Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Priscila Soares Porto

    Acabei de ler em outra reportagem ali, que morador de bairro rico em São Paulo vive em média 23 anos a mais que de bairro pobre, e que o pobre só vive até 57,3 anos. Então essa velhice tranquila depois dos 70 do Paulo é só para ricos e privilegiados, a elite brasileira mesmo.

    Responda
    1. José Cardoso

      Exatamente Priscila, como você e eu, leitores da Folha de SP.

  2. Rodrigo Aquino Fiqueiredo Figueiredo

    Com um salário mínimo de 998 reais (em 2019) poupar para ter um futuro tranquilo fica difícil! A análise econômica feitas pelos estudiosos na Folha de S.Paulo deixa a desejar! As vezes parece que estamos em outro país como a Suécia! E o endosso a política econômica do Paulo Guedes? Não se aplica a um país de miseráveis como o Brasil!

    Responda
  3. Ayer Campos

    Tenho notado que "dica" designa uma coisa que não presta - se prestasse, seria uma sugestão ou recomendação. É inacreditável que pessoas ganhem dinheiro dando 'dicas' para pobres e remediados pouparem para a aposentadoria. Além de colaborar com o governo Guedes na desmoralização do sistema de previdência solidário, soa farsesco e mendaz como outras crenças arraigadas de nosso dia-a-dia miserável: "taxa zero"; "cirurgia espiritual" e "recesso branco parlamentar". Que horror...

    Responda
  4. Geraldo da Silva

    O Paulo precisa rezar para não ficar desmpregado - o que é quase impossível - , orar a Alah, a Jeová e ao Todo-poderoso para não aparecer um novo Collor que sequestre seu dindin, lembrar que todos os fundos e financeiras e bancos nos últimos 30 anos quebraram e deixaram os aplicadores a ver navios, e por aí vai. Paulo, fuja de tudo isso.Pegue seu dinheirinho - se sobrar um pouco - e vá curtir suas férias na Oropa, França e Bahia. Pois como diz o poeta Vinícius, a vida é uma só, e é pra valer.

    Responda
  5. Joisse Antonio Lorandi

    Avisa o Paulo, que a correção não deveria ser pela inflação, mas deveria acompanhar o plano de saúde dele. Por ex. meu plano esse ano teve um reajuste de 20 %. também, tem que acompanhar as correções dos remédios, veículos etc. que normalmente aumentam mais que a inflação. Se ele ficar no fixo mais a inflação com certeza o dinheiro que ele vai retirar nos 70 não paga o plano de saúde dele.

    Responda
  6. Jose Roberto X de Oliveira

    Se ficar solteiro e não tiver filhos e morrer antes disso o tal Paulo enriqueceu muito gente como o Paulo mas o Paulo Guedes e Cia e talvez economista acionista de algum banco/fundos etc. Rsrs Se a Previdência fosse Pública seu dinheiro pagaria a aposentadoria de outros menos afortunados...como alguém inválido por exemplo. Não é assim tão bão não. E para o sujeito poupar $ 250/mês com o salário miséria pago por gananciosos empresários que apoiaram a reforma da Previdência só para um lado? Rsrs

    Responda
    1. Ayer Campos

      É isso aí, Zé Roberto, foi ao ponto.

  7. Marcos Valério Rocha

    Pra isso é preciso ter dinheiro sobrando...

    Responda