Mariliz Pereira Jorge > Lula, o incriticável Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
lula da silva eh um criminoso de altissima periculosidade e, assim que foi solto, voltou imediatamente a delinquir ! merece 100 anos de cadeia pelo menos pelos milhares de crimes cometidos nos ultimos 30 anos !
UFC
Um texto justo e imparcial, OK. Isso não o impede de ser raso. "Está todo mundo brigando" - concordo, até já sabia. "Tem uns de um lado e outros do outro" - id, ibid. "São semelhantes em tudo" - é esperado, afinal disputam.
Mas há controvérsias importantes, nessa 'semelhança' que não foram abordadas pela Mariliz, por exemplo. O conteúdo do que discutem Mariliz descarta, afinal 'vem de um lado', portanto é inválido.
Para o outro lado o mesmo tipo de evasiva: escolhe exemplos facilmente execráveis e não opina sobre nenhum dos outros - "vem de lá, descarta".
Esse astral 'entediada' é uma boa forma de muro. Enquanto lia fiquei esperando deparar com o "E nem dá tempo de postar foto de biquÃni!". Luana, autêntica, não disfarçava seu desinteresse pelo conteúdo.
Briga sem conteúdo é narração de UFC: "Deu um murro, respondeu com uma pernada, etc"... ;)
Ainda que se observe o populismo nas duas figuras "mitológicas", Lula e Bolsonaro possuem diferenças significativas. Lula, apesar de sua postura polÃtica polêmica é uma figura democrática, sua história traz isso. Se não houve debate na última eleição foi por pura manipulação, Lula já não concorria. De Bolsonaro só se pode dizer que é uma figura polÃtica cujo projeto não é somente personalista. É autocrático, anti-democrático, não suporta crÃtica e pior, almeja a ditadura. Que vá para o ralo.
O Molusco nao é apenas incriticavel, seu partido tambem é inautocriticavel. Estamos muito bem de lideranças...
Acho que o texto deveria ser mais propositivo. Que solução a sr. propõe, já que tanto Bolsonaro quanto Lula são ruins para o paÃs? A simetria da Folha então é verdadeira?
Há vida inteligente na Folha! Lula jamais me enganou. Desde seu surgimento em 1977. Só pensa em si, em seu projeto de poder. Em S P preferiu ,1985, dar vitória a Jânio;expulsou deputados que votaram em tancredo nas  Indiretas(se ganhasse maluf, tudo bem!).Votou contra a Constituinte. Expulsou uma deputada que foi ser Ministra do Itamar. Votou contra o Plano Real. Votou contra o Bolsa FamÃlia de FHC(bolsa esmola como lula dizia).Só vale o Seu projeto de Poder. E bolsonaro? tb.
Que coragem desta sra. Mariliz, escrever estas obviedades na Folha, parabéns!
E perdeu todas as eleições enquanto cometia esses erros. Pergunto: alguém não pode amadurecer?
O que incomoda no texto da Mariliz é essa postura lacradora "de rede social" de arrogar: "eu sei a verdade e os outros são ignorantes". Existem diversas maneiras de se rebater e mediar polarizações, mas nenhuma delas lança mão dessa postura de "eu sou a dona da verdade e todos estão falando bobagens", porque ela cria mais polarização apenas. Mariliz se aproveita da polarização para publicar mais um texto raso. Solução às questões em debate? Nada... ;)
1.UFC
2. Você achou o texto justo e imparcial Herman, OK. Isso não impede de ser raso. "Está todo mundo brigando" - concordo, até já sabia. "Tem uns de um lado e outros do outro" - id, ibid. "São semelhantes em tudo" - é esperado, afinal disputam.
3. Mas há controvérsias importantes, nessa 'semelhança' que não foram abordadas pela Mariliz, por exemplo. O conteúdo do que discutem Mariliz descarta, afinal 'vem de um lado', portanto é inválido.
4. Para o outro lado o mesmo tipo de evasiva: escolhe exemplos facilmente execráveis e não opina sobre nenhum dos outros - "vem de lá, descarta".
