-
Norton Sidnei Corino
Existem muitas semelhanças entre os nossos países da América Latina. Dizem que vivemos na era da globalização. Mas esta tal globalização é boa para quem? Todo o bônus dela vai para país rico e industrializado. São aqueles países que usufruem do capital financeiro que comanda o mundo hoje. Nosotros fazemos parte do capitalismo períférico e dependente. Estamos na "segunda divisão" e, assim sendo, muitos problemas nossos são comuns, em relação ao chamado "primeiro mundo".
-
AIMAR MATOS
Caramba! Defendendo essas idéias cepalinas em pleno século XXI? Pelamor de Deus!!!
-
-
ADOLFO VILLANUEVA
Muito bom o comentário, os países latino-americanos não são todos iguais, e os diversos distúrbios atuais tem origens diferentes. No entanto, não e casual que problemas apareçam sistematicamente; instabilidade política e desigualdade econômica são constantes na região, há fatores comuns na gênese dos problemas. A Sylvia adequadamente menciona a cultura ibérica, mas deixa de fora outro ainda mais importante e bem mais crítico: a preponderância cultural do catolicismo. Vide Espanha e Italia.
-
Carlos Henrique Machado
Depois de um texto tão ilustrativo e bem escrito onde se explica que tratar os problemas dos diferentes países de forma igual é absolutamente impossível, querer culpar o catolicismo commonwealth em comum não só é ignorância, mas pura falta de caráter, pois traz um debate religioso à questões sociais. Empobrece o debate.
-
-
Luis Alberto Braga Rodrigues
Parabéns pela análise. Absolutamente verdadeira. Residi no Uruguai por dez anos e o que observei, por exemplo, politicamente, que é um povo muito consciente, culto e esclarecido, que também, têm cicatrizes muito fortes, tendo em vista a dura ditadura que o acometeu no passado recente.
-
Laerte luiz do nascimento Nascimeto
Há sim uma grande Semelhança no que diz respeito aos grandes problemas que afligem os pais da América latina : desemprego , desigualdade , inflação , falta de investimentos públicas , educação de baixo nível , etc . A autoria do artigo quer nos fazer pensar que os conflitos atuais no Chile , por exemplo , não servem como referência para o Brasil , o que não é verdade . A argumentação é altamente tendenciosa no sentido de que a tese defendida pela autora se contrapõe com os fatos
-
nair odete de campos
Não sei o q vc conhece dos outros países, mas pelo q eu conheço a articulista está correta assim como os outros comentários daqui . E qto a falar da baixa educação, saiba q, de todos, somos dos piores. E falo com conhecimento de causa!
-
nair odete de campos
Não sei o q vc conhece dos outros países, mas pelo q eu conheço a articulista está correta assim como os outros comentários daqui . E qto a falar da baixa educação, saiba q, de todos, somos dos piores. E falo com conhecimento de caso!
-
-
Mary Anne Junqurira
Sylvia, parabéns pela excelente refkexão.
-
João Amarante de Oliveira Silva
Otimo,fui levado a repensar todas essas questões.Obrigado Sra. Sílvia.
-
João Amarante de Oliveira Silva
Otimo,fui levado a repensar todas essas questões.Obrigado Sra. Sílvia.
-
paulo holmo
Sylvia,parabéns pela coluna!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.