Poder > Entenda o que levou à Proclamação da República em 1889 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Algo precisa acontecer com nossa República que não seja nem venha de um golpe, mas dá consciência democrática de que nosso Presidencialismo está apenas insepulto mas já fétido. Que venha o quanto antes o Parlamentarismo.Não por acaso, o sistema de governo adotado - a exceção apenas do EUA- pelas nações mais cultas e desenvolvidas da terra. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
A razão primal da proclamação foi a crescente deterioração da moral católica, sub-repticiamente combatida pela maçonaria e por ideais modernistas, que em tempo, já haviam feito estrago na França revolucionária e que miseravelmente chegam ao Brasil. Com isto, os laços virtuosos de compromissos de honra para com Imperador são desfeitos; Deodoro é um traidor covarde, deveria ter morrido defendendo o imperador de golpistas; mais Deodoro é a cara do Brasil preguiçoso, anticatólico e malandro.
O Golpe de 1891 foi a "confirmação" de que a República seria um fracasso
A proclamação da República foi uma ruptura da estrutura constitucional então vigente, realizada por militares em busca de privilégios e oligarcas insatisfeitos com o fim do escravagismo. Uma república de armas e depois cabresto, até a ditadura Vargas (que só mostrou os dentes RM 1937). As cortes foram substituÃdas por comissionados, concursadosce militares privilegiados. O povo não está nos projetos públicos mas como massa votante e merecedor de migalhas. Futuro: república das Cracolandias.
A República pressupõe ausência de privilégios. A pretensa legalidade formal de determinadas verbas fixadas por gestores de Instituições públicas dotadas de orçamento próprio em favor de seus membros pode revestir algum tipo de ilegalidade substancial latente, como a cal externa de sepulcros nos quais se enterram diariamente pedaços da democracia e da própria república. Todos e todas são iguais, membros e servidores, trabalhadores e trabalhadoras. Que o pão esteja presente em todas as mesas.
Nas palavras do jurista e intelectual Sobral Pinto: “Os militares, tendo proclamado a República, julgaram-se donos da República. E nunca aceitaram não serem os donos da República. Enquanto os cargos eminentes do paÃs não voltarem para os civis, nós estaremos nesta situação terrÃvel em que nos encontramos, de falência e de corrupção.”
E tb é uma mentira q a Fam Lia do imperador foram incomodados. Toda Petrópolis é deles. Compre uma casa lá. Tem q pagar taxa p "famÃlia imperial"
Vamos lá. A escravidão teoricamente tinha sido abolida em mil oitocentos e oitenta e oito. Em oitenta e nove veio a rés pública . Precisa desenhar. Os barões teriam q pagar para ter trabalhadores.
... todas as instituições do Estado por aqui são araras de cabides de emprego para as filhas e filhos inúteis da elite abonada mais inútil ainda!...a elite abonada inútil perpértua adm do Estado! Sempre a administrar e manter a população no chaos-crônico! E quando estão ameaçados implementam o chaos-agudo, golpes de Estado, anistias, perdões diversos no menú insurrecionista!...São ladrões-honestos! No visÃvel, honestos, mas no invisÃvel, ladrões!!!
... a elite abonada inútil tem como prática recorrente, o golpe de Estado!... Com o braço armado militar, golpe de Estado! Os crentes estão imiscuindo os jovens da igreja a serem parte da força militar! Os pobres, de praças! E os Rico's, de oficiais! No 08/01 falharam mas estão a plantar suas sementes de frutos amargos, elite abonada inútil não desiste fácil não!!!
Alguém se esqueceu do Golpe de Getúlio Vargas na década de 30, e a Segunda República quando foi ??
Bem, para os paulistas, que perderam o poder, a revolução de 30 foi um golpe. Eles até inventaram uma Revolução Constitucionalista de 1932, uma mera tentativa de retomar o poder.
O Império teve o mérito de unificar o território, a República veio banhada em um mundo liberal, que se aflorou na Europa após o Congresso de Viena, além do que foi um golpe sem a mÃnima participação do povo, como na independência.
O império foi muito mais liberal do que a república que chegou. os ideais liberais de liberdade de expressão, de pensamento, religiosa. A república trouxe o "liberalismo economico" que é o capitalismo selvagem nada a ver com a revolução liberal que é a maior revolução social de nossa história e ocorre até hoje quebrando os preconceitos humanos frente aos conservadores.
Só faltou afirmar que foi culpa do Bolsonaro. Vontade não faltou.
Eduardo ele que tem q dar paz p gente. Já afanou bastante.
Não Marcelo, não foi ele, mas foi a turma ou grupo dele: os militares kkkkkk
O público que hoje criou a figura nefasta do bozo, é do mesmo naipe dos golpistas de 130 anos atrás e com o mesmo objetivo.
o imbroxável não teria a mÃnima comPTncia para isso .