5. Esse astral 'entediada' é uma boa forma de muro. Pra você ver, enquanto lia fiquei esperando deparar com o "e nem dá tempo de postar foto de biquÃni". Luana, autêntica, não disfarçava seu desinteresse pelo conteúdo.
6. Briga sem conteúdo é narração de UFC: "Deu um murro, respondeu com uma pernada, etc"... ;)
Texto raso, não, apenas justo e imparcial
Redes sociais não espelham o mundo real. São milhões que não opinam, que tem mais o que fazer. E fala sério né , quem disse que não pode criticar o Lula, o PT? Na vida real criticamos. Óbvio
acompanhe as mÃdias sociais. Basta criticar o pseudo deus para uma saraivada de tecladas e xingamentos.
Há vida inteligente na Folha! Lula jamais me enganou. Desde seu surgimento em 1977. Só pensa em si, em seu projeto de poder. Em S P preferiu ,1985, dar vitória a Jânio;expulsou deputados que votaram em tancredo nas Indiretas(se ganhasse maluf, tudo bem!).Votou contra a Constituinte. Expulsou uma deputada que foi ser Ministra do Itamar. Votou contra o Plano Real. Votou contra o Bolsa FamÃlia de FHC(bolsa esmola como lula dizia).Só vale o Seu projeto de Poder. E bolsonaro? tb.
Essa articulista é mal intencionada. Só assim para explicar os ataques que faz ao Governo e ao Presidente Bolsonaro. Chega à ser as.que.ro.sa.
A articulista e a que quis responder ao meu comentário não passam de duas hienas que torcem para o Brasil não dar certo. Mas, com o Governo Bolsonaro, dará!
a articulista é de uma lucidez como o Sol de verão ao meio dia. Perfeita. Os dois são uns macunaÃmas que enganam os pseudos intelectuais e os pseudos direitas.
LullaLá escolheu Bolsonaro como seu Melhor Adversário; porque só Comparado com Algo Muito Ruim, elle seria o Menos Pior! O Jararaca é um ser Peçonhento! Déjà vu ad nauseaum!
Só é incriticável para petistas. Para milhões é o cleptocrata, condenado e ficha suja que fala: Sou Mandela, sou ideia, sou preso polÃtico, vou salvar o Brasil, sou o mais honesto, alma incorruptÃvel. Ego inflado à beira do narcisismo doentio. E o Bolsonaro? É tudo que vc não cansa de escrever, Mariliz. Homofóbico, racista, fascista, avalista de tortura, amigo das milÃcias etc. etc. Similaridades com sinal trocado e militantes que trabalham com amor e ódio. .../Claudia F.
Com sinal trocado? Então um dos dois é o bom? Ou escreveu sem pensar?
Seria interessante que a colunista apontasse alguma ocasião em que foi rotulada de 'fascista' por meramente criticar o PT e o ex-presidente Lula. Minha intuição é de que não conseguirá. Lula é vÃtima de perseguição polÃtica, levada a cabo por setores do Ministério Público e Judiciário, com o objetivo de retirá-lo das eleições presidenciais do ano passado. Isso é um fato. Tenho sim a 'pachorra' de apontar a falsa simetria na comparação: Lula, ao contrário de Bolsonaro, não ameaça a democracia.
Mariliz, sua análise fala mais de vc do que do Lula. Tem sim um gado insuportável do PT, tem sim a figura de mito nos dois, bolsonaro e Lula, mas equivaler, fazer essa ambivalência aà não dá mesmo, podemos listar inúmeros erros e absurdos no governo petista, que durou 13 anos, o de Lula 8, nós temos 11 meses de bolsonaro e vc me diz isso? Os ataques a democracia, a liberdade de imprensa só se acentuam, mas vc e a turma do My news se orgulham de serem esse em cima do muro. Tá feio.
PT e Lula vivem os seus estertores. Nem Bolsonaro, cria da arrogância petista, será capaz de mantê-los relevantes politicamente. No momento em que aquele partido foi flagrado fazendo exatamente as mesmas coisas que tanto criticava nos outros, a realidade se impôs, a mascara caiu. PT nunca mais.
