Vinícius Torres Freire > Bolsonaro propõe revolução constitucional para arrochar gasto no país todo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Maria Luiza Portugal Goncalves

    As medidas são boas e necessárias. Porém, dependem não só do congresso, como dos demais poderes. Acho difícil passar do jeito que estão uma vez que o governo não tem a mínima base parlamentar, nem ao menos o apoio do seu partido.

    Responda
  2. MARCO SOUTO

    Nem sou fã do Bolsonaro mas as medidas são boas, principalmente diminuir a quantidade de municípios, consequentemente estruturas legislativas e prefeituras. Além de limitar os gastos do legislativo e judiciário do resto.

    Responda
  3. Jose Souza

    Não morro de amores pelo Guedes (um exímio manipulador de idéias e palavras) e, menos ainda pelo chefe dele. Agora, essas medidas são importantes e necessárias. Torço para que sejam aprovadas. Vão diminuir a desigualdade absurda desse país.

    Responda
  4. Claudio L Rocha

    Qdo a miseria chegar para mais da metade da população, com passar dos anos ela vira e nenhuma maquiagem economica impedira. Aqueles que bateram panela talvez se lembrem da arrogancia com que tratavam quem tentava alertar, mas não serão perdoados pelo implacavel tempo que a td corrige. Será o momento de observar a soberba e a insensibilidade pela dor. Entregaram o Pais que deveria ser de todos, aos dragões da egoismo, da insensibilidade social, da criação do caos para que se manterem no poder

    Responda
  5. EDSON CARDIA

    A gargalhada do lobisomem na foto parece deboche.

    Responda
  6. edgard Reymann

    Se colocar na emenda constitucional que o Estado só pagará 5% do que paga hoje das dívidas que tem com instituições financeiras, eu aceito.

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      Impossível. Paulo Guedes é a tchutchuca dos banqueiros.

  7. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Assim é fácil, arrocha mais ainda o pobre até à sua extinção e deixa o capital improdutivo, dos banqueiros principalmente, cada vez mais em expansão! Até quando vamos tolerar?

    Responda
  8. MARCOS FERNANDO DAUNER

    encontraram o Bouboulina ? ou irá prevalecer minha tese científica de que o responsável é um submarino nazi fantasma que ainda navega por aqui ?

    Responda
  9. Paulo Aguiar

    País do arrocho. Arrocha trabalhador e aposentado. Educação e Saúde ... no andar de cima sem arrocho ... só benesses

    Responda
  10. Paulo Aguiar

    País do arrocho. Arrocha trabalhador e aposentado. Educação e Saúde ... no andar de cima sem arrocho ... só benesses

    Responda
  11. Paulo Aguiar

    País do arrocho. Arrocha trabalhador e aposentado. Educação e Saúde ... no andar de cima sem arrocho ... só benesses

    Responda
  12. ISAIAS DA SILVA

    Não gosto do Bozo, não consigo ter simpatia por este celerado. Mas seu pacote traz medidas concretas, que podemos gostar ou não (eu gostei), porém são factíveis, fazem sentido. Pode até ser o caso das duas vezes ao dia que o relógio quebrado está certo. Mas, está certo, fazer o quê?

    Responda
  13. silvio eduardo valdez pinto

    Please, allow me to introduce myself, my name is bozo and guedes...

    Responda
  14. Davi Pessoa Ferraz

    E plano para ceescer, gerar empregos, tem algum?

    Responda
  15. Jane Medeiros

    A proposta é tão Paulo Guedes e tao radical que até o articulista sabendo que o Congresso teria que aprovar, pois, teriam que mexer na Constituição, coloca em dúvida sua viiabilidade. Quanto à Guedes, mostra-se irrecuperável . Faz de cada país um laboratório para os seus desatinos.

    Responda
  16. Edison Gonçalves

    Medidas tão drásticas que implicam em grande sofrimento para o brasileiro simples, além daquele que já lhe é imposto; mudanças enormes na forma de um "pacotaço", são propostas por um governo irresponsável que não tem noção de sua própria pequenez e irrelevância. O brasileiro foi engado, mesmo aquele que por motivos sabidos votou nisso aí, na grande maioria, não concorda com essa redução geral do estado brasileiro agora proposta.

    Responda
    1. EDSON CARDIA

      Estão tratando a população civil como recrutas. Mandam rastejar na lama, correr feito loucos e ainda puxar um grito de guerra. O último foi o zum zaravalho do PG.

