Opinião > Retrocesso penal Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Flávio Rodrigues Fonseca

    Fica definitivamente claro que os editorialistas da Folha não acreditam nem um pouco no que escrevem seus colunistas, no que apuram seus jornalistas ou nas reportagens que publica. Se isso não é hipocrisia é puro oportunismo corporativo.

    Responda
  2. Francisco Nascimento

    Realmente abominável a decisão do supremo. Se lá fora no mundo civilizado a prisão se dar na primeira e segunda instancia, não tem cabimento lúcido o nosso país que deveria estar inserido neste modelo, dar este vexame internacional. Há quem assegure que a real culpa é mais da redação da constituição que dos ministros, então se a nossa carta magna é frouxa, retrógrada e caduca e os ministros não tem capacidade ou moral para melhor ajustá-la, somente resta ao congresso reformá-la e atualizá-la.

    Responda
  3. Antonio Catigero Oliveira

    "'Ao Supremo Tribunal Federal cumpre a difícil missão de guardar a Constituição. Não é sua atribuição corrigir o poder constituinte, por mais que seus ministros discordem de seus dispositivos. A tarefa de corrigir a Constituição só cabe ao Congresso Nacional e, mesmo assim, dentro dos estritos limites estabelecidos pela própria Constituição." Oscar Vilhena Vieira Professor da FGV Direito SP, mestre pela Universidade Columbia (EUA) e doutor em ciência política pela USP. Trecho do artigo de hoje.

    Responda
    1. Antonio Catigero Oliveira

      Corrigindo: artigo de ontem 09/11.

  4. joão chaves neto

    Pendular é o mundo jurídico brasileiro .Pende para onde lhe é mais conveniente. A justiça não é executada. O nosso mundo jurídico procura filigranas par amparar conveniências ,conchavos e pagamento de favores Um pais onde pessoas desqualificadas são nomeadas para atuar até 75 anos por outras também desqualificadas . Nós sabemos quem vai pagar o pato.. É bom que o povo está vendo que o caminho não é escolher quem lhe dá esmola. Se não mudar na hora de votar vai condenar seus descendentes

    Responda
  5. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    É um retrocesso ver tantos criminosos saírem da cadeia. Alguns até posando de santos, heróis, mártires... Sim, definitivamente, o STF endossa o CRIME!

    Responda
  6. Luís Costa

    Deixa ver se eu entendi...é a FSP, que posa de democrática, se opondo a um direito fundamental (presunção da inocência) que está não só na Constituição brasileira mas em todas as declarações de direitos...vamos ser honestos, no Brasil nunca se teve efetivamente democracia e isso agora está escancarado!

    Responda
  7. antonio ferreira da costa neto ferreira

    O problema todo foi contrariar o que determina a constituição: detenção após o trânsito em julgado e fim.Mas foram na onda da lava jato e, agora, assumem manter a função de fiel guardião da carta magna e, provavelmente, todo o comportamento processual anacrônico havido nas condenações será objeto de futura decisão do colegiado e, assim, o veredito subsequente deve apontar para mais choradeira daqueles que querem colocar os bois na frente dos trilhos.

    Responda
  8. Fernando Jose da Costa Brito

    O choro é livre e o Lula também

    Responda
  9. Wilson de Oliveira

    Vamos aproveitar esse momento cívico de conscientização para corrigir outros erros de interpretação: No artigo 37 inciso XI, o texto da CF fixa como teto dos servidores o subsídio mensal dos ministros do STF, e acrescenta no artigo 17 dos Atos das Disposições Transitórias: 'Os vencimentos, a remuneração, as vantagens e os adicionais, bem como os proventos de aposentadorias que estejam sendo percebidos em desacordo com a CF serão imediatamente reduzidos aos limites dela decorrentes.'