Mas você não entende que sem partido não tem democracia, criatura?
Não apenas não se pode criticá-lo, como as hordas comunistas ameaçam de processo nos espaços de comentários deste jornal.
A crÃtica mantém a figura em evidência. Na polÃtica vale o lema: falem mal mas falem de mim.
Qual a fonte da articulista para afirmar que criticar Lula está proÃbido. Isso não é verdade. Usa esse mote apenas para chamar atenção e criticar. Dentro do próprio PT, por exemplo, o discurso de Curitiba foi criticado por muitos como sendo muito raivoso. Quanto à equiparação entre Lula e Bolsonaro, essa é a nova estratégia do tucanato. Mas é estratégia já derrotada. Lula saiu do governo com 87% de aprovação e alto prestÃgio internacional. E os números justificam isso. Já o Bozo ...
Continuo aguardando, na Folha, entrevista com Marcos Valério, assecla de Jararaca e chefe do Mensalão, que aponta Lula como mandante do assassinato do Prefeito Celso Daniel e mais oito testemunhas, por perigosos milicianos ligados ao PT.
FHC, com o plano real deu um rumo pro paÃs. Crescimento e emprego. Lula em 2002, assinou uma "Carta ao povo brasileiro", manteve a polÃtica de FHC no primeiro mandato, surfou na onda de um paÃs, com inflação, baixÃssima. Quando mudou a polÃtica econômica, deu no que deu. Aviso aos navegantes: O paÃs está, de novo, sendo arrumado. E quê, a história não vai se repetir. Mesmo que preciso for, rac har o paÃs, não em dois, mas em quantas partes for preciso. Chega de qua dril has.
Arrumado por milicianos, diga-se.
A extrema direita não tem nenhum interesse em discutir nem em ganhar nenhum debate. A única coisa que ela procura é visibilidade. E isso é o que lhes proporciona o mau jornalismo que recorre aos debates polÃticos para ganhar audiência. E não é verdade que todas as opiniões valham igual. Há opiniões que estão apoiadas em mentiras. O que a extrema direita procura é que não se distinga entre verdade e mentira. Jornalista e filósofa alemã Carolin Emcke (El PaÃs )
Não entendi. Pressão por parte de quem? Você recebeu alguma diretriz de algum chefe para não fazer criticas ao Lula? Ou é apenas algo que vocês, jornalistas, estão combinando entre si? Porque verdade seja dita: se tem alguém ou algum partido que foi criticado à exaustão por toda a sociedade, incluindo os meios de comunicação, foi Lula e o PT.
Parei de ler no "e seu partido teve uma escalada violenta".
Os 30% de bolsominions detestam os 30% de lulopetistas e a recÃproca é uma verdade,este é o retrato do culto à personalidade no Brasil,hoje.Os 40% restantes formão uma abstração amorfa que não existe,segundo lulistas e bolsonaristas.Folgo em saber.
Formam,desculpe o mau português.
"formão"? Não seria "formam"?
Critica de Ciro: Eu não me recuso a conversar com ninguém, mas não tenho nenhum Apreço PolÃtico pelo Lula, nenhum. Acho que ele é o Grande Responsável por essa Tragédia Econômica, Social e PolÃtica que o Brasil está vivendo, Não tem Grandeza, só pensa em Si e virou um Grande Enganador Profissional! ***LullaLá é o nosso Evo Morales, sonha com a Presidência Eterna! Rarararaaaaaaaaaaaaaaaaáááááá!
Vamos partir para a campanha: “Xô Lula, larga o osso!”
Mariliz polariza contra as duas polarizações. Mais água para a enchente... ;)
Dizer que não tolera a intolerância não é mediação é apenas uma contradição.
Cara colunista, suas considerações são válidas ao debate e necessárias em momento de tanta conturbação polÃtica no Brasil e na América Latina. Mas também gostaria que definisse melhor o que chama de "violência". Poderia citar algum exemplo? Pedir unidade no campo da esquerda, desde que por meio de debate de ideias, do confronto de discursos, pode se configurar como violência? Sem melhores definições, tendo a achar que confundimos polÃtica de oposição/resistência com violência. Ou não?
