Sylvia Colombo > Países da América Latina não devem ser colocados no mesmo balaio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Existem muitas semelhanças entre os nossos paÃses da América Latina. Dizem que vivemos na era da globalização. Mas esta tal globalização é boa para quem? Todo o bônus dela vai para paÃs rico e industrializado. São aqueles paÃses que usufruem do capital financeiro que comanda o mundo hoje. Nosotros fazemos parte do capitalismo perÃférico e dependente. Estamos na "segunda divisão" e, assim sendo, muitos problemas nossos são comuns, em relação ao chamado "primeiro mundo".
Caramba! Defendendo essas idéias cepalinas em pleno século XXI? Pelamor de Deus!!!
Muito bom o comentário, os paÃses latino-americanos não são todos iguais, e os diversos distúrbios atuais tem origens diferentes. No entanto, não e casual que problemas apareçam sistematicamente; instabilidade polÃtica e desigualdade econômica são constantes na região, há fatores comuns na gênese dos problemas. A Sylvia adequadamente menciona a cultura ibérica, mas deixa de fora outro ainda mais importante e bem mais crÃtico: a preponderância cultural do catolicismo. Vide Espanha e Italia.
Depois de um texto tão ilustrativo e bem escrito onde se explica que tratar os problemas dos diferentes paÃses de forma igual é absolutamente impossÃvel, querer culpar o catolicismo commonwealth em comum não só é ignorância, mas pura falta de caráter, pois traz um debate religioso à questões sociais. Empobrece o debate.
Parabéns pela análise. Absolutamente verdadeira. Residi no Uruguai por dez anos e o que observei, por exemplo, politicamente, que é um povo muito consciente, culto e esclarecido, que também, têm cicatrizes muito fortes, tendo em vista a dura ditadura que o acometeu no passado recente.
Há sim uma grande Semelhança no que diz respeito aos grandes problemas que afligem os pais da América latina : desemprego , desigualdade , inflação , falta de investimentos públicas , educação de baixo nÃvel , etc . A autoria do artigo quer nos fazer pensar que os conflitos atuais no Chile , por exemplo , não servem como referência para o Brasil , o que não é verdade . A argumentação é altamente tendenciosa no sentido de que a tese defendida pela autora se contrapõe com os fatos
Não sei o q vc conhece dos outros paÃses, mas pelo q eu conheço a articulista está correta assim como os outros comentários daqui . E qto a falar da baixa educação, saiba q, de todos, somos dos piores. E falo com conhecimento de causa!
Não sei o q vc conhece dos outros paÃses, mas pelo q eu conheço a articulista está correta assim como os outros comentários daqui . E qto a falar da baixa educação, saiba q, de todos, somos dos piores. E falo com conhecimento de caso!
Sylvia, parabéns pela excelente refkexão.
Otimo,fui levado a repensar todas essas questões.Obrigado Sra. SÃlvia.
Sylvia,parabéns pela coluna!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Sylvia Colombo > Países da América Latina não devem ser colocados no mesmo balaio Voltar
Comente este texto