Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. NELSON PRADO ROCCHI

    Mas, aqui o Deus é o Capitalismo, o primado da capacidade de ganhar dinheiro. Então, os ressentidos e invejosos com o Deus Capitalismo querem matar o Capitalismo. Faz sentido. Mas somos animais e toda natureza viva é hierárquica, isto é sempre haverá a luta pelo Poder, os fortes e os fracos. No capitalismo a mediação pelo Poder é o dinheiro. No socialismo a mediação é pelo Poder puro, isto é, pela violência pura, matando os adversários. No futuro será pela inteligência e meritocracia produtiva.

    Responda
  2. NELSON PRADO ROCCHI

    Caim matou Abel por inveja já que não podia matar Deus. Caim era um ressentido e não aceitava essa preferência de Deus. Hoje os herdeiros de Caim, são os invejosos e ressentidos. Afinal Caim representava a agricultura que viria se impor a pecuária nômade que Abel representava. Um professor de Economia de uma Universidade Estatal não se conforma e é um ressentido/invejoso de um empresário culturalmente tosco que ganha 100 vezes mais do que ele. Daí ser um esquerdista. Inveja e ressentimento.

    Responda
    1. NELSON PRADO ROCCHI

      LUIZ FERNANDO SCHMIDT. Se você é um esquerdista sem dúvida tem inveja e ressentimento além de ser um ser fora da natureza. Na história de Abel e Caim há um aprendizado que é que a Natureza é hierárquica e que Justiça/Igualdade é simplesmente uma construção social na melhor das hipóteses utópica. No capitalismo a luta hierárquica é mediada pelo dinheiro, no comunismo a mediação do Poder é pela eliminação física dos oponentes ou prisão. No futuro, inteligência e conhecimento.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Estou em dúvida: não sei se sou descendente de Caim ou de Abel. Afinal, nem sou professor de universidade, nem empresário tosco. Está difícil de estabelecer minha descendência.

  3. Lisiane Vieira Ortiz Martinez

    Ótima reflexão! O Caim está em todos aqueles que escolheram arriscar eleger Bolsonaro presidente. Minimizaram as consequências, mesmo com o seu Currículum Vitae exposto para quem quisesse enxergar. Negaram os fatos históricos e escolheram valorizar o ódio alimentado pela mídia. A nós que escolhemos o lado certo, resta-nos suportar até as próximas eleições, com a consciência tranquila de que não colaborou para o que está aí!

    Responda
  4. Alexandre Matone

    A morte de Albán e o silêncio do PT É a hora de acusar Maduro ou perder a dignidade - Folha - Clóvis Rossi - 10.out.2018 . Bernardo, a sua dignidade só vale para contestar seus oponentes políticos?

    Responda
    1. Leonardo Gama

      O PT não governa há mais de três anos e não governará pelos próximos três, se não mais, nem o sistema político brasileiro é bipatidário. Let it go! É hora de debater o presente e o futuro.

    2. Alexandre Matone

      Catarina, eu entendo que o mecanismo psicológico da negação é muito forte, mas tente fazer um esforço para compreender que o texto acima não é meu, mas do falecido jornalista da Folha, de esquerda, Clóvis Rossi. Tente, não vai doer!

    3. Catharina Pinheiro

      Vê-se claramente que o senhor não conseguiu entender o texto e a reflexão que o autor propôs.

    4. Catharina Pinheiro

      A incapacidade da direita de reconhecer seus erros e as contradições da realidade é espantosa! O texto do autor reflete sobre um sintoma social do Brasil atual no qual as vidas humanas são descartáveis. O escritor não está defendendo o assassinato de opositores na Venezuela. O Bolsonarismo usa os defeitos dos regimes para criar um relativismo moral: se Maduro mandou matar um opositor na Venezuela, por que Bolsonaro não pode mandar matar aqui? É um raciocínio primário e infantil

  5. Alexandre Matone

    Continuo aguardando entrevista na Folha com Marcos Valério, chefe do Mensalão, que afirmou que é Lula o mandante do assassinato do Prefeito Celso Daniel e mais oito testemunhas. Parece que no Brasil dos extrema-esquerda, a moral da história de Caim e Abel já não faz sentido .

    Responda
    1. Alexandre Matone

      O silêncio do colunista sobre os desmandos de Lula, Maduro e outros extrema-esquerda falam por si.

    2. Catharina Pinheiro

      Sr. Alexandre Matone, espanta-me a sua capacidade de distorcer os fatos e publicar comentários levianos. Gostaria que o Sr. Apontasse em que momento em que o colunista defende o governo de Nicolas Maduro ou exalta a gestão petista. Os direitos distorcem os textos, os fatos, a realidade a seu Bel prazer, são tão autoritários que não conseguem lidar com as contradições.

  6. Alexandre Matone

    "Governo da Venezuela diz que opositor se suicidou na cadeia. Oposição contesta Governo da Venezuela afirma que o vereador Fernando Albán se suicidou na sede do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional em Caracas" - El Pais - 15 OCT 2018 - Parece que a moral da história de Caim e Abel já não faz sentido na Venezuela de Maduro; a idéia de homicídio está desvinculada de qualquer consequência moral!

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Luiz Fernando, a Bíblia Hebraica não descreve como foi o homicídio. E nem o que Caim falou com Abel antes de matá-lo; mas diz que falou algo.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Como foi mesmo que Caim matou Abel? Não estou lembrando.

    3. Alexandre Matone

      Jogar opositor pela janela é mais bonito do que estrangula-lo e desmembra-lo?

  7. carlos lensoni

    Nega-se tudo nesse governo: educação, cultura, saúde, a lei e a ciência. Desqualificados, dissimulados e ignorantes. Criam verdades de mentiras.

    Responda