-
aecio castro
Como um país vai crescer sem renda? Somos um país pobre, se deixar somente nas mãos do deus mercado, os empresários - os que sobrarem - irão gostar muito, mas se não tiver renda, não haverá consumo e sem consumo ... o que acontece? Infelizmente, a previdência era o motor da economia por aqui, daqui a 30 anos , o que será? Só os funcionários públicos não conseguirão movimentar essa economia. Classe média lunática - a maioria do brasileiro guarda o almoço para poder comer a janta.
-
Rogério de Mendonça Lima
Propomos ao escrevinho, o seguinte: Pegue um lápis, lápis escolar, aquele de grafite e madeira. Depois tete imaginar como evoluímos do carvão até o lápis, extração do grafite, máquinas para a madeira, após tudo isto pensado, quebre o lápis com as mãos em várias partes. Qual o tempo levado para destruir o lápis? Agora pense em quase três séc. de estudos para se fazer o lápis. Pensou? Os governos petistas destruíram a economia do país, este governo tenta reconstruir. Simples assim.
-
Galdino Formiga
O jornalista não consegue separar a economia da política.
-
PAULO ROBERTO HASSE
O país entrou em crise em 2014 com a gastança de Dilma para se reeleger , descontrole das contas , PIB negativo 3,5% em 2015 e 2016 ,milhares de pequenas empresas quebradas , desemprego , corrupção , criminalidade nas alturas . Agora você quer que o novo governo conserte todo o caos em 10 meses ? A agenda está correta e o país está no rumo certo , para alçar voo que seja longo e não voo de galinha .
-
Paulo César de Oliveira
Caro Ricardo, Temer e Meireles tentaram fazer a coisa certa mas depois do Joesley não houve mais condições políticas para aprovar as reformas necessárias, em especial a da Previdência. Esse tempo, então, não conta. Temer teve boas intenções mas não os votos necessários para transformá-las em realidade. Aprovou o Teto de Gastos; não eh pouco.
-
Ricardo Knudsen
Interessante q no seu histórico desaparecem os anos de 2017 e 2018, do governo Temer, com a mesma política ultraliberal de Guedes e Bolsonaro. São 3 anos de política ultraliberal, q paralizou a economia, quebrou empresas, aumentou desemprego e miséria. Estamos no rumo certo para o caos.
-
-
Antonio Catigero Oliveira
"Ideias vencedoras nas urnas"?O colunista faz das tripas coração para dizer que o interesse de seu padroeiro, deus Mercado, venceu.As "reformas", que podem mudar p/ pior, afetou Milhões trabalhadores de baixa renda da iniciativa privada; deixou fidalgos dos 3 Poderes com seus privilégios ainda maiores; está entregando o Pré-sal, que era uma garantia da Educação e da Saúde, entre outras negociatas que vão minar a capacidade de financiamento estatal, pois quem acredita em "especulador bonzinho"?
-
Jose Souza
Guedes é um sofista bom de bico. Dá uma no cravo e outra na ferradura, mas não há dúvida que se implementar metade das mudanças que promete e com a boa equipe que constituiu, teremos chance real de obter os necessários resultados que a sociedade precisa. Resta saber se a agenda estapafúrdia do presidente não vai comprometer o trabalho dele. Não é pessimismo, mas como o ministro da justiça parece emasculado pelo chefe, a dúvida é pertinente.
-
ricardo fernandes
não é preciso dizer que paulo guedes de democrata não tem nada. um sujeito que serve a um autocrata não é um democrata. salvo se acharmos que schacht ou delfim netto eram democratas.
-
ricardo fernandes
em verdade, paulo guedes não tem proposta realista e concreta para coisa alguma. a cpmf, por outro lado, é uma das poucas coisas consistentes e defendidas, inclusive, por economistas de outros paises. então, joel, vc está bem equivocado. paulo guedes também não é liberal, porque defende as mesmas teses intervencionistas na sociedade que seu patrão bolsonaro: também é homofobico, misogino, contra o aborto, racista, ou já teria se pronunciado a favor. de stuart mill não tem nada.
-
NACIB HETTI
Carece de criatividade. Além de torcer contra relata o óbvio.