Pelo que interpretei, ao falar em "escalada violenta", o texto não se refere a violência. Apenas se utilizou o adjetivo "violenta" como sinônimo de "intensa", "acentuada", "grande".
Mariliz querida, só você não percebeu que a esquerda não gosta de crÃticas porque padece de messianismo polÃtico. É histórico e não vai mudar.
Em vez de ficar aà gritando que quer criticar o Lula e não deixam, não seria mais fácil fazer a tal crÃtica? Pois critique!
Texto lúcido, coeso, bem escrito. Ótima reflexão. Muito obrigado.
Ricardo Andrade: não sou bozonarista, e não sou sectário do lulopetismo, como vejo que você é. A autora do texto tem razão.
Seu comentário é tipo Parabéns, Bolsomininia igual a ti.
Nesses 14 anos, o PT fez um governo muito mais de centro-esquerda ou de centro do espectro polÃtico. Já o Bozo está na extrema direita, com ações concretas ultra radicais, como ameaçar AI5 e fechar tvs. Mas a imprensa liberal quer pintar o Lula como o extremo oposto do Bolsonaro, o que claramente não ocorreu nos seus 8 anos de governo. O Lula não foi um ditador, assim como o PT não foi - e nem é - "comunista" ou extrema esquerda.
É um texto de humor?
Mariliz Pereira Jorge, o MBL e o PSL já entraram com representação junto ao ministério público para que Lula seja enquadrado na Lei de Segurança Nacional (um resquÃcio da ditadura) e seja preso. Quem é que quer calar o debate e suprimir as vozes dissonantes? Faça uma avaliação mais ponderada do ambiente a sua volta. Não foram os petistas que chamaram Fernanda Montenegro de sórdida e não estão interditando o debate sobre o que realmente importa (a PEC que rasga a constituição de 1988).
A Mariliz não entendeu que a "falsa simetria" denunciada se baseia no PT ter ficado pelo menos 14 anos no governo. Nesses 14 anos, TVs não foram fechadas, jornais não foram atacados nem o governo cortou as verbas para quem o critica. O STF não esteve sob ataque de soldados e cabos, ninguém falou em AI5, muito menos instituições foram destruÃdas, como ibama, coaf, ancine, pgr... A simetria é falsa pq em 10 meses o Bozo fez contra a democracia tudo que o PT não fez em 14 anos.
Menos, Mariliz. Falar em "escalada violenta" é absurdo. Qual violência é essa? Alguém foi agredido, ferido? Em um governo de extrema direita que fala de voltar com o AI5, afirmar que a oposição está sendo "violenta" é validar o argumento do governo. Menos! Nesse paÃs, qq fala da oposição de esquerda é imediatamente taxada de "radical" ou "violenta". Na verdade, queriam que a oposição apenas balançasse a cabeça e ficasse calada?
A tirinha de Laerte parece feita sob medida para essa coluna.
A colunista deveria ter tido a mesma indignação para exigir a divulgação das fraudes do governo sobre as informações do RGPS. Como denunciado por pesquisadores da Unicamp, parâmetros de tempo de contribuição, contribuição patronal, média salarial e valor do benefÃcio (omitiram o Fator Previdenciário) foram fraudados para transformar os superávits de aposentadorias por Tempo de contribuição em falsos déficits. A Folha abafou, pois poria em risco a provação da Reforma. E a colunista?
Eu creio que a colunista tem mais capacidade para fazer uma comparação mais justa entre um ex-presidente que fortaleceu democraticamente as instituições públicas durante seu governo, tornou-se a maior liderança da América do Sul, foi impedido de ser novamente presidente, preso injustamente por 580 dias por asseclas do tirano presidente em exercÃcio. Talvez, a prudência esteja abaixo do que impõe os editores deste jornal. Que tal falar um pouco sobre a derrocada dos golpistas tucanos?