O Marcelo, você que o "colocou" aqui... Não vi nada no texto tendendo para "direita" ou "esquerda". Deixa o homem descansar em paz; rapaz! ;-)
A nossa realidade é um pouco menos poética e muito recheada de traições, golpes e contragolpes. E sempre rodeando o poder, os mesmo grupos econômico e social. E só não nos tornamos uma nação prósperas e mais humana, por que temos uma das piores elites do mundo ocidental é predatoria escravagista entreguista golpista corrupta e muito hipócrita!
Sinceramente, não entendi o motivo de se publicar essa (pseudo?) entrevista. Simplista ao extremo e feita por um repórter: isso é uma entrevista para se entender o golpe da Proclamação da República?!
Deodoro nem era monarquista, nem era republicano. Deodoro era um funcionariozinho de quinta categoria, um aspone, preocupado apenas com o seu feofó e o holerite. Militar indisposto de cumprir seu dever para com o Imperador, possivelmente por medo de trabalhar e de morrer, ou seja, era um covarde, preguiçoso, desleal, possivelmente de pouca inteligência; aqui no nordeste temos uma centena de qualificativos impublicáveis para este tipo de gente.
Passados 134 anos o resultado é infinitamente negativo. Mal acabaram de dar o golpe entregaram a nação aos financistas credores que permaneceram no comando nos bastidores pela dependência criada por gestores incapazes de administrar os recursos ofertados pela natureza que acabaram favorecendo populações além mar, enquanto crescia a ignorância e a miséria na Terra de Vera Cruz pela qual a Imperatriz Leopoldina entregou a sua vida.
O que levou à proclamação foi o golpismo militar, presente em todas as viradas polÃticas (para o mal) no Brasil. E Deodoro, pelo que sei, não era ex-monarquista, era monarquista convicto. Não pretendia pôr fim ao regime. Só queria fazer, digamos, um "acerto". Não tinha intenção de acabar com a monarquia.
Golpe militar !
Começamos nossa Republica por um golpe de estado elaborado por civis, sem apoio da sociedade, e executado por um militar. Nota-se que o militar era o menos comprometido com agendas oligárquicas… O que começa errado, não pode terminar certo
Dizem as boas lÃnguas que até a descoberta foi uma fraude. Um tal de Pacheco chegou no Maranhão em 1498, mas como era uma área não bem definida pelo tratado de Tordesilhas, fizeram segredo para chegar em 1500 em área claramente portuguesa. A história de chegar sem querer foi invenção depois da proclamação da república.
O mesmo ocorreu com o espanhol Pinzón em Cabo de Santo Agostinho, que alà aportou 2 meses antes de Cabral na Bahia, no caso, Pernambuco já estava em área do Tratado de Tordesilhas. Fato é que o Brasil é uma mentira desde seu achado, não foi descoberto, foi encontrado. E de mentiras em mentiras passamos pela Proclamação da República, golpe em 64 e chegamos ao ápice na eleição do inominável em 2018.
A base de tudo está na classe referida na resposta ao quesito Foi um golpe? Sim. A classe referida é a dos cafeicultores, paulistas, que necessitavam ainda da mão de obra dos escravos e se opunham à Lei Ãurea. Perderam poder econômico e polÃtico, engendraram um golpe com milicos monarquistas, assumiram o poder com a polÃtica da Repúiblica Velha, a tal café com leite. Nada a ver com insatisfação militar ou não reconhecimento pela suposta vitória na Guerra do Paraguai, um genocÃdio.
Sim, a verdadeira história, inclusive a a não ou pouco contada. Assim, tb compreendo.
Exatamente isso, Fernando!
Os mesmos oligargas paulistas, agora ampliado para as indústrias e banqueiros, repetiram o feito em 1964. E de golpe em golpe o Brasil vai caminhando e cantando e seguindo a canção.
O sistema Planejamento, Execução e Ajuste requer coesão, os militares tiveram mais que os civis. Se planejamento, execução e ajuste referem-se aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, se o planejamento não é realizado para a execução e o ajuste é o protagonista, o projeto não tem sinergia, paÃs perde dinheiro, falta um poder, a coordenação, encerrar projeto, nova constituição. quanto o paÃs já perdeu?
Feriado inútil
Será que valeu a pena termos trocado Dom Pedro II por Floriano, Jânio, Medici, JB, Sarney, Collor, Dilma,. Jair ?
Não.
Vários são os motivos somados, linhas tendências e pensamentos. para mim quando a primeira mulher chega para governar o Brasil sofreu todo tipo de misôgenia e não iriam deixa-la governar. A princesa que foi regente e futura rainha teria como governar numa nação altamente machista.
A matéria refrete o que estou lendo no livro os donos do poder de Raimundo Faoro.
O canal Buenas Ideias de Eduardo Bueno conta que Deodoro queria depor o chefe do gabinete dos ministros e não o Imperador, depôs e voltou pra sua cama, adoecido. Dois foram visitá-lo e mentiram que o Imperador tinha já nomeado para chefe dos ministros um desafeto de Deodoro, um "pegador", que tinha ficado com uma paixão de Deodoro no sul, dai ele teria dito "voltem lá e deponham esse Império". Ele nem não voltou. Diz o Peninha.
Em 19 64 os gol pis tas se dirigiram de Juiz de Fora para o Rio de Janeiro. Não foram avisados de que a capital era BrasÃlia.
