Hélio Schwartsman > Jogo e drogas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"O Estado pode fornecer a usuários problemáticos o apoio dos serviços de saúde". Por que o Estado?! O usuário que se vire. Na hora de errar deve haver a liberdade individual. Na hora de "consertar" vai ser o Estado? Muito engraçado. Faz-me rir.
Permita-me 1. O ato de jogar sabendo da escassa chance de ganhar, não trata-se de "trouxisse" ou esperteza. Apenas de ser prazeroso ou não. Não sei se o colunista bebe, mas seria ele um trouxa? Afinal, qual o benefÃcio da bebida? Permita-me 2. Creio que em um paÃs que o governo desonera o capital e taxa o desempregado alegando razões convergentes, legalizar o jogo e arrecadar grossos impostos é até uma festa.
Aplausos!
Nenhum problema se o "noia" se drogasse e arcasse com as consequências mas não é o que ocorre. Na prática toda a sociedade é chamada a colaborar, via impostos, para limpar o "nóia", desintoxicar o "nóia", ressocializar o "nóia" apenas para que ele saia e recomece todo o ciclo novamente.
E com o risco de tornar-se violento (é muito comum), e colocar em risco a vida ou a integridade fÃsica de pessoas que nada têm a ver com o problema do dorgado.
Pela tua lógica , José Antônio , já que o álcool causa problemas para a sociedade, vamos liberar as drogas também... desgraça pouca é bobagem não é mesmo? ... Gênio!
Ãlcool é droga! E mata terceiros no trânsito, nas caçadas, nos pontos de ônibus, no bar, etc A grande maioria dos acidentados vão para os hospitais públicos.
Ahh! Vai ver se eu estou ali na esquina.
Na verdade o jogo como as drogas já são legalizadas. O mercado de opções da Bovespa, com suas vendas a descoberto não passa de uma modalidade de jogo de azar. As bebidas alcoólicas são drogas poderosas.
"Em sociedades abertas, as pessoas têm o direito de fazer o que quiserem com seus próprios corpos e carteiras —e de errar nas tentativas". Certo, o problema é não repassar para os outros os custos desses erros. As cracolandias estão cheias de gente que erraram nas tentativas, e sabe quem paga o custo para segurar a situação? você, eu, os contribuintes. Já não bastam os custos de erros de motoristas embriagados? de fumantes perambulando pelos hospitais de cancer, os de maior custo público?
Os que não usam drogas vão pagar o custo dos que as usam. Já é assim com o alcool e fumo, todos os dias temos acidentes e doenças graves por causa de alcoolatras e fumantes, que acabam sendo pacientes de maior custo hospitalar principalmente no serviço público, além da multiplicação e custo de cracolândias. Mesmo com a venda de uma droga legalizada, a droga ilegal sempre será mais barata, aà está o exemplo de contrabando de cigarros, é esse comércio que alimenta o crime organizado.
"O Estado pode fornecer a usuários problemáticos o apoio dos serviços de saúde". O autor já pensou se existe algum usuário não problemático? esse é o ponto, quem vai arcar com os custos de assistencia médica e hospitalar, benefÃcios previdenciários para incapazes e por aà vai. Ou seja, todos querem ter acesso, mas ninguem quer pagar o custo, a sociedade que se vire, o Estado que pague, ou seja, toda a sociedade. E o pior é quando os usuários vão ficando mais velhos, e o ônus social é ainda maior
O vÃcio em drogas e jogos apresentam os mesmos sintomas e consequências: fÃsicas, mentais e espirituais, familiares, econômicas e sociais. A primeira envolve armas, mortes e violência, a segunda envolve um esquema mais sutil, mas nem por isso menos nocivo e pernicioso, de lavagem de dinheiro, geralmente dos mesmos grupos que atuam no primeiro ramo. Quem serão os verdadeiros beneficiados? A sociedade ou a banca? O autor responde: a banca. Autonomia individual ou mais um vÃcio e problema social?
Pleno acordo. Papel de governo é ser competente e honesto. Quanto menos interferir na vida privada do cidadão melhor pra todos, inclusive para o governo. Infelizmente um "cabeça de bagre" tá no governo e sucede a outros três similares. O paÃs é azarado, parece carma.
O pior q se pode fazer e dar poder a outros, muitos com nossos defeitos mas exacerbados pelo poder. O resto e detalhe. Travestidos de estado se cria a ideia de impessoalidade. O poder tem sujeito, sujeito a interesses nem sempre confessaveis. Por isso a liberdade na democracia e valor. Proibir deveria ser palavra eliminada
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Jogo e drogas Voltar
Comente este texto