Opinião > Retrocesso penal Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Debora Rezende

    Sério? É isso que a Folha pensa? A Constituição é literal e o que o STF fazia era malabarismo, não interpretação. Se a lei pode ser mudada para salvar a percepção social, estamos mesmo longe de um Estado democrático de direito.

    Responda
    1. FERNANDO SCAVONE

      O texto fala em "percepção" e nesse sentido há que se lembrar que as percepções podem ser ilusórias, como ilusões de ótica ou miragens.

  2. joao schneider

    O STF reescreve seguidamente nossa Constituição Federal, e faz muito bem porque ela é péssima mesmo, mas quando o debate ameaça chegar perto dos poderosos ele a trata como se ela tivesse sido escrita por Deus. É hipocrisia máxima emanada por medíocres, que eram totalmente desconhecidos antes de serem nomeados ministros e que só chegaram lá puxando o saco da politicalha que domina este país.

    Responda
  3. Newton Gama Netto

    E a Folha mudou de idéia quantas vezes? Ahh, é necessário agradar a opinião alheia. Jornal que trabalha contra o fluxo da massa geralmente fica pobre, certo? Entediante ler aqui a ali sobre a hipocrisia alheia, quando nessa linha editorial temos um núcleo vivo.

    Responda
  4. Newton Gama Netto

    E a Folha mudou de idéia quantas vezes? Ahh, é necessário agradar a opinião alheia. Jornal que trabalha contra o fluxo da massa geralmente fica pobre, certo? Entediante ler aqui a ali sobre a hipocrisia alheia, quando nessa linha editorial temos um núcleo vivo.

    Responda
  5. Erasmo Moraes

    O STF promoveu uma Grande Anistia , Geral e Irrestrita ,vai soltar Políticos Empresários e Funcionários Públicos Corruptos e Criminosos de todas as especies maior do que a dos Militares . O Crime não só compensa como não é alcançado pela LEI .

    Responda
    1. joao schneider

      Correto

  6. Artur dos Anjos Todorov

    Mais bizarro é o ex advogado do PT dizer que pode mudar de opinião em questão de meses porque agora é voto de Presidente do Tribunal e não de Ministro... Onde esse cara estuda?

    Responda
  7. Joaquim Salomão

    Esse editorial é um papo furado. Conversinha mole de paladino da justiça, que já encheu o saco. A Constituição, segundo o pensamento da FSP nesse pobre editorial, só serve para calço de mesa bamba. Quando ocorre qualquer ataque à liberdade de imprensa, a FSP muda imediatamente de opinião e se transforma em garantista da Constituição, ou seja, preserva os princípios constitucionais só quando lhe convém.

    Responda
  8. Jonas Santiago

    Me espanta a qualidade deste editorial. É digno do site ANTAgonista. Curto, sem aprofundamento, sem uma fundamentação sobre o assunto. A palavra Retrocesso, como adjetivo, demonstra a raiva de quem escreveu e nenhuma racionalidade. Estes textos são típicos de Facebook dos bozominions, MBL, VemPraRua e idi.otas como Kim Catupiry, Olavo de Carvalho e outros que desinformam. Até a tática está parecida: começam com verdades, com fatos, para depois desinformarem. Lamentável.

    Responda
    1. joao schneider

      A verdade é simples e óbvia , não necessita de retórica. Digamos que foi um sincericídio da FSP ... raiva e mentira estão presentes em cada manifestação do empreiteiro , não é exclusividade do JB ....

  9. Jonas Santiago

    Vocês, mais do que a maioria da população, deveriam saber que o STF errou quando foi contra o texto da CF e mudou esta interpretação. Ali, sim, começou o Retrocesso. O que o STF fez está correto. A discussão sobre quantas instâncias são necessárias para encarcerar alguém, ou se isso beneficia os mais ricos e poderosos, precisa ser feita no âmbito político. O judiciário precisa cumprir a lei de forma isenta, o que não acontece com as minorias e o que não aconteceu com o Lula. Editorial ridículo.

    Responda
  10. José Oliveira

    Seja com for, e aparenta o que aparentar, o Brasil amanheceu pior, não por causa das decisões penais, que amanhã ou depois irão se modificar, mas por conta dos seus efeitos, a soltura de alguns presos mostra que o crime vale, aliás, sempre valeu a pena aqui no País. Paradoxalmente, apenados de colarinho branco genocidas, não cumprem suas penas. Uma longa noite amanheceu hoje.

    Responda
  11. Marcos Oliveira

    Lamentável o editorial. Em 2016, o que o STF fez foi entrar no jogo da opinião pública, e veio (uma certa maioria) praticando esse jogo de populismo judicial até hoje. O editorial, é verdade, escolheu hoje essa mesma opinião pública, e nos mostra contradições (nós todos temos, é verdade..): a liberdade de imprensa é sagrada (é verdade), mas uma garantia constitucional do cidadão pode ser resolvida apenas de acordo com “uma certa moralização” da política, e não de acordo com a CF, como aconteceu.