A República também foi um golpe militar. Eles não aguentam ficar muito tempo longe do poder.
Esse é daqueles que lê… mas não entende nada. Problema similar de muitos …
A verdadeira História o porque o brasil continua subdesenvolvido: monarquia e elites do atraso que não tem horizontes para o progresso, nunca tiveram lÃderes verdadeiros patriotas e competentes e mais o povo acomodado sempre por fora de tudo e neutro ,resultado cultura da sociedade brasileira de hoje.
A matéria e os comentários, me remetem a um personagem de Jô Soares que tinha o seguinte lema: " Neste povo que piso, este solo que amo, o quê que eu sou, o quê que eu sou? Sois rei, sois rei". Kkkkk
Brasil!!! República (res=coisa - publica=povo) só no papel.
Lá, como em 1964, como agora só querem Poder para garantir as benesses como gordos salários e mordomias mil no solo do Brasil.
É a partir da Proclamação da República que podemos entender a prática dos golpes militares no Brasil (consultar Wikipédia). O monarquismo é a ideologia que orienta até hoje as Forças Armadas, entendido como poder absoluto. A formação ideológica nas escolas militares, nos quartéis e nas casernas é de que os civis são incompetentes para gerir o que eles chamam de democracia. A noção de "democracia tutelada" é central para entender o monarquismo dos militares.
Excelente colocação. Deve ser por isso que tais militares até hoje se acham acima de tudo e de todos (inclusive com seus privilégios) e, pior, como um suposto Poder Moderador que só existe na cabeça deles.
O Vento Levou. O bom vento que soprava no pensamento filosófico da época.
O exército depois da guerra do Paraguai passou a ser um grupo integrado, reunindo pessoas de vários setores sociais e várias regiões do paÃs. O grande papel do império, que era a representação da unidade de um paÃs diverso, foi perdendo sua importância.
Os militares, sempre os militares atrasando o paÃs
desde sempre Milicus são canceres aos regimes no paÃs
Será que nosso destino estará ligado àquele antigo dito popular: “pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto?”
Onde tem Brasil tem golpe!
O mais forte motivo para a proclamação da república foi a contrariedade da elite com a abolição da escravatura. O resto é fake.
Falta do que fazer dos Militares. Derrubaram a Monarquia para colocar Oportunistas no Poder. Os únicos Estadistas do Brasil: Dom Pedro I, Dom Pedro I I e a princesa Isabel. Ontem fez cem anos de sua Morte. O primeiro golpe de Estado feito por militar.
As circunstâncias que levaram ao Golpe e que colocou fim ao reino foram das mais variadas. Li alguns historiadores que diziam que a gota d'água seria o fato de que ele não gostavam de uma mulher no comando. A princesa regente não era muito bem vista.
Iara: mirei Dom Pedro I pela independência. Se fosse esperar por um brasileiro, até hoje seria colônia de Portugal. Como as Colônias portuguesas na Ãfrica, que recentemente se libertaram de Portugal. Nada mais!
É possÃvel afirmar que D. Pedro II era estatista. O mesmo não se pode dizer de Pedro I que saiu praticamente expulso do Brasil, concentrou poder e sua desgovernança provocou intensas revoltas
A razão maior não apontada: cretinice.
Haviam poucos republicanos entre os lÃderes. Se tornar republicano meses antes, foi um conversão de ocasião. Deodoro não sabia nem mesmo o que era uma República. Foi mais uma troca de bastão devido ao esgotamento da monarquia, me parece. O fato de que o próximo monarca seria uma mulher talvez tenha entrado na conta. Tirar a monarquia e passar o poder a militares e oligarquias escravocratas.
E o Lula viajando pelo mundo, fazendo a verdadeira PolÃtica, trabalhando pelo Brasil, como o grande estadista que é, a Folha não noticia por quê?
O Lula é coisa do passado!
Não seja exigente, é falta de espaço... todo dia tem que ocupar com artigos e fotos do Marreco e do Leite (Moço).
Será que o grande Lula disse que um Oportunista comemorou o surgimento do Covid19 em maio do ano passado? À época haviam mais de dezessete mil famÃlias brasileiras enlutadas... disse-o Ainda bem que a natureza criou esse vÃrus.
Porque ele é um ex presidiário,Hahahahahahaha
Alguém aponta um ato de nobreza do Brasil?
A resistência das minorias ao longo de todos esses anos.
SuicÃdio do Getúlio.
Sistema presidencialista inaugurado no paÃs via golpe militar. Por trás, o positivismo em que a amante de Comte era a Nossa Senhora da religião. Desde o golpe de 1889, tivemos absurdos como ditador Vargas, inimigo da Democracia, sendo o nosso Herói da Democracia; a destituição de Jango pelo Congresso Nacional(1964). Na ocasião do golpe, D. Pedro II teria dito: ''Os senhores estão loucos!''. Estamos mesmos! Temos uma doença comum que vige na América Latina: SÃndrome de BolÃvia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Entenda o que levou à Proclamação da República em 1889 Voltar
Comente este texto