Opinião > A República presidencialista se exauriu Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Flavio França

    O parlamentarismo no Brasil só será viável no dia em que os parlamentares se revelarem dignos da confiança do povo. O que está longe de ocorrer. Enquanto ganharem um salário e privilégios obscenos, essa alternativa continuará sendo visto como um acordo de corruptos.

    Responda
  2. Brízido Galeano

    Com o presidencialismo no Brasil, conseguimos entrar na lista de países que é contaminada pela Síndrome de Bolívia, isto é, golpes intermináveis em que a Bolívia é campeã nesse quesito. Por 2 vezes o eleitorado brasileiro escolheu o presidencialismo como forma de governo. A crise presidencialista está sempre rondando o governo, às vezes, com a ajuda do próprio governo. É o caso da implosão do PSL, partido do presidente atual. Sem maioria no Congresso, a tendência é cair. Brasil anárquico!

    Responda
  3. Maria Luiza Portugal Goncalves

    O Sistema Parlamentarista também tem produzidos algumas instabilidades nos países da europa, quando não se consegue compor uma maioria. Mas comparando com o sistema presidencialista, não tem dúvidas que é um avanço.

    Responda
  4. LG Raven

    O parlamentarismo como todos sabem é o governo de quem não tem votos.

    Responda
  5. Alan Moacir Ferraz

    A vantagem do parlamentarismo é que o primeiro ministro pode ser afastado a qualquer momento sem a demora e problemas de um processo de impeachment. Diminui as crises e não precisamos esperar 4 anos para mudar um presidente claramente incapaz e inabilitado para o cargo como o atual, tal qual Lula e Dilma. Não esqueçamos Temer também. Imagine um clube de futebol que pudesse trocar o seu técnico só a cada 4 anos. A maioria das democracias são parlamentaristas.

    Responda
  6. Cloves Oliveira

    Sem mudar algumas das bases que caracterizam a nossa sociedade, não creio que apenas uma mudança do sistema do governo produza melhorias. Foi o que permitiu o grande desenvolvimento da China. O primeiro deles é diminuir a atuação do estado na economia promovendo a concorrência e a força empreendedora das pessoas sem monopólios, oligopólios ou cartéis. A excessiva concentração da terra nas mãos de um pequeno grupo é outra barreira ao nosso desenvolvimento.

    Responda
  7. CLAUDIO CONDE FERNANDES

    A lógica não é o forte do Sr. Penna. Se o problema do presidencialismo é a fragmentação partidária do parlamento como a solução é o parlamentarismo?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.