Comentários para:

Jogo e drogas

VER COMENTÁRIOS EM Hélio Schwartsman

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    "O Estado pode fornecer a usuários problemáticos o apoio dos serviços de saúde". Por que o Estado?! O usuário que se vire. Na hora de errar deve haver a liberdade individual. Na hora de "consertar" vai ser o Estado? Muito engraçado. Faz-me rir.

    Responda
  2. Flávio Rodrigues Fonseca

    Permita-me 1. O ato de jogar sabendo da escassa chance de ganhar, não trata-se de "trouxisse" ou esperteza. Apenas de ser prazeroso ou não. Não sei se o colunista bebe, mas seria ele um trouxa? Afinal, qual o benefício da bebida? Permita-me 2. Creio que em um país que o governo desonera o capital e taxa o desempregado alegando razões convergentes, legalizar o jogo e arrecadar grossos impostos é até uma festa.

    Responda
  3. Henrique Hermida

    Aplausos!

    Responda
  4. Iago M Zulu

    Nenhum problema se o "noia" se drogasse e arcasse com as consequências mas não é o que ocorre. Na prática toda a sociedade é chamada a colaborar, via impostos, para limpar o "nóia", desintoxicar o "nóia", ressocializar o "nóia" apenas para que ele saia e recomece todo o ciclo novamente.

    Responda
    1. Geraldo da Silva

      E com o risco de tornar-se violento (é muito comum), e colocar em risco a vida ou a integridade física de pessoas que nada têm a ver com o problema do dorgado.

    2. Geraldo da Silva

      E com o risco de tornar-se violento (é muito comum), e colocar em risco a vida ou a integridade física de pessoas que nada têm a ver com o problema do dorgado.

    3. Iago M Zulu

      Pela tua lógica , José Antônio , já que o álcool causa problemas para a sociedade, vamos liberar as drogas também... desgraça pouca é bobagem não é mesmo? ... Gênio!

    4. José Antônio

      Álcool é droga! E mata terceiros no trânsito, nas caçadas, nos pontos de ônibus, no bar, etc A grande maioria dos acidentados vão para os hospitais públicos.

  5. José Geraldo

    Ahh! Vai ver se eu estou ali na esquina.

    Responda
  6. José Cardoso

    Na verdade o jogo como as drogas já são legalizadas. O mercado de opções da Bovespa, com suas vendas a descoberto não passa de uma modalidade de jogo de azar. As bebidas alcoólicas são drogas poderosas.

    Responda
  7. Samuel Gueiros Jr

    "Em sociedades abertas, as pessoas têm o direito de fazer o que quiserem com seus próprios corpos e carteiras —e de errar nas tentativas". Certo, o problema é não repassar para os outros os custos desses erros. As cracolandias estão cheias de gente que erraram nas tentativas, e sabe quem paga o custo para segurar a situação? você, eu, os contribuintes. Já não bastam os custos de erros de motoristas embriagados? de fumantes perambulando pelos hospitais de cancer, os de maior custo público?

    Responda
  8. Samuel Gueiros Jr

    Os que não usam drogas vão pagar o custo dos que as usam. Já é assim com o alcool e fumo, todos os dias temos acidentes e doenças graves por causa de alcoolatras e fumantes, que acabam sendo pacientes de maior custo hospitalar principalmente no serviço público, além da multiplicação e custo de cracolândias. Mesmo com a venda de uma droga legalizada, a droga ilegal sempre será mais barata, aí está o exemplo de contrabando de cigarros, é esse comércio que alimenta o crime organizado.

    Responda
  9. Samuel Gueiros Jr

    "O Estado pode fornecer a usuários problemáticos o apoio dos serviços de saúde". O autor já pensou se existe algum usuário não problemático? esse é o ponto, quem vai arcar com os custos de assistencia médica e hospitalar, benefícios previdenciários para incapazes e por aí vai. Ou seja, todos querem ter acesso, mas ninguem quer pagar o custo, a sociedade que se vire, o Estado que pague, ou seja, toda a sociedade. E o pior é quando os usuários vão ficando mais velhos, e o ônus social é ainda maior

    Responda
  10. Gino Ribas Meneghitti

    O vício em drogas e jogos apresentam os mesmos sintomas e consequências: físicas, mentais e espirituais, familiares, econômicas e sociais. A primeira envolve armas, mortes e violência, a segunda envolve um esquema mais sutil, mas nem por isso menos nocivo e pernicioso, de lavagem de dinheiro, geralmente dos mesmos grupos que atuam no primeiro ramo. Quem serão os verdadeiros beneficiados? A sociedade ou a banca? O autor responde: a banca. Autonomia individual ou mais um vício e problema social?

    Responda
  11. Alan Moacir Ferraz

    Pleno acordo. Papel de governo é ser competente e honesto. Quanto menos interferir na vida privada do cidadão melhor pra todos, inclusive para o governo. Infelizmente um "cabeça de bagre" tá no governo e sucede a outros três similares. O país é azarado, parece carma.

    Responda
  12. Herculano JR 70

    O pior q se pode fazer e dar poder a outros, muitos com nossos defeitos mas exacerbados pelo poder. O resto e detalhe. Travestidos de estado se cria a ideia de impessoalidade. O poder tem sujeito, sujeito a interesses nem sempre confessaveis. Por isso a liberdade na democracia e valor. Proibir deveria ser palavra eliminada

    Responda