Hélio Schwartsman > Foi golpe? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Todo polÃtico latino americano sofre de um mal chamado sÃndrome do "ta se achando". Poxa, o cara deu sua contribuição passa para o lado do povo ajuda de outra forma, mas não, o poder alucina e vicia. É uma teta deliciosa, que ninguém quer largar, e como resultado temos sempre esses expetáculos patéticos no final da novela. A fila andou pro Evo, poderia ter sido de outra forma, mas andou....
Preferiu ir para o México.
Lula foi condenado alegando-se que era o 'chefe' do esquema. Não conseguiram provar nem que ele 'participou' do esquema. Com os dados que se tem, provaram apenas que o 'esquema' foi atrás dele buscando ser protegido por seu nome e popularidade.
Isto já indicaria investigação, no mÃnimo, sobre quem tentam ocultar com este ato. Em minha opinião, a Lava Jato foi pelo mais fácil, já que não gostava do Lula, aceitando (e até promovendo) essa alegação, sem qualquer indÃcio material da 'chefia' de Lula, tornando-se sócia dessa ocultação.
Chefes de esquema são ativos, não passivos. Não se valem de 'atos indeterminados', controlam suas posses.
Por isto vejo que Evo resolveu se exilar dando a entender que não confia nas instituições de seu paÃs e opino que isto se deve a esta facilidade de se confundir o papel de Chefe de Estado com 'chefe de esquema' que viceja nesta América Latina.
Preferiu ir para o México... ;)
Lamento pela democracia boliviana e por Evo Morales, que acabou se igualando aos manipuladores de plantão dessa América Latina, ao insistir no quarto mandato que lhe foi negado pela maioria, manipulando a Justiça Eleitoral. Não basta ter sido o melhor presidente boliviano dos últimos anos. Era preciso mais. Era preciso dar o exemplo de respeito à decisão da maioria do povo. Seu nome e seu trabalho ficariam incólumes. E a democracia boliviana fortalecida. Foi tudo por água abaixo.
Análise moralista (hybris, némesis - a sério?) da situação polÃtica da BolÃvia. E vale apontar que o "sonoro não" (ah, o viés) foi de 51,3% de votos válidos, contra 48,7%. Pode ter mais cuidado com a precisão do texto, se a ideia for de fato informar.
?
Que esquerdismo ridÃculo V defende!!! Não há mais lugar para poder acima das leis no mundo. Nenhuma ditadura, nem a "boa" ditadura que "salvaria" a humanidade. Marxismo é religião, vide Karl Löwith. Vá estudar e tornar-se democrático.
Diferenças nas Américas explica muito. América Latina e sua cultura. Nações originárias de colonização predatória por reinados tardios absolutistas e patrimonialistas. Caudilhismo, a herança. Cultura ultima coisa que fica quando começamos a esquecer. America do Norte, território conquistado por ingleses no sentido de construir uma nação. Doutrina do destino manifesto.
Golpe militar e policial contra Evo Morales houve sim já que tinha aceitado fazer novas eleições. E , realmente, o Evo deu, creio, pelo menos, outos dois Golpes anteriores. Um Presidente que tentou fazer o melhor ao conjunto da população se enebriou com o Poder. Fez besteiras que causaram o caos ao paÃs. Nem por isso à Direita do paÃs é coisa boa não.
Golpe militar e policial contra Evo Morales houve sim já que tinha aceitado fazer novas eleições. E , realmente, o Evo deu, creio, pelo menos, outos dois Golpes anteriores. Um Presidente que tentou fazer o melhor ao conjunto da população se enebriou com o Poder. Fez besteiras que causaram o cais ao paÃs. Nem por isso à Direita do paÃs é coisa boa não.
Análise realista da história.Mais um "democrata" que não queria lagar o osso.O projeto d Evo Morales era ser ditador. Com 3 mandatos, porque mais um e de forma fraudulenta ?. "Ditador democratas" são assim, não preparam sucessores, somente eles servem. Foi assim com Fidel Castro, Chaves e é assim com LULA. Quem é a nova liderança de esquerda no Brasil? Não há, e não existe espaço para que isto aconteça. Lula basta e não quer sombra. Esquerda tonta, acorda! Lula fossilizou. Cadê a juventude??
Foi golpe frustrado. Seu autor: Evo Morales.
qual o problema em crescer 5 % ao ano, por mais de 10 anos? tirar 50 % da linha da pobreza? não houve cessação de nenhuma liberdade. A OEA, convidada pelo Evo para auditar, viu problema, mas até agora não entregou o relatório. Antes de receber o relatório já havia aceitado novo pleito. Cria frustração lá e aqui em ver as pessoas sairem da pobreza dividirem espaço nos aviões e nos shoppings, só pode ser esta a explicação.