    Responda
  10. Plinio Góes Filho

    É muita hipocrisia num só editorial! Folha de S.Paulo, um jornal centenário e o maior do país, não honra sua redação, nem a ética jornalística. Fomentou o retrocesso jurídico, com todos os reflexos que agora expõe em pensamento, adstrita numa única ideia: ‘Lula Livre’. Ao fazer campanha aberta para o poste ungido pelo agora ex-presidiário; ao fazer de suas páginas um portal diário adversativo ao governo eleito, muito além da mera crítica, jornal se integra à manobra libertária do expoente maior

    Responda
    1. Claudemir Pereira

      Tudo que vc falou é mentira, amigo. A Folha tem noticiado de forma adequada, mas muitas pessoas têm preferido tuites como forma de se informar. Se tivesse um mínimo de bom senso, saberia que os parlamentares, o moro e o dalagnol fizeram lambança. É esperar que os parlamentares corrijam a situação. O STF, por incrível que pareça, não tem culpa da soltura do Lula. Quanto ao poste no governo, temos um.

    2. Plinio Góes Filho

      ... do expoente maior da corrupção no Brasil.

  11. Plinio Góes Filho

    Se jornal pensa assim, suas ideias não correspondem aos fatos, como diz aquele rockinho. Folha foi a responsável maior pelo retrocesso do STF, na medida em que replicou reportagens do até então inexpressivo IntercePT, ciente de que se fundavam em mensagens privadas rackeadas e, portanto, fruto de crime cibernético. Daí a serem utilizadas por juízes de cepa autoritária como Gilmar Mendes, foi um pulo. Colunistas do jornal fizeram a festa, a exemplo do 'Reinaldo Não-Há-Provas Azevedo'. (finalizo)

    Responda
  12. Joaquim Branco

    No país das maravilhas, isso seria o ideal. Lá, juiz que prende político não vira ministro do principal beneficiário; procuradores e juízes atuam independentes, cada qual no seu quadrado; as investigações e os julgamentos são impessoais e seguem os trâmites normais, respeitando inclusive a cronologia; todos os supostos crimes são investigados, inclusive aqueles envolvendo empresários e empresas poderosas. Ora, a vazajato demonstrou o contrário, por isso o constituinte optou pela forma atual.

    Responda
  13. celso bittencourt

    A tarefa se Complica pois, nesse período curto para a dieta das Jurisprudências Constitucionais, dois Ministros —inclusive o presidente, Dias Toffoli— mudaram de ideia. Gilmar Mendes alterou Duas vezes a sua opinião, demonstrando Eloquência comparável ao Defender A, o contrário de A e novamente A!! ***O quê esperar de um Advogado de Sindicato Presidente do STF?! Já Gilmar, dono de Escola de Direito, sem Comentários! Rarararaaaaaaaááááá!

    Responda
  14. Rachel Matos

    Recuperamos nossa cidadania!!!

    Responda
  15. José M Leal

    Os defensores da Republica do Pixuleco dizem.que o Art. 5, inciso LVII da CF, é muito claro sobre a necessidade de haver o trânsito em julgado para o cumprimento da sentença. O problema é que tal clareza só passou a existir, para eles e para o STF, a partir da prisão do Calamar.

    Responda
  16. FABIO CUNHA DOWER

    É lamentável o editorial da FSP de hoje. Um jornal deste porte optar pelo maniqueísmo diante de um julgamento que apenas assegurou a regra de direito fundamental escolhida pelo legislador é decepcionante. Ainda mais a FSP,que tb apurou os áudios do Intercept, prova cabal de que o aparelhamento das instituições de justiça são mais comuns do que se imagina. Sugiro aos leitores trocarem o editorial de hoje pelo texto de Oscar Vilhena Filho, na mesma FSP: reconhece o acerto do STF e propõe soluções.

    Responda
  17. Antônio João

    O inciso LVII do art. 5º da CF é bastante claro e ampara o art. 283 do CPP. O Editorial da FSP em pseudo serenidade fugiu desse assunto. O estranho, depois de 2011, quando o art. 283 do CPP entrou em vigor, é ter vigorada interpretação diferente. Por que o Editorial não fez essa historiografia, por que a literalidade dos 2 artigos foram desconsideradas e a que interesses atendeu? Se a literalidade de uma cláusula pétrea pode mudar, todo e qualquer artigo da CF pode ser modificado no STF

    Responda
  18. Rachel Matos

    Editorial ridículo!! Que vergonha!!!! Matérias constitucionais devem ser avaliadas como tais e não como se discutisse futebol no boteco da esquina.

