-
neli faria
Evo: não foi ele quem emendou a Constituição boliviana para ficar no Poder? E , pelo que li por aí, a reeleição teria sido fraudada. Assim, ele próprio deu causa à crise. Se tivesse ficado satisfeito com o mandato, será que teria caído?No Brasil: os dois que caíram foram por processo inserido na Norma Constitucional. Não foram por renúncia "manu militari", como ocorreu na Bolívia. Parlamentarismo evitaria crises políticas? Pode ser!
-
Paulo Roberto Schlichting
Concordo. Não é possivel considerar evolução do sistema presidencialista essa sucessão de interrupção de mandatos. E o desfecho do texto é a chave: a democracia não sai fortalecida. Mais ainda, esses episódios podem dar lugar para o surgimento de aventuras como a deste país, hoje sob o jugo da b.e.s.t.a.
-
Hildebrando Teixeira
Mas que cara de pa.u! Neo-marxistas ignoram completamente o limite do ridí.culo ao defenderem seus interesses, como no caso do golpista Evo. Não só comentou seus 2 mandatos merecidos por direito como roubou e completou o terceiro e ainda queria rou.bahr o quarto fraudando eleições.
-
celso bittencourt
Ciro: Eu não me recuso a conversar com ninguém, mas não tenho nenhum Apreço Político pelo Lula, nenhum. Acho que ele é o Grande Responsável por essa Tragédia Econômica, Social e Política que o Brasil está vivendo, Não tem Grandeza, só pensa em Si e virou um Grande Enganador Profissional! ***LullaLá é o nosso Evo Morales, sonha com a Presidência Eterna! Rarararaaaaaaaaaaaaaaaaáááááá!
-
José Cardoso
Nosso presidencialismo pode ter muitos problemas, mas sério: se Espanha e Israel com uma política mais madura estão sem governo definido faz tempo, imagina a bagunça que seria uma regime parlamentar por aqui.
-
Fábio Nogueira
Tadinho do Evo desMolares, não conseguiu terminar o seu último mandato... Mas em compensação, ele terminou e continuou pelo menos três outras vezes. Nós percebemos que a Foglia não perde uma oportunidade de puxar a brasa para o lado esquerdo...
-
Brízido Galeano
Para esse tipo de caos, isto é, golpismo atrás de outro, que viceja na América Latina, foi ajudado pela escolha do presidencialismo como sistema de governo. E para esse tipo de golpismo, criei uma doença imanente: Síndrome de Bolívia. Desde 2006, com a posse de Evo, a doença ficou longe da matriz. Eis que chega 2019 e Evo tenta continuar no poder. A Síndrome voltou a sua origem! E que também ronda a Venezuela, o Chile e esperando a Argentina de Fernandez. O Brasil correndo por fora... :
-
Brízido Galeano
Sobre o Brasil correndo por fora, no "imbróglio" interminável de Marielle, lembrei-me de 2 fatos: Agatha Christie que vaticinou que onde há mordomo, há crime e Elio Petri com seu filme de 1970 - Investigação sobre um cidadão acima de qualquer suspeita. Como querer que a nossa combalida economia decole com esse estado de apreensão permanente em nosso país? Nem com reza braba!!!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.