    Responda
  12. Pedro Cardoso da Costa

    Pensei que a Folha não iria mencionar o "Acordão". Aliás, a mídia brasileira precisa cobrir esses episódios com mais comparações de fatos/falas, citações de circunstâncias coincidentes. Preciso buscar os motivos que levam um guardião da Constituição a mudar tão repentinamente de posição pra lá e pra cá. E por falar em má cobertura, ainda existe o Pacotão Anticrime do Moro?

    Responda
  13. ADRIANA QUEIROZ

    Mantenho minha assinatura na FSP por causa de colunistas brilhantes, Jãnio de Freitas, Gregório Duvivier, Fernanda Torres, entre tantos outros. Mas enoja ler um editorial desses. O que o Supremo decidiu na quinta-feira foi ,simplesmente, cumprir a Constituição Federal. Não são necessárias elucubrações, ao STF cabe, precipuamente, a guarda da Constituição; por que então a estranheza?

    Responda
  14. Ricardo Knudsen

    A Folha tornou-se o oposto do q se espera da imprensa em uma democracia. Em vez de defender a Constituição e expor as manipulações dos governos com imparcialidade, ataca ou defende a CF e os governos, conforme sua ideologia. Pouco importa q a CF diga expressamente q ninguém será considerado culpado até trânsito em julgado. Pouco importa q a reforma do RGPS tenha sido feita com base em informações falsas e fraudadas - aqui a Folha foi cúmplice na mentira e abafou o escândalo das fraudes. Vergonha

    Responda
  15. gabriela loureiro de bonis simoes

    Não to nem ai pro lula mas se o STF não tivesse rasgado a constituição pra aceitar prisão após segunda instância, não precisava voltar atrás tantas vezes.

    Responda
  16. Paulo Aguiar

    O que a Folha tem que entender é que A Justiça é para Todos. Em todos estes anos de Lava Jato os tucanos ficaram intocáveis graças às benesses de Moro. O MP suíço cansou de publicar denúncias contra Serra e por aqui, ignoradas. Temer comprou por 2 vezes o Congresso para não ver suas delações irem à frente. Pau que dá em Chico tem que dar em Francisco também. Sarney, FHC e Collor estão aí ... livres, leves e soltos

    Responda
    1. joao schneider

      Meu caro , a atuação do juiz moro se restringia aos casos que envolviam a petrobras .... Teori zawasky limitou a atuação dele e aos que não apresentavam foro privilegiado

    2. joao schneider

      Meu caro , a atuação do juiz moro se restringia aos casos que envolviam a petrobras .... Teori zawasky limitou a atuação dele

  17. Paulo Aguiar

    O que a Folha tem que entender é que A Justiça é para Todos. Em todos estes anos de Lava Jato os tucanos ficaram intocáveis graças às benesses de Moro. O MP suíço cansou de publicar denúncias contra Serra e por aqui, ignoradas. Temer comprou por 2 vezes o Congresso para não ver suas delações irem à frente. Pau que dá em Chico tem que dar em Francisco também. Sarney, FHC e Collor estão aí ... livres, leves e soltos

    Responda
  18. benjamim picado

    "Infelizmente, o Supremo acaba de apagar esse instituto apenas três anos depois de tê-lo ativado". independentemente daquilo que o STF "ativou" com sua decisão, talvez coubesse a esta folha constatar que há um outro instituto que jamais se "apaga", desde sua promulgação, nos idos de 1988: será que o editorial se esqueceu desse outro pequeno, extenso e ainda vigente documento? alguns de seus articulistas decerto não.

    Responda
    1. Wilson de Oliveira

      Pois é, de 1988 até 2009 a possibilidade de prisão após condenação em 2a. Instância era a jurisprudência, mudou porque a lei ameaçava chegar nos VIPs do mensalão.

  19. benjamim picado

    "De 2005 (...) para cá, a única questão substantiva a ser alterada no panorama do direito penal brasileiro foi o aumento da probabilidade de enquadramento de poderosos, nas empresas e na máquina estatal, envolvidos em negociatas com recursos públicos". com a vênia dos fatos (pois a FSP cobriu casos de compras de votos na era-FHC), o tal "aumento da probabilidade" é proporcional à seletividade de seu exercício sobre certos sujeitos políticos - falo especificamente do ex-juiz federal e de seu MO.

    Responda
  20. leonardo de souza silva

    O culpado por toda essa celeuma é o legislador constituinte originário. Foi ele quem instituiu a absurda garantia de o condenado não ser preso ate o trânsito em julgado da decisão condenatória. Esse legislador originário estava no mundo da lua, para dizer o mínimo, porque ignorou o fato de que o trânsito em julgado, neste país que não deu certo, dura uma eternidade. Solução: câmara e senado federal alterarem a constituição para permitir a prisão antes do famigerado trânsito em julgado.

