Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. André Silva de Oliveira

    São divertidos esses artigos que demonizam o liberalismo.

    Responda
  2. Nilton Silva

    Só uma criatura muito “Jenial” pra comparar nossa realidade com a dos americanos.

    Responda
    1. MARIA ANGELICA COSTA MORAES

      Quem não tem a ganância insaciável do lucro a qualquer custo social para cegá-lo, é capaz de ver e se preocupar com a enorme desigualdade social do país. Quem se refestela na cegueira e aplaude os prepostos neofascistas que colocou no poder, atenção: quem não tem mais nada a perder também perde o medo de reagir a essa política econômica cruel que só semeia miséria no andar de baixo enquanto protege os privilégios escandalosos dos de cima.

    2. MARIA ANGELICA COSTA MORAES

      Quem não tem a ganância insaciável do lucro a qualquer custo social para cegá-lo, é capaz de ver e se preocupar com a enorme desigualdade social do país. Quem se refestela na cegueira e aplaude os prepostos neofascistas que colocou no poder, atenção: quem não tem mais nada a perder também perde o medo de reagir a essa política econômica cruel que só semeia miséria no andar de baixo enquanto protege os privilégios escandalosos dos de cima.

  3. Erivan Rodrigues de Macedo

    Texto conciso e verdadeiro. Parabéns!

    Responda
  4. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

    Estamos numa grave encruzilhada;os miseráveis em progressão geométrica!?

    Responda
  5. Igor Cornelsen

    Engraçado, nos EUA não existe Justiça do trabalho, direitos trabalhistas, CLT , férias reguladas pelo estado, e tudo aquilo que a esquerda defende. No entanto, brasilieros e latinos pobres arriscam suas vidas para irem para lá trabalhar e viver, mesmo que ilegalmente, e sujeitos a serem presos e deportados. Será que não ocorre a ninguém que a nossa segurança no trabalho espanta investimentos e é um dos motivos que os EUA atraem tantos investimentos e têm desemprego de 3,8% enquanto nós de 11,8%?

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Até um i m b e c i l sabe que se aqui fossem pagos os mesmos salários dos Estados Unidos não haveria essa migração!

    2. Ney Fernando

      cruz credo

    3. Neber Fava

      Será que se acabar com "as coisas que a esquerda defende" o Brasil fica mais parecido com os EUA ou com o Brasil do século XIX?

    4. Jarbas Vasconcelos

      Para além da exploração de mão de obra, o capitalista brasileiro descobriu o rentismo. Ganhar dinheiro com os títulos podres da dívida pública. Não é piorando a vida dos trabalhadores que destavaremos a economia. A reforma trabalhista do Temer e a da Previdência do Guedes só interessa aos donos do dinheiro.

    5. Jarbas Vasconcelos

      Isto só mostra como as desigualdades sociais, produzidas pelo capitalismo, são cruéis. Milhões se submetem a precarização do trabalho e ao abandono do Estado. Pobre vida! Pobres pessoas!

  6. Edmilson Barcellos da Rocha

    O sr. Guedes não nega o motivo pelo qual virou ministro. Se aproveita de um presidente ignorante e coloca em prática todas as propostas para desmontar décadas de conquistas sociais. O país campeão da desigualdade social, onde os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres. Triste a realidade desse país. Estamos entrando na era do salve-se quem puder,.

    Responda
  7. Luiz Philippe da Costa e Silva

    Que texto! Parabéns, disse tudo o que está entalado na garganta de quem vive do trabalho. Muito bom mesmo!

    Responda
  8. Edmilson Barcellos da Rocha

    Terá Justo Veríssimo estudado na Universidade de Chicago junto com o Paulo Guedes? Tudo leva a crer que sim. Ambos amam os pobres.

    Responda
  9. marcio mira

    Sim. O liberalismo é ótimo para os ricos. Quando a coisa fica feia mandam seu dinheiro para fora e quando melhora voltam para lucrar. Assim é fácil. Sou a favor de um controle sobre essa dinheirama e a favor de um imposto sobre fortunas. Os ricos financiam políticos que legislam a seu favor e os pobres se ferram. Isso não é democracia.

    Responda
  10. Bernardo Pereira

    Esse Guedes deve ter ações. Simples. Ibovespa é tudo.