    Responda
  19. Guilherme da Costa Dias

    O Art. 5, inciso LVII da CF, é muito claro: “Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória”.

    Responda
  20. Guilherme da Costa Dias

    O Art. 5, inciso LVII da CF, é muito claro: “Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória”.

    Responda
  21. Luis Antonio Costa Santos

    Difícil mesmo entender essa promiscuidade jurídica. Grande parte não entende mas concorda que foi um grande RETROCESSO PENAL!!! e assim caminhamos...

    Responda
  22. Rondon De Castro

    Faltou lembrar que a autorização para início do cumprimento da pena após a condenação em segunda instância , foi uma arma muito poderosa, provavelmente usada de forma abusiva por pessoas com intenções nem tão patrióticas, assim como a energia nuclear, talvez...

    Responda
  23. JOSE ADEMIR NUNES

    É por isso que assino a Folha. Pluralista e independente sempre. Parabéns.

    Responda
  24. Elder Lucas Sant'Anna

    É lamentável que um editorial da Folha não exponha a sua opinião pautada no texto constitucional. O texto não trás evidências constitucionais. Portanto, não fundamenta a opinião. O texto constitucional é claro e não sustenta a jurisprudência de outrora. Entendo que deveríamos ter prisões após segunda instância, mas não defendo, em hipótese alguma, a violação do que propôs o constituinte. Precisamos avançar no combate ao crime, mas não a qualquer custo.

    Responda
  25. Luís SA

    Entendo que não foi correta a abordagem dessa Folha, pelo menos em relação à "mudança" de posição de Gilmar Mendes em 2016. Ele vem reiteradas vezes dando declarações públicas, sobre qual foi o objeto da discussão e decisão em 2016 e porque estava alterando sua posição agora: a abusividade dos procuradores e juiz da Lava Jato, dentre outros, em relação a prisão em 2ª instância.

    Responda
  26. Rondon De Castro

    Faltou lembrar que a autorização para início do cumprimento da pena após a condenação em segunda instância , foi uma arma muito poderosa, provavelmente usada de forma abusiva por pessoas com intenções nem tão patrióticas, assim como a energia nuclear, talvez...

    Responda
  27. Ricardo Andrade

    A injustiça penal e social é que é um imenso retrocesso. Folha se equivoca.

    Responda
  28. eli moura

    A acao da justica e corretiva age quando os efeitos já foram produzidos. Em uma sociedade tão desigual seria uma desgraça para os mais pobres sem a presunção da inocência. Lembraria a época da escravidão. Deve se investir na prevenção e controle do crime sem rasgar a carta política de 88 isto significa atacar a democracia, a folha já fez isto em 64.

    Responda
  29. eli moura

    A acao da justica e corretiva age quando os efeitos já foram produzidos. Em uma sociedade tão desigual seria uma desgraça para os mais pobres sem a presunção da inocência. Lembraria a época da escravidão. Deve se investir na prevenção e controle do crime sem rasgar a carta política de 88 isto significa atacar a democracia, a folha já fez isto em 64.

    Responda
  30. celso bittencourt

    No horizonte das Conquistas Recentes Contra a Corrupção, sempre Pairou a ameaça da Associação Tácita entre as possíveis Vítimas Poderosas e suas Clientelas para Colocar Freios no processo. Após a decisão desta quinta, o STF terá trabalho para convencer o público de que Não Endossa o chamado Acordão. ***Finalmente Conseguiram Estancar a Sangria! Rarararaaaaaaaaaaaaaaaaaaaáááá!

    Responda
  31. celso bittencourt

    Subdesenvolvimento Não de Improvisa; é Obra de Séculos! N.Rodrigues

    Responda
  32. celso bittencourt

    Subdesenvolvimento Não de Improvisa; é Obra de Séculos! N.Rodrigues

    Responda
  33. Orasil coelho pina

    Parabéns Folha. E mais, se o STF é um órgão tão sagrado e acho que sim, os ministros que foram nomeados por Presidentes cassados ( Collor e Dilma ) e por Presidente preso, por corrupção e lavagem de dinheiro deveriam pedir exoneração do cargo de Ministro do STF, a bem do serviço público. Eu sei, não estamos na Suécia!!!