  17. Jane Medeiros

    A proposta é tão Paulo Guedes e tao radical que até o articulista sabendo que o Congresso teria que aprovar, pois, teriam que mexer na Constituição, coloca em duvida sua viiabilidade. Quanto à Guedes, mostra-se irrecuperável . Faz de cada país

    Responda
  18. Debora Rezende

    Mais uma semana, Folha de São Apulo, sem que os comentários sobre economia tenham o mínimo de opiniões divergentes. Agora é assim, revolução, viva o Guedes?

    Responda
  19. Jarbas Vasconcelos

    Ah o equilíbrio fiscal. A custa do povo! Em nome do rentismo ameaçam cortar salários dos funcionários públicos; um desastre. Se isto acontecer, adeus serviço público. E o maior prejudicado é o povo. Duplamente: primeiro porque os servidores não terão como honrar seus compromissos; segundo porque o comércio terá um prejuízo abissal; terceiro porque o povo verá uma piora circunstancial no retorno dos seus impostos. O governo Guedes aposta no quanto pior melhor.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      O Juiz do miserê de 24 mil (que na verdade é 50 mil, com penduricalhos) é a cara do serviço público que não larga o osso e suga o orçamento. Mas a culpa é to Tiozinho "rentista" que, mesmo trabalhando na iniciativa privada, conseguiu poupar um troco pra aposentadoria. Tá certo

  20. COLOMBO MELO

    Chile neoliberal?! Já foi, há muito tempo. Veja os últimos presidentes. 2000 a 2006 Ricardo Lagos, Socialista 2006 a 2010 Michelle Bachelet Socialista 2010 a 2014 Sebastian Pinera Liberal 2014 a 2018 Michelle Bachelet Socialista 2018 até agora Sebastian Pinera Liberal Foram 16 anos de governos socialistas que praticamente destruiram o legado neoliberal do Pinochet. Atribuir a crise chilena atual ao neoliberalismo é uma grande mentira.

    Responda
    1. EDSON CARDIA

      Eles veneram tanto o Chile que deveriam mudar para lá.

    2. Jarbas Vasconcelos

      Esquerda e direita são administradores do neoliberalismo. Com a diferença que na primeira ainda há o mínimo de humanidade.

    3. Jarbas Vasconcelos

      A esquerda não descaracterizou o plano econômico do Pinochet. Ao contrário, deu continuidade. Este é o problema. Temos uma vasta parcela da população chilena que não pode pagar para acessar serviços básicos como de educação e saúde. Crise geral. E agora Colombo?

  21. cesar porto monteiro

    Essas medidas que serão ou não validadas pelo legislativo, podem ser também chamadas de o boleto chegou. Democracias fazem isso. Governos sub democráticos fazem medida provisória e no nosso caso, estamos estranhando isso. Quanto a saúde e educação, é só observar o conhecimento médio do brasileiro e a nossa constitucional saúde pública e ver que esse boleto vai ter de esperar.

    Responda
  22. LUCIANO RUBEMPRE

    Nenhuma crítica? Nada está errado ou em demasia no pacote injusto e draconiano do Sr. Guedes. Sabemos bem a quem serve este diário e seu articulista..

    Responda
  23. LUCIANO RUBEMPRE

    Nenhuma crítica? Nada está errado ou em demasia no pacote injusto e draconiano do Sr. Guedes. Sabemos bem a quem serve este diário e seu articulista..

    Responda
  24. Raimundo Nonato Martins de Santana

    É a chilenizaçao da economia brasileira disfarçada.

    Responda
  25. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    No frigir dos ovos, após a filtragem das propostas, os segmentos mais frágeis e que tendem a pagar o pato, o estado é reduzido na prestação de serviços aos pobres, assim poderá engordar a parte que escoa para o capital, o resto é retórica para enganar incautos!

    Responda
  26. Paulo Haroldo Ribeiro

    O artigo tem título e ambiente de crítica, mas o pacote é tão bom que o articulista fica sem graça de criticar. Poderia elogiar, mas isso vai contra sua natureza, né? Agora, se vai passar no Congresso, realmente não sabemos. Muita coisa vai ser limada, pra azar do Brasil e felicidade dos antibolsonaristas. Passamos anos e anos falando que não tem como aumentar as receitas e precisamos cortar os gastos públicos. Quando finalmente surge uma proposta nesse sentido o pessoal reclama.