    Responda
    1. joao schneider

      Oremos

  21. Diego de Oliveira Magalhães

    A "população", o "senso comum", percebe muitas coisas que não resistem aos fatos. Outro dia, essa mesma Folha noticiou a celeridade de julgamento dos recursos ao STJ e STF; em outro momento, a taxa de sucesso recursal da Defensoria Pública. Essa questão nem deveria ser debatida, o STF reconheceu o erro de 2016 e fez valer a Constituição. Dica: militem por práticas de gestão que tragam maior celeridade aos tribunais

    Responda
  22. Diego de Oliveira Magalhães

    A "população", o "senso comum", percebe muitas coisas que não resistem aos fatos. Outro dia, essa mesma Folha noticiou a celeridade de julgamento dos recursos ao STJ e STF; em outro momento, a taxa de sucesso recursal da Defensoria Pública. Essa questão nem deveria ser debatida, o STF reconheceu o erro de 2016 e fez valer a Constituição. Dica: militem por práticas de gestão que tragam maior celeridade aos tribunais

    Responda
  23. Wilson Souza

    Alô, Radio Sucupira! Gostaria de oferecer uma música para a FSP. Qual música senhor Wilson? Aquela que diz: "prefiro ser, essa metamorfose ambulante"...

    Responda
    1. ADRIANA QUEIROZ

      Definição genial! Quando o assunto é pauta econômica, ou envolve de alguma forma o Lula, a FSP fica idêntica ao Antagonista ou ao Crusoé. Que coisa, né? Lembra até aquelas crises de identidade típicas da adolescência.

  24. Wilson Souza

    Estou confuso! A Folha, um jornal legalista e democrático sendo contrária a uma decisão do STF que restabelece o respeito a Constituição? O STF apenas revogou uma decisão casuísta tomada estimulada pela imprensa deslumbrada e manipulada pela Lava Jato, entre elas a FSP. Essa decisão anterior só foi tomada para tirar Lula da corrida presidencial. Não vou ameaçar cancelar minha assinatura por considerar essa atitude infantil, mas esperava um editorial totalmente diferente.

    Responda
  25. joao schneider

    Sincericidio tardio ....aliás , quanto custa um voto do GM? Custou minha esperança ....

    Responda
  26. PAULO CESAR FABRICIO DE PROENÃ A

    Para a FSP respeitar a CF é retrocesso.

    Responda
    1. joao schneider

      Não meu querido , retrocesso é a impunidade ....

  27. AIMAR MATOS

    A cara de pau da FSP não tem limites. Fez uma campanha sórdida contra a lava-jato, bateu diariamente na justiça penal de primeira e segunda instância, abrigou entre seus articulistas inimigos declarados do combate á corrupção e agora vem fazer esse mea culpa ridículo para tentar fugir de sua responsabilidade jornalística. Toma vergonha, senhor editorialista!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Caro, Tente identificar quais são as manifestações dos articulistas e quais são as do editorialista. No mesmo passo, faça distinção entre críticas e opiniões.

  28. João Pedro Sousa

    O STF volta fazer valer a garantia que consta na própria CF.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não há essa garantia na CF. O STF está fazendo valer interesse muito, mas muito, além do Lula, que é, nesse contexto, um barnabé. O STF acaba de esculhambar geral com o país.

  29. Sergio Boccia

    Impunidade geral e irrestrita graças ao STF.

    Responda
  30. Cristiano Jesus

    Folha, é um retrocesso se o ponto de vista é a prisão para pobres e ricos. O problema é a cultura do olho por olho, dente por dente, seja para pobre ou rico. A prisão em segunda instância não resolve a disfunção do sistema, só a estende para outras dimensões, ou seja, agrava o problema. Posicione-se sobre a conveniência da decisão para o presidente. Ele se cala porque a decisão favorece seu filho. O país está em estado de anomia. Coloque luz nisso, Folha. É um favor que faz à nação.

    Responda
    1. Cristiano Jesus

      Acrescento Folha que você é um dos poucos agentes que restou por meio do qual podemos ainda defender a democracia e as instituições, mas escorrega às vezes quando o assunto é Lava Jato e todas as vezes quando é Paulo Guedes. Vivemos tempos tenebrosos. Precisamos que resolva isso, Folha.

  31. Matheus Passos Silva

    Eu entendo o argumento, mas discordo. Primeiro porque existem outras maneiras de se punir. Segundo porque o texto constitucional é explícito sobre o tema. Quem não gosta do que o Supremo fez quinta deve fazer lobby para as alterar o texto constitucional, não para que seja criada uma engenhoca interpretativa que pode vir a ser aplicada em outras interpretações malucas.

    Responda
    1. joao schneider

      Vc acha que os legisladores ( câmara e Senado )irão dar um tiro no pé ? Difícil

    2. Jonas Santiago

      Perfeito, Matheus!!!

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.