Ambiente > Cientistas não assinam estudo sobre queimadas com medo de represálias do governo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Triste país que persegue as artes e a ciência.

    Responda
  2. Andre Montoro

    O bioma Amazônia tem área de 4,197 milhões de km2 apenas no Brasil. Foram desmatados menos de 10 mil Km2 Quanto menos desmatamento melhor é para o Brasil mas isto não justifica a campanha internacional alardeando que a Amazônia estava em chamas

    Responda
  3. JOSE HENRIQUE DA SILVA

    Covardes!!! É uma honra pra qualquer cientista ter em seu histórico um confronto com mentes obscurantistas. Bolsonaro vai passar mas a ciência, não!

    Responda
  4. Paulo Sales

    Não assinaram com medo de represálias, é a prova do ambiente autoritário e repressivo que este governo trata as informações que não lhes convém. Governos no Brasil, seja esse ou aquele, só sabem nos criar problemas.

    Responda
  5. Alex Sandro VENDROSKI

    Espera oque de um governo fak neus mentiras somente mentiras

    Responda
  6. Joaquim Salomão

    Cientistas ameaçados por fascistas. Faz parte da nova política. E o gado ignorante aplaude.

    Responda
  7. Isabele Haruna Ono Zamaro

    Governo medíocre anti ciência. O pior foi descobrir que o ministro Pontes destituiu por fraqueza de personalidade. Que horrível. Que fim de mundo virou esse país.

    Responda
  8. JOSE CARLOS BEZERRA

    A covardia é um vício da deficiência. Não contribuiu para tornar nenhum indivíduo um homem virtuoso. A instrumentalização da covardia é inútil. A respeito disso Gandhi observou o seguinte: “O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não (Mahatma Gandhi) ”

    Responda
  9. Tayo Constantino

    É difícil de acreditar que um cara como o Marcos Pontes foi pra Lua, deve ser mentira, não é possível. Como pode aceitar que o governo para o qual trabalhe espalhe tanta ignorância e ainda por cima despreza a ciência e todo o conhecimento já construído? Quero ver ir pra Lua de novo, mas usando a pseudociência do Olavo de Carvalho e dos apoiadores do Bolsoraro.

    Responda
    1. Tayo Constantino

      Ops, eu quis dizer 'espaço' e não 'Lua', erro meu.

    2. Alexandre Miquelino Levanteze

      Então Tayo, é tanto o absurdo que o cara foi até o espaço, viu com os próprios olhos a forma geométrica do planeta Terra, e compactua com essa aberração de terraplanismo, é ou não é por causa da mamata que o cargo de ministro lhe confere?

    3. EDSON CARDIA

      Ele não foi à lua.

  10. Fernando Ramalho

    Não é novidade nenhuma que esse governo de anencéfalos veio para acabar com o meio ambiente e com a ciência no Brasil, em nome de uma ideologia cravada a força na mente de um povo ignorante. O que me surpreende, é o fato do Marcos Pontes participar dessa falácia. Virou um fraco nas mãos do maquiaveis tupiniquins. Já passou da hora de mandarem ele pro espaço de novo, como fez o Lula, desta vez sem retorno, pelo menos ao MCT! Deveria estar de pijama e chinelo, em casa.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Fernando, não entendo sua surpresa. De cientista esse Marcos Pontes não tem quase nada. Nunca teve prestigio algum meio científico. Até o travesseiro dele da "NASA" é fake. E pra ter aceitado participar de um governo que faz cientistas temerem dizer a verdade.....

  11. Salvador de Oliveira Silva Salvador Silva

    Até o gado que falar mal do governo bostanaro são considerado comunista e passar a não receber o din din para falar bem do governo e espalhar fake news.

    Responda
  12. Salvador de Oliveira Silva Salvador Silva

    Até o gado que falar mal do governo bostanaro são considerado comunista e passar a não receber o din din para falar bem do governo e espalhar fake news.

    Responda
  13. Alexandre Miquelino Levanteze

    A que ponto chegamos, pesquisadores e cientistas tem que ficar numa "clandestinidade anônima", para se manterem em seus cargos, mesmo sendo a maioria concursados e de carreira, senão a "salomé" do planalto é capaz de pedir suas cabeças. É, tempos de trevas.

    Responda
    1. EDSON CARDIA

      Isso se chama ditadura.

    2. Daniel Liaz

      Giovani, terrível, mt terrível a situação atual. Mas desculpe discordar: com os milicos, se cientistas falassem ou publicassem coisas que desagradava a extrema direita no poder, esses cientistas passavam a ser considerados "comunistas subversivos".

    3. Humberto Giovine

      Alexandre. Nem nos tempos do regime militar aconteciam fatos como estes! Somente eram perseguidos os suspeitos de "comunismos e subversivos". Os militares daquela época, ao menos, deixavam os cientistas trabalharem!

  14. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Hospício Brasil , a grande fogueira dos insanos , viva os napoleoes súditos e governantes. Finalmente o país se eleva aos céus.

    Responda
  15. aladim ferreira

    Qualquer governo terrorista, causador de medo a quem anda dentro das regras da Lei, seja por meio de ameaças e formas diversas de violências, de perseguições, supressões salariais, de demissões, de intimidações, revela seu alter ego: uma combinação de fidel castro, com kim jong um, nicolás maduro e idi amin dadá. E, para esses egos, o impeachment é a solução constitucional.

    Responda
  16. Rafael Calegari

    Agradeçam aos magistrados omissos, que permitem esse caos ambiental, educacional, financeiro, diplomático, administrativo, etc... no governo federal, por acreditarem que ganharão dinheiro, se não se opuserem ao Bolsonaro e seus ministros trogloditas. Falta ética na magistratura. Se não houvesse, veríamos diversas anulações de decretos e portarias, bem como determinações judiciais coercitivas contra o Poder Executivo.