Nada de novo. Mais uma quartelada. Igual ao Brasil. Mais uma ruptura institucional. Foi só o Evo dar preferencia aos chineses na exploração do LÃtio, foi só a Dilma institucionalizar o regime de partilha do petróleo e destinar para a Educação e Saúde que eles sofreram um GOLPE. Assim vamos aos trancos e barrancos nas republicas bananeiras.
Obviamente foi golpe.Evo aceitou o resultado da auditoria da OEA e Mesa que pediu a auditoria, recusou o resultado da auditoria. Evo convocou novas eleições e Camacho Mesa convocaram suas para-milÃcias e militares. Isto é um golpe clássico. Quanto ao Helio, convenientemene não mencionou os pendores nada democraticos de Mesa e Camacho.
Procure se informar sobre o sortilégio usado por Morales para concorrer a mais um mandato. Depois responda honestamente se ele deu ou não deu um golpe.
Evo fez um governo progressista, mas não entendeu que a alternância é parte do processo democrático. A queda foi por sua própria culpa. Mas a renúncia ainda o salvou de um fim pior. Quando os ventos mudarem, talvez ele tenha outra chance. Só o tempo dirá.
mais um governo em que o pais vai bem, e o povo vai mal.
Por trás da tentativa absurda de querer esticar o mandato indefinidamente, está o modelo e a mentalidade tÃpica dos governantes latino-americanos de misturar o público e o privado. Não entendem que numa república democrática o mandato não pertence à pessoa, mas a todos os cidadãos e cidadãs. Entre outras mazelas, loteiam o Estado com amigos e parentes, os quais obviamente pressionam para não perder a vida de luxo à s custas dos contribuintes. Falta cultura polÃtica na região.
Considero-me, ainda, uma pessoa de esquerda. Defendo as liberdades democráticas e a observância às regras, próprias do Estado Democrático de Direito. Não dá pra defender alguém que muda casuisticamente as regras para se manter ad infinitum no poder. Evo deveria aceitar o resultado da consulta pública sobre quarto mandato, fazer o seu sucesso e retornar quando a fila andasse, simples assim. Não dá para comparar as situações de Evo e Merkel, são formas de governo distinto. Regras distintas também.
sucessor e não sucesso, erro de digitação.
O Brasil inventou a alternância de poder na marra - Impeachment da Dilma, prisão do Lula. Evo sairia do poder com as realizações de Lula e menos de 10 anos depois dariam um jeito de colocá-lo na cadeia por chefia de algum ilusório esquema. Evo preferiu o asilo no México a isto...
Helio Marcengo, Lula foi condenado alegando-se que era o 'chefe' do esquema. Não conseguiram provar nem que, como você diz, ele 'participou' do esquema. Com os dados que se tem, provaram apenas que o 'esquema' foi atrás dele buscando ser protegido por seu nome e popularidade.
Ilusório esquema? Em que mundo vc vive? Lula participou( não sei exatamente quanto ele roub ou ) do maior esquema de cor ru pcao já visto no Brasil. Se o molusco tivesse tirado o PT de campo após seu segundo mandato, voltaria quatro anos depois, pois os pepinos de seu desgoverno estouraria no colo de seu sucessor, provavelmente Aécio Neves. Mas foi gana ncioso, queria o poder ad infinitum também. Foi justamente preso,injustamente solto e voltara para a cadeia quando a justiça for restabelecida .
Muito bom, caro Hélio, parabéns.
Quando FHC comprou votos no Congresso para mudar a Constituição e aprovar a sua reeleição os militares deveriam ter intervido? Não, não há previsão legal para isso, assim como não havia na BolÃvia!
A primeira ideia que me veio após a renúncia foi essa,por que insistir em continuar no poder? Que atração é essa? Isso vale pra lá e pra cá, quem já fez sua história na polÃtica,não sabe nunca a hora de parar?
O colunista consegue comparar uma quartelada bananeira liderada por um fanático religioso a um Castigo dos Deuses. Haja tucanismo! Falando sério, militares nunca devem interferir na polÃtica. Ponto final, sem ressalvas, sem lero lero. Morales pode ter fraudado a eleição e o plebiscito, que pague por isso, já tinha inclusive voltado atrás. Mas o que aconteceu foi golpe.
O cara frauda eleição e volta atrás para fraudar de novo. Merecia o destino dos tiranos, não aposentadoria no México com 2 carros fortes de dólares.