    Responda
  34. Orasil coelho pina

    Acho que a Folha, um pouco tardiamente, mas ainda em tempo confessa perceber o Acórdão. A mudança houve em 2.009, após mensalão e concomitante ao enterro da castelo de areia e agora, de novo, após o petrolão. Para o cidadão comum fica claro a relação entre estas decisões e a condenação e a prisão de poderosos. Não adianta firulas jurídicas, caso contrário os ministros que votaram a favor e depois contra, decisões completamente opostas teriam que se explicar.

    Responda
  35. João Pedro Sousa

    Retrocesso é esse editorial raso. STF respeitou a constituição em nome do estado democrático de direito.

    Responda
  36. Fernando César Rosa de Araújo

    folha, ao tratar de matéria de Direito, deve-se fazê-lo com estrita observância ao sistema jurídico. O filtro moral e político usado aqui neste triste editorial, é periférico (para não dizer desonesto) no âmbito do Controle de Constitucionalidade. A Constituição, goste-se ou não, possui força vinculante, irradiando suas normatividade para todo o ordenamento e, também, para as decisões produzidas por tribunais de alto a baixo na hierarquia.

    Responda
  37. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Retrocesso é descumprir o que está escrito na Constituição Federal, da qual o STF é o guardião. O resto é jogo de interesses e politicagem estranhos à atividade judicante da mais alta corte do Pais. Para dar palpite torcendo o texto constitucional existem 210 milhões de brasileiros...

    Responda
  38. Regina Mello

    Folha mostrando sua cara real, sem a máscara progressista que de vez em quando faz uso. Acho que a imprensa brasileira peca ao não assumir seu posicionamento ideológico, seria mais honesta com seus leitores.

    Responda
    1. Gil Filho

      Verdade, Regina !! A folha precisa deixar de ser duas caras , de ser esse jornalismo medíocre e assumir de uma vez por todas que é de direita, que ela atende apenas interesses das elites e não do País, penso que ela tem medo de assumir isso publicamente .

  39. Márcia Meireles

    Discordo, as duas interpretações eram legítimas e bem fundamentadas, a que teve maioria prevaleceu, é assim que funciona na democracia. Se a outra posição saísse vencedora iríamos ouvir essa mesma crítica de retrocesso penal com sinal trocado. Cabe ao Congresso aprovar lei ou emenda constitucional que estabeleça de maneira irrefutável a prisão em segunda instância, como ocorre na legislação de outros países.

    Responda
  40. IAGO DE CARVALHO NUNES

    Coitado de quem, na Folha, escreveu esse delírio, achando que a prisão em segunda instância estava ajudando a prender os poderosos que mandam nesse país há séculos HAHAHA! Claudia Cruz, Aécio e todas as dinastias políticas do país rindo da cara de vocês, junto com os parasitas do sistema financeiro saqueando o orçamento público.

    Responda
  41. Waldo Assahi

    O único "acordão" endossado pelo STF foi aquele feito pelos constituintes de 88. Não dá para atropelar ou fazer leituras fantásticas do texto constitucional. Não há como, de cara limpa, autorizar a prisão em seg. instância e dizer que assim se está respeitando o que foi disposto por aqueles legisladores. Podemos não gostar, mas é assim. Em vez de vir aqui chorar pitangas, e posar de vítima do STF, que tal pressionar para que o Congresso mude a CF através de uma PEC? Bozo já disse que é contra.

    Responda
  42. Sandro Monteiro de Souza

    Difícil mesmo para um leigo entender. Nem a folha entendeu. Eu explico: temos um país que se encantou com a farsa da lavajato e o supremo foi atrás desprezando o texto constitucional. Agora uma maioria apertada do supremo caiu na real e a folha ainda não.

    Responda
  43. Herculano JR 70

    As decisões do Stf são tomadas em função de meia duzia de super condenados. As prisões são milhares mas as soluções ñ sãopara maioria. E ha cerca de 30% de prisões, q custam carissimo, sem o devido processo. Ha ainda casos de penas q se findaram e o sujeito continua preso. Prisão e barbarie.

    Responda
  44. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Continuo achando que a Lava Jato se preocupou muito mais em criminalizar a esquerda, enquanto os figurões dos demais partidões sempre escapam dos dedos da justiça.