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      Pois é... são medidas que nem tocam na relação perniciosa com os bancos, que continuam de vento em popa. Que maravilha de país!

  27. Sandro Carvalho

    Os liberais tupiniquins comemorando a inflação baixa, mas sem admitir que isso é resultado da falência do comércio e com mais indústrias, médios e pequenos comércios fechando por toda a parte. Enquanto isso, 12 milhões de desempregados, 11,795 milhões de empregados sem carteira de trabalho, e 24,293 milhões de trabalhadores por conta própria. Todos utilizando a saúde pública e esperando se aposentar um dia - mas estão contribuindo? Esse é país que nossos liberais acham que esta indo bem.

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Paulo, a tal recuperação de empregos de que você fala é uma ilusão, ilusão como a do dólar baixo, pois não há nada tão instável quanto o dólar. Quanto ao PT, quem não esquece dele são vocês, patos amarelos. Deixe de se embebedar com ideologias de direita e vá ouvir um pouco de mundo real com Ciro Gomes.

    2. Daniel Antunes Daldegan

      Uma solução, Paulo, é incluir a vaca sagrada do rentismo nessa conta, algo inimaginável no neoliberalismo, uma afronta ao deus mercado, esse ser ao qual devemos todos os dias render a nossa mais profunda devoção. Ora, se você não é dono de banco, a solução é essa mesma, apenas o desmonte do estado social? Nada sobre a dívida pública, essa que nem sabemos como se originou e nem pode ser auditada? Vá lá, compre umas velas, um incenso e faça uma oração à vaca santa.

    3. Paulo Haroldo Ribeiro

      Você se esqueceu de mencionar que os empregos estão aumentando continuamente há ,ais de 6 meses, o dólar caindo e a bolsa subindo. Agarrar-se a um quadro supostamente recessivo e esquecer o que o PT fez com o país antes não leva a nada. Melhor do que criticar é ajudar propondo soluções. Quais são as suas?

  28. José Antônio

    ''Bolsonaro propõe revolução constitucional para arrochar salários no país todo'' ´Não vou bancar o pato.`

    Responda
  29. Vinicius Ranucci Ramos

    Grande dia, parabéns presidente!

    Responda
    1. José Antônio

      Sandro, infelizmente, no Congresso há no mínimo uns 428 (367 + 61)Camisas Amarelas. Agora teve ter mais.

    2. José Antônio

      Sandro, infelizmente, no Congresso há no mínimo uns 428 (367 + 61)Camisas Amarelas. Agora teve ter mais.

    3. Sandro Carvalho

      Grande dia por quê? O que aconteceu hoje de concreto? Nada! Ou você esqueceu que tudo isso tem que passar pelo Congresso Nacional? É cada uma que a gente vê.

  30. Carlos Dallagnol

    Pelo menos a equipe econômica deste governo é muito boa. Espero que consigam aprovar essas importantes medidas.

    Responda
    1. Carlos Dallagnol

      Leva tempo, Sandro. As primeiras sementes estão sendo plantadas. Todo mundo concorda (Exceto os servidores públicos) que o serviço público brasileiro tem que ser 10 vezes mais barato e 10 vezes mais eficiente.

    2. Sandro Carvalho

      Nossa, é ótima! Sobram empregos no país, e nunca o povo esteve tão feliz.

  31. Gilberto Camilo

    Que bando de tontices, como esse miolo mole de ministro acredita que os outros muitos milhoes de brasileiros vao ficar de bracos cruzados vendo tantas medidas estapafurdias transformar a vida de todos num inferno? Ele ta chamando pra briga apenas todos que vivem felizes em seus pequenos municipios, uma grande parte dos funcionarios publicos federais, politicos em geral que vivem dos votos de todos essas pessoas que serao afetadas, bom, deixa pea la! Ma sorte pra ele!

    Responda
  32. SIDNEY DIAS

    Uma observação, antes dos governos do PT o Brazil era o paraíso da administração honesta, alias, isso não é justificativa taoquei?Mas todos os governantes anteriores, todos mesmo, deviam ser padres franciscanos na gestão da coisa pública. Lembro bem na época das grandes obras como itaipu, rio-niteroi, usina de angra, tucurui,rodoanel,são exemplos de obras com preços justos.

