ditas por paulo guedes, e elogiadas pela folha: 1. afastamento do poder público da área econômica. Por que ocorreu a crise de 29, mesmo? 2. adequação dos salários do poder público à iniciativa privada. nos anos 60, gunnar myrdal autor de 'subdesenvolvimento', apontava os baixos salários do serviço público de paises do terceiro mundo como estimulo a ineficiencia e à corrupção. 3. junção das verbas de saude e educação numa só. e por que não juntar defesa e agricultura?

    Responda
  24. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Estamos indo para o abismo e esse jornal acentua sua postura camaleônica, é a modalidade morcego, chupa e assopra tentando enganar, quem?

    Responda
  25. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Jornalismo ou agência de propaganda política? Completamente equivocado o editorial da FSP. Estamos realmente perdidos!

    Responda
  26. Danilo José Martins

    acompanho esta fOlha desde 1997. ver direcao correta nas medidas deste ministro da economia e de uma miopia incompreensivel. da uma raiva tipo de editorial. carta capital nunca trairia seu leitor desse jeito. rentista e a favor do Mercado de capitais, que decepcao!

    Responda
  27. Carlos Demcrata

    Terça-feira chapa branca da Folha! Óbvio que defendem o neoliberalismo brutoo do tchuchuca dos banqueiros. Segunda constatação... Na terceira, vamos fazer campanha a favor da Sociedade do bem-estar social, sem folha!

    Responda
  28. Carlos Demcrata

    Terça-feira chapa branca da Folha!

    Responda
  29. Regina Mello

    folha sendo folha, na defesa de seus interesses, bate no bozo, e assopra o guedes. acho que tá na hora de cancelar a assinatura.

    Responda
    1. André Luis

      isso, cancele. vá cancelando até não ter mais jornal pra assinar

  30. VALMONT ROSA SILVA SANTOS

    Meter a mão no bolso do assalariado agora se chama economia. É a novilíngua do Cartel da Mídia (newspeech de Orwell). Assim, tivemos a "economia com a Nova Previdência" que surrupiou 1 trilhão de reais dos bolsos dos trabalhadores. É a economia, estúpido?... Ou a antieconomia da concentração e do rentismo desenfreado?

    Responda
  31. Gino Ribas Meneghitti

    Folha e Globo podem até demonstrar certa reprovação ao governo e à pessoa de Jair Bolsonaro, mas em um ponto todos estão de acordo: defendem as mesmas pautas. Adivinhe quais servidores serão os mais prejudicados? Da saúde e da educação. Adivinhe quem recebe os menores salários? Da saúde e da educação. Brasil: um país sem volta!

    Responda
  32. Alberto Melis Bianconi

    Muito mais importante do que concordar ou não com o ministro Guedes, é perceber que a situação política está cindida em duas partes que não se reconhecem. De um lado um executivo que vive de criar crises diuturnas, de outro um Congresso que delibera matérias difíceis, inclusive coordenando com o ministério da fazenda. É o que se diz na entrevista publicada. Basta dar a Maia ou Alcolumbre o titulo de primeiro ministro e subordinar-lhe Paulo Guedes... trata-se de parlamentarismo. Difícil de ver?

    Responda
  33. ELIZABET NUNES MAGALHAES

    Editorial nojento e desonesto, não menciona os inexoráveis argumentos anti neoliberais da realidade Brasileira, como a vergonhosa concentração de renda e a criminosa desigualdade social. Em uma sociedade nessas condições é fundamental um estado forte, que se ocupe da distribuição de renda e que busque uma maior equalização social, para que só então possamos crescer todos juntos, orgulhosos da nossa nação. Abaixo ao neoliberalismo!

    Responda
  34. Rodrigo Trivellato Garavini

    Tempo? Não há tempo, lamento. A Folha precisa resolver, de uma vez por todas, se vira o mais importante órgão de mídia na oposição ao governo das trevas, ou se vai continuar defendendo o baronato do qual os Frias fazem parte. Paulo Guedes é Bolsonaro. E vice-versa. Não há separação possível. E parlamentarismo, mesmo que branco, é golpe!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A verdade é que temos todo o tempo do mundo, porque injustiça social não se corrige de uma hora para outra, e por simples força de vontade. Parlamentarismo branco é golpe? Golpe houve em 2016, quando um governo foi deposto pela farsa de um processo político. Se o Congresso faz passar reformas mais difíceis do que os governos anteriores conseguiram, é que esse tal Presidencialismo de Coalizão sempre foi uma bobagem, e podemos nos livrar da figura imperial de um presidente.

  35. João Mello

    O jornalismo econômico no Brasil, e não apenas da folha, carece de pluralidade. Não se trata de receber de braços abertos marxistas e socialistas revolucionários de braços abertos. Mas não é possível que deem tantos ouvidos à ortodoxia neoliberal e que tratem radicais como o Guedes como pessoas sensatas. Como podem ignorar uma enorme parte da literatura brasileira e mundial que apontam para soluções totalmente distintas e nada radicais? Existem outras vias pelo mercado além das neoliberais...

    Responda
  36. João Mello

    A Folha, assim como o Ministro, não demonstra nenhuma preocupação com a distribuição de renda nesse país. A simples menção ao cuidado para não reduzir gasto em cima dos pobres é vazia, pois a mesma folha reiteradamente apoia o teto constitucional para gasto público e, principalmente, a reforma da previdência, cuja redução de gastos esperada provém majoritariamente sobre benefícios a pobres. Que tal defender a tributação dos ricos como solução para as contas públicas e redução de desigualdade?

    Responda
  37. Vitor Viola

    Análise chapa branca. Esse governo não só vai penalizar os mais pobres com sua ausência de política social, como vai rezar tão e somente a cartilha do mercado. E os "independentes" e inovadores empresários brasileiros já mostraram o quanto são capazes sem o empurrão do BNDS...

