Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Evo: não foi ele quem emendou a Constituição boliviana para ficar no Poder? E , pelo que li por aí, a reeleição teria sido fraudada. Assim, ele próprio deu causa à crise. Se tivesse ficado satisfeito com o mandato, será que teria caído?No Brasil: os dois que caíram foram por processo inserido na Norma Constitucional. Não foram por renúncia "manu militari", como ocorreu na Bolívia. Parlamentarismo evitaria crises políticas? Pode ser!

    Responda
  2. Paulo Roberto Schlichting

    Concordo. Não é possivel considerar evolução do sistema presidencialista essa sucessão de interrupção de mandatos. E o desfecho do texto é a chave: a democracia não sai fortalecida. Mais ainda, esses episódios podem dar lugar para o surgimento de aventuras como a deste país, hoje sob o jugo da b.e.s.t.a.

    Responda
  3. Hildebrando Teixeira

    Mas que cara de pa.u! Neo-marxistas ignoram completamente o limite do ridí.culo ao defenderem seus interesses, como no caso do golpista Evo. Não só comentou seus 2 mandatos merecidos por direito como roubou e completou o terceiro e ainda queria rou.bahr o quarto fraudando eleições.

    Responda
  4. celso bittencourt

    Ciro: Eu não me recuso a conversar com ninguém, mas não tenho nenhum Apreço Político pelo Lula, nenhum. Acho que ele é o Grande Responsável por essa Tragédia Econômica, Social e Política que o Brasil está vivendo, Não tem Grandeza, só pensa em Si e virou um Grande Enganador Profissional! ***LullaLá é o nosso Evo Morales, sonha com a Presidência Eterna! Rarararaaaaaaaaaaaaaaaaáááááá!

    Responda
  5. José Cardoso

    Nosso presidencialismo pode ter muitos problemas, mas sério: se Espanha e Israel com uma política mais madura estão sem governo definido faz tempo, imagina a bagunça que seria uma regime parlamentar por aqui.

    Responda
  6. Fábio Nogueira

    Tadinho do Evo desMolares, não conseguiu terminar o seu último mandato... Mas em compensação, ele terminou e continuou pelo menos três outras vezes. Nós percebemos que a Foglia não perde uma oportunidade de puxar a brasa para o lado esquerdo...

    Responda
  7. Brízido Galeano

    Para esse tipo de caos, isto é, golpismo atrás de outro, que viceja na América Latina, foi ajudado pela escolha do presidencialismo como sistema de governo. E para esse tipo de golpismo, criei uma doença imanente: Síndrome de Bolívia. Desde 2006, com a posse de Evo, a doença ficou longe da matriz. Eis que chega 2019 e Evo tenta continuar no poder. A Síndrome voltou a sua origem! E que também ronda a Venezuela, o Chile e esperando a Argentina de Fernandez. O Brasil correndo por fora... :

    Responda
    1. Brízido Galeano

      Sobre o Brasil correndo por fora, no "imbróglio" interminável de Marielle, lembrei-me de 2 fatos: Agatha Christie que vaticinou que onde há mordomo, há crime e Elio Petri com seu filme de 1970 - Investigação sobre um cidadão acima de qualquer suspeita. Como querer que a nossa combalida economia decole com esse estado de apreensão permanente em nosso país? Nem com reza braba!!!