    Responda
  11. Mauricio Borges

    De quem é essa ira santa? Essa saúde civil? (milton nascimento)... Uma voz com poder de mídia, com essa ira... parabéns. Nós pobres precisamos de vozes assim.

    Responda
  12. Ale Schunck

    Maravilhoso texto. Simples, direto e com uma sutil ironia. Parabéns!

    Responda
  13. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Pior que eles, é ter gente que ainda tem coragem de se enrolar com a bandeira do Brasil e dançar ao som de ymca exaltando-os!

    Responda
  14. Jose Souza

    O Guedes é o rei das frases de efeito, lapidares. Também é propenso a um autoritarismosinho. Não está funcionando como deveria e vai piorar se não mudar o estilo. E o comportamento.

    Responda
  15. Jose Souza

    O Guedes é o rei das frases de efeito, lapidares. Também é propenso a um autoritarismosinho. Não está funcionando como deveria e vai piorar se não mudar o estilo. E o comportamento.

    Responda
  16. Jose Souza

    O Guedes é o rei das frases de efeito, lapidares. Também é propenso a um autoritarismosinho. Não está funcionando como deveria e vai piorar se não mudar o estilo.

    Responda
  17. rogerio liska

    Quando o mercado financeiro estiver quebrando, como parece que o articulista deseja, seria bom ver quantos empregos serão criados.

    Responda
    1. Jarbas Vasconcelos

      Ah o mercado, o Deus mercado....As pessoas? Não, estas não são importantes. O Ibovespa e o PIB ilusório, são a festa da classe média encantada com velhas-novas ideologias.

  18. José Cardoso

    Isso é provavelmente um bode a ser retirado pelos deputados, para passar a MP. Só quero ver de onde tirarão os recursos para a desoneração do emprego para jovens. Sugiro os fundos partidário e eleitoral.

    Responda
  19. João CArlos Albuquerque

    Vão destruir as estruturas do estado, avançar sobre a Amazônia, vender as estatais, acabar com o SUS... o ensino público. Os pobres e ignorantes, vão morrer por conta própria. Os balancetes serão positivos.. E se tudo der certo, por algum tempo, (anos?), viveremos a alegria ilusória do dinheiro entrando. Kkkkkks Êta Classe média sem um pingo de prudência e bom senso....

    Responda
    1. ROSALICE SILVA

      Pior de tudo será o aumento da criminalidade pois em uma sociedade onde uns poucos têm muito e a maioria não tem nada, tem-se a melhor receita para os crimes. A vida ficará insuportável no Brasil. Além de muros altos, terno que ser construídas barricadas nas casas, quase nano haverá vida fora de ambientes fechados. Vide África do Sul.

  20. Gustavo Guerreiro

    Texto primoroso! Me fez lembrar a promessa de queda nos preços das passagens aéreas pelos empresários após taxarem as bagagens. Não ocorreu e não ocorrerá agora. Ao capital só interessa o lucro. E quanto mais, melhor! É esperar a revolta das ruas (nos moldes chilenos?) contra a nefasta política neoliberal.

    Responda
  21. Sergio Dias

    O "capitalismo global racista" mostra suas garras. O medo caminha junto para manter-nos a todos sob suspense. Logo, logo, veremos suas baterias nas ruas a se fazerem temer. Sob a tutela religiosa hipócrita da mensagem benfazeja tudo se fará referenciar e viver. O futuro distópico chegou. Eles venceram e querem fazer da distopia seus sonhos.

    Responda
  22. Cristina Dias

    Aí na redação da Folha mesmo há inúmeros encantados com os milagres da prometidos pela revolução neoliberal.

    Responda
  23. Jose Roberto X de Oliveira

    Isso tudo e nem chegou a outro aspecto. A devastação do Meio Ambiente corre solta pelo empresário ganancioso. O Governo ainda quer extinguir qq marco legal que discipline a atividade econômica para evitar a degradação de rios e ecossistema diversos. É um Governo sem filtro. O verdadeiro poste de novos escravocrata liberais e gente que não está nem aí com a extinção de florestas, animais e peixes!!

