-
Jose Coelho
Hoje a qualidade de vida é a melhor de sempre. Nos últimos 20 anos o mundo melhorou muito. O numero de miseráveis caiu a metade. Aumentou muito a expectativa de vida e os anos de estudo. O analfabetismo despencou. Tudo, exatamente tudo, melhorou muito. Coisas que eram caríssimas hoje são de graça, ligar para o exterior era inviável, hoje se faz com imagem e de graça. Essa melhora não é percebida. Por isso existe um grande descontentamento, que leva a protestos.
-
Jose Coelho
Hoje a qualidade de vida é a melhor de sempre. Nos últimos 20 anos o mundo melhorou muito. O numero de miseráveis caiu a metade. Aumentou muito a expectativa de vida e os anos de estudo. O analfabetismo despencou. Tudo, exatamente tudo, melhorou muito. Coisas que eram caríssimas hoje são de graça, ligar para o exterior era inviável, hoje se faz com imagem e de graça. Essa melhora não é percebida. Por isso existe um grande descontentamento, que leva a protestos.
-
aecio castro
Se esse Bannon for de esquerda, a revolução Francesa não existiu, a direita? (é realmente uma farsa, quero dizer : é uma farsa)
-
Vinícius de Oliveira
O "paleoconservativismo" norte-americano estava fora de moda, mas é coisa velha, não tão velha quanto à dinastia Orléans, a que pertencia o Rei Burguês Luis Phillipe, homônimo do primo orgião brasileiro (Orléans, não Bourbon, o último rei Bourbon puro sangue foi deposto na revolução de 1830), mas tão velha quanto o Presidente Calvin Coolidge (1923-1929) que se opunha à entrada dos EUA na Liga das Nações e propunha políticas restritivas de imigração.
-
Cloves Oliveira
A população dos EUA em 1940 era de 130 milhões; hoje está quase em 330 milhões. A concorrência por empregos aumentou e o perfil dos empregadores mudou drasticamente. As grandes mudanças aconteceram no setor de manufatura que era o grande empregador não só devido a automação, mas também a terceirização, a globalização e a perda da hegemonia Americana em alguns setores para os Chineses e Sul Coreanos. O Império Romano durou mais de mil anos. Quanto durará o dos EUA?
-
Said Ahmed
Provavelmente Bannon não leu Rambuteau, talvez leu "Tailspin: The People and Forces Behind America's Fifty-Year Fall", do jornalista Steven Brill, ver entrevista no Vox (An autopsy of the American dream - Vox). A internet trouxe uma revolução tecnológica e uma explosão de informações duvidosas em meio a informações científicas e jornalísticas. Não sei se os jovens de hoje são realmente bem informados, separar a verdade da mentira nesta terra de ninguém que é a internet é missão que poucos topam.
-
Hildebrando Teixeira
O autor, que não é bobo, só pode estar fingindo não saber a diferença entre o populismo de direita e o marxista, já que apenas um delea é sincero enquanto o outro é mera ferramenta de estratégia para obter poder totalitario; centenas de milhões de eleitores já perceberam isso e olha que nem leram os fartos "manuais" socialistas de tomada de poder que o articulista, obviamente, já leu (embora não deva ter prestado atenção).
-
Paulo Roberto Schlichting
Arrisco dizer que o cavalheiro não entendeu o texto. Chama a atenção em seu comentário distinguir um populismo sincero de direita, portador do um valor ausente no homólogo à esquerda. Nada há de sincero aí, senhor, e é esta falta de sinceridade mesma que embala os populismos. E é só.
-
-
alexandre costa
José Cardoso. eu conheço essa falácia: Que as pessoas vivem melhor hoje em dia. O fato é que as pessoas antigamente tinham uma vida mais simples, mais tranquila e com mais segurança e esses fatores não entram em nenhuma equação macroeconômica dos liberais de plantão.
-
Said Ahmed
Concordo Alexandre, apenas acrescento que no passado havia mais previsibilidade, o que melhorava a percepção de segurança. O mundo do trabalho como conhecíamos está desaparecendo, sendo substituido pela uberização. O colega José Cardoso parece estar encantado com a tecnologia digital, mas o fato é que poucos jovens privilegiados podem comprar uma casa própria e conseguir quita-la.
-
-
José Cardoso
" 1 em cada 2 americanos nascidos em 1980 pode dizer o mesmo." As comparações salariais para períodos muito longos são enganosas. Um exemplo é o ar condicionado. Era comum na minha geração trabalhar em escritórios com ventilador, e se deslocar para o trabalho em ônibus que eram verdadeiras saunas no verão, o que mudou muito nas últimas décadas. Outros exemplos são o tamanho das telas de TV ou a qualidade das ligações telefônicas. Se vive hoje muito melhor.
-
Said Ahmed
José, algumas coisas melhoraram, outras não. Para um jovem, que entra no mercado de trabalho hoje, comprar um Iphone pagando em 12 parcelas não é difícil, difícil é comprar uma casa e quitar o financiamento (comprar a vista é para pouquíssimos). Não é a toa que a nova geração é chamada de geração canguru - aquela não quer sair da bolsa da mãe.
-
-
Júlio César
Um pouquinho de gente bem de vida rodeado por uma grande maioria enfiada na lama. Quando e onde isso vai funcionar?! Não precisa nem ler livro algum basta observar o cotidiano de nossas grandes cidades.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.