    Responda
    1. aladim ferreira

      é isso!

    2. Rafael Calegari

      Correção: onde se lê "se não houvesse", leia-se "se não faltasse".

  17. Humberto Giovine

    Um péssimo sinal por parte do governo bolsonaro. O sentimento de intimidação dos cientistas além de causar grandes prejuízos na pesquisa brasileira (caso estes resultados não forem favoráveis ao governo), é o princípio da ditadura do pensamento único!

    Responda
  18. Lineu Saboia

    No governo Lula foi bem pior e nada de extraordinário aconteceu, basta mostrar os relatórios apresentados e as providencias tomadas pelo então presidente do Brasil. A Amazônia continua firme e forte e assim continuará, mas não de forma intocável. Temos quem usar o potencial da Amazônia para inserir os moradores da região na economia e não deixa-los à míngua como tem sido feito até o momento. Progresso e defesa do meio ambiente não são incompatíveis. Salvem o desenvolvimento da Amazônia!

    Responda
    1. Marcelo Bondioli

      Deixem só um parquinho federal bem pequenininho, né?

  19. Marcelo Bondioli

    Parece aquelas piadas antigas, nas quais os subalternos morriam de medo de dar uma noticia para o ditador.

    Responda
  20. jose silva

    Imagine sem estabilidade. Teríamos relatórios cobertos de arco íris exaltando a belíssima floresta que queima por culpa dos comuno-vermelhos. A estabilidade é um dos pilares da democracia. Sem ela o funcionalismo será um diretório partidário.

    Responda
    1. EDSON CARDIA

      Verdade. É exatamente essa a razão da proposta.

  21. jose silva

    Imagine sem estabilidade. Teríamos relatórios cobertos de arco íris exaltando a belíssima floresta que queima por culpa dos comuno-vermelhos. A estabilidade é um dos pilares da democracia. Sem ela o funcionalismo será um diretório partidário.

    Responda
  22. jose silva

    Imagine sem estabilidade. Teríamos relatórios cobertos de arco íris exaltando a belíssima floresta que queima por culpa dos comuno-vermelhos. A estabilidade é um dos pilares da democracia. Sem ela o funcionalismo será um diretório partidário.

    Responda
  23. Sandro Carvalho

    Em diversos aspectos já estamos sob ditadura.

    Responda
  24. Luiz Marcos de Carvalho

    A História nos mostra o perigo enorme que existe, quando a ciência se curva ao poder, por medo. A verdade deveria prevalecer. A verdade científica não é livre de erros, mas os cientistas, ao contrário dos políticos, estão sempre dispostos a revê-la quando os fatos a contrariam.

    Responda
    1. EDSON CARDIA

      Um já foi punido porque defendia o heliocentrismo. Agora virão as punições para quem contestar o terraplanismo.

  25. Maria Clara Tavares de Oliveira

    Vivemos um período de censura financeira. Ela não é direta, mas age nas entrelinhas. Esses pesquisadores que agora se escondem, omitem seu trabalho porque se tiverem seus nomes vinculados a ele, perderão bolsas de seus alunos e recursos financeiros da CAPES/CNPq. É o mesmo que acontece na cultura quando o governo deixa de subsidiar peças que não sigam seu alinhamento ideológico. Acontece que pesquisa não tem lei Rouanet, os recursos privados são escassos e subsidiam pesquisas muito pontuais.

    Responda
  26. neli faria

    Desculpe-me, mas se têm medo, não são cientistas...

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Hahaha. Cada uma que me aparece. Neli: será que eles não tem razão em temer milicia.nos, ou temem apenas o nosso "glorioso exercito". Ademais, tentar compreender o presente valendo-se de conparacoes criticas com o passado é sinal de maturidade. Só infantiloides baseiam sua compreensão das coisas a 0artor de curtos espaços de tempo.

    2. Raimundo Carvalho

      Tbm Galileu Galilei teve medo da Inquisição!

    3. Quintiliano Silva

      Sério? Antes de serem cientistas são cidadãos que precisam de trabalho, segurança, etc...e eles teriam isso se contrariassem o Hitler dos trópicos???

    4. neli faria

      Maria Clara: aí, concordo!

    5. Maria Clara Tavares de Oliveira

      O problema é a sobrevivência enquanto pesquisador depois que isso ocorrer. A evolução na carreira de professor está atrelada à pesquisa e publicações. Um professor sem pesquisa está fadado a estagnar sua carreira.

    6. neli faria

      Sandro: não tenho o hábito de escrever focando no passado. Lá, se não se retratasse, pagaria com a vida. Aqui? Impossível! Aliás, um grande erro de alguns: em pleno Séc. XXI mirar o passado remoto para analisar o presente.

    7. Sandro Carvalho

      Então Galileu Galilei não foi cientista, pois o mesmo aceitou se 'retratar', perante a Igreja, no tocante ao movimento da terra. Cientistas são estudiosos, não mártires.

  27. niemeyer franco

    Um capitão ocupante da cadeira de presidente, sem moral, rodeado de militares não menos desestruturados... esperar o que desse pessoal?

    Responda
    1. EDSON CARDIA

      Tem que contar o ministro do meio ambiente suspeitíssimo.

  28. Carlos Mello

    Não são só juízes que precisam de estabilidade. Pesquisadores e professores viraram profissão-perigo na Bosolândia.

    Responda
  29. LUCIANA MIRANDA DE O NOVAIS

    A comunidade cientifica está diante de um governo que age com desdém frente às demandas ecológicas, fraudando dados para tentar enganar os incautos....a omissão dos cientistas por medo de perseguição política é parte do feio e triste retrato do nosso país hoje.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.