    Responda
  33. SIDNEY DIAS

    Guedes deu entrevista e falou que o Chile ,para ele ,continua exemplo de pais que deu certo na gestão econômica. Então ,não haverá mudança de rumo em sua politica de transformação do Brazil em novo exemplo de neo-liberalismo econômico. Foram eleitos com 57 milhões de votos, então mantenham o plano em andamento mesmo sabendo que o Chile é logo ali. O deus mercado rentista , esta exultante e o pobre, bem,o pobre é somente número de planilha.Apoiado,e digo o seguinte, obrigado mídia pela lobotomia.

    Responda
    1. SIDNEY DIAS

      Paulo , pesquise as ações tomadas pelo presidente do Chile após o início das manifestações para percebermos que as planilhas não estão correspondendo a realidade do povo chileno ,tanto é que ele já esta admitindo fazer uma nova assembléia constituinte. Os tumultos não param por lá.

    2. Olavo Neto

      @Paulo não entende que a igualdade que ele diz no chile é contábil. Na prática, pergunta pra um chileno de classe média alta se ele tira o dinheiro da empresa dele pras despesas. Só nos sonhos, pois há taxação de dividendos. Se considerar o que é mantido nas empresas, o Chile está entre os MAIS DESIGUAIS países da américa latina. A concentração dessa renda per-capta é extremamente injusta e a maior parte da população mal consegue se manter com serviços públicos pagos e caros.

    3. SIDNEY DIAS

      Paulo , pesquise as ações tomadas pelo presidente do Chile após o início das manifestações para percebermos que as planilhas não estão correspondendo a realidade do povo chileno ,tanto é que ele já esta admitindo fazer uma nova assembléia constituinte. Os tumultos não param por lá.

    4. Paulo César de Oliveira

      O Chile certamente eh um exemplo para o Brasil: renda per capita de 25.000 dólares e desigualdade(índice Gini) menor que a do Brasil. A situação dos rentistas nunca esteve tão ruim, com juros em record de baixa e com tendência para continuar caindo.

  34. Paulo Roberto

    Este é um governo que age como se fosse "privatizado" que só tirar dinheiro de todos nós que conquistamos nestes últimos anos. Voltamos aos anos 80 infelizmente. Só dificuldades e hipocrisias gratuitas dos que defendem esse governo!

    Responda
  35. FABIO A F CLEMENTINO DA SILVA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Maurício Serra

      Quem não tem argumentos, ofende. Quero ver a xlasse média batendo panela quando perderem todos os descontos do imposto de renda. Na prática, é um aumento de impostos para a classe média para privilegiar os mais ricos.

  36. FABIO A F CLEMENTINO DA SILVA

    Esse colunista é um imbecil!!

    Responda
  37. FABIO A F CLEMENTINO DA SILVA

    Esse colunista é um imbecil!!

    Responda
  38. FABIO A F CLEMENTINO DA SILVA

    Esse colunista é um imbecil!!

    Responda
  39. FABIO A F CLEMENTINO DA SILVA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  40. Marcus AYRES

    FS continua a procurar atacar o governo. A esquerda vai ter que ver a transformação deste país. Fim da roubalheira petralha. Aliás, aonde está o destaque da FS para a delação que aponta os mandantes do assassinato de Celso Daniel E a delação do Palocci? Isto a FS e a esquerda “esquecem...

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      Já eu gostaria de ler mais matérias sobre o Queiroz, aquele que depositou 24 mil na conta da primeira-dama e até agora não surgiu uma explicação plausível sobre por que fez isso. Sumiu de novo.... 1

    2. Maurício Serra

      Vai ter que ver? Quem vc pensa que é? Não, não vamos. A esquerda pode votar contra. Bastam duas semanas de greve geral e adeus, Bozo.

  41. Hercilio Silva

    Até lá a economia patina, dura até 2022 sem investimentos e torrando todas as reservas públicas? Na primeira crise não terá nada em caixa para enfrentar, pois propõe torrar tudo. O capital privado vai fazer investimento de risco? Há que ser muito ingênuo para acreditar nisso.

    Responda
  42. Plinio Góes Filho

    Folha põe a opinião do 'Bambi' como manchete principal para apenas gritar: 'fogo na floresta!'. É ridículo de ler, muito mais de acreditar. Dá uma espécie de frustração, pois o texto não faz jus ao estardalhaço da chamada. Eu acredito muito mais no governo e no congresso do que em Freire. Aliás, limitação de gastos enquanto o caixa está baixo, francamente, corresponde a impor a cultura da responsabilidade fiscal, coisa que Freire prefere transformar em arenga política. Muito barulho, pouco sumo.

