Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rebouças Alencar

    O país está absurdamente polarizado e não consigo deslumbrar uma terceira via moderada. Tempos sombrios.

    Responda
  2. Alberto Melis Bianconi

    Dizer que Lula atenta contra a democracia "pelo uso ilegal do dinheiro, bem documentado no Mensalão, Petrolão e propinas de empreiteiras" é um despropósito destinado a chamar a atenção do leitor, mas é cada vez menor o número dos que aceitam uma petição de princípio como essa. Não foi Bolsonaro quem liderou o golpe de 2016, quem criou a polarização foi o centro. A tal zelite arrogante e incompetente. Acreditaram poder tirar o PT do jogo, mas foram eles que os eleitores expulsaram da disputa.

    Responda
  3. Alberto Melis Bianconi

    Dizer que Lula atenta contra a democracia "pelo uso ilegal do dinheiro, bem documentado no Mensalão, Petrolão e propinas de empreiteiras" é um despropósito destinado a chamar a atenção do leitor, mas é cada vez menor o número dos que aceitam uma petição de princípio como essa. Não foi Bolsonaro quem liderou o golpe de 2016, quem criou a polarização foi o centro. A tal zelite arrogante e incompetente. Acreditaram poder tirar o PT do jogo, mas foram eles que os eleitores expulsaram da disputa.

    Responda
  4. José Roberto Pereira

    Esse rapaz optou por ser alienado como estilo de vida. Começo a ler "golpe de..." e quando a lógica nos induz a imaginar que ele dirá "Estado", ele diz "sorte". Os ventos da direita não vem da Bolívia, Joelzinho, pois eles foram soprados daqui e dos EUA para a Bolívia. Os mesmos ventos que sopraram tão forte em Guaidó, que o fantoche magricelo quebrou antes do uso.

    Responda
  5. Cristina Dias

    Joel Pinheiro da Fonseca deveria ler a coluna de hoje de Rainier Bragon.

    Responda
  6. Ricardo Knudsen

    E o q gente como o colunista tem a oferecer como grandes feitos, q gerassem esperança? As reformas trabalhista e do RGPS? O estúpido teto de 20 anos, em vez do foco racional no deficit? Da Fonseca é um daqueles q finge não ser bolsonarista, mas apoia tudo o q o governo faz. Se eles tivessem alguma mudança a sugerir, seria no máximo um curso de etiqueta para Bolsona, para q seu discurso chulo não ferisse seus refinados ouvidos.

    Responda
  7. Mauricio Borges

    Uma 3ª via, ou 2ª para nós da esquerda seria o ci - ro. Mas ele insiste em bater na própria esquerda. Eu não consigo entender essa estratégia. Poderia ser, exemplo, ahh eu finjo que só bato nos pe- tistas, mas é mentira... Sei lá, entende?

    Responda
  8. Jose Souza

    Os comentários são mais do mesmo. Ninguém está atento ao cisne negro. Olha que um deles acabou de aparecer no Chile. No contexto atual há muita gente concluindo o óbvio, por comodidade ou por inabilidade, sem considerar a dinâmica e a convulsão que agitam quase todo o planeta. Sei que ninguém tem bola de cristal, mas esperar que a história se repita nesse novo contexto todo mutável é falta de imaginação. Você pode fazer melhor Joel.

    Responda
  9. Igor Cornelsen

    A polarização é resultado do Supremo definir que criminosos ricos e poderosos nunca deverão ser punidos, segundo a Constituição. Só o Supremo poderá definir prisões. Esta aberração não vai ser corrigida pelo Congresso, visto ser cláusula pétrea da Constituição. A população vai aceitar a impunidade institucional? Como ficará o prestígio da Constituição? A polarização vai crescer a ponto de afetar a estabilidade política? É de se prever que a instabilidade e polarização política vieram para ficar.

    Responda
  10. Washington Luiz Valero Fernandes

    Seu texto é um alento aos brasileiros honestos, traduz o que pensamos, traduz o nosso cansaço moral, mas políticos não se enquadram na classificação "honestos". Temos tempo para esperar surgir alguém que se preocupe com o país, e com cidadãos honestos?