-
jose carlos toledo junior
Gostaria de saber o que qualifica este menino a ter uma coluna semanal em um jornal de grande circulação. Sinceramente, seu currículo é fraco. Não constam publicação de livros ou contribuições importantes na forma de artigos para economia ou filosofia. Uma pobreza. Deve ter passado pelo insper ou ter um costa larga entre os mandatários do jornal.
-
Paulo Roberto Schlichting
O discurso e o alinhamento de Guedes à teses ultraliberais não ajuda a desanuviar o debate. Defender "soluções de mercado" para as disfuncionalidades da economia do país é, no mínimo, temerário. Que as propostas venham a público para o devido debate democrático de ideias.
-
fabio mariano
Às vezes penso que alguns comentaristas tem sérios problemas mentais. Como dizer que a economia ruma pelo caminho correto? O desemprego permanece, a perspectiva de crescimento é insignificante, os riscos de perdas com exportações são iminentes, as medidas de austeridade fiscal destruíram a Previdência e Investimentos Públicos... Ahh deve ser a Pauta Econômica dos Bancos! É difícil...
-
fabio mariano
Às vezes penso que alguns comentaristas tem sérios problemas mentais. Como dizer que a economia ruma pelo caminho correto? O desemprego permanece, a perspectiva de crescimento é insignificante, os riscos de perdas com exportações são iminentes, as medidas de austeridade fiscal destruíram a Previdência e Investimentos Públicos... Ahh deve ser a Pauta Econômica dos Bancos! É difícil...
-
ANTONIO CESAR FERREIRA
Que decepção Folha. Justo eu que estava fazendo propaganda pela assinatura do jornal depois das medidas e falas de Bolsonaro contra vcs? Quer dizer que as medidas liberais do Guedes, cujas consequências estão no Chile de hoje, está bem pra vcs? Guedes está no caminho certo? Acabando com os direitos sociais e investimentos sociais; e o papel do Estado na diminuição da desigualdade? E a frase do Guedes, na entrevista, quando disse que o pobre é pobre por que não sabe poupar como o rico?
-
Maurício Serra
O Guedes é um neo-liberal da escola de Chicago e quer fazer aqui o mesmo que fizeram no paraíso Chile. Como foi ontem o dia em Santiago? Esse é o nosso futuro. Mas se vc lembrar que aqui temos organizações criminosas como o PCC e as milícias, nosso futuro pode ser muito pior.
-
Igor Cornelsen
Num sistema democrático não é fácil o governo implementar medidas que precisam de reformas da Constituição. A Constituição de 88 é detalhista, e muitos destes aumentam o déficit público deixando o governo com quase nenhum recurso livre. Não é fácil fazer a economia crescer assim. Por outro lado a Argentina entrou em crise no ano passado e deve ter tirado 1% do potencial de crecimento brasileiro, reduzindo exportações e investimentos no Brasil. A agenda do governo porém, está certa.
-
JOAQUIM FERREIRA R FILHO
Outro dia mesmo disseram que neste Governo tudo iria dar errado. Esqueceram rápido do mar de lama deixado pela administração petista.. Agora com muita dificuldade fala-se em melhora da economia brasileira, mas só um pouquinho.........A caravana vai passando enquanto os cães ( hienas) ladram
-
Maurício Serra
Melhora? Estamos em nível pré 2012! 0,9 de PIB, o que é menor do que o do Temer! A caravana vai passar mesmo, se continuar assim chegaremos em um impeachment. A pequena melhora tem a ver com liberação de fgts, o mesmo que o Temer fez e não é sustentável.
-
-
Renato Ribeiro
A lógica de menor remuneração para os aposentados e trabalhadores - num país em que a pirâmide etária começa a se deformar - terá impacto danoso na economia fortemente em 2 décadas. Dinheiro de circulação na economia fortalece o país (com suas inúmeras tributações) muito acima do dinheiro virtual da especulação. Apenas rirei dos neoliberalistas com a tragédia anunciada que vendem como solução hoje.
-
Otavio D'Elia
Exato! E o articulista fala em recuperação real da economia. Para quem ? Certamente este artigo não é dirigido para 90% da população brasileira...
-
-
Ricardo Knudsen
É divertido ver que o colunista liberal rifou Adam Smith, ao questionar a racionalidade do homo oeconomicus. Perdeu a crença na mão invisível do mercado? Será que ele finalmente chegou ao século 21 e começou a ler autores como Kahneman e Thaler?