Lulopetismo e Bolsonarismo,Brasil não merece essas mer das.
Alguém já disse que no capitalismo o homem é explorado pelo homem; no comunismo é exatamente o oposto. As pessoas são atraÃdas pelos ideais socialistas, mas quando têm que conviver com as práticas socialistas se revoltam. Afinal, todos queremos ser recompensados pelos nossos próprios esforços. É nesse ponto que aparece a face obscura do socialismo, pois a única maneira de convencer alguém que o seu mérito não vale é pela força. Felicidade depende de liberdade, e liberdade depende de coragem.
Bobagem, até pq o comunismo e o socialismo nem existem mais. A chamada "esquerda" hoje luta pelos direitos das minorias - como indÃgenas ou lgtbs. Luta pelo combate à desigualdade e à pobreza extrema, luta contra a censura à s artes. Todos esses tópicos são considerados liberais! Ou seja, a esquerda se moveu para o centro, para o liberalismo, enquanto a direita se moveu para a extrema direita, uma mistura de fascismo com neo-liberalismo.
Ninguém está acima de crÃticas. Mas não dá para comparar o barba com o Bozo em termos de democracia! Mas o barba cometeu erros graves e estava preso injustamente.
Olha eu até acho que o ex presidente Lula recebeu "favorzinho" de empreiteiras e acho isso grave e merece sim punição. Porém se tem algo que o ex presidente sempre respeitou foi crÃtica, durante o governo dele fora do governo dele foi preso e tudo mais e obvio que qualquer um que esteja preso com razão ou não acaba por reclamar e etc... mas não vi em momento algum o ex presidente ou qualquer integrante da esquerda reclamar ou xingar por ser criticado debatido alguns até sim mas pressão não.
Mariliz, querida, é uma falsa simetria sim. Pois de um lado está uma turba que tem esgarçado o tecido democrático cotidianamente - é sério que o filho presidencial propõe um Ai-5 como alternativa e todos passamos pano? Do outro lado, onde não habita nenhum grupo de frades, é certo, nunca se aventou pelo estrangulamento do jogo democrático como se faz agora. Falta muita autocritica dos petistas, mas nem se compara ao vale-tudo a que estamos submetidos no último ano.
A jornalista não apresentou um argumento sequer para defender sua tese. Que extremista de esquerda chamaria o Meirelles para presidir o Bacen? Qual esquerdista radical respeitaria a listra trÃplice? O governo Lula, de modo geral, foi mais de centro do que de esquerda, oras. Comparar Lula ao palhaço que hoje ocupa a presidência é de uma baita desonestidade intelectual.
Muito bom saber que na turma do, nem contra nem a favor, mas, muito pelo contrário, tem escrevinhador, com bons argumentos racionais. Muito bom artigo.
Parece que cada um vê o que quer, inclusive simetria entre um perÃodo democrático ( e, sim, cheio de problemas) e um governo com tendências (esperando que fique nelas!) fascistas! Desanimador ler a grande mÃdia e suas leviandades.
Brasil, paÃs sem qualquer esperança de futuro. A radicalização do processo polÃtico faz com que o cidadão se veja a votar em um candidato somente parra evitar a eleição do outro. A imprensa tem culpa no processo pois alimenta o debate entre os dois extremos, como se não houvesse outras alternativas. Limitar a escolha entre Lula e Bolsonaro é acabar com a esperança de um Brasil melhor. Fora Lula, Fora Bolsonaro. Precisamos de um estadista do centro democrático.
Que simetria é essa em que de um lado temos um grupo polÃtico manifestamente golpista e até debochado com as regras do jogo, que fala em virada de mesa como se falasse de um piquenique, e do outro... Bem, do outro lado está um grupo que, embora tenha maculado suas boas obras com um show de arrogância e corrupção, nunca ameaçou as instituições —nem quando, montado numa popularidade de mais de 80%, Lula teria um cacife e tanto para brigar pela PEC do terceiro mandato. Sergio Rodrigues
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Lula, o incriticável Voltar
Comente este texto