    Responda
    1. eli moura

      É preciso sair da caixinha e entender o que aconteceu de 2013 pra frente: baixo preço do dolar, queda do preço das comodites, dump do petróleo, crise política com pautas bombas, lavajato e PF pressionada por pmdb psdb e centrão, congresso mobilizado pra derrubar o governo. Olhe em volta fora da caixa, melhorou?

    2. Marisa Coan

      Pode ser, Rubens. Mas nenhum partidão quebrou a Petrobrás, nenhum político de nenhum partido doou uma refinaria a um país c/o lula fez em relação à Venezuela e depois Bolívia. Nenhum político fez o que lula fez. O PT acabou com o país e isso basta.

  45. Wilson de Oliveira

    Assim como ocorre no mercado financeiro, a volatilidade aumenta substancialmente as possibilidades de receita para quem ali opera. Estabilidade e previsibilidade limitam os ganhos. Pelo visto essa regra também se aplica ao mercado jurídico.

    Responda
  46. Marisa Coan

    Editorial punk este da folhinha. Ela deu abrigo ao verdevaldo com suas acusações baseadas na apropriação de conversas do juiz e de procuradores, áudios estes obtidos de maneira criminosa. Não se combate ilegalidade com ilegalidade. Forçaram a barra até que o STF decidiu meio que lavar as mãos e uma parte resolveu abrir o portal para a impunidade. É retrocesso, porque 9 entre 10 países civilizados resolvem em primeira e segunda instância e quem tem culpa no cartório fica preso e fim de papo.

    Responda
    1. eli moura

      Vai viver naqueles países, se eles te aceitarem. Constituição e pra ser cumprida. Este grupo da lavajato foi instrumento da situacao de caos político e econômico que se encontramos. Não seja uma ema, pare de olhar msgs levante a cabeça e olhe ao redor.

    2. ADRIANA QUEIROZ

      Coitadinha...

    3. Marisa Coan

      Adriana deixe de ser troncha. Nunca entrei no antagonista,não perco meu tempo, pois tenho mais o que fazer. Verdevaldo é minha escolha em chamar este sujeito. Democratas não se incomodam com isso.

    4. ADRIANA QUEIROZ

      O uso do "verdevaldo" entrega tudo: leitora do antagonista, coitadinha!

    5. Marisa Coan

      SYS para vc adriana.

    6. ADRIANA QUEIROZ

      SOS!

  47. Vitor Viola

    STF agiu ao sabor dos ventos (e dos milicos), pressionado pelo "bom mocismo" de Moro que tinha na verdade um objetivo final, criminalizar a esquerda e Lula. Embaralhou-se o discurso anti-corrupção para no fim mostrar sua verdadeira face, afinal, se assim não o fosse estaria a milícia da família Bolsonaro no poder? E o ministro da justiça(o mesmo Moro) combate o crime apenas quando este se aproxima de seu chefe. O resto é holofote. STF viu o que os ventos da vazajato mostraram e retrocedeu.

    Responda
  48. luiz maddalozzo

    Confesso q estava ansioso para ler a opinião da Folha SP sobre a decisão do STF. Parabéns pelo editorial , me senti recompensado em ser assinante deste jornal há tantos anos.

    Responda
    1. joao schneider

      Achei resposta velada tardia , pois agora é fácil dizer que foi um erro , falharam em não tomar uma posição contundente antes do julgamento .... muito tarde .... encerrei minha assinatura da FSP !!!! Adiós

  49. athos araujo

    Este editorial prova definitivamente que está folha sempre esteve no centro do golpe.

    Responda
  50. MARCIA CRISTINA POLON

    De 2005 —quando nesta Folha o então deputado Roberto Jefferson denunciou um esquema de compra de apoio ao governo... na verdade o reporter e a folha deixam de mencionar que em 2005 Mauríco Marinho foi flagrado recebendo propina em nome de Roberto Jefferson, do PTB, e isto deu início ao mensalão. Colocando da forma do reporter parece que Jeferson é um heroi ao denunciar esquema de pagamento para votos, na verdade ele quis se livrar de ser o centro das atenções.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.