Mariliz Pereira Jorge > Pior do que machista de direita é o de esquerda Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Leonardo Gama

    Homens que envergonham homens? Vixe! É o que mais tem. À direita, à esquerda, ao centro, acima e abaixo, parece que disputam o título de um concurso imaginário de 'Neandertal do ano' e tentam vencer discussões com o argumento "eu tenho razão porque tenho um pênis".

    Responda
  2. Luciana Casadio

    Mariliz maravilhosa!

    Responda
  3. Luiz Paulo Santana

    Machismo é um só. Uma cultura que perpassa homens e mulheres em praticamente todas as nações. Só a conscientização progressiva, os discurso antimachista, as autocríticas, os debates, farão com que, aos poucos, como já ocorre, essa cultura perversa vá desaparecendo. Antes, teremos de conviver com a consciência dela, de sua existência em cada um de nós e, aos poucos, com atos e palavras, afastá-la de vez. Assim como a cultura do preconceito racial. Agredir em nome dessa luta, não vale.

    Responda
  4. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Por favor o autor do artigo e o numero da Carta Capital que o publicou se alguém tiver. Procurei no site da revista e não encontrei "Mulheres que Envergonham Mulheres", é isto mesmo?

    Responda
  5. NELSON Jr

    Mariliz, a partir do presente temos que interrogar o passado, não podemos torturar os fatos, as fontes e a história. A história e a luta do movimento feminista em sua origem é uma pauta progressista de esquerda. No Brasil e na Europa. Hoje parte da luta feminista foi ressignificada e muitas correntes seguem a doutrina liberal de direita. Entretanto, não pode ser negado que o feminismo nasceu como uma pauta, primeiramente, à esquerda. Assim como a História do Movimento Negro.

    Responda
  6. neli faria

    O fanatismo encobre o bom senso. Ele atacou a parte física da Ministra Cármen, porque é um incompetente e não sabe fundamentar. As r. decisões da Ministras são perfeitas e adequadas à Norma Constitucional. Interessante que o machista não atacou certas mulheres, que se rastejam, sem nenhum fundamento, pelo deus dos tolos.Aliás, o fanático pelo lula é que nem o fanático pelo bolsonaro: não pensa. Acorde,quem escreveu lá e aprenda a fundamentar. Parabéns, Mariliz, você é uma luz no Jornal.

    Responda
  7. celso bittencourt

    A Velha Esquerda também não Engoliu Fernando Gabeira em sua Sunga Lilás em Ipanema, nos idos de 1979, ficaram perplexos: Afinal, o que é Isso Companheiro?! Rarararaaaaaaaááá!

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      E você engoliu? hahahahahahahahaha

  8. Iago M Zulu

    Discordo que as mulheres de direita sejam tratadas com maior rigor. Se um homem ousa discordar da doutrinação da esquerda é rapidamente tachado de homofóbico, misógino, fascista, nazista e racista.

    Responda
  9. Leonardo Silva

    Seus textos e suas colocações são sempre muito boas! Só não concordo com a questão do "não dá um pio" ! Bando de machista vacilão, encoberto por essa manta que endeusa as pessoas que é essa de ser escritor. Ainda com essa pecha esquerdista salvacionista da bondade humana, é o que há de mais pedante. Geralmente pagam de revolucionários por aí. E só pra deixar claro, essa coisa de esquerda e direita quase não tem mais sentido mas as pessoas ainda insistem nela. Fascista é fascista e ponto.

    Responda
  10. Mateus Silveira Melo

    Excelentes palavras!De fato refletem a realidade do país.

    Responda
  11. Mateus Silveira Melo

    Excelentes palavras!De fato refletem a realidade do país.

    Responda
  12. Carlos R N

    Excelente texto. Será que a tal revista acha que o exemplo de mulher perfeita é Marisa Letícia, que levou chifradas públicas e até chegou a ser preterida em viagens presidenciais para que uma "segunda dama", sic., tomasse seu lugar.

    Responda
    1. Luiz Paulo Santana

      Péssimo comentário. Incorre no mesmo erro, ao se referir à dona Marisa Letícia. As mulheres não estão em causa na coluna. Os homens, os machistas que ainda somos, sim.

    2. neli faria

      Aí era caso entre os dois.Pior foi o machismo que o senhor dos Tolos se referiu as militantes: greloduro. E todos se calaram. E quando o senhor dos Tolos se referiu a uma linda cidade gaúcha?Homofobia pura! Nada tão igual a Um, quanto o Outro. Só que quando o outro fala, o bumbo dos fanáticos pelo Senhor dos Tolos bate mais.

  13. Wagner Castro

    O machismo de direita é tóxico ... O machismo de esquerda é trotskista ...

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Na minha época de universidade era o PC do B, com seu stalinismo, que era machista. Trotski teve romance com Frida Kalo e era mais "liberal".

  14. juliana gutierrez

    Quem é Feminista e não é de Esquerda, carece de estratégia. Quem é de Esquerda e não é Feminista, carece de profundidade. Rosa Luxemburgo

    Responda
  15. José Ricardo Braga

    Tanto o feminismo quanto o bolsonarismo usam da mesma estratégia: populismo. Por isso não é difícil que se encontrem pessoas, como a Mariliz, que sejam adeptas dos dois... ;)

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      (1) O populismo nas pautas identitárias.

