Opinião > China com realismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Estelionato eleitoral ..... disse q jamais faria negócios com comunistas... e agora ?

    Responda
  2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Estelionato eleitoral ..... disse q jamais faria negócios com comunistas... e agora ?

    Responda
  3. Said Ahmed

    A política de Reagan foi um erro estratégico. Estagnou os salários e exportou empregos para outros países, e o lucro externo foi parar em paraísos fiscais. A desregulamentação criou a financeirização da economia internacional. Mais que qualquer outro país, foi a China quem tirou o melhor proveito deste erro. Fico na dúvida se foi uma jogada de mestre de Deng Xiaoping, ou se foi um erro voluntário dos americanos. Neste jogo de xadrez o Brasil pode ser apenas um peão.

    Responda
  4. José Luiz Catapano

    Curioso como a China é uma democracia plena, preza pela pluralidade partidária, pela diversidade de idéias e respeito às diferenças étnicas, religiosas, que são pilares deste governo, onde o respeito a democracia é item fundamental para estreitar laços. Ditaduras como Venezuela e Bolívia devem ser afastadas do nosso convívio e países como a Alemanha e China onde o comando se alterna constantemente são exemplos a serem seguidos.

    Responda
  5. Benedicto Ismael Dutra

    A China tem abundante mão de obra de baixo custo e se aproveitou disso para produzir de tudo para exportar. O Brasil tem de aproveitar as condições para produzir alimentos, mas não pode ficar só nisso, tem de industrializar, eliminar os deficits, dar bom preparo as novas gerações, melhorar as condições de vida, acompanhar avanços na tecnologia, se deixar de fazer isso, abrirá espaço para as revoltas e inconformismos que assolam o mundo.

    Responda
  6. Herculano JR 70

    Nada contra comercializar com qq pais seja de qq ideologia ou matiz. Mas, com a ditadura chineza imoral a exigencia e de q o cambio flutue, ou seja ñ fazer dumping cambial como ela faz ha anos motivando a encrenca com o Eua. Foi essa aambem causa da falencia de empresas brasileiras de tecido e calcado em evidencia.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Que eu me lembro, R$ 0,80 valia US$ 1,00 no início do plano Real, e esta valorização excessiva foi o motivo da quebradeira geral da indústria nos anos 90. Não adianta culpar a China por isso. Quem demandou produtos chineses foram os importadores brasileiros, se aproveitando daquela situação cambial equivocada.

    2. eli moura

      os chineses não sao menos morais que os americanos, pelo contrário, tem mais cultura enraizada em valores do que a produzida pelo capiltalismo americano. Os chineses cuidam da china e o brasileiros do brasil. A guerra comercial da china com os estados unidos, o dumping da moeda chinesa etc, problema deles. A america primeiro e quanto a america latina os americanos diriam, que américa latrina? isto existe? ahhh de lá vem as bananas!

    3. eli moura

      os estados unidos que se explodam, eles não tem a minima preocupação com o brasil e com os brasileiros. somos lixo para eles. a guerra comercial deles com a china é um problema deles. precisamos nos proteger e cuidar da patria amada hoje com a mão num peito cheio de dores.

  7. eli moura

    de repente o posto ipiranga aparece com a idéia de ter um mercado de livre comércio com a china, não importam as consequências e a destruição da industria de transformação e manufaturados (não para competir com outra que tem o enorme impacto do efeito de escala). Aí no dia seguinte o governo chines anuncia a liberação de 100 bilhões para o governo. Está claro o preço dos empregos e da dignidade dos brasileiros.

    Responda
    1. Jorge Luís da Silva Mendes

      E o Lula que é ladrão. Se Bozo e Tchutchuca fizeram um “bom acordo” para distruir a indústria nacional e receber o refugo de produção de má qualidade e de mão de obra escrava. Bozo tem tanta raiva de comunista ... mas foi amansado... bom de rolo que nem o Queiroz.

  8. Cloves Oliveira

    O mercado Chinês é importante, mas é preciso encarar as relações comerciais com a China de maneira realista e sem romantismo, pois na negociação eles são implacáveis: demandam tudo e não abrem mão de nada. Falo por experiência de ter negociado com Chineses um produto de alta tecnologia no qual eles tinham interesse. Depois da visita de uma grande delegação e horas de apresentação descobrimos que eles não tinham nenhum interesse em comprar, mas apenas adquirir a tecnologia sem pagar nada.

    Responda
  9. Gabriel Saraiva

    O Brasil tem muito a ganhar com um melhor relacionamento com a China.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.