Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Ferrovias: a ditadura acabou com as ferrovias. Em 1960 fui, daqui de S P, até o Paraná de trem. Em sete anos acabou a ferrovia.Lamentável a falta de visão dos políticos e dos militares .

    Responda
  2. cleomar josé cordeiro

    Pode-se vender todas as empresas estatais federais, estaduais e municipais e reduzir o estado brasileiro ao mínimo e não vai ter dinheiro para educação e saúde. Não é do interesse de quem manda neste país que a população carente tenha saúde e as crianças e jovens possam ter acesso à educação que permita sair da condição de pobreza.

    Responda
  3. Iago M Zulu

    Culpar apenas os governos militares pelo abandono das ferrovias é de uma infantilidade inaceitável. Os governos petistas foram os mais pródigos na concessão de benefícios às montadoras americanas, principalmente às sediadas no abc.

    Responda
  4. Carlos Eduardo Có Rodrigues

    - O sr. só esquece de dizer que o setor ferroviário brasileiro só é dessa monta devido a ingerência do capital estrangeiro,com a conivência o em nossas elites políticas, nas prioridades de desenvolvimento de nossa nação durante décadas. Desde Getúlio para receber grana e estabelecer ind siderúrgica, passando por Juscelino vendido para montadoras americanas e europeias, os milicos com incentivos milionários ao transporte rodoviário, nossa setor ferroviário virou esse bicho feio que aí está.

    Responda
  5. Carlos Eduardo Có Rodrigues

    - O sr. só esquece de dizer que o setor ferroviário brasileiro só é dessa monta devido a ingerência do capital estrangeiro,com a conivência o em nossas elites políticas, nas prioridades de desenvolvimento de nossa nação durante décadas. Desde Getúlio para receber grana e estabelecer ind siderúrgica, passando por Juscelino vendido para montadoras americanas e europeias, os milicos com incentivos milionários ao transporte rodoviário, nossa setor ferroviário virou esse bicho feio que aí está.

    Responda
  6. Igor Cornelsen

    Artigo brilhante, explica a falência do setor público no Brasil. Grande parte das estatais brasilieras existem só para dar emprego aos seus funcionários. Depois falta dinheiro para a saude, a educação, e funcionários públicos saem para as ruas em passeata reclamando que o governo contigenciou as verbas da educação.

    Responda
  7. Adonay Evans

    Espertalhões italianos. Mas os há?

    Responda
  8. Adonay Evans

    O traçado total original da Ferrovia Norte-Sul administrado pela Valec, estatal e comboio de cupinchas, era de 1550 km. Passados 32 anos, apenas o trecho de 720 km estão operacionais, entre Açailândia e Porto Nacional. Ou seja, com todos os equipamentos da engenharia moderna, a Valec finalizou 23 km por ano. Em 1890, com pás, picaretas, lombo de muares e semi-escravos chineses, as ferrovias americanas construíam o mesmo trecho que a Valec levou 32 anos, em 26 dia

    Responda
  9. Adonay Evans

    Em um ano construíam 10 mil km. Eles não tinham a tecnologia do Dr. Juquinha & Antecessores, Sucessores.

    Responda