    Responda
  38. Carlos Demcrata

    Terça-feira chapaa branca, foiaa! Vamos observando... (Nos editoriais sabe-se, sempre, a linha da mídia! Apoiar com tanta ênfase projeto neoliberal brutoo e cruell? Foia sinaliza chapa branca aproximando!). O neoliberalismo esta mortooo! Vide Chile! (Assim como o outro extremo morreuuu faz tempo!). Viva o Capitalismo com Estado de Bem Estar Social!

    Responda
  39. aladim ferreira

    é a Folha defendendo seus trocadinho$ ministeriai$.

    Responda
  40. Caio Cunha

    "A principal missão de um jornal é vender publicidade..." o Jânio disse isso? Pensei que ele acreditasse que a liberdade da imprensa é um dos esteios da democracia. Mas se disse, concordo integralmente com ele. E ele, claro, ficará feliz em saber.

    Responda
  41. HUGO FALCAO SILVA

    Caro jornal temos mais de 100 milhões de pessoas vivendo com menos de 500 reais por mês. Temos um setor privado que só pensa em lucros (Normal dentro da lógica capitalista). A Reforma administrativa no que se refere a entrada de novos funcionários com o fim da estabilidade nada mais serve para manter os funcionários obedientes. E um desejo cada vez maior em investir menos em áreas sociais. Privatizar tudo como se não existisse serviço público de qualidade. Essas soluções terão um preço.

    Responda
  42. João Larizzatti

    A Folha falta com a verdade quando afirma que não há mecanismos para avaliação do desempenho de servidores. Há sim! Eles precisam ser melhorados? Sem dúvidas! Mas coloque seus repórteres para trabalhar direito. Segundo o IBGE, a porcentagem de funcionários públicos em relação à população é de 1,6% no Brasil, 5,9% no Japão, 10,6% na Alemanha, 18% no Canadá, 21% na França, 28% na Suécia. Estado brasileiro não é tão grande assim, não é? Setor privado investindo? Só com apoio do BNDES.

    Responda
  43. Ayer Campos

    Esta perola do pensamento da Folha (isto é, do Grupo Folha, corporação que vende anúncios) é mostra cabal da condição esquizofrênica do atual jornalismo empresarial, dividido pateticamente entre informar e elevar o debate público (vide matéria sobre os fundos púbicos e manobras do governo Guedes) e defender seu nicho de mercado com exaltação desesperada das 'obras' do governo. É a este último que se aplica a máxima de Jânio de Freitas: "A principal missão de um jornal é vender publicidade..."

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Desculpe, mas quem está sofrendo de esquizofrenia é o governo, daí que a Folha uma hora pareça fazer oposição, e em outra apoie iniciativas da área econômica do governo. Vivemos um momento maluco, mas muito didático para quem está disposto a manter os olhos abertos.

    2. Ayer Campos

      Leiam, por favor, a matéria " PEC do governo (Guedes) derruba gastos com saúde e educação". Há quem ache que esta é a 'direção correta' - pois sobra mais dinheiro para ser mamado à socapa...

  44. edgard Reymann

    E mais: há projeto do Bolsonaro para interferir na constituição e desobrigar o executivo a investir em educação e saúde. O que o Guedes diz, é verdade só em parte, porque já estão tramando mais um golpe contra a constituição e o povo.

    Responda
  45. edgard Reymann

    Enquanto não baixarem os juros para o consumidor, para o povo, nada no Brasil terá efetivamente mudado. Por ora, essas mudanças são boas para investidores, cujos investimentos são destinados apenas à ciranda financeira, e não mais à produtividade, que geraria mais empregos. Não adianta o país ir bem e o povo, mal. Se é para o povo ir mal, o país que se exploda, pois não há esperança alguma.

    Responda
  46. Maurício Serra

    A familia dona da folha é bilionária. É claro que defende também o neo-liberalismo, já que o chicote desce só no lombo dos mais pobres! Fácil ser conservador quando se está por cima - o mundo está perfeito para eles.

    Responda
  47. ANAZILDA DE BARROS STAUFFER

    Parece-me que a Folha (e a "grande" imprensa, de modo geral) quer nos fazer crer que o único problema desse governo é a Familia Trappo. Ocupemo-nos dos bozzos e deixemos o guedes destruir a economia do país em paz. Para os pobres, bastam as balas do witzel.

    Responda
  48. Leonardo Dib

    A folha, apesar do esforço em parecer seria e imparcial não merece confiança só pelo fato de atacar o Bolsonaro. Sempre blindaram tucanos de alta plumagem como Aécio e Serra... Chega a ser vergonhoso e levanta suspeitas se este diário não tem o R. A. Bo preso com tucanos, porquê da na cara demais essa blindagem. Esse editorial é alinhado com os interesses do sistema financeiro que a cada dia sufoca mais e mais o cidadão comum. Atacar o bozo é só um pano de fundo.

    Responda
  49. FABIO DANTAS

    Está aí, fascistas e direitistas(Não necessariamente nesta mesma ordem)! A Folha é essa dualidade entre o socialismo e o neoliberalismo. Porém, é nítida a pendência para o último citado. Lamentável, pois a tendência é que se torne capacho do governo, seu futuro único grande anunciante, uma vez que o país vai atolar em desgraça econômica.

    Responda
  50. FABIO DANTAS

    Está aí, fascistas e direitas(Não necessariamente nesta mesma ordem)! A Folha é essa dualidade entre o socialismo e o neoliberalismo. Porém, é nítida a pendência para o último citado. Lamentável, pois a tendência é que se torne capacho do governo, seu futuro único grande anunciante, uma vez que o país vai atolar em desgraça econômica.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.