    Responda
  11. ricardo fernandes

    violencia cai. como a folha já mostrou hoje, isso é tarefa de governo estadual, não de federal. e se a violencia caiu, cadê os dados? quanto a achar que bolsonaro vai ser eleito, o colunista deve estar um pouco desatento. esse governo só faz coisas para os 30% que votaram nele, não faz nada para o resto. é um governo reacionario e elitista, e no brasil, no maximo, só existem 30% desse tipo de gente. logo, é impossível ser reeleito. e o senhor bolsonaro sabe disso, e não pensa em eleições.

    Responda
  12. jose carlos toledo junior

    Que mediocridade. Esse é um moleque saído das fraldas sem contribuição relevante em absolutamente nada para ter espaço em um jornal de grande circulação exceto para fazer propaganda de neoliberalismo e do seu candidato. Quem será o candidato de centro? Alguém do psdb com certeza. Mais um que paro de ler.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Não pare, não, José Carlos. Precisamos conhecer o pensamento e as intenções de nossos inimigos.

  13. cleomar josé cordeiro

    A violência diminuiu? De qual país o colunista está falando?

    Responda
  14. Simone Rodrigues

    O colunista colocou a porcentagem de votos do Haddad no total geral, mas ocultou a de Bozo, que foi de pouco mais de 30%. Ou seja, ele também esteve longe de conseguir ampla maioria de votos. Também citou o tal "mensalão", mas "esqueceu" de mencionar que Bozo comprou os votos que aprovaram a reforma da previdência com negociatas feitas a céu aberto. É muita cara de pau!

    Responda
  15. Simone Rodrigues

    A Folha tirou de seus quadros quase todos os colunistas com opiniões divergentes sobre o governo imundo que temos e deixou a escumalha que defende o neoliberalismo e a perda de direitos e dignidade do trabalhador em nome de "salvar" as contas públicas.

    Responda
  16. Lisiane Vieira Ortiz Martinez

    Discordo da comparação entre Lula e Bolsonaro que "ambos atentaram contra a democracia". Em que se pese as críticas que Lula faz, de longe não se equivalem as declarações antidemocráticas do presidente e da famílicia. Quanto aos dados que a violência diminuiu, sinceramente, tenho dúvidas quanto a lisura da informação. Já quanto a economia, o autor crê que vai dar certo. Será?

    Responda
  17. MARCELLO CAMPOS

    O "filósofo" é eleitor do funcionário da Globo e garoto propaganda do Itaú e da Ambev...o escolhido para continuar a política econômica monetarista do Paulo Guedes e para dar gás às pautas liberais nos costumes que os donos do poder adoram defender para parecerem modernos. Lamentável!

    Responda
  18. MARCELLO CAMPOS

    Quando q Lula atentou contra a democracia, seu ca na lha que não sabe escrever?

    Responda
  19. Deborah Barbosa

    Ai, ai, a velha falsa simetria... O tentar equiparar os que não podem ser equiparados... Nunca gostei de Lula, mas essa forçação de barra para (sub) nivelá-lo ao nosso projetinho de Hitler só me faz começar a ter uma simpatia por ele que jamais senti...

    Responda
  20. Paulo Aguiar

    Apesar da torcida clara do jornalista por Bolsonaro, é sofrível sua coluna. Quem apóia Bolsonaro é apenas uma turba de evangélicos bestializados pelos seus pastores. O constante massacre ao trabalhador e aposentado além de revelação de crimes de amigos e parentes, que um dia a sociedade vai cobrar, aliado a presença em debates, desabarão o apoio a Bolsonaro. Ou será que outro canivete de escoteiro vai surgir às vésperas da eleição ?

    Responda
  21. Hercilio Silva

    A análise do jornalista falha, os ventos que sopram, sopram contra o neoliberalismo. Onde é a direita que aplica, ela sofre, onde é a esquerda ela sofre. Enfim, a conclusão é falha, não há como ter uma revolta contra a oposição, se houver aqui será contra o governo. A economia piorou e muito na casa da maioria dos brasileiros, o projeto em vigor pretende melhorar a vida dos empresários, declara isso abertamente.

    Responda