Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Cecilia Doneux Santos

    Não sei se concordo plenamente com Samuel Johnson, mas a leitura de boas biografias, bem escritas, é tão prazeroso quanto ler um bom livro, não importa o gênero. Descobri as biografias um pouco tarde na minha vida (graças a Ruy Castro), mas me apaixono cada vez mais por elas. Especialmente as auto-biografias. Não por colocar nossos ídolos como humanos, mas exatamente por mostrar onde são ou eram excepcionais. Coitado de quem vê biografia de autores pela wikipedia...

    Responda
  2. Leonardo Silva

    Pra mim as biografias são essenciais. Descobri como seria interessante essa aproximação com figuras que fizeram história. E descobrir nelas, o que torna essas figuras tão marcantes, seres humanos comuns. Desmistificá-los. Parece clichê mas são gente como a gente. E isso é fundamental, num momento onde parece cada vez mais surgir uma necessidade social de endeusamento de figuras e mitos.

    Responda
  3. José Cardoso

    Saber sobre a vida do escritor pode ser útil para situar e entender melhor sua obra. Mas não basta um resumo da wikipedia? Não tenho paciência para ler livros inteiros sobre a vida de um determinado indivíduo.

    Responda