    Responda
    1. Eduardo Bertazza

      Vai pro Chile!!!!

  43. Plinio Góes Filho

    Folha põe a opinião do 'Bambi' como manchete principal para apenas gritar: 'fogo na floresta!'. É ridículo de ler, muito mais de acreditar. Dá uma espécie de frustração, pois o texto não faz jus ao estardalhaço da chamada. Eu acredito muito mais no governo e no congresso do que em Freire. Aliás, limitação de gastos enquanto o caixa está baixo, francamente, corresponde a impor a cultura da responsabilidade fiscal, coisa que Freire prefere transformar em arenga política. Muito barulho, pouco sumo.

    Responda
  44. Marcus AYRES

    FS continua a procurar atacar o governo. A esquerda vai ter que ver a transformação deste país. Fim da roubalheira petralha. Aliás, aonde está o destaque da FS para a delação que aponta os mandantes do assassinato de Celso Daniel E a delação do Palocci? Isto a FS e a esquerda “esquecem...

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      Já eu gostaria de ler mais matérias sobre o Queiroz, aquele que depositou 24 mil na conta da primeira-dama e até agora não surgiu uma explicação plausível sobre por que fez isso. Sumiu de novo....

  45. Marcus AYRES

    FS continua a procurar atacar o governo. A esquerda vai ter que ver a transformação deste país. Fim da roubalheira petralha. Aliás, aonde está o destaque da FS para a delação que aponta os mandantes do assassinato de Celso Daniel E a delação do Palocci? Isto a FS e a esquerda “esquecem...

    Responda
    1. EDSON CARDIA

      Auguro que o país dê certo. Mas não às custas da imolação da população civil.

  46. Roselia Pinheiro de França

    Essa reforma nao diminui gastos. Ela fortalece privilégios de uma casta que ja tem privilégios. Jornal Estadao publica hoje que essa reforma permite promoção de juizes, promotores e militares em caso de calamidade. Por que somente o povo sofre com essas reformas? Pensem nisso!

    Responda
  47. João Leite Leite

    Do povo honesto e trabalhador não tem mais o que tirar. Toda a massa trabalhadora está recebendo abaixo do que merece e paga os impostos mais altos do mundo. A bica que jorra abundantes recursos está no topo. Tem que começar com os políticos e judiciário. Tem que reduzir pela metade o numero de deputados estaduais e federais, senadores e vereadores. Acabar com o direito deles fazer leis criando beneficio proprio e acabar com as mordomias. Que recebam só o teto salarial e mais nada.

    Responda
    1. Roselia Pinheiro de França

      Isso mesmo, Joao Leite! O Brasil precisa com urgência de uma reforma política. Isso sim!

  48. Severo Duarte

    Se é proposta de pacotinho ou pacotão, não interessa não, o que interessa mesmo é que são trezentos dias sem noticias de assalto aos cofres públicos .

    Responda
    1. Severo Duarte

      Na minha aba só saudosos da dilma...xxchorem...!

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Quando estatal, o corrupto rouba no tesouro. Quando privatizado , não há mais o que roubar do estado seu esperto , estão e vão aumentar o roubo diretamente dos nossos bolsos para os cofres privados. Tonto vc pensa que vai se sair bem dessa?! Não vai. Vc vai sempre pagar, seja como for. Eles não vão nunca, mas nunca, dividir nada com vc.

    3. Antonio Catigero Oliveira

      Rŕrss Nestas alturas do campeonato, é difícil acreditar em comentarista ingênuo. Mas deixe o gaiato pensar que consegue enganar alguém desse espaço de leitura e interação. Sem notícias de assalto aos cofres públicos... Será que é porque o "cofre" não é maia público? O comentarista não percebeu que, para evitar o "assalto aos cofres públicos " , entregaram o cofre ao assaltante?

    4. José Antônio

      Trezentos dias? Camisas Amarelas estão no ´pudê`a quase 4 anos. Esqueceu-se do ´parlamentarismo de ocasião` e do Decorativo?

  49. José Antônio

    Pacotão! Pacotão! Pacotão, pacotão, pacotão, PACoTÃO! Já vi esse filme..

    Responda
  50. Glauber Carneiro Lorenzini

    Vou arrumar uma rede para me esticar e esperar deitado...

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.