    2. José Ricardo Braga

      (2) O primeiro susto foi com o veganismo - Dos "verdolengos" vegetarianos surge a transformação em militantes do 'sistema nervoso central'. Não era mais uma alimentação controlada porque mais adequada ao nosso corpo que se defendia. Não se come carne hoje porque se mata para obtê-la.

    3. José Ricardo Braga

      (3) Não explicam que também se mata as plantas para comê-las e filosofam: "Elas não têm 'sistema nervoso central' (demonstrando seu 'embasamento' científico) e a gente vê no olho do ani.mal o sofrimento..." 'Vê no olho' é o recurso populista:

    4. José Ricardo Braga

      (4) Todos temos contato com cachorros e gatos e olhamos em seus olhos, temos afeição. Imaginá-los bifes é repugnante. Esquece-se no entanto a contradição sobre a morte em nome desse 'truque de mágica'.

    5. José Ricardo Braga

      (5) Bem antes tinha vivido situação reveladora com outro grupo 'identitário'.

    6. José Ricardo Braga

      (6) Festa do MNU (Movimento Negro Unificado) em um clube público aqui de Brasília, eu e dois amigos, um deles afrodescendente 'evidente' que pede ao 'discotecário' que toque Rolling Stones. Este retruca - "Não vou tocar música de 'b r a n q u e l o' !"

    7. José Ricardo Braga

      (7) Não havia disposição para ser diplomático, não estava para conversas... Chamar de branquelo atraia mais a atenção que tentar explicar trajetórias, afinidades, acordos... O 'germe' do populismo - apelo popular fazia a diferença.

    8. José Ricardo Braga

      (8) E agora as feministas, que classiquei aqui populistas, comparo com as que conheci e reconheço esta guinada:

    9. José Ricardo Braga

      (9) Os discursos de agora me lembram o PC do B do tempo de universidade - Muita retórica, discursos inflamados e de fôlego rápido. Bonitos, mas também me denunciavam o cansaço deles de tentar 'educar' o povo - "Se a gente para pra explicar, perdem o interesse."

    10. José Ricardo Braga

      (10) O problema é que aí 'passam' idéias esdrúxulas: "Todo homem é um estuprador em potencial" - Óbvio que não somos, mas isso atrai tantos likes e seguidoras... "Homem tentando conversar está fazendo 'mansplaining' " - será que sempre? "Homem falando por mulher não está em seu 'lugar de fala' " - isto explica Chico Buarque? "Ninguém larga a mão!" - mesmo se houver dúvidas ou um abismo à frente?

    11. José Ricardo Braga

      (11) Ressalto também um post do #AgoraÉQueSãoElas sobre 'Imagem de Controle' como exemplo de disfunção populista. A autora cita o 'homem não chora' como uma imagem de castração e no mesmo texto sugere que proibiria outro homem de fazer outra coisa. Castrar em outro lugar resolve? Não seria melhor mudar a atitude e 'perguntar' o quê o cara quis dizer com aquilo? Rebater?

    12. José Ricardo Braga

      (12) Escrevi resposta para elas lá, também textão como este. Se quiserem ver a resposta 'arrumadinha', com foto e tudo, postei também no meu blog - https://cronicasdebsb.blogspot.com

    13. José Ricardo Braga

      (13) Enfim, em tempos de redes 'sociais', populismo era para grassar mesmo e as feministas não estariam isentas, mas a exemplo do que acontece com Bolsonaro, essa armadilha tem seus 'condicionantes' e seus limites na lógica. ;)

    14. José Ricardo Braga

      P.Ss: Maiara, agradeço a resposta ao meu comentário e a 'inspiração' (rs). Ednilson, não te entendi. Mariliz, agradeço o espaço e digo que quando fiz a resposta ao #AgoraÉQueSãoElas pensei em postar aqui, para você participar da discussão. Ficaria muito feliz e honrado. Abraços. *)

    15. EDNILSON MACEDO

      Gente que não sabe o que é feminismo. Gente que não sabe o que é populismo. Gente que não sabe o que é estrategia. E gente que não sabe o que é silogismo.

    16. Maiara Pereira

      Feminismo não é populista.

    17. Maiara Pereira

      Feminismo não é populista.

  16. ANTONIO FERREIRA DE CASTILHO

    Sra.Mariliz, já assistiu a série Chernobyl.?A esquerda lá, mostra todas as suas garras, inclusive a machista.

    Responda
  17. Alexandre Matone

    O "masculinocídio" no Brasil supera o "femininocídio", por exemplo, em mais de uma ordem de grandeza. Então, não é um despropósito o uso do segundo termo e o descaso total com o primeiro? Por que não apenas "homicídio"? Cada uma! Mariliz parece não ter se embriagado com seu esquerdismo, a ponto de perder o bom senso!

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Infanticídio é a morte de crianças, parricídio é o homicídio do próprio pai, fratricídio é o assassinato de um irmão, e assim por diante. Portanto, feminicídio é o assassinato de uma mulher, e masculinocídio é o homicídio de um homem!

    2. Silvio Costa

      De fato, diariamente vemos homens serem mortos apenas por serem homens. Porque suas companheiras "não aceitaram o fim do relacionamento" ou porque saíram de casa com uma roupa insinuante. Todos os dias vemos homens serem encoxados nos transportes públicos ou serem seguidos em ruas escuras porque, afinal, se está na rua tarde da noite é porque está procurando. Como sei que algumas pessoas têm dificuldades com interpretação de texto, quero apenas destacar que estou sendo irônico.

    3. Tiago Oliveira

      Cara Mariliz, já temos um para a lista “Homens que envergonham os homens”.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.