Será que Ângela Merkel, que há 15 anos é Chanceler na Alemanha, também insulta os Deuses da democracia???
Nestas horas, Eduardo, ninguém em certa esquerda lembra dos bons exemplos das esquerdas uruguaia e chilena. Esta última elegeu quatro presidentes consecutivos e, quando perdeu, entregou o poder com a maior elegância.
Merkel seguiu as regras. Evo tentou contorna-las. Ele devia ter seguido o exemplo do Mujica.
Não, porque a Constituição assim o permite e, no sistema parlamentar, ela pode ser afastada a qualquer momento.
Merkel não frauda eleição, caro comunista
PatrÃcia Acre , prefeita de uma cidade Boliviana foi arrancada de seu gabinete, teve os cabelos cortados e foi pintada de vermelho e amarrada , mas quem errou foi Evo , pessoas foram amarradas em postes por apoiarem o governo mas quem errou foi Evo , a irmã de Evo teve sua casa queimada mas novamente quem errou foi Evo !! Vocês parecem que são incapazes de noticiar a verdade é ficam apenas no óbvio e do Óbvio já estamos cansados Helio
Com certeza você deve ser o Guilherme Boulos. Quem frauda eleição merece o destino dos tiranos.
Alguma dúvida senhor Hélio? A América Latina segue seu destino golpista e de subdesenvolvimento!
Concordo com o Hélio...Evo deveria ter se afastado no terceiro mandato mas não sei o porquê todos os polÃticos se apaixonam pelo poder! Aqui no Brasil, temos deputados e senadores que lá estão desde sempre! E o povo? Há, o povo vota sempre!
Faltou lembrar, e isso é essencial, que ele se comprometeu a realizar novas eleições caso a auditoria da OEA identificasse indÃcios de fraude. E assim o fez. Mas no mesmo dia foi instado a renunciar pelos militares. Ou seja, Golpe! O colunista, como sempre, omitiu pra fazer valer sua visão.
E pediu renúncia, não foi tirado do cargo por nenhum artifÃcio jurÃdico. Seu partido ainda domina a Assembleia Nacional apesar de os chefes também terem renunciado. Muitas águas ainda passarão por debaixo dessa ponte.
Caro Lis, Ocorre que não há legitimidade na manutenção de um presidente que fraudou o sistema eleitoral a seu proveito. Sua autoridade moral simplesmente esvaeceu...
Evo Morales reescreveu a história polÃtica da BolÃvia, teve seus méritos reconhecidos, descambou para o populismo, é o grande suspeito de ter patrocinado o esquema de fraudes nas eleições e foi deposto por um golpe de estado promovido pelos militares. Um caso clássico no histórico polÃtico latino-americano.
caramba temos um narrador que já teve o acesso ao relatório que não foi divulgado. Evo já está na história, cresceu uma média de 5 % por mais de 10 anos. Foi golpe sim, de uma classe que precisava do poder polÃtico e não se sentia feliz em dividir com indÃgenas. Agora é hora de se desfazer de tudo que foi conseguido, voltar a ser republica de bananas como o gigante partia amada do lado.
A fraude está por ser provada, foi uma questão de votos de qual região entrou por último. Houve um golpe de estado, aceito de bom gosto pela imprensa brasileira. No Chile ninguém pediu a SaÃda do presidente, pediram uma nova constituição que devolva um mÃnimo do estado ao povo chileno .
Exemplo de SÃndrome de BolÃvia na própria BolÃvia: Villaroel, presidente da BolÃvia entre 1943 e 1946, quando renunciou. A multidão constituÃda de operários e estudantes universitários incitada pelo PIR (Partido de Isquierda Revolucionária), invadiu sem resistência o desprotegido Palacio Quemado, encontrando o ex-presidente em um cômodo, escondido. Lincharam-no e o defenestraram da sacada do palácio, pendurando-o, já morto, pelo pescoço, com o retrato de presidente em seu peito.
Faltou dizer, que em muito desse sucesso economico foi o aumento do preco do gás, rompendo unilateralmente contrato com governo brasileiro e onerando nossa população. Tudo isso demagogicamente consentido por Lula, que do mesmo modo aprovou a tomada a força da refinaria da Petrobrás. Lula teria dito que faria o mesmo. Seria a mesma logica de nós invadirmos as montadoras estrangeiras Ford, Toyota, Hyndai, etc. Um irresponsavel benevolente com ditaduras de esquerda, e as nossas custas.
