Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIS CESAR DOS SANTOS CASTRO

    Aquele que um dia mandou alguém ir para Cuba, com certeza nunca foi a Cuba. Deveria ir, para ver que a maioria do povo cubano se orgulha da sua política social, com todas as injustiças cometidas pelos EUA. São pessoas preconceituosas que mal sabem o que acontece no seu país, imagina no pais do outro.

    Responda
  2. Paulo Roberto Schlichting

    Não foi outro encanto o que fez Wim Wenders fazer o grande Buena Vista Social Club. A música cubana é (ou foi?) mágica. Winston Marssalis esteve por lá gravando ao vivo mistura de jazz e Cuba. Um deleite!

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Correção: Wynton Marsalis. A gravação foi em 2010 no Teatro Mella, em Havana.

  3. Orasil coelho pina

    Nenhuma ditadura presta, é tudo lixo para a humanidade. Não conheço outro país, como Cuba, que aluga pessoas a outros países (programa mais médicos ), retém três quartos do valor e de quebra mantém a família do alquilado na pequena ilha, para garantir que o mesmo não se exile e retorne na "marra" para "inferno". Mirem a Venezuela, Bolívia, Coréia do Norte, há não gostam de lembrar né!!!

    Responda
  4. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Só mesmo a música para fazer esquecer a ditadura cubana que já tem mais de meio século. .../Claudia F.

    Responda
  5. Wagner Santos

    Embargos com 60 anos para armas e 50 para tudo, serviram para degradar o pequeno país materialmente, mas não culturalmente. Cuba não é democrática politicamente mas hoje caminhamos para algo pior que Cuba em nosso país, com tintas de direta, O Brasil votou junto com EUA e Israel num tunel do tempo para a vergonhosa obtusidade. Não sou fã de Fidel e outras figuras, mas embargo similar só foi feito ao Haiti no século XIX .

    Responda
    1. Alaor Magno

      O governo estadudinense sempre considerou Cuba como um protetorado usando a Emenda Platt, ali funcionou como um pardieiro da máfia americana antes da Revolução cubana e a reforma agraria feita nacionalizou as propriedades dos americanos que se mudaram para Las Vegas. Além do boicote econômico após a revolução existe por trás o racismo exaltado dos estadudinenses algo parecido aconteceu no Haiti no século XIX. O Bozo como sempre eh uma maria que vai com as outras e obedece o Trump em tudo.

    2. Dea maria Kowalski

      E isso logo apos Trump nao retirar o embargo americano a importacao da carne brasileira. Um governo de vassalos.

  6. ricardo fernandes

    não é só passado. cuba tem coisas positivas e negativas hoje também, como o brasil, aliás. pelo menos eles não têm um presidente pelotudo.

    Responda
    1. Antonio Carlos Cunha

      Lembrar também que Cuba não registra analfabetismo. Acho que os gringos têm medo de que, sem as amarras dos embargos, a ilha prospere e vire um polo turístico sem comparação no Caribe.

  7. Alaor Magno

    Excelente texto!

    Responda