    Responda
    1. José Dimas D'Avila Maciel Monteiri

      Julio, o capitalismo não mais precisará da exploração dos pobres (ou da exploração de todos nós), não mais precisará da democracia... os avanços tecnológicos dão e continuarão dando conta dos trabalhos simples e não qualificados. O que o capitalismo fará com tantas pessoas sem qualificação, sem trabalho, sem renda e à margem da vida digna? Você apresentou a resposta: deixá-las morrer, simples. Nenhum movimento de ataque, somente deixarão que morram. É a necropolítica! Sim, são Perversos!!

    2. Julio Shiogi Honjo

      E a extinção também dos pobres. Eliminá-los de fome ou de falta de assistência médica. Ironia, pois daí quem os ricos explorarão para manter ou aumentar suas fortunas?

  24. José Bernardo

    Apenas para explicitar o que a fina ironia do artigo não permitiria: o memorial à maria antonieta dos trópicos será a lata de lixo da História. E que, um dia, o desastre desse desgoverno possa ser revertido...

    Responda
  25. COLOMBO MELO

    Artigo cheio de erros, más interpretações e/ou mentiras conscientes. O autor igbora que porventura pessoas bem informadas como eu posem ocasionalmente ler seu texto. Texto mentiroso, tendencioso, equivocado.

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Ao contrário do que você, desinformado, afirma, o artigo é perfeito. O que se vê, atualmente, é um (des)governo voltado totalmente para o capital (principalmente o grande capital e alta finança) e de costas para o mundo trabalho.

    2. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Você, bem informado ? Faz-me rir !!

    3. Cristina Dias

      “Bem informadas como eu...”, kkkkkk...

    4. Paulo Roberto Schlichting

      Será?

    5. Michel Marques

      Crítica vazia. Mentiroso onde? O que há de tendencioso ou equivocado?

    6. Maurizio Ferrante

      Onde está a mentira?

    7. Maurizio Ferrante

      Onde está a mentira?

    8. Ricardo Maringoni de Oliveira

      Kķkkķkk. Bem informado. "Igborante"

  26. Marta Pavese Porto

    Excelente. Pena que visões com o essa do colunista não contamina a posição editorial da Folha, sempre crente nas tais reformas liberais que não há evidências de ter dado certo em local nenhum do mundo.

    Responda
  27. Leila de oliveira

    Paulo Guedes é banqueiro...e banqueiros estão nem aí para quem é pobre.

    Responda
  28. maria gouvea

    As elites , acompanhadas de segmentos das classes médias e trabalhadores, compraram este embuste falastrão do Guedes. O tal mercado, tudo a ganhar, com sua irresponsabilidade, os demais começam a perceber que não tem lugar nesta festa pobre e mesquinha. Exacerbação dos nossos 500 anos

    Responda
  29. José Oliveira

    Também pensei no Chile, e nos chilenos, que ficaram muito tempo em silêncio, tangidos pela esperança ou pela mentira, ou pelos dois. Mas nós não somos chilenos.

    Responda
  30. Alex Silva Nogueira

    Pois é, e esse jornal adora louvar as tais reformas que segundo dizem iria tirar o Brasil do atraso! Na verdade é só mais um veículo de "informação" contribuindo para a eterna concentração de renda nas mãos de poucos, enquanto a pobreza e a miséria é destino certo de milhões de brasileiros.

    Responda
  31. Marcelo Bondioli

    Empresários e especuladores só temem o socialismo. De resto, seu esporte predileto é meter na lomba dos trabalhadores.

    Responda
  32. Carlos Mello

    Perfeito o texto. Nada a acrescentar apenas o fato de que o Chile é logo ali. Cuidado, tudo tem limite mesmo num país cansado como o Brasil.

    Responda
  33. Adriano Alves

    Perfeito!!!!!

    Responda
  34. Antônio Carlos de Paula

    Isso é uma parte da fatura cobrada pelos golpista! Até quando o lombo do povo mais pobre aguentará essas lambadas?

    Responda
  35. Waldo Assahi

    Faço minhas até as vírgulas usadas pelo colunista. Análise clara e contundente. O que estarrece é que este "conto do vigário" liberal conta com a alegre adesão das linhas editoriais da maior parte da grande mídia, inclusive a deste jornal. Aqui, pelo menos, abre-se espaço para opiniões como esta.

    Responda