-
Hercilio Silva
Acho que a sugestão de que economistas e jornalistas vão as ruas da Argentina e Chupe explicar que a vida melhorou, vale para o Brasil, renda e salário em queda e emprego informal para a maioria, serviços públicos a mingua, para a plebe a melhora não existe.
-
Brízido Galeano
Quanto ao flerte com golpe militar, só se Jair Bolsonaro e seu rebento Dudu conseguirem comandar O Incrível Exército de Brancaleone fechando o Congresso Nacional, o STF e demais órgãos de controle de Estado. Puro desvairio do articulista. Como disse antes, deve ser os ares pestilentos da Pauliceia agindo nos neurônios do mais novo Oráculo de Delfos tupiniquim!
-
Marcos Serra
O Joel está redigindo como no ditado: uma no cravo e outra na ferradura. Delírios como flerte com golpe militar, só para quem deseja ver chifre em cabeça de va.ca. Quanto ao aparelhamento de instituições de controle, que tal irmos para a realidade e trocar por desaparelhamento? Ameaça à imprensa ou defesa de repetidas, forjadas e tendenciosas matérias? Cada um se defende como pode. Alimentar o inimigo? Demora no agir? Que tal levar a reclamação ao nosso fisiológico e emperrado Congresso?
-
Maurício Serra
Acho hilário esse papo de "se não funcionar, em 4 anos é só mudar". Como? Vão desfazer a destruição da previdência? Reestatizar o patrimônio público que está sendo dado de presente para uma minoria? Fazer o "Exército Sem Partido"? Como consertar o estrago?
-
Maurício Serra
Marcos, incrível como vc distorce as coisas. Crise de 2008, manifestações de junho de 2013, Aécio não reconhece a derrota, Eduardo Cunha faz pautas-bomba, paralisa o congresso e abre um impeachment que dura quase 1 ano. A crise é a Dilma... e 3 anos depois?
-
Marcos Serra
Acho hilário esse papo de "se não funcionar, em 4 anos é só mudar". O PT virou 4, 13 anos e entregou um país quebrado. Vão desfazer a destruição da corrupção? Desaparelhar as instituições públicas que foram dadas de presente para uma minoria? Resgatar o dinheiro público dado a países alinhados? Como consertar o estrago? Simples: democracia. Alternância do poder. Confiar a quem foi eleito com maioria dos votos. Não repetir a absurda sequência de erros dos anos anteriores. Torcer pela nação.
-
Maurício Serra
É só lembrar o caso da Vale. Mais de 300 mortos depois, como desfazer a besteira de quem decidiu entregar todo o subsolo brasileiro por só 3bi? Como reestatizá-la?
-
-
Brízido Galeano
O mais novo Oráculo de Delfos da Folha, que veio se juntar a outro Oráculo: Hélio Schwartsman. Parece que os gases emitidos pela Pauliceia Desvairada estão agindo fortemente no Joel. Cito só um disparate: que Bolsonaro flerta com golpe militar. Para se ter um golpe, deve ter apoio de todo o estamento militar, com motivo muito forte. Deve-se pensar também nas consequências desse ato insano. Vontade presidencial não significa que todos vão apoiar. Deixar de ler a Folha é fácil.
-
Brízido Galeano
Hernandez, em vez de provar que Bolsonaro flerta com golpe militar, prefere, isto sim, ser depreciativo e não entender nada. Sugiro fazer um exame de TSH, urgente. De antemão, já vou logo dizendo que você é um sebastianista de escol. Se não sabe o que é sebastianista, veja no Google! Da próxima vez, apresente argumentos convicentes. Embora esteja desconfiado que você é o próprio Joel travestido de Hernandez...
-
Hernandez Piras Batista
Não há nenhuma lógica nos seus argumentos. O colunista disse que o Presidente flerta com o golpe. O fato do golpe não ser possível ou ser difícil não desmente por si só o flerte do Presidente. Para quem é tão depreciativo, você demonstra baixíssima compreensão.
-
Brízido Galeano
Joel Pinheiro da Fonseca e Hélio Schwartsman são filósofos, portanto, capazes de entender o meu texto.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.