Dos ensinamentos dos insucessos de sucessivos poderes como governo, devemos aprender q poder ñ e governo nunca foi nem nunca sera. Chega a hora da sociedade aprender e de vez se opor aos pseudos governos como solução. Eles são o problema ñ podem ser solução. A democracia ñ e governanca mas limite ao poder. Foi so um passo, pior q o estado cresceu muito se intrometendo e degenerando serviços como escola, saude, e tudo
Os escritos do colunista demonstram uma incompatibilidade teórica assustadora, como comparar as manifestações no Chile com o mesmo na BolÃvia? Não existe essa possibilidade, no Chile sao revoltas contra a perspectiva da pauta neoliberal do capital financeiro.Na BolÃvia sao os capitalistas que apoiam o neoliberalismo que tentam tomar o poder com essa perspectiva. O articulista finge que nao entende,tenta manipular, ou nao entende mesmo as diferenças.
Sr. Hernández. .se o senhor acha que capital e trabalho sao a mesma coisa e tem a mesma perspectiva, se o senhor acha que o mundo é bonzinho para todos, se o senhor acha que nao existe luta de classes, se o senhor vê o mundo dessa forma...o senhor está certo.
Ou seja, revoltas populares só são legÃtimas contra a "perspectiva neoliberal". Puro maniqueÃsmo metido a intelectual.
Esse colunista sempre manipula para defender tudo que é favorável ao mercado e contrariar o que vem ou é bom para o povo.
São pessoas comuns protestando porque estão insatisfeitas, esse é o fato. Mais do que isso é julgamento ideológico da "legimidade" das manifestações, que você demonstra com primazia como se faz em seu comentário. Há grupos violentos no meio da multidão? Há, mas isso não invalida meu ponto.
A democracia diz q se deve rodar o poder, trocar indivÃduos, voto e um meio, pq o poder corrompe, e mais tempo no poder mais corrupção. Com o advento de partido como facção de poder, a troca deve ser de partido. Se o PT de Lula tivesse ficado 8 anos apenas, estaria consagrado. Estranho e uma economia de tanto ir bem ficar mal, aqui na BolÃvia, motivando a derrubada. Essas inflexões, acho, pq há uma leitura errada da economia. Um bom Ãndice de avaliação e a violencia q nunca cai.
É a SÃndrome de BolÃvia atacando no paÃs de origem. A doença ataca os paÃses latino-americanos que adotam o presidencialismo como forma de governo. Evo, depois de anos de governo produtivo, resolveu continuar. Sintoma da doença. De repente, adveio a SÃndrome em sentido contrário e lá se foi Evo. PerÃodo presidencial concluÃdo, poderia estar escrevendo suas memórias em sua região "cocalera". A "doença" se infiltrou nele e, rua, exÃlio... Qual paÃs será o próximo a ser atingido pela SÃndrome?
O golpe militar que introduziu o presidencialismo no Brasil foi perpetrado por Deodoro da Fonseca, influenciado por Benjamin Constant, adepto do positivismo. E a SÃndrome de BolÃvia começou a agir no Brasil. Positivismo era uma igreja baseada em rituais católicos onde os santos eram figuras ilustres do passado(Aristóteles etc) e Nossa Senhora era a namorada de Auguste Comte - Clotilde. Conte foi o criador da igreja positivista. SÃndrome com positivismo gerou a nossa tragédia presidencialista.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
E o racismo também.
A generalização é própria de alguns nés + cios
O articulista vê igualdade no que não existe. As razões do levante popular no Chile são completamente diversas do movimento polÃtico boliviano. E onde teve quartelada foi na BolÃvia. O que não pode, à direita ou à esquerda, é milico metendo o bedelho na polÃtica e jornalista fazendo papel de bom mocinho isento.
Pois é, Luis, antes de avaliar os fatos, a preocupação dele é avaliar o que diz a esquerda. Se a OEA diz que foi fraude, está dito, mas tudo que o Evo diz está errado ou é mentira. Todo poder as instituições e representações americanas, eis o lema dele.
Esses caras querem se perpetuar no poder! O povo tem de experimentar algo novo para comparar e constatar que, muitas vezes, o novo é infinitamente pior que o antigo. Morales deveria ter saÃdo de cena enquanto podia e talvez pudesse retornar futuramente, depois que o povo se ferrasse, ou não, com a gestão de seu adversário.
Carlos Mesa já foi Presidente e soube se mostrar moderado. A suposição que a oposição quer retrocesso social não passa disso.
O povo vai se ferrar, pois a meta dos golpistas é tirar todos os benefÃcios e melhorias que eles alcançaram durante os governos do Evo.
Perfeito.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Foi golpe? Voltar
Comente este texto